Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considerando os aspectos relativos às principais definições de políticas públicas, analise os itens seguintes e assinale a única alternativa incorreta. (A) Políticas públicas são cursos de ação escolhidos por entes governamentais para lidar com problemas públicos. (B) Políticas públicas envolvem não apenas a tomada de decisões governamentais, mas também a implementação e a avaliação dessas decisões. (C) Políticas públicas podem ser expressas em leis, regulamentos, decisões judiciais e ações governamentais. (D) Políticas públicas são desenvolvidas exclusivamente dentro do âmbito governamental e, assim, são influenciadas apenas tangencialmente por grupos de interesse ou cidadãos. (E) Políticas públicas são influenciadas por uma variedade de fatores complexos, incluindo pressões políticas, sociais, econômicas e culturais.

(A) Políticas públicas são cursos de ação escolhidos por entes governamentais para lidar com problemas públicos.
(B) Políticas públicas envolvem não apenas a tomada de decisões governamentais, mas também a implementação e a avaliação dessas decisões.
(C) Políticas públicas podem ser expressas em leis, regulamentos, decisões judiciais e ações governamentais.
(D) Políticas públicas são desenvolvidas exclusivamente dentro do âmbito governamental e, assim, são influenciadas apenas tangencialmente por grupos de interesse ou cidadãos.
(E) Políticas públicas são influenciadas por uma variedade de fatores complexos, incluindo pressões políticas, sociais, econômicas e culturais.

ponde à comparação entre as alternativas e à escolha da melhor das possibilidades concebidas para a intervenção governamental, de forma a ampliar as possibilidades de atender à demanda social, é denominada:

(A) agenda.
(B) formulação de alternativas.
(C) tomada de decisão.
(D) implementação.
(E) avaliação.

Quando o objetivo é avaliar e comparar alternativas de políticas públicas com base na relação entre seus impactos esperados e os recursos financeiros investidos, a fim de determinar qual opção oferece o melhor retorno social pelo recurso público, o tipo de avaliação apropriada é:

(A) custo x benefício.
(B) custo x efetividade.
(C) avaliação de impacto.
(D) avaliação de resultados.
(E) avaliação de processos.

Sobre o presidencialismo, assinale a alternativa que não corresponde a uma característica do presidente da República.

(A) É o chefe de governo – do Poder Executivo – responsável pela emissão de medidas legais (decretos no Brasil e executive orders nos EUA) e pela sanção e promulgação de leis aprovadas pelo Legislativo (neste caso, segundo a lógica dos “checks and balances” de que um Poder governa e executa as leis definidas por outro Poder).
(B) É o chefe de Estado que representa o país no contexto das relações internacionais e na definição de tratados e acordos com outras nações.
(C) Presta contas de seus atos para o Judiciário e os órgãos de controle.
(D) Constrói sua coalizão de apoio no Legislativo como forma de ter votos necessários para aprovar seus projetos.
(E) Dispõe de poderes ativos (propor medidas legais) e poderes reativos (vetos parciais ou totais), conforme determina a constituição de cada país, sobre projetos de lei aprovados pelo Legislativo.

A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. Entretanto, existem exceções preservadas em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei. Assinale a alternativa que contempla de maneira adequada as ressalvas mencionadas.
(A) Segurança nacional, abordagens policiais ou interesse especial do Estado e da Administração Pública.
(B) Segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública.
(C) Segurança local, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública.
(D) Segurança estadual, abordagens policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública.
(E) Segurança municipal, investigações policiais ou interesse especial do Estado e da Administração Pública.

M, servidor público do Ministério B, incorreu em condutas com indícios de prática de assédio sexual em relação a uma de suas subordinadas, a estagiária K. Diante desse contexto, M responde a processo apuratório por parte da comissão de ética daquele órgão. Após a apuração, concluiu-se que a conduta de M contrariava o disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Diante disso, prevê-se como responsabilidade da Comissão de Ética

(A) a impossibilidade de aplicação de penalidade a M pelo fato de K ser uma estagiária, sem vínculo efetivo com a administração pública.
(B) a possibilidade de aplicação de advertência, por meio de parecer, sem a necessidade de ciência por parte de M.
(C) a possibilidade de aplicação de pena privativa de liberdade em relação a M.
(D) a possibilidade de aplicação de suspensão, por meio de parecer, com a necessidade de ciência por parte de M.
(E) a possibilidade de aplicação de censura, por meio de parecer, com a necessidade de ciência por parte de M.

Sobre o Decreto n. 11.529/2023, que institui o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal e a Política de Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal, assinale a alternativa correta.
I) programa de integridade – conjunto de princípios, normas, procedimentos e mecanismos de prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção e fraude, de irregularidades, ilícitos e outros desvios éticos e de conduta, de violação ou desrespeito a direitos, valores e princípios que impactem a confiança, a credibilidade e a reputação institucional;
II) plano de integridade – plano que organiza as medidas de integridade a serem adotadas em determinado período, elaborado por unidade setorial do Sitai e aprovado pela autoridade máxima do órgão ou da entidade; e
III) funções de integridade – funções constantes nos sistemas de corregedoria, ouvidoria, controle interno, gestão da ética, transparência e outras essenciais ao funcionamento do programa de integridade.
(A) Somente o item I está correto.
(B) Somente o item II está correto.
(C) Somente o item III está correto.
(D) Nenhum item está correto.
(E) Todos os itens estão corretos.

(C) A análise custo-benefício dos controles internos é dispensável, desde que os riscos identificados sejam mitigados, independentemente dos custos envolvidos.
(D) O mapeamento de riscos é uma ferramenta desnecessária para a tomada de decisão na administração pública, visto que as decisões devem ser baseadas exclusivamente em experiências anteriores.
(E) O comprometimento e apoio da alta administração são dispensáveis para o sucesso do processo de gestão de riscos, desde que existam processos bem definidos e documentados.

11
Sobre a composição e o funcionamento do Comitê Interministerial de Governança (CIG), previsto no Decreto n. 9.203/2017, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F).
I – ( ) O ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública é membro titular do CIG.
II – ( ) Os membros do CIG podem ser substituídos, em suas ausências e impedimentos, pelos respectivos ministros adjuntos.
III – ( ) As reuniões do CIG podem incluir representantes de outros órgãos e entidades da administração pública federal, com direito a voto.
IV – ( ) O CIG realiza reuniões ordinárias mensalmente.
V – ( ) O coordenador do CIG possui voto de qualidade em caso de empate.
A seguir, assinale a opção que contém a sequência correta.
(A) V, V, F, F, V.
(B) F, F, F, V, V.
(C) F, F, V, F, V.
(D) F, F, F, F, V.
(E) V, F, V, V, F.
12
A adoção de tecnologias de inteligência artificial (IA) no serviço público oferece potenciais benefícios, como aumento da eficiência e da capacidade de atendimento às demandas da população. No entanto, é fundamental assegurar que seu uso esteja alinhado aos princípios de transparência e imparcialidade. Considerando esses aspectos, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F).
I – ( ) A utilização de algoritmos de IA no serviço público deve ser acompanhada de mecanismos que garantam a explicabilidade e a auditabilidade das decisões tomadas por essas tecnologias.
II – ( ) A imparcialidade na aplicação de IA no serviço público é automaticamente assegurada pela natureza objetiva dos algoritmos, dispensando a necessidade de supervisão humana.
III – ( ) A transparência no uso da IA implica na disponibilização pública de todos os dados utilizados para treinamento dos algoritmos, independentemente de sua natureza.
IV – ( ) É essencial que existam processos claros de revisão humana para as decisões tomadas por sistemas de IA, especialmente em casos que impactem diretamente os direitos dos cidadãos.
V – ( ) O desenvolvimento e a implementação de IA no serviço público devem considerar a diversidade e evitar vieses, garantindo que os sistemas sejam justos e imparciais para todos os cidadãos.
A seguir, assinale a opção que contém a sequência correta.
(A) V, F, F, V, V.
(B) V, V, F, F, V.
(C) F, F, V, V, F.
(D) F, V, F, F, V.
(E) V, F, V, F, F.

13
A transparência na gestão pública é um pilar fundamental para o fortalecimento da democracia, a promoção da cidadania e a garantia de equidade social. Ela permite que os cidadãos tenham acesso às informações sobre as ações governamentais, contribuindo para uma sociedade mais informada, participativa e justa. Considerando a importância da transparência e qualidade na gestão pública, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F).
I – ( ) A transparência na gestão pública contribui para reduzir a corrupção, pois expõe as ações governamentais ao escrutínio público, aumentando a accountability.
II – ( ) A qualidade na gestão pública não influencia diretamente a percepção da cidadania e equidade social, sendo apenas uma questão de eficiência operacional.
III – ( ) Promover a equidade social é uma responsabilidade exclusiva dos governos, não necessitando da participação da sociedade civil e do setor privado.
IV – ( ) O acesso à informação é um direito fundamental que permite aos cidadãos fiscalizar o governo e participar ativamente nas decisões que afetam suas vidas.
V – ( ) A gestão pública de qualidade deve priorizar apenas a legalidade das ações, sem considerar os princípios de eficiência, eficácia e equidade.
A seguir, assinale a opção que contém a sequência correta.
(A) V, F, F, V, F.
(B) V, V, V, F, F.
(C) F, F, V, V, V.
(D) F, V, F, F, V.
(E) V, F, V, F, V.

14
O Estado brasileiro e a nossa sociedade como um todo trataram as crianças e os adolescentes com indiferença até pouco tempo atrás. Foi somente com uma conscientização sobre a situação singular e vulnerável da infância no decorrer dos séculos XX e XXI que esse grupo passou a receber cuidados especiais.
O órgão criado pelo ECA para garantir a proteção dos direitos das crianças e adolescentes é chamado de
(A) Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM).
(B) Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
(C) Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
(D) Tribunal de Justiça da Infância e da Juventude.
(E) Conselho Tutelar.
15
Maria, prefeita do município XYZ, tem a intenção de contratar os serviços de Cláudio, profissional muito competente na área de contabilidade e gestão de pessoas, para chefiar um departamento específico. A assessoria indicou que, para a efetivação da contratação de Cláudio, em perfeita obediência à Constituição Federal, Cláudio deveria ocupar
(A) um cargo em comissão ou uma função de confiança.
(B) uma função de confiança.
(C) um emprego público, a partir de contrato de trabalho temporário.
(D) um cargo em comissão.
(E) um cargo em comissão, uma função de confiança ou um cargo de provimento efetivo.
16
Carlos, servidor público federal, estava viajando com sua família para a praia. Infelizmente, Tiago sofreu um grande acidente, situação a qual ocasionou a sua aposentadoria por invalidez. Alguns meses após o trágico acidente, uma junta médica oficial declarou insubsistentes os motivos da aposentadoria. Tiago retornou ao seu cargo. Tendo como norte a Lei n. 8.112/1990, Tiago retornou à atividade por meio
(A) da recondução.
(B) da reversão.
(C) da reintegração.
(D) do aproveitamento.
(E) da readaptação.
17
Tendo como base o Decreto-Lei n. 200/1967, assinale a alternativa correspondente a uma entidade da administração indireta.
(A) Órgãos
(B) Ministérios
(C) Empresas públicas
(D) Tribunais de Justiça
(E) Secretarias

18
De acordo com o Manual Técnico do Orçamento (MTO) de 2024, o programa de trabalho deve responder, de maneira clara e objetiva, às perguntas clássicas relativas à atividade de orçar.
De acordo com o MTO 2024, assinale a alternativa que estabelece a pergunta a ser respondida pela classificação da despesa por estrutura programática.
(A) Em qual orçamento o recurso será alocado?
(B) Em qual área de despesa a ação governamental será realizada?
(C) Quem é o responsável pela execução?
(D) O que se pretende alcançar com a implementação da política pública?
(E) Qual o efeito econômico da realização da despesa?

19
O orçamento público, no Brasil, é executado por meio da peça orçamentária conhecida como Lei Orçamentária Anual – LOA, que vigora por um exercício financeiro em cada ente da Federação.
Assinale a alternativa que trata corretamente de uma das atribuições da LOA.
(A) Anexo de riscos fiscais.
(B) Anexo com previsão de agregados fiscais e a proporção dos recursos para investimentos.
(C) Anexo de metas fiscais.
(D) Diretrizes, objetivos e metas da administração pública.
(E) Previsões de despesas para exercícios seguintes.

Em relação ao federalismo fiscal, as afirmativas abaixo estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
(A) Procura estabelecer parâmetros de racionalidade e eficiência econômica que orientem os ajustes na organização das federações, à medida que o processo político permita tais alterações.
(B) É o modo de organização política de um país que possibilita o exercício do poder em países com territórios pequenos, geralmente com pouca diversidade cultural, econômica e social.
(C) Busca expressar-se na alocação – distribuição – das receitas e despesas públicas entre os diferentes níveis de governo.
(D) Quanto maior for a área do território nacional, maiores tendem a ser os ganhos de eficiência com a descentralização.
(E) A função alocativa do setor público está diretamente associada à questão da descentralização.
c) I, III, e IV estão corretas.

Sobre a participação cidadã na sociedade brasileira, assinale a alternativa correta.
I) A participação cidadã é pilar fundamental da democracia, pois seu objetivo é que os cidadãos participem ativamente do processo de tomada de decisões públicas. Na democracia que se vislumbra no século XXI, a participação democrática da população não pode mais restringir-se somente à eleição de seus representantes.
II) O cidadão deve participar das atividades do Parlamento, sejam legislativas, de representação ou de fiscalização e avaliação de políticas públicas.
III) Torna-se assim necessário que o Legislativo institua canais efetivos e permanentes de interlocução com a sociedade civil organizada e diretamente com o cidadão. Com a participação cidadã na tomada de decisões do Parlamento, surge um novo conceito de legitimidade e de engajamento social na esfera do Legislativo.
c) Todos estão corretos.

Sobre o Decreto n. 11.529/2023, que institui o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal e a Política de Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal, assinale a alternativa correta. Para fins do disposto nesse Decreto, considera-se:
I) programa de integridade – conjunto de princípios, normas, procedimentos e mecanismos de prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção e fraude, de irregularidades, ilícitos e outros desvios éticos e de conduta, de violação ou desrespeito a direitos, valores e princípios que impactem a confiança, a credibilidade e a reputação institucional;
II) plano de integridade – plano que organiza as medidas de integridade a serem adotadas em determinado período, elaborado por unidade setorial do Sitai e aprovado pela autoridade máxima do órgão ou da entidade; e
III) funções de integridade – funções constantes nos sistemas de corregedoria, ouvidoria, controle interno, gestão da ética, transparência e outras essenciais ao funcionamento do programa de integridade.
A) Somente o item I está correto.
B) Somente o item II está correto.
C) Somente o item III está correto.
D) Nenhum item está correto.
E) Todos os itens estão corretos.

