Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
“ATIVIDADE 3” REFERENTE AS AULAS 05-06
01 – A partir da leitura da aula, conceitue os tipos de tomada de decisão. Quais são as bases de cada tomada de decisão o que deve ser levado em conta e como isso pode gerar vantagens e desvantagens?
R= Os tipos de tomada de decisão são: baseada no instinto, nas crenças conscientes, crenças subconscientes, valores e intuição. 
Baseada no instinto: a intuição é sempre a primeira ferramenta usada pelo gestor no momento de tomar uma decisão, o autor Bonabeau diz que, a confiança na intuição, é compreensível, mas pode ser perigoso, é preciso ir além e usar a razão, analisando todos os fatores que estão envolvidos no processo em que se apresenta o problema. Mesmo em momento que requer decisões rápidas, confiar apenas na intuição não é o mais recomendável.
Crenças Conscientes: refere-se as decisões racionais, em que o gestor considera e analisa todos os fatores que envolvem a situação para, então, tomar a decisão.
Crenças Subconscientes: é quando o gestor avalia a questão para a tomada de decisão a partir de verdades que criou ao longo de sua vida.
Valores, assim como as crenças subconscientes, são as crenças pessoais do gestor.
02 – Fale sobre os níveis da tomada de decisão dentro das organizações, quantos são, quais são e quem participa de cada nível? 
R= As decisões gerenciais podem acontecer em 3 níveis: operacional, tático e estratégico. 
Nível operacional, são aquelas decisões de curto prazo e são tomadas repetidamente. Essas decisões são baseadas em fatos relativos aos eventos e não exigem muito julgamento empresarial.
Nível tático, as decisões são tomadas complementando o nível estratégico. São direcionadas para o desenvolvimento de planos divisionais, estruturação de fluxos de trabalho, estabelecimento de canais de distribuição, aquisição de recursos humanos, materiais e financeiro. São decisões tomadas pelos gestores da média administração.
Nível estratégico, é a decisão que vai afetar a organização, em seu todo ou parte, contribuindo para alcançar os objetivos propostos. São decisões de longo prazo, podendo envolver desvios de práticas e procedimentos seguidos anteriormente São decisões tomadas pelo alto nível da administração.
03 – Com base no material de apoio cite e comente no mínimo três estilos de gerência e liderança. 
R= Existem três grandes categorias de estilos de gestão: autocrático, democrático e laissez-faire.
Autocrático: é aquela em que o “chefe” é o centro de decisões e é bastante centralizador. O subordinado deve se contentar com ordens, com pouco espaço para questionamento ou sugestões. Esse é o mais controlador dos diferentes estilos de gerenciamento. Nessa gestão, os funcionários são tratados como drones, para serem monitorados de perto, enquanto atuam dentro de perímetros claramente definidos. Esse tipo de gestão desestimula os funcionários a fazerem questionamentos, de enviarem ideias, ou compartilharem seus pensamentos sobre a melhoria de processos.
Democrático: nesse estilo, os gerentes incentivam os funcionários a contribuir durante o processo de tomada de decisão, porém, são os responsáveis pela decisão final. A comunicação ocorre nos dois sentidos, de cima para baixo e de baixo para cima, e a coesão da equipe é aumentada. Esse processo permite diversas opiniões, habilidades e ideias para informar as decisões.
Laissez-faire: nesse estilo a administração adota uma abordagem de liderança sem intervenção. A equipe faz seu trabalho sem supervisão, além de controlar sua tomada de decisão e resolução de problemas. A gerência está presente nas etapas de delegação e entrega do trabalho, mas, por outro lado, recua e dá a equipe a liberdade de controlar seu fluxo de trabalho e resultados. A gerencia só é envolvida durante o processo se a equipe solicitar sua assistência.
04 – Comente sobre os principais desafios de gerência nas organizações modernas e quais as principais características do gestor de sucesso neste mundo corporativo moderno. 
R= As pessoas e organizações enfrentam a velocidade acelerada da comunicação e da tecnologia, que apresentam inovações diárias. Após o COVID 19, houve um afastamento físico das pessoas, e também houve uma grande transformação de valores, as organizações e gestores passaram a considerar o ativo humano o maior bem da economia de mercado. Os líderes são confrontados com novos desafios, nessa nova economia em rápida evolução, e as organizações precisam de adaptar com rapidez suficiente para enfrentar novos desafios. Os gestores e líderes tem que demonstrar práticas de liderança aceitáveis e necessárias para permanecerem competitivos.
A nova economia global do século XXI necessita de gestores e líderes que sejam agentes de mudança e tomadores de risco ágeis para atender as demandas do ambiente global. Diante do ambiente global cada vez mais complexo e competitivo, a capacidade de se adaptar às mudanças, enquanto cria soluções inovadoras pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização.
O mundo dos negócios precisa de gestores e líderes transformacionais e visionários. O líder do século XXI deve ser capaz de inspirar todas as partes interessadas e relevantes de uma organização, com uma visão sempre orientada para o futuro e de realização de longo prazo.
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina