Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
01 “Reportar-se ao passado, buscando compreender aspectos da produção cultural humana como expressão da vida material de dada sociedade, amplia a compreensão histórica do homem e colabora para a compreensão dos fenômenos de nossa própria época." 
RESPOSTA A O extermínio e a valorização da beleza física.
02 “Podemos supor que nesse grupo de Homo sapiens que caçou o mamute tínhamos pessoas com destacadas habilidades físicas e de liderança necessárias para o arremesso certeiro na costela do mamute e para organização do trabalho coletivo no sucesso da caçada”.
RESPOSTA C Faziam parte do bando e eram acolhidas.
03 “Compreender a Educação Especial é tarefa que exige um olhar contextualizado entre a sociedade [...] pois permanecem indicadores de uma cultura escolar que não dialoga com as vivências do outro”.
RESPOSTA A Continua sistematizada na exclusão e no colonialismo, que é a herança de nosso passado colonial.
04 "No século XVI tivemos o Renascimento, um movimento cultural que rompeu com o Teocentrismo (Deus no centro) da Idade Média e introduziu o Antropocentrismo (o homem no centro do universo) para as explicações do mundo e domínio da natureza a partir do uso da razão e da ciência"
RESPOSTA B As pessoas com deficiência intelectual eram consideradas seres diabólicos que mereciam ser punidas para se purificarem.
05 “Entre as ciências da natureza, a medicina ganha status científico, passando a ‘dissecar’ todos os fenômenos que eram, até então, impostos como verdades inquestionáveis pela igreja”.
RESPOSTA A Foi a Herança genética, entendida como causa dos distúrbios intelectuais e físicos.
06 “Há inúmeras frentes da burocracia escolar que necessitam ser combatidos pelo forte caráter excludente que imputa ao processo de aprendizagem; assim, as desigualdades tendem a se agravar [...]”.
RESPOSTA A Olhar para as pessoas com deficiências como interlocutores que desafiam as instituições escolares a Inovar suas concepções e práticas pedagógicas.
071. Declaração de Jomtien
2. Declaração de Salamanca
3. Convenção de Guatemala
RESPOSTA A 3 - 2 - 1 - 3
08 “Da hegemonia do modelo clínico terapêutico na educação especial decorreu, contraditoriamente, a ênfase na incapacidade no déficit e na individualização do movimento de integração ao invés de sua expansão social.” 
RESPOSTA E Integrar significava localizar no sujeito o alvo da mudança em não na sociedade.
09"Apesar das pessoas com deficiência estarem integradas em todas as camadas sociais, tínhamos uma organização de sociedade altamente hierarquizada, centralizadora, onde o faraó tinha uma máquina burocrática de governo [...]".
RESPOSTA B Por ter muitas pessoas cegas, o Antigo Egito ficou conhecido como a Terra dos Cegos.
10 “ O primordial na escola é construir a experiência com as diferenças, mas sem exclusões, diferenciações, restrições de qualquer natureza e sempre reconhecendo -as e valorizando-as como essenciais a construção identitária[...]”.
RESPOSTA A O desafio da inclusão repousa em criar contextos educacionais capazes de ensinar a todos os aluno
01 “Podemos supor que nesse grupo de Homo sapiens que caçou o mamute tínhamos pessoas com destacadas habilidades físicas e de liderança necessárias para o arremesso certeiro na costela do mamute e para organização do trabalho coletivo no sucesso da caçada”.
RESPOSTA C Faziam parte do bando e eram acolhidas.
02 “O fundamental é entender as diferenças não em sua natureza essencializada, mas como o produto de posições históricas desiguais e mediadas por discursos e relações sociais de opressão e exploração, sob o jogo do capitalismo tardio”.
RESPOSTA A O extermínio e a segregação.
03 “A tentativa de apreender o significado do preconceito, da discriminação e da exclusão de pessoas com deficiência, em cada momento histórico, requer a significação no tempo e espaço histórico [...] . ” 
RESPOSTA B Recorrer à história é um dos caminhos possíveis para a compreensão de práticas humanas
04 "Essas expressões usadas nas décadas de 1950 e 1960 focalizavam a deficiência e reforçavam o que a pessoa não conseguia executar em função de seu 'defeito ou deficiência'. São termos inadequados porque uma pessoa não é definida por sua deficiência".
RESPOSTA B As pessoas defeituosas e deficientes eram as expressões utilizadas nas décadas de 50 e 60.
05 “O Grande Desafio que o discurso ideológico da inclusão nos impõe é, justamente, a contradição em relação ao forte caráter excludente que caracteriza a sociedade capitalista”.
RESPOSTA D Defesa do fechamento das escolas especiais por serem espaços segregados e dividirem os alunos em normais e especiais.