A gestão de riscos é um dos elementos que compõem os mecanismos da governança pública destinado a fornecer uma segurança razoável à organização quanto ao atingimento dos seus objetivos, sendo balizada por princípios e diretrizes. Considerando os princípios e diretrizes da gestão de riscos, analise as seguintes afirmacoes sobre medidas mitigatórias na administração pública e assinale a opção correta.
A implementação de um processo de gestão de riscos independentemente do planejamento estratégico da organização é uma prática recomendada para aumentar a eficácia da gestão.
Estabelecer níveis inadequados de exposição a riscos pode levar a uma gestão ineficiente e ao desperdício de recursos, contrariando os princípios de economicidade e eficiência.
A análise custo-benefício dos controles internos é dispensável, desde que os riscos identificados sejam mitigados, independentemente dos custos envolvidos.
O mapeamento de riscos é uma ferramenta desnecessária para a tomada de decisão na administração pública, visto que as decisões devem ser baseadas exclusivamente em experiências anteriores.
O comprometimento e apoio da alta administração são dispensáveis para o sucesso do processo de gestão de riscos, desde que existam processos bem definidos e documentados.
A) Errada. A integração do processo de gestão de riscos ao planejamento estratégico é essencial para alinhar a gestão de riscos aos objetivos e estratégias da organização, promovendo uma abordagem holística e eficaz.
B) Certa. Estabelecer níveis adequados de exposição a riscos é fundamental para uma gestão eficiente e para evitar o desperdício de recursos, estando em conformidade com os princípios de economicidade e eficiência.
C) Errada. A observância da relação custo-benefício é um princípio crucial da gestão de riscos, garantindo que os controles internos adotados sejam proporcionais aos riscos e não resultem em desperdício de recursos.
D) Errada. O mapeamento de riscos é uma ferramenta essencial para a tomada de decisão, pois fornece uma visão clara dos riscos enfrentados pela organização, permitindo decisões mais informadas e alinhadas aos objetivos institucionais.
E) Errada. O apoio e comprometimento da alta administração, assim como o engajamento de todo o corpo funcional, são indispensáveis para o sucesso do processo de gestão de riscos, conforme estabelecido pelos princípios da gestão de riscos.

Sobre a composição e o funcionamento do Comitê Interministerial de Governança (CIG), previsto no Decreto n. 9.203/2017, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F).
I – O ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública é membro titular do CIG.
II – Os membros do CIG podem ser substituídos, em suas ausências e impedimentos, pelos respectivos ministros adjuntos.
III – As reuniões do CIG podem incluir representantes de outros órgãos e entidades da administração pública federal, com direito a voto.
IV – O CIG realiza reuniões ordinárias mensalmente.
V – O coordenador do CIG possui voto de qualidade em caso de empate.
A) V, V, F, F, V.
B) F, F, F, V, V.
C) F, F, V, F, V.
D) F, F, F, F, V.
E) V, F, V, V, F.

A seguir, assinale a opção que contém a sequência correta.
I- A explicabilidade e a auditabilidade são fundamentais para assegurar que as decisões tomadas por sistemas de IA sejam transparentes, compreensíveis e possam ser revisadas ou questionadas. Isso é essencial para manter a confiança pública, garantir a responsabilidade e facilitar a identificação e correção de erros ou vieses nos sistemas de IA.
II- A imparcialidade na aplicação de IA no serviço público é automaticamente assegurada pela natureza objetiva dos algoritmos, dispensando a necessidade de supervisão humana.
III- Embora a transparência seja crucial, não necessariamente envolve a disponibilização pública de todos os dados de treinamento, especialmente quando contêm informações sensíveis, pessoais ou protegidas por direitos de propriedade. A transparência pode ser alcançada através da divulgação de informações sobre a natureza dos dados, processos de treinamento e critérios de decisão, respeitando a privacidade e a segurança dos dados.
IV- A revisão humana é crucial para assegurar que as decisões automatizadas sejam justas, precisas e respeitem os direitos fundamentais dos cidadãos. A supervisão humana permite a intervenção em casos de erros ou decisões inapropriadas, garantindo a responsabilidade e a conformidade com os princípios éticos e legais.
V- Considerar a diversidade e trabalhar ativamente para evitar vieses nos sistemas de IA são passos fundamentais para garantir que essas tecnologias beneficiem todos os cidadãos de maneira justa e equitativa. A inclusão de diversas perspectivas e experiências no desenvolvimento de IA pode ajudar a identificar e mitigar vieses, promovendo sistemas mais imparciais e eficazes.
A) V, F, F, V, V.
B) V, V, F, F, V.
C) F, F, V, V, F.
D) F, V, F, F, V.
E) V, F, V, F, F.

Considerando a importância da transparência e qualidade na gestão pública, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F).
I- A transparência na gestão pública contribui para reduzir a corrupção, pois expõe as ações governamentais ao escrutínio público, aumentando a accountability.
II- A qualidade na gestão pública não influencia diretamente a percepção da cidadania e equidade social, sendo apenas uma questão de eficiência operacional.
III- Promover a equidade social é uma responsabilidade exclusiva dos governos, não necessitando da participação da sociedade civil e do setor privado.
IV- O acesso à informação é um direito fundamental que permite aos cidadãos fiscalizar o governo e participar ativamente nas decisões que afetam suas vidas.
V- A gestão pública de qualidade deve priorizar apenas a legalidade das ações, sem considerar os princípios de eficiência, eficácia e equidade.
A) V, F, F, V, F.
B) V, V, V, F, F.
C) F, F, V, V, V.
D) F, V, F, F, V.
E) V, F, V, F, V.

O órgão criado pelo ECA para garantir a proteção dos direitos das crianças e adolescentes é chamado de

A) Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM).
B) Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
C) Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
D) Tribunal de Justiça da Infância e da Juventude.
E) Conselho Tutelar.

Maria, prefeita do município XYZ, tem a intenção de contratar os serviços de Cláudio, profissional muito competente na área de contabilidade e gestão de pessoas, para chefiar um departamento específico. A assessoria indicou que, para a efetivação da contratação de Cláudio, em perfeita obediência à Constituição Federal, Cláudio deveria ocupar

A) um cargo em comissão ou uma função de confiança.
B) uma função de confiança.
C) um emprego público, a partir de contrato de trabalho temporário.
D) um cargo em comissão.
E) um cargo em comissão, uma função de confiança ou um cargo de provimento efetivo.

De acordo com o Manual Técnico do Orçamento (MTO) de 2024, o programa de trabalho deve responder, de maneira clara e objetiva, às perguntas clássicas relativas à atividade de orçar. De acordo com o MTO 2024, assinale a alternativa que estabelece a pergunta a ser respondida pela classificação da despesa por estrutura programática.

a) Em qual orçamento o recurso será alocado?
b) Em qual área de despesa a ação governamental será realizada?
c) Quem é o responsável pela execução?
d) O que se pretende alcançar com a implementação da política pública?
e) Qual o efeito econômico da realização da despesa?

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considerando os aspectos relativos às principais definições de políticas públicas, analise os itens seguintes e assinale a única alternativa incorreta. (A) Políticas públicas são cursos de ação escolhidos por entes governamentais para lidar com problemas públicos. (B) Políticas públicas envolvem não apenas a tomada de decisões governamentais, mas também a implementação e a avaliação dessas decisões. (C) Políticas públicas podem ser expressas em leis, regulamentos, decisões judiciais e ações governamentais. (D) Políticas públicas são desenvolvidas exclusivamente dentro do âmbito governamental e, assim, são influenciadas apenas tangencialmente por grupos de interesse ou cidadãos. (E) Políticas públicas são influenciadas por uma variedade de fatores complexos, incluindo pressões políticas, sociais, econômicas e culturais.

(A) Políticas públicas são cursos de ação escolhidos por entes governamentais para lidar com problemas públicos.
(B) Políticas públicas envolvem não apenas a tomada de decisões governamentais, mas também a implementação e a avaliação dessas decisões.
(C) Políticas públicas podem ser expressas em leis, regulamentos, decisões judiciais e ações governamentais.
(D) Políticas públicas são desenvolvidas exclusivamente dentro do âmbito governamental e, assim, são influenciadas apenas tangencialmente por grupos de interesse ou cidadãos.
(E) Políticas públicas são influenciadas por uma variedade de fatores complexos, incluindo pressões políticas, sociais, econômicas e culturais.

ponde à comparação entre as alternativas e à escolha da melhor das possibilidades concebidas para a intervenção governamental, de forma a ampliar as possibilidades de atender à demanda social, é denominada:

(A) agenda.
(B) formulação de alternativas.
(C) tomada de decisão.
(D) implementação.
(E) avaliação.

Quando o objetivo é avaliar e comparar alternativas de políticas públicas com base na relação entre seus impactos esperados e os recursos financeiros investidos, a fim de determinar qual opção oferece o melhor retorno social pelo recurso público, o tipo de avaliação apropriada é:

(A) custo x benefício.
(B) custo x efetividade.
(C) avaliação de impacto.
(D) avaliação de resultados.
(E) avaliação de processos.

Sobre o presidencialismo, assinale a alternativa que não corresponde a uma característica do presidente da República.

(A) É o chefe de governo – do Poder Executivo – responsável pela emissão de medidas legais (decretos no Brasil e executive orders nos EUA) e pela sanção e promulgação de leis aprovadas pelo Legislativo (neste caso, segundo a lógica dos “checks and balances” de que um Poder governa e executa as leis definidas por outro Poder).
(B) É o chefe de Estado que representa o país no contexto das relações internacionais e na definição de tratados e acordos com outras nações.
(C) Presta contas de seus atos para o Judiciário e os órgãos de controle.
(D) Constrói sua coalizão de apoio no Legislativo como forma de ter votos necessários para aprovar seus projetos.
(E) Dispõe de poderes ativos (propor medidas legais) e poderes reativos (vetos parciais ou totais), conforme determina a constituição de cada país, sobre projetos de lei aprovados pelo Legislativo.

A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. Entretanto, existem exceções preservadas em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei. Assinale a alternativa que contempla de maneira adequada as ressalvas mencionadas.
(A) Segurança nacional, abordagens policiais ou interesse especial do Estado e da Administração Pública.
(B) Segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública.
(C) Segurança local, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública.
(D) Segurança estadual, abordagens policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública.
(E) Segurança municipal, investigações policiais ou interesse especial do Estado e da Administração Pública.

M, servidor público do Ministério B, incorreu em condutas com indícios de prática de assédio sexual em relação a uma de suas subordinadas, a estagiária K. Diante desse contexto, M responde a processo apuratório por parte da comissão de ética daquele órgão. Após a apuração, concluiu-se que a conduta de M contrariava o disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Diante disso, prevê-se como responsabilidade da Comissão de Ética

(A) a impossibilidade de aplicação de penalidade a M pelo fato de K ser uma estagiária, sem vínculo efetivo com a administração pública.
(B) a possibilidade de aplicação de advertência, por meio de parecer, sem a necessidade de ciência por parte de M.
(C) a possibilidade de aplicação de pena privativa de liberdade em relação a M.
(D) a possibilidade de aplicação de suspensão, por meio de parecer, com a necessidade de ciência por parte de M.
(E) a possibilidade de aplicação de censura, por meio de parecer, com a necessidade de ciência por parte de M.

Sobre o Decreto n. 11.529/2023, que institui o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal e a Política de Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal, assinale a alternativa correta.
I) programa de integridade – conjunto de princípios, normas, procedimentos e mecanismos de prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção e fraude, de irregularidades, ilícitos e outros desvios éticos e de conduta, de violação ou desrespeito a direitos, valores e princípios que impactem a confiança, a credibilidade e a reputação institucional;
II) plano de integridade – plano que organiza as medidas de integridade a serem adotadas em determinado período, elaborado por unidade setorial do Sitai e aprovado pela autoridade máxima do órgão ou da entidade; e
III) funções de integridade – funções constantes nos sistemas de corregedoria, ouvidoria, controle interno, gestão da ética, transparência e outras essenciais ao funcionamento do programa de integridade.
(A) Somente o item I está correto.
(B) Somente o item II está correto.
(C) Somente o item III está correto.
(D) Nenhum item está correto.
(E) Todos os itens estão corretos.

(C) A análise custo-benefício dos controles internos é dispensável, desde que os riscos identificados sejam mitigados, independentemente dos custos envolvidos.
(D) O mapeamento de riscos é uma ferramenta desnecessária para a tomada de decisão na administração pública, visto que as decisões devem ser baseadas exclusivamente em experiências anteriores.
(E) O comprometimento e apoio da alta administração são dispensáveis para o sucesso do processo de gestão de riscos, desde que existam processos bem definidos e documentados.

11
Sobre a composição e o funcionamento do Comitê Interministerial de Governança (CIG), previsto no Decreto n. 9.203/2017, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F).
I – ( ) O ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública é membro titular do CIG.
II – ( ) Os membros do CIG podem ser substituídos, em suas ausências e impedimentos, pelos respectivos ministros adjuntos.
III – ( ) As reuniões do CIG podem incluir representantes de outros órgãos e entidades da administração pública federal, com direito a voto.
IV – ( ) O CIG realiza reuniões ordinárias mensalmente.
V – ( ) O coordenador do CIG possui voto de qualidade em caso de empate.
A seguir, assinale a opção que contém a sequência correta.
(A) V, V, F, F, V.
(B) F, F, F, V, V.
(C) F, F, V, F, V.
(D) F, F, F, F, V.
(E) V, F, V, V, F.
12
A adoção de tecnologias de inteligência artificial (IA) no serviço público oferece potenciais benefícios, como aumento da eficiência e da capacidade de atendimento às demandas da população. No entanto, é fundamental assegurar que seu uso esteja alinhado aos princípios de transparência e imparcialidade. Considerando esses aspectos, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F).
I – ( ) A utilização de algoritmos de IA no serviço público deve ser acompanhada de mecanismos que garantam a explicabilidade e a auditabilidade das decisões tomadas por essas tecnologias.
II – ( ) A imparcialidade na aplicação de IA no serviço público é automaticamente assegurada pela natureza objetiva dos algoritmos, dispensando a necessidade de supervisão humana.
III – ( ) A transparência no uso da IA implica na disponibilização pública de todos os dados utilizados para treinamento dos algoritmos, independentemente de sua natureza.
IV – ( ) É essencial que existam processos claros de revisão humana para as decisões tomadas por sistemas de IA, especialmente em casos que impactem diretamente os direitos dos cidadãos.
V – ( ) O desenvolvimento e a implementação de IA no serviço público devem considerar a diversidade e evitar vieses, garantindo que os sistemas sejam justos e imparciais para todos os cidadãos.
A seguir, assinale a opção que contém a sequência correta.
(A) V, F, F, V, V.
(B) V, V, F, F, V.
(C) F, F, V, V, F.
(D) F, V, F, F, V.
(E) V, F, V, F, F.

13
A transparência na gestão pública é um pilar fundamental para o fortalecimento da democracia, a promoção da cidadania e a garantia de equidade social. Ela permite que os cidadãos tenham acesso às informações sobre as ações governamentais, contribuindo para uma sociedade mais informada, participativa e justa. Considerando a importância da transparência e qualidade na gestão pública, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F).
I – ( ) A transparência na gestão pública contribui para reduzir a corrupção, pois expõe as ações governamentais ao escrutínio público, aumentando a accountability.
II – ( ) A qualidade na gestão pública não influencia diretamente a percepção da cidadania e equidade social, sendo apenas uma questão de eficiência operacional.
III – ( ) Promover a equidade social é uma responsabilidade exclusiva dos governos, não necessitando da participação da sociedade civil e do setor privado.
IV – ( ) O acesso à informação é um direito fundamental que permite aos cidadãos fiscalizar o governo e participar ativamente nas decisões que afetam suas vidas.
V – ( ) A gestão pública de qualidade deve priorizar apenas a legalidade das ações, sem considerar os princípios de eficiência, eficácia e equidade.
A seguir, assinale a opção que contém a sequência correta.
(A) V, F, F, V, F.
(B) V, V, V, F, F.
(C) F, F, V, V, V.
(D) F, V, F, F, V.
(E) V, F, V, F, V.

14
O Estado brasileiro e a nossa sociedade como um todo trataram as crianças e os adolescentes com indiferença até pouco tempo atrás. Foi somente com uma conscientização sobre a situação singular e vulnerável da infância no decorrer dos séculos XX e XXI que esse grupo passou a receber cuidados especiais.
O órgão criado pelo ECA para garantir a proteção dos direitos das crianças e adolescentes é chamado de
(A) Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM).
(B) Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
(C) Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
(D) Tribunal de Justiça da Infância e da Juventude.
(E) Conselho Tutelar.
15
Maria, prefeita do município XYZ, tem a intenção de contratar os serviços de Cláudio, profissional muito competente na área de contabilidade e gestão de pessoas, para chefiar um departamento específico. A assessoria indicou que, para a efetivação da contratação de Cláudio, em perfeita obediência à Constituição Federal, Cláudio deveria ocupar
(A) um cargo em comissão ou uma função de confiança.
(B) uma função de confiança.
(C) um emprego público, a partir de contrato de trabalho temporário.
(D) um cargo em comissão.
(E) um cargo em comissão, uma função de confiança ou um cargo de provimento efetivo.
16
Carlos, servidor público federal, estava viajando com sua família para a praia. Infelizmente, Tiago sofreu um grande acidente, situação a qual ocasionou a sua aposentadoria por invalidez. Alguns meses após o trágico acidente, uma junta médica oficial declarou insubsistentes os motivos da aposentadoria. Tiago retornou ao seu cargo. Tendo como norte a Lei n. 8.112/1990, Tiago retornou à atividade por meio
(A) da recondução.
(B) da reversão.
(C) da reintegração.
(D) do aproveitamento.
(E) da readaptação.
17
Tendo como base o Decreto-Lei n. 200/1967, assinale a alternativa correspondente a uma entidade da administração indireta.
(A) Órgãos
(B) Ministérios
(C) Empresas públicas
(D) Tribunais de Justiça
(E) Secretarias

18
De acordo com o Manual Técnico do Orçamento (MTO) de 2024, o programa de trabalho deve responder, de maneira clara e objetiva, às perguntas clássicas relativas à atividade de orçar.
De acordo com o MTO 2024, assinale a alternativa que estabelece a pergunta a ser respondida pela classificação da despesa por estrutura programática.
(A) Em qual orçamento o recurso será alocado?
(B) Em qual área de despesa a ação governamental será realizada?
(C) Quem é o responsável pela execução?
(D) O que se pretende alcançar com a implementação da política pública?
(E) Qual o efeito econômico da realização da despesa?

19
O orçamento público, no Brasil, é executado por meio da peça orçamentária conhecida como Lei Orçamentária Anual – LOA, que vigora por um exercício financeiro em cada ente da Federação.
Assinale a alternativa que trata corretamente de uma das atribuições da LOA.
(A) Anexo de riscos fiscais.
(B) Anexo com previsão de agregados fiscais e a proporção dos recursos para investimentos.
(C) Anexo de metas fiscais.
(D) Diretrizes, objetivos e metas da administração pública.
(E) Previsões de despesas para exercícios seguintes.

Em relação ao federalismo fiscal, as afirmativas abaixo estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
(A) Procura estabelecer parâmetros de racionalidade e eficiência econômica que orientem os ajustes na organização das federações, à medida que o processo político permita tais alterações.
(B) É o modo de organização política de um país que possibilita o exercício do poder em países com territórios pequenos, geralmente com pouca diversidade cultural, econômica e social.
(C) Busca expressar-se na alocação – distribuição – das receitas e despesas públicas entre os diferentes níveis de governo.
(D) Quanto maior for a área do território nacional, maiores tendem a ser os ganhos de eficiência com a descentralização.
(E) A função alocativa do setor público está diretamente associada à questão da descentralização.
c) I, III, e IV estão corretas.

Sobre a participação cidadã na sociedade brasileira, assinale a alternativa correta.
I) A participação cidadã é pilar fundamental da democracia, pois seu objetivo é que os cidadãos participem ativamente do processo de tomada de decisões públicas. Na democracia que se vislumbra no século XXI, a participação democrática da população não pode mais restringir-se somente à eleição de seus representantes.
II) O cidadão deve participar das atividades do Parlamento, sejam legislativas, de representação ou de fiscalização e avaliação de políticas públicas.
III) Torna-se assim necessário que o Legislativo institua canais efetivos e permanentes de interlocução com a sociedade civil organizada e diretamente com o cidadão. Com a participação cidadã na tomada de decisões do Parlamento, surge um novo conceito de legitimidade e de engajamento social na esfera do Legislativo.
c) Todos estão corretos.

Sobre o Decreto n. 11.529/2023, que institui o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal e a Política de Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal, assinale a alternativa correta. Para fins do disposto nesse Decreto, considera-se:
I) programa de integridade – conjunto de princípios, normas, procedimentos e mecanismos de prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção e fraude, de irregularidades, ilícitos e outros desvios éticos e de conduta, de violação ou desrespeito a direitos, valores e princípios que impactem a confiança, a credibilidade e a reputação institucional;
II) plano de integridade – plano que organiza as medidas de integridade a serem adotadas em determinado período, elaborado por unidade setorial do Sitai e aprovado pela autoridade máxima do órgão ou da entidade; e
III) funções de integridade – funções constantes nos sistemas de corregedoria, ouvidoria, controle interno, gestão da ética, transparência e outras essenciais ao funcionamento do programa de integridade.
A) Somente o item I está correto.
B) Somente o item II está correto.
C) Somente o item III está correto.
D) Nenhum item está correto.
E) Todos os itens estão corretos.

A gestão de riscos é um dos elementos que compõem os mecanismos da governança pública destinado a fornecer uma segurança razoável à organização quanto ao atingimento dos seus objetivos, sendo balizada por princípios e diretrizes. Considerando os princípios e diretrizes da gestão de riscos, analise as seguintes afirmacoes sobre medidas mitigatórias na administração pública e assinale a opção correta.
A implementação de um processo de gestão de riscos independentemente do planejamento estratégico da organização é uma prática recomendada para aumentar a eficácia da gestão.
Estabelecer níveis inadequados de exposição a riscos pode levar a uma gestão ineficiente e ao desperdício de recursos, contrariando os princípios de economicidade e eficiência.
A análise custo-benefício dos controles internos é dispensável, desde que os riscos identificados sejam mitigados, independentemente dos custos envolvidos.
O mapeamento de riscos é uma ferramenta desnecessária para a tomada de decisão na administração pública, visto que as decisões devem ser baseadas exclusivamente em experiências anteriores.
O comprometimento e apoio da alta administração são dispensáveis para o sucesso do processo de gestão de riscos, desde que existam processos bem definidos e documentados.
A) Errada. A integração do processo de gestão de riscos ao planejamento estratégico é essencial para alinhar a gestão de riscos aos objetivos e estratégias da organização, promovendo uma abordagem holística e eficaz.
B) Certa. Estabelecer níveis adequados de exposição a riscos é fundamental para uma gestão eficiente e para evitar o desperdício de recursos, estando em conformidade com os princípios de economicidade e eficiência.
C) Errada. A observância da relação custo-benefício é um princípio crucial da gestão de riscos, garantindo que os controles internos adotados sejam proporcionais aos riscos e não resultem em desperdício de recursos.
D) Errada. O mapeamento de riscos é uma ferramenta essencial para a tomada de decisão, pois fornece uma visão clara dos riscos enfrentados pela organização, permitindo decisões mais informadas e alinhadas aos objetivos institucionais.
E) Errada. O apoio e comprometimento da alta administração, assim como o engajamento de todo o corpo funcional, são indispensáveis para o sucesso do processo de gestão de riscos, conforme estabelecido pelos princípios da gestão de riscos.

Sobre a composição e o funcionamento do Comitê Interministerial de Governança (CIG), previsto no Decreto n. 9.203/2017, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F).
I – O ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública é membro titular do CIG.
II – Os membros do CIG podem ser substituídos, em suas ausências e impedimentos, pelos respectivos ministros adjuntos.
III – As reuniões do CIG podem incluir representantes de outros órgãos e entidades da administração pública federal, com direito a voto.
IV – O CIG realiza reuniões ordinárias mensalmente.
V – O coordenador do CIG possui voto de qualidade em caso de empate.
A) V, V, F, F, V.
B) F, F, F, V, V.
C) F, F, V, F, V.
D) F, F, F, F, V.
E) V, F, V, V, F.

A seguir, assinale a opção que contém a sequência correta.
I- A explicabilidade e a auditabilidade são fundamentais para assegurar que as decisões tomadas por sistemas de IA sejam transparentes, compreensíveis e possam ser revisadas ou questionadas. Isso é essencial para manter a confiança pública, garantir a responsabilidade e facilitar a identificação e correção de erros ou vieses nos sistemas de IA.
II- A imparcialidade na aplicação de IA no serviço público é automaticamente assegurada pela natureza objetiva dos algoritmos, dispensando a necessidade de supervisão humana.
III- Embora a transparência seja crucial, não necessariamente envolve a disponibilização pública de todos os dados de treinamento, especialmente quando contêm informações sensíveis, pessoais ou protegidas por direitos de propriedade. A transparência pode ser alcançada através da divulgação de informações sobre a natureza dos dados, processos de treinamento e critérios de decisão, respeitando a privacidade e a segurança dos dados.
IV- A revisão humana é crucial para assegurar que as decisões automatizadas sejam justas, precisas e respeitem os direitos fundamentais dos cidadãos. A supervisão humana permite a intervenção em casos de erros ou decisões inapropriadas, garantindo a responsabilidade e a conformidade com os princípios éticos e legais.
V- Considerar a diversidade e trabalhar ativamente para evitar vieses nos sistemas de IA são passos fundamentais para garantir que essas tecnologias beneficiem todos os cidadãos de maneira justa e equitativa. A inclusão de diversas perspectivas e experiências no desenvolvimento de IA pode ajudar a identificar e mitigar vieses, promovendo sistemas mais imparciais e eficazes.
A) V, F, F, V, V.
B) V, V, F, F, V.
C) F, F, V, V, F.
D) F, V, F, F, V.
E) V, F, V, F, F.

Considerando a importância da transparência e qualidade na gestão pública, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F).
I- A transparência na gestão pública contribui para reduzir a corrupção, pois expõe as ações governamentais ao escrutínio público, aumentando a accountability.
II- A qualidade na gestão pública não influencia diretamente a percepção da cidadania e equidade social, sendo apenas uma questão de eficiência operacional.
III- Promover a equidade social é uma responsabilidade exclusiva dos governos, não necessitando da participação da sociedade civil e do setor privado.
IV- O acesso à informação é um direito fundamental que permite aos cidadãos fiscalizar o governo e participar ativamente nas decisões que afetam suas vidas.
V- A gestão pública de qualidade deve priorizar apenas a legalidade das ações, sem considerar os princípios de eficiência, eficácia e equidade.
A) V, F, F, V, F.
B) V, V, V, F, F.
C) F, F, V, V, V.
D) F, V, F, F, V.
E) V, F, V, F, V.

O órgão criado pelo ECA para garantir a proteção dos direitos das crianças e adolescentes é chamado de

A) Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM).
B) Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
C) Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
D) Tribunal de Justiça da Infância e da Juventude.
E) Conselho Tutelar.

Maria, prefeita do município XYZ, tem a intenção de contratar os serviços de Cláudio, profissional muito competente na área de contabilidade e gestão de pessoas, para chefiar um departamento específico. A assessoria indicou que, para a efetivação da contratação de Cláudio, em perfeita obediência à Constituição Federal, Cláudio deveria ocupar

A) um cargo em comissão ou uma função de confiança.
B) uma função de confiança.
C) um emprego público, a partir de contrato de trabalho temporário.
D) um cargo em comissão.
E) um cargo em comissão, uma função de confiança ou um cargo de provimento efetivo.

De acordo com o Manual Técnico do Orçamento (MTO) de 2024, o programa de trabalho deve responder, de maneira clara e objetiva, às perguntas clássicas relativas à atividade de orçar. De acordo com o MTO 2024, assinale a alternativa que estabelece a pergunta a ser respondida pela classificação da despesa por estrutura programática.

a) Em qual orçamento o recurso será alocado?
b) Em qual área de despesa a ação governamental será realizada?
c) Quem é o responsável pela execução?
d) O que se pretende alcançar com a implementação da política pública?
e) Qual o efeito econômico da realização da despesa?