06 "Para o exercício profissional pressupõem-se uma formação: o saber provido de conhecimento específico. Caracteriza-se como um profissional do conhecimento; portanto a qualidade de sua ação exige um longo período de formação em conhecimento especializado, conhecimento das ciências e pedagógico". 
RESPOSTA C O professor pode realizar cursos, seminários, fóruns e afins. 
07 "Cabe enfatizar que a discussão sobre o valor da pesquisa foi posta em questão, devido a concepção de que a pesquisa acadêmica trata-se de um mundo separado da prática, ou que a teoria pode direcionar a prática". 
RESPOSTA D Essas concepções afastaram os professores da pesquisa e a universidade da escola.
08 Os aspectos investigados nas pesquisas sobre um curso ou instituição, referem-se a problemas históricos que ainda não foram superados e que retratam o distanciamento entre escola e universidade.
RESPOSTA C Desarticulação entre teoria e prática das disciplinas dos cursos de licenciatura.
09 "As novas tendências na formação de professores pela reestruturação dos cursos de licenciatura e Pedagogia, ao valorizarem a prática, podem significar um passo adiante na concretização de uma formação que considere os problemas existentes na escola". 
RESPOSTA E É preciso aproximar, interagir e estabelecer programas de cooperação entre a escola e as instituições formadoras.
10 "Os professores são fundamentais no desenvolvimento do processo de ensino; o enfrentamento que realizamos [com coragem e compromisso] pode fazer diferença na melhoria da escola".
RESPOSTA A Permanecer na busca da educação como prática social.
01 "Defender a pesquisa no campo da formação docente, como afirma Ventorim [...], é 'argumentar pela aproximação entre pesquisadores e professores, entre pesquisa e prática'”.
RESPOSTA E Aumenta a possibilidade de que a teoria possa ser expressão das relações consubstanciadas e decorrentes da explicitação das contradições da prática.
02 "É fundamental a discussão do papel do professor na pesquisa e na produção de conhecimentos. [...] os pesquisadores podem indicar novos caminhos para construção de novas alternativas para mudança dessa prática". 
RESPOSTA A Analisando os problemas da prática e produzindo explicações dos determinantes.
03 I - Visa desenvolver uma atitude investigativa em relação à prática.
II - Visa uma reflexão baseada nas práticas imediatas e emergentes.
III - Visa à eficiência e à produtividade no ensino.
IV – Visa à lógica de formar sujeitos flexíveis, mas adaptados à lógica social. 
RESPOSTA C III e IV.
04 "[...] a necessidades de estudos mais abrangentes que possam ser desenvolvidos por grupos de pesquisadores, especialmente neste período em que as inovações estão em andamento. Estas procedem da utilização de novos procedimentos na formação de professores. Os cursos de licenciatura que estão em reformulação, necessitam de projetos de investigação para avaliar como estão ocorrendo as mudanças". 
RESPOSTA A Formação do professor pela pesquisa.
05 "Cabe enfatizar que a discussão sobre o valor da pesquisa foi posta em questão, devido a concepção de que a pesquisa acadêmica trata-se de um mundo separado da prática, ou que a teoria pode direcionar a prática". 
RESPOSTA D Essas concepções afastaram os professores da pesquisa e a universidade da escola.
06 "Os estudos realizados mostram um aumento do número de pesquisas sobre formação de professores nos programas de pós-graduação,no Brasil, na década de 1990". 
RESPOSTA A Formação inicial e formação continuada.
07 "As novas tendências na formação de professores pela reestruturação dos cursos de licenciatura e Pedagogia, ao valorizarem a prática, podem significar um passo adiante na concretização de uma formação que considere os problemas existentes na escola". 
RESPOSTA E É preciso aproximar, interagir e estabelecer programas de cooperação entre a escola e as instituições formadoras. 
08 I - Articulação dos profissionais que atuam nas escolas da educação básica e os profissionais que atuam no ensino superior;
II - Colaboração entre a academia e a escola.
III - Colaboração para pensar as possibilidades reais do professor pesquisador. É preciso verificar se ele tem tido acesso às pesquisas realizadas recentemente.
IV - Reflexão e ação constante; é preciso que se entenda que tal pesquisa só tem sentido se for fundamentada teoricamente.
RESPOSTA A I e II.
09 "É fundamental a discussão do papel do professor na pesquisa e na produção de conhecimentos [ao analisar os problema da prática e produzir explicações dos determinantes]".
RESPOSTA C Professor pesquisador.
10 "Defender a pesquisa no campo da formação docente, como afirma Ventorim [...], é 'argumentar pela aproximação entre pesquisadores e professores, entre pesquisa e prática'”.
RESPOSTA E Aumenta a possibilidade de que a teoria possa ser expressão das relações consubstanciadas e decorrentes da explicitação das contradições da prática.

Mais conteúdos dessa disciplina