Prévia do material em texto

<p>CONCURSO PÚBLICO NACIONAL UNIFICADO</p><p>CNU – CONHECIMENTOS GERAIS TODOS OS BLOCOS (EXCETO 8) (PÓS-EDITAL)</p><p>LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.</p><p>01 - O candidato recebeu do fiscal o seguinte material:</p><p>a) este CADERNO DE QUESTÕES, com o enunciado das 20 (vinte) questões objetivas, sem repetição ou falha.</p><p>b) CARTÃO-RESPOSTA destinado às respostas das questões objetivas formuladas nas provas.</p><p>02 - O candidato deve verificar se este material está em ordem e se o seu nome e número de inscrição conferem com</p><p>os que aparecem no CARTÃO-RESPOSTA. Caso não esteja nessas condições, o fato deve ser IMEDIATAMENTE</p><p>notificado ao fiscal.</p><p>03 - Após a conferência, o candidato deverá assinar, no espaço próprio do CARTÃO-RESPOSTA, com caneta esferográfica</p><p>de tinta preta, fabricada em material transparente.</p><p>04 - No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras correspondentes às respostas certas deve ser feita cobrindo a letra</p><p>e preenchendo todo o espaço compreendido pelos círculos, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em</p><p>material transparente, de forma contínua e densa. A leitura ótica do CARTÃO-RESPOSTA é sensível a marcas escuras;</p><p>portanto, os campos de marcação devem ser preenchidos completamente, sem deixar claros.</p><p>Exemplo:</p><p>05 - O candidato deve ter muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA, para não o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O</p><p>CARTÃO-RESPOSTA SOMENTE poderá ser substituído se, no ato da entrega ao candidato, já estiver danificado em suas</p><p>margens superior e/ou inferior - DELIMITADOR DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA ÓTICA.</p><p>06 - Imediatamente após a autorização para o início das provas, o candidato deve conferir se este CADERNO DE QUESTÕES</p><p>está em ordem e com todas as páginas. Caso não esteja nessas condições, o fato deve ser IMEDIATAMENTE notificado</p><p>ao fiscal.</p><p>07 - As questões objetivas são identificadas pelo número que se situa acima de seu enunciado.</p><p>08 - Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E);</p><p>só uma responde adequadamente ao quesito proposto. O candidato só deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcação em</p><p>mais de uma alternativa anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.</p><p>09 - SERÁ ELIMINADO deste Concurso Público o candidato que:</p><p>a) for surpreendido, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato;</p><p>b) portar ou usar, durante a realização das provas, aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro,</p><p>eletrônicos ou não, tais como agendas, relógios de qualquer natureza, notebook, transmissor de dados e mensagens,</p><p>máquina fotográfica, telefones celulares, pagers, microcomputadores portáteis e/ou similares;</p><p>c) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTÕES e/ou o CARTÃO-RESPOSTA;</p><p>d) se recusar a entregar o CADERNO DE QUESTÕES e/ou o CARTÃO-RESPOSTA, quando terminar o tempo</p><p>estabelecido;</p><p>e) não assinar a LISTA DE PRESENÇA e/ou o CARTÃO-RESPOSTA.</p><p>Obs. O candidato só poderá ausentar-se do recinto das provas após 2 (duas) horas contadas a partir do efetivo início das mesmas.</p><p>Por motivos de segurança, o candidato NÃO PODERÁ LEVAR O CADERNO DE QUESTÕES, a qualquer momento.</p><p>10 - O candidato deve reservar os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as</p><p>marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA.</p><p>11 - O candidato deve, ao terminar as provas, entregar ao fiscal o CADERNO DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA e</p><p>ASSINAR A LISTA DE PRESENÇA.</p><p>12 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 4 (QUATRO) HORAS, já incluído</p><p>o tempo para marcação do seu CARTÃO-RESPOSTA, findo o qual o candidato deverá, obrigatoriamente, entregar o</p><p>CARTÃO-RESPOSTA e o CADERNO DE QUESTÕES.</p><p>13 - As questões e os gabaritos das Provas Objetivas serão divulgados a partir do primeiro dia útil após sua realização, no</p><p>endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).</p><p>6º SIMULADO</p><p>Bas</p><p>ea</p><p>do</p><p>n</p><p>o</p><p>fo</p><p>rm</p><p>at</p><p>o</p><p>de</p><p>p</p><p>ro</p><p>va</p><p>ap</p><p>lic</p><p>ad</p><p>o</p><p>pe</p><p>la</p><p>b</p><p>an</p><p>ca</p><p>C</p><p>es</p><p>gr</p><p>an</p><p>rio</p><p>FOLHA DE ROSTO ORIENTATIVA PARA PROVA OBJETIVA</p><p>LEIA AS ORIENTAÇÕES COM CALMA E ATENÇÃO!</p><p>INSTRUÇÕES GERAIS</p><p>● Atenção ao tempo de duração da prova, que já inclui o preenchimento da folha de respostas.</p><p>● Cada uma das questões da prova objetiva está vinculada ao comando que imediatamente</p><p>a antecede e contém orientação necessária para resposta. Para cada questão, existe</p><p>apenas UMA resposta válida e de acordo com o gabarito.</p><p>● Faltando uma hora para o término do simulado, você receberá um e-mail para preencher</p><p>o cartão-resposta, a fim de avaliar sua posição no ranking. Basta clicar no botão vermelho</p><p>de PREENCHER GABARITO, que estará no e-mail, ou acessar a página de download da</p><p>prova. Você deve fazer o cadastro em nossa plataforma para participar do ranking. Não se</p><p>preocupe: o cadastro é grátis e muito simples de ser realizado.</p><p>– Se a sua prova for estilo Certo ou Errado (CESPE/CEBRASPE):</p><p>marque o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo</p><p>designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. Se optar por não responder</p><p>a uma determinada questão, marque o campo “EM BRANCO”. Lembrando que, neste</p><p>estilo de banca, uma resposta errada anula uma resposta certa.</p><p>Obs.: Se não houver sinalização quanto à prova ser estilo Cespe/Cebraspe, apesar de</p><p>ser no estilo CERTO e ERRADO, você não terá questões anuladas no cartão-resposta</p><p>em caso de respostas erradas.</p><p>– Se a sua prova for estilo Múltipla Escolha:</p><p>marque o campo designado com a letra da alternativa escolhida (A, B, C, D ou E). É</p><p>preciso responder a todas as questões, pois o sistema não permite o envio do cartão</p><p>com respostas em branco.</p><p>● Uma hora após o encerramento do prazo para preencher o cartão-resposta, você receberá um</p><p>e-mail com o gabarito para conferir seus acertos e erros. Caso você seja aluno da Assinatura</p><p>Ilimitada, você receberá, com o gabarito, a prova completa comentada – uma vantagem</p><p>exclusiva para assinantes, com acesso apenas pelo e-mail e pelo ambiente do aluno.</p><p>● Não serão realizadas correções individuais das provas discursivas.</p><p>Em caso de solicitação de recurso para alguma questão, envie para o e-mail:</p><p>treinodificil_jogofacil@grancursosonline.com.br.</p><p>Nossa ouvidoria terá até dois dias úteis para responder à solicitação.</p><p>Desejamos uma excelente prova!</p><p>FICHA TÉCNICA DO MATERIAL</p><p>grancursosonline.com.br</p><p>CÓDIGO:</p><p>2403151733M</p><p>TIPO DE MATERIAL:</p><p>Simulado Preparatório</p><p>NUMERAÇÃO:</p><p>6º Simulado</p><p>NOME DO ÓRGÃO:</p><p>Concurso Público Nacional Unificado</p><p>CNU</p><p>CARGO:</p><p>Conhecimentos Gerais para todos os Blocos</p><p>(Exceto Bloco 8)</p><p>MODELO/BANCA:</p><p>Cesgranrio</p><p>EDITAL:</p><p>Pós-Edital</p><p>DATA DE APLICAÇÃO:</p><p>03/2024</p><p>ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO:</p><p>03/2024</p><p>Este material está sujeito a atualizações. O Gran não se responsabiliza por custos</p><p>de impressão, que deve ser realizada sob responsabilidade exclusiva do aluno.</p><p>POLÍTICAS PÚBLICAS</p><p>Leonardo Albernaz</p><p>1</p><p>Considerando os aspectos relativos às principais defini-</p><p>ções de políticas públicas, analise os itens seguintes e</p><p>assinale a única alternativa incorreta.</p><p>(A) Políticas públicas são cursos de ação escolhidos</p><p>por entes governamentais para lidar com proble-</p><p>mas públicos.</p><p>(B) Políticas públicas envolvem não apenas a tomada de</p><p>decisões governamentais, mas também a implemen-</p><p>tação e a avaliação dessas decisões.</p><p>(C) Políticas públicas podem ser expressas em leis, regu-</p><p>lamentos, decisões judiciais e ações governamentais.</p><p>(D) Políticas públicas são desenvolvidas exclusivamente</p><p>dentro do âmbito governamental e, assim, são influen-</p><p>ciadas apenas tangencialmente por grupos de inte-</p><p>resse ou cidadãos.</p><p>(E) Políticas públicas são influenciadas por uma varie-</p><p>dade de fatores complexos, incluindo pressões políti-</p><p>cas, sociais, econômicas e culturais.</p><p>2</p><p>No ciclo de políticas públicas, a etapa que corresponde à</p><p>comparação entre as alternativas e à escolha da melhor</p><p>das possibilidades concebidas para a intervenção gover-</p><p>namental, de forma a ampliar as possibilidades de aten-</p><p>der à demanda social, é denominada:</p><p>(A) agenda.</p><p>(B) formulação de alternativas.</p><p>(C) tomada de decisão.</p><p>(D) implementação.</p><p>(E) avaliação.</p><p>3</p><p>Quando o objetivo é avaliar e comparar alternativas de</p><p>políticas públicas com base na relação entre seus impac-</p><p>tos esperados e os recursos financeiros investidos, a fim</p><p>de determinar qual opção oferece o melhor retorno social</p><p>pelo recurso público, o tipo de avaliação apropriada é:</p><p>(A) custo x benefício.</p><p>(B) custo x efetividade.</p><p>(C) avaliação de impacto.</p><p>(D) avaliação de resultados.</p><p>(E) avaliação de processos.</p><p>DESAFIOS DO ESTADO DE DIREITO:</p><p>DEMOCRACIA E CIDADANIA</p><p>Rafael de Oliveira e Alice Rocha</p><p>4</p><p>Sobre a participação cidadã na sociedade brasileira, assi-</p><p>nale a alternativa correta.</p><p>I) A participação cidadã é pilar fundamental da democra-</p><p>cia, pois seu objetivo é que os cidadãos participem ativa-</p><p>mente do processo de tomada de decisões públicas. Na</p><p>democracia que se vislumbra no século XXI, a participa-</p><p>ção democrática da população não pode mais restringir-</p><p>-se somente à eleição de seus representantes.</p><p>II) O cidadão deve participar das atividades do Parla-</p><p>mento, sejam legislativas, de representação ou de fiscali-</p><p>zação e avaliação de políticas públicas.</p><p>III) Torna-se assim necessário que o Legislativo insti-</p><p>tua canais efetivos e permanentes de interlocução com</p><p>a sociedade civil organizada e diretamente com o cida-</p><p>dão. Com a participação cidadã na tomada de decisões</p><p>do Parlamento, surge um novo conceito de legitimidade e</p><p>de engajamento social na esfera do Legislativo.</p><p>(A) Somente o item I está correto.</p><p>(B) Somente o item II está correto.</p><p>(C) Todos estão corretos.</p><p>(D) Nenhum está correto.</p><p>(E) Somente o item III está correto.</p><p>5</p><p>Sobre o presidencialismo, assinale a alternativa que</p><p>não corresponde a uma característica do presidente da</p><p>República.</p><p>(A) É o chefe de governo – do Poder Executivo – respon-</p><p>sável pela emissão de medidas legais (decretos no</p><p>Brasil e executive orders nos EUA) e pela sanção e</p><p>promulgação de leis aprovadas pelo Legislativo (neste</p><p>caso, segundo a lógica dos “checks and balances” de</p><p>que um Poder governa e executa as leis definidas por</p><p>outro Poder).</p><p>(B) É o chefe de Estado que representa o país no con-</p><p>texto das relações internacionais e na definição de</p><p>tratados e acordos com outras nações.</p><p>(C) Presta contas de seus atos para o Judiciário e os</p><p>órgãos de controle.</p><p>(D) Constrói sua coalizão de apoio no Legislativo</p><p>como forma de ter votos necessários para aprovar</p><p>seus projetos.</p><p>(E) Dispõe de poderes ativos (propor medidas legais) e</p><p>poderes reativos (vetos parciais ou totais), conforme</p><p>determina a constituição de cada país, sobre projetos</p><p>de lei aprovados pelo Legislativo.</p><p>4</p><p>6º SIMULADO – CNU – CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS BLOCOS (EXCETO BLOCO 8) (PÓS-EDITAL)</p><p>6</p><p>O texto a seguir versa sobre a relação entre democracia,</p><p>desenvolvimento e combate à pobreza:</p><p>A Seção III da Carta Democrática Interamericana</p><p>(arts. 11 a 16) é dedicada às relações entre democra-</p><p>cia, desenvolvimento integral e combate à pobreza. (...)</p><p>Merece também destaque a preocupação com a prote-</p><p>ção do meio ambiente na Carta e sua inter-relação com</p><p>o tema da democracia. Segundo o texto, o exercício da</p><p>democracia “facilita a preservação e o manejo adequado</p><p>do meio ambiente”. Para tanto, “é essencial que os Esta-</p><p>dos do Hemisfério implementem políticas e estratégias de</p><p>proteção do meio ambiente, respeitando os diversos tra-</p><p>tados e convenções, para alcançar um desenvolvimento</p><p>sustentável em benefício das futuras gerações” (art. 15).</p><p>Mazzuoli, Valerio de O. Curso de Direitos Humanos. Disponível</p><p>em: Minha Biblioteca, (9th edição). Grupo GEN, 2021.</p><p>Seguindo os parâmetros e compromissos assumidos</p><p>internacionalmente e buscando unificar iniciativas como</p><p>o Cadastro Único, o Auxílio Gás e o Fome Zero, o Brasil</p><p>estabeleceu o Programa Bolsa Família em:</p><p>(A) 2000.</p><p>(B) 2001.</p><p>(C) 2002.</p><p>(D) 2003.</p><p>(E) 2004.</p><p>ÉTICA E INTEGRIDADE</p><p>Glauber Marinho, Rafael de Oliveira e Rafael Barbosa</p><p>7</p><p>A publicidade de qualquer ato administrativo constitui</p><p>requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omis-</p><p>são comprometimento ético contra o bem comum, impu-</p><p>tável a quem a negar. Entretanto, existem exceções pre-</p><p>servadas em processo previamente declarado sigiloso,</p><p>nos termos da lei. Assinale a alternativa que contempla de</p><p>maneira adequada as ressalvas mencionadas.</p><p>(A) Segurança nacional, abordagens policiais ou inte-</p><p>resse especial do Estado e da Administração Pública.</p><p>(B) Segurança nacional, investigações policiais ou inte-</p><p>resse superior do Estado e da Administração Pública.</p><p>(C) Segurança local, investigações policiais ou interesse</p><p>superior do Estado e da Administração Pública.</p><p>(D) Segurança estadual, abordagens policiais ou inte-</p><p>resse superior do Estado e da Administração Pública.</p><p>(E) Segurança municipal, investigações policiais ou inte-</p><p>resse especial do Estado e da Administração Pública.</p><p>8</p><p>M, servidor público do Ministério B, incorreu em condutas</p><p>com indícios de prática de assédio sexual em relação a</p><p>uma de suas subordinadas, a estagiária K. Diante desse</p><p>contexto, M reponde a processo apuratório por parte da</p><p>comissão de ética daquele órgão. Após a apuração, con-</p><p>cluiu-se que a conduta de M contrariava o disposto no</p><p>Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do</p><p>Poder Executivo Federal. Diante disso, prevê-se como</p><p>responsabilidade da Comissão de Ética</p><p>(A) a impossibilidade de aplicação de penalidade a M</p><p>pelo fato de K ser uma estagiária, sem vínculo efetivo</p><p>com a administração pública.</p><p>(B) a possibilidade de aplicação de advertência, por</p><p>meio de parecer, sem a necessidade de ciência por</p><p>parte de M.</p><p>(C) a possibilidade de aplicação de pena privativa de</p><p>liberdade em relação a M.</p><p>(D) a possibilidade de aplicação de suspensão, por</p><p>meio de parecer, com a necessidade de ciência por</p><p>parte de M.</p><p>(E) a possibilidade de aplicação de censura, por meio de</p><p>parecer, com a necessidade de ciência por parte de M.</p><p>9</p><p>Sobre o Decreto n. 11.529/2023, que institui o Sistema</p><p>de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da</p><p>Administração Pública Federal e a Política de Transpa-</p><p>rência e Acesso à Informação da Administração Pública</p><p>Federal, assinale a alternativa correta.</p><p>Para fins do disposto nesse Decreto, considera-se:</p><p>I) programa de integridade – conjunto de princípios,</p><p>normas, procedimentos e mecanismos de prevenção,</p><p>detecção e remediação de práticas de corrupção e fraude,</p><p>de irregularidades, ilícitos e outros desvios éticos e de</p><p>conduta, de violação ou desrespeito a direitos, valores e</p><p>princípios que impactem a confiança, a credibilidade e a</p><p>reputação institucional;</p><p>II) plano de integridade – plano que organiza as medidas</p><p>de integridade a serem adotadas em determinado perí-</p><p>odo, elaborado por unidade setorial do Sitai e aprovado</p><p>pela autoridade máxima do órgão ou da entidade; e</p><p>III) funções de integridade – funções constantes nos sis-</p><p>temas de corregedoria, ouvidoria, controle interno, gestão</p><p>da ética, transparência e outras essenciais ao funciona-</p><p>mento do programa de integridade.</p><p>(A) Somente o item I está correto.</p><p>(B) Somente o item II está correto.</p><p>(C) Somente o item III está correto.</p><p>(D) Nenhum item está correto.</p><p>(E) Todos os itens estão corretos.</p><p>5</p><p>6º SIMULADO – CNU – CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS BLOCOS (EXCETO BLOCO 8) (PÓS-EDITAL)</p><p>10</p><p>A gestão de riscos é um dos elementos que compõem os</p><p>mecanismos da governança pública destinado a fornecer</p><p>uma segurança razoável à organização quanto ao atingi-</p><p>mento dos seus objetivos, sendo balizada por princípios</p><p>e diretrizes.</p><p>Considerando os princípios e diretrizes da gestão de</p><p>riscos, analise as seguintes afirmações sobre medi-</p><p>das mitigatórias na administração pública e assinale a</p><p>opção correta.</p><p>(A) A implementação de um processo de gestão de riscos</p><p>independentemente do planejamento estratégico da</p><p>organização é uma prática recomendada para aumen-</p><p>tar a eficácia da gestão.</p><p>(B) Estabelecer</p><p>níveis inadequados de exposição a riscos</p><p>pode levar a uma gestão ineficiente e ao desperdício</p><p>de recursos, contrariando os princípios de economici-</p><p>dade e eficiência.</p><p>(C) A análise custo-benefício dos controles internos é</p><p>dispensável, desde que os riscos identificados sejam</p><p>mitigados, independentemente dos custos envolvidos.</p><p>(D) O mapeamento de riscos é uma ferramenta desne-</p><p>cessária para a tomada de decisão na administração</p><p>pública, visto que as decisões devem ser baseadas</p><p>exclusivamente em experiências anteriores.</p><p>(E) O comprometimento e apoio da alta administração</p><p>são dispensáveis para o sucesso do processo de</p><p>gestão de riscos, desde que existam processos bem</p><p>definidos e documentados.</p><p>11</p><p>Sobre a composição e o funcionamento do Comitê Inter-</p><p>ministerial de Governança (CIG), previsto no Decreto n.</p><p>9.203/2017, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V)</p><p>ou falsos (F).</p><p>I – ( ) O ministro de Estado da Justiça e Segurança</p><p>Pública é membro titular do CIG.</p><p>II – ( ) Os membros do CIG podem ser substituídos,</p><p>em suas ausências e impedimentos, pelos res-</p><p>pectivos ministros adjuntos.</p><p>III – ( ) As reuniões do CIG podem incluir represen-</p><p>tantes de outros órgãos e entidades da adminis-</p><p>tração pública federal, com direito a voto.</p><p>IV – ( ) O CIG realiza reuniões ordinárias mensalmente.</p><p>V – ( ) O coordenador do CIG possui voto de qualida-</p><p>de em caso de empate.</p><p>A seguir, assinale a opção que contém a sequência correta.</p><p>(A) V, V, F, F, V.</p><p>(B) F, F, F, V, V.</p><p>(C) F, F, V, F, V.</p><p>(D) F, F, F, F, V.</p><p>(E) V, F, V, V, F.</p><p>12</p><p>A adoção de tecnologias de inteligência artificial (IA)</p><p>no serviço público oferece potenciais benefícios, como</p><p>aumento da eficiência e da capacidade de atendimento</p><p>às demandas da população. No entanto, é fundamen-</p><p>tal assegurar que seu uso esteja alinhado aos princípios</p><p>de transparência e imparcialidade. Considerando esses</p><p>aspectos, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V)</p><p>ou falsos (F).</p><p>I – ( ) A utilização de algoritmos de IA no serviço</p><p>público deve ser acompanhada de mecanismos</p><p>que garantam a explicabilidade e a auditabilida-</p><p>de das decisões tomadas por essas tecnologias.</p><p>II – ( ) A imparcialidade na aplicação de IA no servi-</p><p>ço público é automaticamente assegurada pela</p><p>natureza objetiva dos algoritmos, dispensando a</p><p>necessidade de supervisão humana.</p><p>III – ( ) A transparência no uso da IA implica na dispo-</p><p>nibilização pública de todos os dados utilizados</p><p>para treinamento dos algoritmos, independente-</p><p>mente de sua natureza.</p><p>IV – ( ) É essencial que existam processos claros de</p><p>revisão humana para as decisões tomadas por</p><p>sistemas de IA, especialmente em casos que im-</p><p>pactem diretamente os direitos dos cidadãos.</p><p>V – ( ) O desenvolvimento e a implementação de IA</p><p>no serviço público devem considerar a diversida-</p><p>de e evitar vieses, garantindo que os sistemas</p><p>sejam justos e imparciais para todos os cidadãos.</p><p>A seguir, assinale a opção que contém a sequência correta.</p><p>(A) V, F, F, V, V.</p><p>(B) V, V, F, F, V.</p><p>(C) F, F, V, V, F.</p><p>(D) F, V, F, F, V.</p><p>(E) V, F, V, F, F.</p><p>6</p><p>6º SIMULADO – CNU – CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS BLOCOS (EXCETO BLOCO 8) (PÓS-EDITAL)</p><p>13</p><p>A transparência na gestão pública é um pilar fundamental</p><p>para o fortalecimento da democracia, a promoção da cida-</p><p>dania e a garantia de equidade social. Ela permite que os</p><p>cidadãos tenham acesso às informações sobre as ações</p><p>governamentais, contribuindo para uma sociedade mais</p><p>informada, participativa e justa. Considerando a importân-</p><p>cia da transparência e qualidade na gestão pública, julgue</p><p>os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F).</p><p>I – ( ) A transparência na gestão pública contribui</p><p>para reduzir a corrupção, pois expõe as ações</p><p>governamentais ao escrutínio público, aumen-</p><p>tando a accountability.</p><p>II – ( ) A qualidade na gestão pública não influencia</p><p>diretamente a percepção da cidadania e equida-</p><p>de social, sendo apenas uma questão de eficiên-</p><p>cia operacional.</p><p>III – ( ) Promover a equidade social é uma responsabili-</p><p>dade exclusiva dos governos, não necessitando da</p><p>participação da sociedade civil e do setor privado.</p><p>IV – ( ) O acesso à informação é um direito funda-</p><p>mental que permite aos cidadãos fiscalizar o go-</p><p>verno e participar ativamente nas decisões que</p><p>afetam suas vidas.</p><p>V – ( ) A gestão pública de qualidade deve priorizar</p><p>apenas a legalidade das ações, sem considerar</p><p>os princípios de eficiência, eficácia e equidade.</p><p>A seguir, assinale a opção que contém a sequência correta.</p><p>(A) V, F, F, V, F.</p><p>(B) V, V, V, F, F.</p><p>(C) F, F, V, V, V.</p><p>(D) F, V, F, F, V.</p><p>(E) V, F, V, F, V.</p><p>DIVERSIDADE E INCLUSÃO</p><p>NA SOCIEDADE</p><p>Otoniel Linhares</p><p>14</p><p>O Estado brasileiro e a nossa sociedade como um todo</p><p>trataram as crianças e os adolescentes com indiferença</p><p>até pouco tempo atrás. Foi somente com uma conscien-</p><p>tização sobre a situação singular e vulnerável da infância</p><p>no decorrer dos séculos XX e XXI que esse grupo passou</p><p>a receber cuidados especiais.</p><p>O órgão criado pelo ECA para garantir a proteção dos</p><p>direitos das crianças e adolescentes é chamado de</p><p>(A) Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM).</p><p>(B) Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do</p><p>Adolescente.</p><p>(C) Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Ado-</p><p>lescente (CONANDA).</p><p>(D) Tribunal de Justiça da Infância e da Juventude.</p><p>(E) Conselho Tutelar.</p><p>7</p><p>6º SIMULADO – CNU – CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS BLOCOS (EXCETO BLOCO 8) (PÓS-EDITAL)</p><p>ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL</p><p>Gustavo Scatolino</p><p>15</p><p>Maria, prefeita do munícipio XYZ, tem a intenção de con-</p><p>tratar os serviços de Cláudio, profissional muito compe-</p><p>tente na área de contabilidade e gestão de pessoas, para</p><p>chefiar um departamento específico. A assessoria indi-</p><p>cou que, para a efetivação da contratação de Cláudio,</p><p>em perfeita obediência à Constituição Federal, Claúdio</p><p>deveria ocupar</p><p>(A) um cargo em comissão ou uma função de confiança.</p><p>(B) uma função de confiança.</p><p>(C) um emprego público, a partir de contrato de trabalho</p><p>temporário.</p><p>(D) um cargo em comissão.</p><p>(E) um cargo em comissão, uma função de confiança ou</p><p>um cargo de provimento efetivo.</p><p>16</p><p>Carlos, servidor público federal, estava viajando com sua</p><p>família para a praia. Infelizmente, Tiago sofreu um grande</p><p>acidente, situação a qual ocasionou a sua aposentado-</p><p>ria por invalidez. Alguns meses após o trágico acidente,</p><p>uma junta médica oficial declarou insubsistentes os moti-</p><p>vos da aposentadoria. Tiago retornou ao seu cargo. Tendo</p><p>como norte a Lei n. 8.112/1990, Tiago retornou à ativi-</p><p>dade por meio</p><p>(A) da recondução.</p><p>(B) da reversão.</p><p>(C) da reintegração.</p><p>(D) do aproveitamento.</p><p>(E) da readaptação.</p><p>17</p><p>Tendo como base o Decreto-Lei n. 200/1967, assinale a</p><p>alternativa correspondente a uma entidade da administra-</p><p>ção indireta.</p><p>(A) Órgãos</p><p>(B) Ministérios</p><p>(C) Empresas públicas</p><p>(D) Tribunais de Justiça</p><p>(E) Secretarias</p><p>FINANÇAS PÚBLICAS</p><p>Anderson Ferreira e Geraldo Goés</p><p>18</p><p>De acordo com o Manual Técnico do Orçamento (MTO)</p><p>de 2024, o programa de trabalho deve responder, de</p><p>maneira clara e objetiva, às perguntas clássicas relativas</p><p>à atividade de orçar.</p><p>De acordo com o MTO 2024, assinale a alternativa que</p><p>estabelece a pergunta a ser respondida pela classificação</p><p>da despesa por estrutura programática.</p><p>(A) Em qual orçamento o recurso será alocado?</p><p>(B) Em qual área de despesa a ação governamental será</p><p>realizada?</p><p>(C) Quem é o responsável pela execução?</p><p>(D) O que se pretende alcançar com a implementação da</p><p>política pública?</p><p>(E) Qual o efeito econômico da realização da despesa?</p><p>19</p><p>O orçamento público, no Brasil, é executado por meio</p><p>da peça orçamentária conhecida como Lei Orçamentária</p><p>Anual – LOA, que vigora por um exercício financeiro em</p><p>cada ente da Federação.</p><p>Assinale a alternativa que trata corretamente de uma das</p><p>atribuições da LOA.</p><p>(A) Anexo de riscos fiscais.</p><p>(B) Anexo com previsão de agregados fiscais e a propor-</p><p>ção dos recursos para investimentos.</p><p>(C) Anexo de metas fiscais.</p><p>(D) Diretrizes, objetivos e metas da administração pública.</p><p>(E) Previsões de despesas para exercícios</p><p>seguintes,</p><p>com a especificação dos investimentos plurianuais e</p><p>daqueles em andamento.</p><p>20</p><p>Em relação ao federalismo fiscal, as afirmativas abaixo</p><p>estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.</p><p>(A) Procura estabelecer parâmetros de racionalidade</p><p>e eficiência econômica que orientem os ajustes na</p><p>organização das federações, à medida que o pro-</p><p>cesso político permita tais alterações.</p><p>(B) É o modo de organização política de um país que pos-</p><p>sibilita o exercício do poder em países com territórios</p><p>pequenos, geralmente com pouca diversidade cultu-</p><p>ral, econômica e social.</p><p>(C) Busca expressar-se na alocação – distribuição – das</p><p>receitas e despesas públicas entre os diferentes níveis</p><p>de governo.</p><p>(D) Quanto maior for a área do território nacional, maiores</p><p>tendem a ser os ganhos de eficiência com a descen-</p><p>tralização.</p><p>(E) A função alocativa do setor público está diretamente</p><p>associada à questão da descentralização.</p><p>8</p><p>6º SIMULADO – CNU – CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS BLOCOS (EXCETO BLOCO 8) (PÓS-EDITAL)</p><p>6º SIMULADO</p><p>CONCURSO PÚBLICO NACIONAL UNIFICADO</p><p>GABARITO</p><p>Conhecimentos Gerais para todos os Blocos (Exceto Bloco 8) (Pós-Edital)</p><p>1 2 3 4 5 6 7 8 9 10</p><p>D C B C C D B E E B</p><p>11 12 13 14 15 16 17 18 19 20</p><p>D A A E D B C D E B</p><p>Estude para concursos com a única assinatura</p><p>capaz de potencializar a sua compreensão do</p><p>conteúdo e agilizar a sua aprovação. Só a nova</p><p>Assinatura Ilimitada 9.0 tem tudo na palma da</p><p>sua mão: são mais de 40 mil cursos com</p><p>videoaulas e PDFs para todas as carreiras, 80 mil</p><p>horas de audiolivros e 2,7 milhões de questões. E,</p><p>agora, a Assinatura Ilimitada 9.0 está ainda mais</p><p>tecnológica, confira:</p><p>Valorize seu tempo</p><p>e seu dinheiro:</p><p>(61) 99884-6348 | De segunda a quinta até as 22h e sexta até as 21h.</p><p>Contato para vendas: Quero ser assinante</p><p>ilimitado agora</p><p>Além dos nossos mais de 500 professores especialistas, agora</p><p>você tem a MAIA, a assistente educacional inteligente que está</p><p>sempre pronta para tirar dúvidas, comentar questões e</p><p>recomendar e comparar os cursos e os concursos alinhados aos</p><p>seus objetivos.</p><p>NUNCA MAIS ESTUDE SÓ, APRENDA COM A MAIA</p><p>A nova plataforma de estudos passou por uma remodelação na estrutura do menu. A página de cursos</p><p>foi atualizada e o material de boas-vindas vai te surpreender ao explicar de maneira ágil como usar a</p><p>plataforma. Agora, você pode contar com app para o seu desktop, implementação do modo noturno</p><p>e Gran Comunidade na sala de aula.</p><p>MAIS TECNOLOGIA E USABILIDADE</p><p>Edite o seu cronograma de estudos de acordo com a sua rotina: mescle videoaulas com PDFs, altere</p><p>a sequência de conteúdos e selecione a quantidade de cursos que quiser.</p><p>CRONOGRAMA DE ESTUDOS ATUALIZADO</p><p>Com os PDFs sintéticos do Gran, você nunca mais precisará se preocupar em resumir o que</p><p>estudou. Eles são resumos completos, objetivos e esquematizados, voltados para o estudo</p><p>otimizado das matérias.</p><p>ELIMINE EXCESSOS</p><p>https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada#utm_source=Landing_Page&utm_medium=Simulados&utm_campaign=anuncio_simulado_AI</p><p>POLÍTICAS PÚBLICAS</p><p>Leonardo Albernaz</p><p>1</p><p>Considerando os aspectos relativos às principais defini-</p><p>ções de políticas públicas, analise os itens seguintes e</p><p>assinale a única alternativa incorreta.</p><p>(A) Políticas públicas são cursos de ação escolhidos</p><p>por entes governamentais para lidar com proble-</p><p>mas públicos.</p><p>(B) Políticas públicas envolvem não apenas a tomada de</p><p>decisões governamentais, mas também a implemen-</p><p>tação e a avaliação dessas decisões.</p><p>(C) Políticas públicas podem ser expressas em leis, regu-</p><p>lamentos, decisões judiciais e ações governamentais.</p><p>(D) Políticas públicas são desenvolvidas exclusivamente</p><p>dentro do âmbito governamental e, assim, são influen-</p><p>ciadas apenas tangencialmente por grupos de inte-</p><p>resse ou cidadãos.</p><p>(E) Políticas públicas são influenciadas por uma varie-</p><p>dade de fatores complexos, incluindo pressões políti-</p><p>cas, sociais, econômicas e culturais.</p><p>Letra d.</p><p>Assunto abordado: Introdução às políticas públicas –</p><p>conceitos e tipologias.</p><p>Somente o item “d” está incorreto, ao sugerir que a influ-</p><p>ência de grupos de interesse ou cidadãos nas políticas</p><p>públicas é apenas marginal. Na realidade, grupos de</p><p>interesse, cidadãos e organizações da sociedade civil</p><p>desempenham um papel significativo na formação de</p><p>políticas públicas. Eles podem influenciar a agenda po-</p><p>lítica, contribuir com ideias e informações para a formu-</p><p>lação de políticas, pressionar os governantes por meio</p><p>de lobby, campanhas públicas e protestos e participar</p><p>de consultas públicas ou outros mecanismos de partici-</p><p>pação democrática. Portanto, a formulação de políticas</p><p>públicas é muitas vezes o resultado de um processo</p><p>complexo e interativo que envolve múltiplos atores, in-</p><p>cluindo, mas não se limitando a, entes governamentais.</p><p>Por sua vez, os itens “a”, “b”, “c” e “e” estão corretos,</p><p>descrevendo alguns aspectos que usualmente inte-</p><p>gram as definições correntes de políticas públicas.</p><p>2</p><p>No ciclo de políticas públicas, a etapa que corresponde à</p><p>comparação entre as alternativas e à escolha da melhor</p><p>das possibilidades concebidas para a intervenção gover-</p><p>namental, de forma a ampliar as possibilidades de aten-</p><p>der à demanda social, é denominada:</p><p>(A) agenda.</p><p>(B) formulação de alternativas.</p><p>(C) tomada de decisão.</p><p>(D) implementação.</p><p>(E) avaliação.</p><p>Letra c.</p><p>Assunto abordado: Ciclo de políticas públicas.</p><p>O item “c” é o único correto, pois, nesta etapa do ciclo de</p><p>políticas públicas, autoridades e decisores escolhem en-</p><p>tre as diferentes alternativas ou opções de políticas que</p><p>foram formuladas para abordar um determinado proble-</p><p>ma público. Após a fase de formulação de alternativas,</p><p>em que são concebidas diferentes opções e estratégias</p><p>de intervenção governamental, a etapa de tomada de</p><p>decisão envolve avaliar essas opções à luz de critérios</p><p>como eficácia, viabilidade, custos e benefícios, e então</p><p>selecionar a alternativa que melhor atenda aos objetivos</p><p>e demandas sociais. Essa decisão marca a escolha do</p><p>curso de ação que será implementado para resolver o</p><p>problema identificado e atender às necessidades da so-</p><p>ciedade. Os demais itens (“a”, “b”, “d” e “e”) se referem</p><p>às demais fases do ciclo de políticas públicas.</p><p>3</p><p>Quando o objetivo é avaliar e comparar alternativas de</p><p>políticas públicas com base na relação entre seus impac-</p><p>tos esperados e os recursos financeiros investidos, a fim</p><p>de determinar qual opção oferece o melhor retorno social</p><p>pelo recurso público, o tipo de avaliação apropriada é:</p><p>(A) custo x benefício.</p><p>(B) custo x efetividade.</p><p>(C) avaliação de impacto.</p><p>(D) avaliação de resultados.</p><p>(E) avaliação de processos.</p><p>Letra b.</p><p>Assunto abordado: Monitoramento e avaliação.</p><p>Está correto o item “b”, porque, quando o objetivo é</p><p>mensurar os impactos esperados das alternativas de</p><p>políticas públicas, sem traduzi-los em medidas mone-</p><p>tárias, mas sim em termos de resultados específicos</p><p>ou efeitos por cada unidade de recurso financeiro apli-</p><p>cado, a abordagem de “custo x efetividade” é a mais</p><p>adequada. Essa avaliação permite comparar as opções</p><p>com base em quão efetivamente elas alcançam seus</p><p>objetivos (como melhorias na saúde, educação, segu-</p><p>rança etc.) em relação ao custo, facilitando a escolha</p><p>da alternativa que proporciona o melhor retorno por</p><p>unidade de custo. Os demais itens (“a”, “c”, “d” e “e”)</p><p>se referem a outras abordagens avaliativas, que não</p><p>correspondem ao que o enunciado descreve.</p><p>11</p><p>6º SIMULADO – CNU – CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS BLOCOS (EXCETO BLOCO 8) (PÓS-EDITAL)</p><p>DESAFIOS DO ESTADO DE DIREITO:</p><p>DEMOCRACIA E CIDADANIA</p><p>Rafael de Oliveira e Alice Rocha</p><p>4</p><p>Sobre a participação cidadã na sociedade brasileira, assi-</p><p>nale a alternativa correta.</p><p>I) A participação cidadã é pilar fundamental da democra-</p><p>cia, pois seu objetivo é que os cidadãos participem ativa-</p><p>mente do processo de tomada de decisões públicas. Na</p><p>democracia que se vislumbra no século XXI, a participa-</p><p>ção democrática da população não pode mais restringir-</p><p>-se somente à eleição de</p><p>seus representantes.</p><p>II) O cidadão deve participar das atividades do Parla-</p><p>mento, sejam legislativas, de representação ou de fiscali-</p><p>zação e avaliação de políticas públicas.</p><p>III) Torna-se assim necessário que o Legislativo insti-</p><p>tua canais efetivos e permanentes de interlocução com</p><p>a sociedade civil organizada e diretamente com o cida-</p><p>dão. Com a participação cidadã na tomada de decisões</p><p>do Parlamento, surge um novo conceito de legitimidade e</p><p>de engajamento social na esfera do Legislativo.</p><p>(A) Somente o item I está correto.</p><p>(B) Somente o item II está correto.</p><p>(C) Todos estão corretos.</p><p>(D) Nenhum está correto.</p><p>(E) Somente o item III está correto.</p><p>Letra c.</p><p>Assunto abordado: Participação cidadã. (Prof. Rafael</p><p>de Oliveira)</p><p>O que significa participação cidadã?</p><p>A participação cidadã é pilar fundamental da demo-</p><p>cracia, pois seu objetivo é que os cidadãos participem</p><p>ativamente do processo de tomada de decisões públi-</p><p>cas. Na democracia que se vislumbra no século XXI, a</p><p>participação democrática da população não pode mais</p><p>restringir-se somente à eleição de seus representantes.</p><p>O cidadão deve participar das atividades do Parlamento,</p><p>sejam legislativas, de representação ou de fiscalização e</p><p>avaliação de políticas públicas. Torna-se assim necessário</p><p>que o Legislativo institua canais efetivos e permanentes de</p><p>interlocução com a sociedade civil organizada e diretamen-</p><p>te com o cidadão. Com a participação cidadã na tomada de</p><p>decisões do Parlamento, surge um novo conceito de legiti-</p><p>midade e de engajamento social na esfera do Legislativo.</p><p>Instituir uma política de portas abertas: essa é a ex-</p><p>pressão-chave para se possibilitar a participação cida-</p><p>dã nos Parlamentos. Essa política de portas abertas se</p><p>concretiza a partir do esforço do Parlamento em promo-</p><p>ver o intercâmbio de ideias, em espaços presenciais de</p><p>diálogo com os cidadãos, especialmente nos debates e</p><p>audiências públicas, assim como utilizar-se de recursos</p><p>tecnológicos para romper as barreiras da distância.</p><p>Fonte: https://www.parlamentoaberto.leg.br/participacao</p><p>5</p><p>Sobre o presidencialismo, assinale a alternativa que</p><p>não corresponde a uma característica do presidente da</p><p>República.</p><p>(A) É o chefe de governo – do Poder Executivo – respon-</p><p>sável pela emissão de medidas legais (decretos no</p><p>Brasil e executive orders nos EUA) e pela sanção e</p><p>promulgação de leis aprovadas pelo Legislativo (neste</p><p>caso, segundo a lógica dos “checks and balances” de</p><p>que um Poder governa e executa as leis definidas por</p><p>outro Poder).</p><p>(B) É o chefe de Estado que representa o país no con-</p><p>texto das relações internacionais e na definição de</p><p>tratados e acordos com outras nações.</p><p>(C) Presta contas de seus atos para o Judiciário e os</p><p>órgãos de controle.</p><p>(D) Constrói sua coalizão de apoio no Legislativo</p><p>como forma de ter votos necessários para aprovar</p><p>seus projetos.</p><p>(E) Dispõe de poderes ativos (propor medidas legais) e</p><p>poderes reativos (vetos parciais ou totais), conforme</p><p>determina a constituição de cada país, sobre projetos</p><p>de lei aprovados pelo Legislativo.</p><p>Letra c.</p><p>Assunto abordado: Presidencialismo. (Prof. Rafael</p><p>de Oliveira)</p><p>A obrigação para prestar contas é ao Legislativo.</p><p>O prazo para o presidente da República prestar contas</p><p>ao Congresso Nacional, anualmente, é de 60 dias após</p><p>a abertura da sessão legislativa. As demais alternativas</p><p>estão corretas.</p><p>12</p><p>6º SIMULADO – CNU – CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS BLOCOS (EXCETO BLOCO 8) (PÓS-EDITAL)</p><p>6</p><p>O texto a seguir versa sobre a relação entre democracia,</p><p>desenvolvimento e combate à pobreza:</p><p>A Seção III da Carta Democrática Interamericana</p><p>(arts. 11 a 16) é dedicada às relações entre democra-</p><p>cia, desenvolvimento integral e combate à pobreza. (...)</p><p>Merece também destaque a preocupação com a prote-</p><p>ção do meio ambiente na Carta e sua inter-relação com</p><p>o tema da democracia. Segundo o texto, o exercício da</p><p>democracia “facilita a preservação e o manejo adequado</p><p>do meio ambiente”. Para tanto, “é essencial que os Esta-</p><p>dos do Hemisfério implementem políticas e estratégias de</p><p>proteção do meio ambiente, respeitando os diversos tra-</p><p>tados e convenções, para alcançar um desenvolvimento</p><p>sustentável em benefício das futuras gerações” (art. 15).</p><p>Mazzuoli, Valerio de O. Curso de Direitos Humanos. Disponível</p><p>em: Minha Biblioteca, (9th edição). Grupo GEN, 2021.</p><p>Seguindo os parâmetros e compromissos assumidos</p><p>internacionalmente e buscando unificar iniciativas como</p><p>o Cadastro Único, o Auxílio Gás e o Fome Zero, o Brasil</p><p>estabeleceu o Programa Bolsa Família em:</p><p>(A) 2000.</p><p>(B) 2001.</p><p>(C) 2002.</p><p>(D) 2003.</p><p>(E) 2004.</p><p>Letra d.</p><p>Assunto abordado: Efetivação e reparação de Direitos</p><p>Humanos: memória, autoritarismo e violência de Esta-</p><p>do. Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3</p><p>(Decreto n. 7.037/2009). Combate às discriminações,</p><p>desigualdades e injustiças: de renda, regional, racial,</p><p>etária e de gênero. Desenvolvimento sustentável, meio</p><p>ambiente e mudança climática. (Prof. Alice Rocha)</p><p>O Programa Bolsa Família foi criado pela Medida Provi-</p><p>sória n. 132 em 20 de outubro de 2003, posteriormente</p><p>convertida em lei, em janeiro de 2004 (Lei n. 10.836).</p><p>ÉTICA E INTEGRIDADE</p><p>Glauber Marinho, Rafael de Oliveira e Rafael Barbosa</p><p>7</p><p>A publicidade de qualquer ato administrativo constitui</p><p>requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omis-</p><p>são comprometimento ético contra o bem comum, impu-</p><p>tável a quem a negar. Entretanto, existem exceções pre-</p><p>servadas em processo previamente declarado sigiloso,</p><p>nos termos da lei. Assinale a alternativa que contempla de</p><p>maneira adequada as ressalvas mencionadas.</p><p>(A) Segurança nacional, abordagens policiais ou inte-</p><p>resse especial do Estado e da Administração Pública.</p><p>(B) Segurança nacional, investigações policiais ou inte-</p><p>resse superior do Estado e da Administração Pública.</p><p>(C) Segurança local, investigações policiais ou interesse</p><p>superior do Estado e da Administração Pública.</p><p>(D) Segurança estadual, abordagens policiais ou inte-</p><p>resse superior do Estado e da Administração Pública.</p><p>(E) Segurança municipal, investigações policiais ou inte-</p><p>resse especial do Estado e da Administração Pública.</p><p>Letra b.</p><p>Assunto abordado: Princípios e valores éticos do</p><p>serviço público, seus direitos e deveres à luz do artigo</p><p>37 da Constituição Federal de 1988, e do Código de</p><p>Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder</p><p>Executivo Federal (Decreto n. 1.171/1994). (Prof. Glau-</p><p>ber Marinho)</p><p>Conforme o Código de Ética Profissional do Servidor</p><p>Público Civil do Poder Executivo Federal, Capítulo I,</p><p>Seção I, Das Regras Deontológicas:</p><p>VII – Salvo os casos de segurança nacional, inves-</p><p>tigações policiais ou interesse superior do Estado e</p><p>da Administração Pública, a serem preservados em</p><p>processo previamente declarado sigiloso, nos ter-</p><p>mos da lei, a publicidade de qualquer ato administra-</p><p>tivo constitui requisito de eficácia e moralidade, en-</p><p>sejando sua omissão comprometimento ético contra</p><p>o bem comum, imputável a quem a negar.</p><p>Assim, a letra “b” é a alternativa correta.</p><p>13</p><p>6º SIMULADO – CNU – CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS BLOCOS (EXCETO BLOCO 8) (PÓS-EDITAL)</p><p>8</p><p>M, servidor público do Ministério B, incorreu em condutas</p><p>com indícios de prática de assédio sexual em relação a</p><p>uma de suas subordinadas, a estagiária K. Diante desse</p><p>contexto, M reponde a processo apuratório por parte da</p><p>comissão de ética daquele órgão. Após a apuração, con-</p><p>cluiu-se que a conduta de M contrariava o disposto no</p><p>Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do</p><p>Poder Executivo Federal. Diante disso, prevê-se como</p><p>responsabilidade da Comissão de Ética</p><p>(A) a impossibilidade de aplicação de penalidade a M</p><p>pelo fato de K ser uma estagiária, sem vínculo efetivo</p><p>com a administração pública.</p><p>(B) a possibilidade de aplicação de advertência, por</p><p>meio de parecer, sem a necessidade de ciência por</p><p>parte de M.</p><p>(C) a possibilidade de aplicação de pena privativa de</p><p>liberdade em relação a M.</p><p>(D) a possibilidade de aplicação de suspensão, por</p><p>meio de parecer, com a necessidade</p><p>de ciência por</p><p>parte de M.</p><p>(E) a possibilidade de aplicação de censura, por meio de</p><p>parecer, com a necessidade de ciência por parte de M.</p><p>Letra e.</p><p>Assunto abordado: Princípios e valores éticos do</p><p>serviço público, seus direitos e deveres à luz do artigo</p><p>37 da Constituição Federal de 1988, e do Código de</p><p>Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder</p><p>Executivo Federal (Decreto n. 1.171/1994). (Prof. Glau-</p><p>ber Marinho)</p><p>Em conformidade com o Código, Capítulo I, Seção III,</p><p>Das Vedações ao Servidor Público:</p><p>XV – E vedado ao servidor público: (...)</p><p>f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias,</p><p>caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal</p><p>interfiram no trato com o público, com os jurisdicio-</p><p>nados administrativos ou com colegas hierarquica-</p><p>mente superiores ou inferiores.</p><p>Além disso, no Capítulo II, Das Comissões de Ética:</p><p>XXII – A pena aplicável ao servidor público pela Co-</p><p>missão de Ética é a de censura e sua fundamen-</p><p>tação constará do respectivo parecer, assinado por</p><p>todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.</p><p>Portanto, a alternativa “e” está correta.</p><p>9</p><p>Sobre o Decreto n. 11.529/2023, que institui o Sistema</p><p>de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da</p><p>Administração Pública Federal e a Política de Transpa-</p><p>rência e Acesso à Informação da Administração Pública</p><p>Federal, assinale a alternativa correta.</p><p>Para fins do disposto nesse Decreto, considera-se:</p><p>I) programa de integridade – conjunto de princípios,</p><p>normas, procedimentos e mecanismos de prevenção,</p><p>detecção e remediação de práticas de corrupção e fraude,</p><p>de irregularidades, ilícitos e outros desvios éticos e de</p><p>conduta, de violação ou desrespeito a direitos, valores e</p><p>princípios que impactem a confiança, a credibilidade e a</p><p>reputação institucional;</p><p>II) plano de integridade – plano que organiza as medidas</p><p>de integridade a serem adotadas em determinado perí-</p><p>odo, elaborado por unidade setorial do Sitai e aprovado</p><p>pela autoridade máxima do órgão ou da entidade; e</p><p>III) funções de integridade – funções constantes nos sis-</p><p>temas de corregedoria, ouvidoria, controle interno, gestão</p><p>da ética, transparência e outras essenciais ao funciona-</p><p>mento do programa de integridade.</p><p>(A) Somente o item I está correto.</p><p>(B) Somente o item II está correto.</p><p>(C) Somente o item III está correto.</p><p>(D) Nenhum item está correto.</p><p>(E) Todos os itens estão corretos.</p><p>Letra e.</p><p>Assunto abordado: Decreto n. 11.529/2023. (Prof.</p><p>Rafael de Oliveira)</p><p>Art. 3º Para fins do disposto neste Decreto,</p><p>considera-se:</p><p>I – programa de integridade – conjunto de princípios,</p><p>normas, procedimentos e mecanismos de preven-</p><p>ção, detecção e remediação de práticas de corrup-</p><p>ção e fraude, de irregularidades, ilícitos e outros</p><p>desvios éticos e de conduta, de violação ou desres-</p><p>peito a direitos, valores e princípios que impactem a</p><p>confiança, a credibilidade e a reputação institucional;</p><p>II – plano de integridade – plano que organiza as medi-</p><p>das de integridade a serem adotadas em determinado</p><p>período, elaborado por unidade setorial do Sitai e apro-</p><p>vado pela autoridade máxima do órgão ou da entidade; e</p><p>III – funções de integridade – funções constantes</p><p>nos sistemas de corregedoria, ouvidoria, controle in-</p><p>terno, gestão da ética, transparência e outras essen-</p><p>ciais ao funcionamento do programa de integridade.</p><p>Parágrafo único. O programa de integridade tem o</p><p>objetivo de promover a conformidade de condutas,</p><p>a transparência, a priorização do interesse público</p><p>e uma cultura organizacional voltada à entrega de</p><p>valor público à sociedade.</p><p>14</p><p>6º SIMULADO – CNU – CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS BLOCOS (EXCETO BLOCO 8) (PÓS-EDITAL)</p><p>10</p><p>A gestão de riscos é um dos elementos que compõem os</p><p>mecanismos da governança pública destinado a fornecer</p><p>uma segurança razoável à organização quanto ao atingi-</p><p>mento dos seus objetivos, sendo balizada por princípios</p><p>e diretrizes.</p><p>Considerando os princípios e diretrizes da gestão de</p><p>riscos, analise as seguintes afirmações sobre medi-</p><p>das mitigatórias na administração pública e assinale a</p><p>opção correta.</p><p>(A) A implementação de um processo de gestão de riscos</p><p>independentemente do planejamento estratégico da</p><p>organização é uma prática recomendada para aumen-</p><p>tar a eficácia da gestão.</p><p>(B) Estabelecer níveis inadequados de exposição a riscos</p><p>pode levar a uma gestão ineficiente e ao desperdício</p><p>de recursos, contrariando os princípios de economici-</p><p>dade e eficiência.</p><p>(C) A análise custo-benefício dos controles internos é</p><p>dispensável, desde que os riscos identificados sejam</p><p>mitigados, independentemente dos custos envolvidos.</p><p>(D) O mapeamento de riscos é uma ferramenta desne-</p><p>cessária para a tomada de decisão na administração</p><p>pública, visto que as decisões devem ser baseadas</p><p>exclusivamente em experiências anteriores.</p><p>(E) O comprometimento e apoio da alta administração</p><p>são dispensáveis para o sucesso do processo de</p><p>gestão de riscos, desde que existam processos bem</p><p>definidos e documentados.</p><p>Letra b.</p><p>Assunto abordado: Gestão de riscos e medidas</p><p>mitigatórias na Administração Pública. (Prof. Rafa-</p><p>el Barbosa)</p><p>Consoante a Metodologia de Gestão de Riscos da Pre-</p><p>sidência da República, são princípios da gestão de ris-</p><p>cos os seguintes:</p><p>I – integração do processo de gestão de riscos ao</p><p>processo de planejamento estratégico e aos seus</p><p>desdobramentos, aos processos de trabalho, às</p><p>atividades e aos projetos em todos os níveis da or-</p><p>ganização, todos esses relevantes para a execução</p><p>da estratégia e para o alcance dos objetivos ins-</p><p>titucionais;</p><p>II – estabelecimento de níveis adequados de expo-</p><p>sição a riscos;</p><p>III – observância da relação custo-benefício para a</p><p>adoção dos controles internos, aplicando-se a análi-</p><p>se da proporcionalidade em relação ao risco;</p><p>IV – implementação e aplicação de forma sistemáti-</p><p>ca, estruturada, oportuna e documentada, mantendo</p><p>sua subordinação aos interesses públicos;</p><p>V – utilização do mapeamento de riscos para apoio à</p><p>tomada de decisão;</p><p>VI – monitoramento e melhoria contínua do desem-</p><p>penho e dos processos de gestão de risco, controle</p><p>e governança;</p><p>VII – apoio e comprometimento da alta administra-</p><p>ção, e da liderança de todos os níveis de gestão, ob-</p><p>tendo-se o engajamento de todo o corpo funcional;</p><p>VIII – consideração dos fatores humanos e culturais; e</p><p>IX – capacitação de agentes públicos e comunica-</p><p>ção contínua.</p><p>PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Metodologia de Gestão de</p><p>Riscos. Brasil: Governo Federal. Disponível em: <https://www.</p><p>gov.br/secretariageral/pt-br/acesso-a-informacao/transparencia-</p><p>-e-prestacao-de-contas-pr/2022/metodologiadegestaoderiscos.</p><p>pdf>. Acesso em: 03 de março de 2024.</p><p>Desse modo, podemos concluir o seguinte:</p><p>(A) Errada. A integração do processo de gestão de</p><p>riscos ao planejamento estratégico é essencial para</p><p>alinhar a gestão de riscos aos objetivos e estratégias</p><p>da organização, promovendo uma abordagem holísti-</p><p>ca e eficaz.</p><p>(B) Certa. Estabelecer níveis adequados de exposi-</p><p>ção a riscos é fundamental para uma gestão eficiente</p><p>e para evitar o desperdício de recursos, estando em</p><p>conformidade com os princípios de economicidade e</p><p>eficiência.</p><p>(C) Errada. A observância da relação custo-benefício é</p><p>um princípio crucial da gestão de riscos, garantindo que</p><p>os controles internos adotados sejam proporcionais</p><p>aos riscos e não resultem em desperdício de recursos.</p><p>(D) Errada. O mapeamento de riscos é uma ferramenta</p><p>essencial para a tomada de decisão, pois fornece uma</p><p>visão clara dos riscos enfrentados pela organização,</p><p>permitindo decisões mais informadas e alinhadas aos</p><p>objetivos institucionais.</p><p>(E) Errada. O apoio e comprometimento da alta admi-</p><p>nistração, assim como o engajamento de todo o corpo</p><p>funcional, são indispensáveis para o sucesso do pro-</p><p>cesso de gestão de riscos, conforme estabelecido pe-</p><p>los princípios da gestão de riscos.</p><p>15</p><p>6º SIMULADO – CNU – CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS BLOCOS (EXCETO BLOCO 8) (PÓS-EDITAL)</p><p>11</p><p>Sobre a composição e o funcionamento do Comitê Inter-</p><p>ministerial de Governança (CIG), previsto no Decreto n.</p><p>9.203/2017, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V)</p><p>ou falsos (F).</p><p>I – ( ) O ministro de Estado da Justiça e Segurança</p><p>Pública é membro titular do CIG.</p><p>II – ( ) Os membros do CIG podem ser substituídos,</p><p>em suas ausências e impedimentos, pelos res-</p><p>pectivos ministros adjuntos.</p><p>III – ( ) As reuniões do CIG podem incluir represen-</p><p>tantes de outros órgãos e entidades da adminis-</p><p>tração pública federal, com direito a voto.</p><p>IV – ( ) O CIG realiza reuniões ordinárias mensalmente.</p><p>V – ( ) O coordenador do CIG possui voto de qualida-</p><p>de em caso de empate.</p><p>A seguir, assinale a opção que contém a sequência correta.</p><p>(A) V, V, F, F, V.</p><p>(B) F, F, F, V, V.</p><p>(C) F, F, V, F, V.</p><p>(D) F, F, F, F, V.</p><p>(E) V, F, V, V, F.</p><p>Letra d.</p><p>Assunto abordado: Governança pública e sistemas</p><p>de governança – Decreto n. 9.203, de 22 de novembro</p><p>de 2017. (Prof. Rafael Barbosa)</p><p>I – (Falso) O ministro de Estado da Justiça e Seguran-</p><p>ça Pública NÃO é membro titular do CIG. Consoante a</p><p>norma do art. 8º-A, do Decreto n. 9.203/2017, o CIG é</p><p>composto pelos seguintes membros titulares:</p><p>I – Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presi-</p><p>dência da República, que o coordenará;</p><p>II – Ministro de Estado da Economia; e</p><p>III – Ministro de Estado da Controlaria-Geral da União.</p><p>II – (Falso) Os membros do CIG podem ser substituí-</p><p>dos, em suas ausências e impedimentos, pelos respec-</p><p>tivos secretários-executivos, nos termos do art. 8º-A, §</p><p>1º, do Decreto n. 9.203/2017.</p><p>III – (Falso) As reuniões do CIG podem incluir represen-</p><p>tantes de outros órgãos e entidades da administração</p><p>pública federal, SEM direito a voto, nos termos do art.</p><p>8º-A, § 3º, do Decreto n. 9.203/2017.</p><p>IV – (Falso) O CIG realiza reuniões ordinárias trimes-</p><p>tralmente, e não mensalmente, consoante a norma do</p><p>art. 8º-B, do Decreto n. 9.203/2017.</p><p>V – (Verdadeiro) O Coordenador do CIG possui voto de</p><p>qualidade em caso de empate, nos termos do art. 8º-B,</p><p>§ 2º, do Decreto n. 9.203/2017.</p><p>12</p><p>A adoção de tecnologias de inteligência artificial (IA)</p><p>no serviço público oferece potenciais benefícios, como</p><p>aumento da eficiência e da capacidade de atendimento</p><p>às demandas da população. No entanto, é fundamen-</p><p>tal assegurar que seu uso esteja alinhado aos princípios</p><p>de transparência e imparcialidade. Considerando esses</p><p>aspectos, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V)</p><p>ou falsos (F).</p><p>I – ( ) A utilização de algoritmos de IA no serviço</p><p>público deve ser acompanhada de mecanismos</p><p>que garantam a explicabilidade e a auditabilida-</p><p>de das decisões tomadas por essas tecnologias.</p><p>II – ( ) A imparcialidade na aplicação de IA no servi-</p><p>ço público é automaticamente assegurada pela</p><p>natureza objetiva dos algoritmos, dispensando a</p><p>necessidade de supervisão humana.</p><p>III – ( ) A transparência no uso da IA implica na dispo-</p><p>nibilização pública de todos os dados utilizados</p><p>para treinamento dos algoritmos, independente-</p><p>mente de sua natureza.</p><p>IV – ( ) É essencial que existam processos claros de</p><p>revisão humana para as decisões tomadas por</p><p>sistemas de IA, especialmente em casos que im-</p><p>pactem diretamente os direitos dos cidadãos.</p><p>V – ( ) O desenvolvimento e a implementação de IA</p><p>no serviço público devem considerar a diversida-</p><p>de e evitar vieses, garantindo que os sistemas</p><p>sejam justos e imparciais para todos os cidadãos.</p><p>A seguir, assinale a opção que contém a sequência correta.</p><p>(A) V, F, F, V, V.</p><p>(B) V, V, F, F, V.</p><p>(C) F, F, V, V, F.</p><p>(D) F, V, F, F, V.</p><p>(E) V, F, V, F, F.</p><p>Letra a.</p><p>Assunto abordado: Transparência e imparcialidade</p><p>nos usos da inteligência artificial no âmbito do serviço</p><p>público. (Prof. Rafael Barbosa)</p><p>I – (Verdadeira) A explicabilidade e a auditabilidade são</p><p>fundamentais para assegurar que as decisões tomadas</p><p>por sistemas de IA sejam transparentes, compreensí-</p><p>veis e possam ser revisadas ou questionadas. Isso é</p><p>essencial para manter a confiança pública, garantir a</p><p>responsabilidade e facilitar a identificação e correção</p><p>de erros ou vieses nos sistemas de IA.</p><p>16</p><p>6º SIMULADO – CNU – CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS BLOCOS (EXCETO BLOCO 8) (PÓS-EDITAL)</p><p>II – (Falsa) A imparcialidade não é automaticamente</p><p>garantida pela natureza dos algoritmos. Os sistemas de</p><p>IA podem perpetuar ou até amplificar vieses existentes</p><p>nos dados utilizados para seu treinamento. Portanto, é</p><p>crucial a supervisão humana para monitorar, avaliar e</p><p>corrigir possíveis vieses, garantindo que as decisões</p><p>sejam justas e imparciais.</p><p>III – (Falsa) Embora a transparência seja crucial, não</p><p>necessariamente envolve a disponibilização pública de</p><p>todos os dados de treinamento, especialmente quando</p><p>contêm informações sensíveis, pessoais ou protegidas</p><p>por direitos de propriedade. A transparência pode ser</p><p>alcançada através da divulgação de informações sobre</p><p>a natureza dos dados, processos de treinamento e cri-</p><p>térios de decisão, respeitando a privacidade e a segu-</p><p>rança dos dados.</p><p>IV – (Verdadeira) A revisão humana é crucial para as-</p><p>segurar que as decisões automatizadas sejam justas,</p><p>precisas e respeitem os direitos fundamentais dos cida-</p><p>dãos. A supervisão humana permite a intervenção em</p><p>casos de erros ou decisões inapropriadas, garantindo</p><p>a responsabilidade e a conformidade com os princípios</p><p>éticos e legais.</p><p>V – (Verdadeira) Considerar a diversidade e trabalhar</p><p>ativamente para evitar vieses nos sistemas de IA são</p><p>passos fundamentais para garantir que essas tecno-</p><p>logias beneficiem todos os cidadãos de maneira jus-</p><p>ta e equitativa. A inclusão de diversas perspectivas e</p><p>experiências no desenvolvimento de IA pode ajudar a</p><p>identificar e mitigar vieses, promovendo sistemas mais</p><p>imparciais e eficazes.</p><p>13</p><p>A transparência na gestão pública é um pilar fundamental</p><p>para o fortalecimento da democracia, a promoção da cida-</p><p>dania e a garantia de equidade social. Ela permite que os</p><p>cidadãos tenham acesso às informações sobre as ações</p><p>governamentais, contribuindo para uma sociedade mais</p><p>informada, participativa e justa. Considerando a importân-</p><p>cia da transparência e qualidade na gestão pública, julgue</p><p>os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F).</p><p>I – ( ) A transparência na gestão pública contribui</p><p>para reduzir a corrupção, pois expõe as ações</p><p>governamentais ao escrutínio público, aumen-</p><p>tando a accountability.</p><p>II – ( ) A qualidade na gestão pública não influencia</p><p>diretamente a percepção da cidadania e equida-</p><p>de social, sendo apenas uma questão de eficiên-</p><p>cia operacional.</p><p>III – ( ) Promover a equidade social é uma responsabili-</p><p>dade exclusiva dos governos, não necessitando da</p><p>participação da sociedade civil e do setor privado.</p><p>IV – ( ) O acesso à informação é um direito funda-</p><p>mental que permite aos cidadãos fiscalizar o go-</p><p>verno e participar ativamente nas decisões que</p><p>afetam suas vidas.</p><p>V – ( ) A gestão pública de qualidade deve priorizar</p><p>apenas a legalidade das ações, sem considerar</p><p>os princípios de eficiência, eficácia e equidade.</p><p>A seguir, assinale a opção que contém a sequência correta.</p><p>(A) V, F, F, V, F.</p><p>(B) V, V, V, F, F.</p><p>(C) F, F, V, V, V.</p><p>(D) F, V, F, F, V.</p><p>(E) V, F, V, F, V.</p><p>Letra a.</p><p>Assunto abordado: Transparência e qualidade na gestão</p><p>pública, cidadania e equidade social. (Prof. Rafael Barbosa)</p><p>A afirmação I é verdadeira, pois a transparência reduz</p><p>a corrupção ao expor as ações do governo ao público.</p><p>A afirmação II é falsa, já que a qualidade na gestão</p><p>pública impacta diretamente a percepção de cidadania</p><p>e promove a equidade social, indo além da eficiência</p><p>operacional.</p><p>A afirmação III é falsa, porque a promoção da equidade</p><p>social é uma responsabilidade compartilhada entre go-</p><p>vernos, sociedade civil e setor privado.</p><p>A afirmação IV é verdadeira, enfatizando o papel do</p><p>acesso à informação como um direito fundamental para</p><p>a fiscalização governamental e participação cidadã.</p><p>A afirmação V é falsa, pois, além da legalidade, a ges-</p><p>tão pública de qualidade deve incorporar eficiência, efi-</p><p>cácia e equidade em suas ações.</p><p>17</p><p>6º SIMULADO – CNU – CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS BLOCOS (EXCETO BLOCO 8) (PÓS-EDITAL)</p><p>DIVERSIDADE E INCLUSÃO</p><p>em</p><p>cada ente da Federação.</p><p>Assinale a alternativa que trata corretamente de uma das</p><p>atribuições da LOA.</p><p>(A) Anexo de riscos fiscais.</p><p>(B) Anexo com previsão de agregados fiscais e a propor-</p><p>ção dos recursos para investimentos.</p><p>(C) Anexo de metas fiscais.</p><p>(D) Diretrizes, objetivos e metas da administração pública.</p><p>(E) Previsões de despesas para exercícios seguintes,</p><p>com a especificação dos investimentos plurianuais e</p><p>daqueles em andamento.</p><p>Letra e.</p><p>Assunto abordado: Noções de orçamento público – Lei</p><p>Orçamentária Anual (LOA). (Prof. Anderson Ferreira)</p><p>(A) Errada. Esse conteúdo é da LDO, conforme o art.</p><p>4º, § 3º, da LRF. Veja:</p><p>Art. 4º (...)</p><p>§ 3º A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo</p><p>de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passi-</p><p>vos contingentes e outros riscos capazes de afetar</p><p>as contas públicas, informando as providências a se-</p><p>rem tomadas, caso se concretizem.</p><p>(B) Errada. Também é conteúdo da LDO, nos termos</p><p>do § 12 do art. 165 da Constituição. Veja:</p><p>Art. 165. (...)</p><p>§ 12. Integrará a lei de diretrizes orçamentárias, para</p><p>o exercício a que se refere e, pelo menos, para os</p><p>2 (dois) exercícios subsequentes, anexo com previ-</p><p>são de agregados fiscais e a proporção dos recursos</p><p>para investimentos que serão alocados na lei orça-</p><p>mentária anual para a continuidade daqueles em</p><p>andamento. (Incluído pela Emenda Constitucional nº</p><p>102, de 2019) (Produção de efeito)</p><p>(C) Errada. Mais uma vez, conteúdo da LDO, com base</p><p>no art. 4º, § 1º, da LRF. Veja:</p><p>Art. 4º (...)</p><p>§ 1º Integrará o projeto de lei de diretrizes orça-</p><p>mentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão</p><p>estabelecidas metas anuais, em valores correntes</p><p>e constantes, relativas a receitas, despesas, resulta-</p><p>dos nominal e primário e montante da dívida pública,</p><p>para o exercício a que se referirem e para os dois</p><p>seguintes. (Vide ADI 7064)</p><p>(D) Errada. O referido conteúdo é da PPA, conforme o</p><p>§ 1º do art. 165 da Constituição. Veja:</p><p>Art. 165. (...)</p><p>§ 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelece-</p><p>rá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e</p><p>metas da administração pública federal para as des-</p><p>pesas de capital e outras delas decorrentes e para</p><p>as relativas aos programas de duração continuada.</p><p>(E) Certa. Esse conteúdo pertence à LOA, de acordo</p><p>com o § 14 do art. 165 da Constituição. Veja:</p><p>Art. 165. (...)</p><p>§ 14. A lei orçamentária anual poderá conter previ-</p><p>sões de despesas para exercícios seguintes, com</p><p>a especificação dos investimentos plurianuais e da-</p><p>queles em andamento. (Incluído pela Emenda Cons-</p><p>titucional nº 102, de 2019) (Produção de efeito)</p><p>20</p><p>Em relação ao federalismo fiscal, as afirmativas abaixo</p><p>estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.</p><p>(A) Procura estabelecer parâmetros de racionalidade</p><p>e eficiência econômica que orientem os ajustes na</p><p>organização das federações, à medida que o pro-</p><p>cesso político permita tais alterações.</p><p>(B) É o modo de organização política de um país que pos-</p><p>sibilita o exercício do poder em países com territórios</p><p>pequenos, geralmente com pouca diversidade cultu-</p><p>ral, econômica e social.</p><p>(C) Busca expressar-se na alocação – distribuição – das</p><p>receitas e despesas públicas entre os diferentes níveis</p><p>de governo.</p><p>(D) Quanto maior for a área do território nacional, maiores</p><p>tendem a ser os ganhos de eficiência com a descen-</p><p>tralização.</p><p>(E) A função alocativa do setor público está diretamente</p><p>associada à questão da descentralização.</p><p>Letra b.</p><p>Assunto abordado: Federalismo fiscal. (Prof. Ge-</p><p>raldo Goés)</p><p>A opção “b” é a incorreta, pois o federalismo possibilita</p><p>o exercício do poder em países com grandes territórios,</p><p>geralmente com grande diversidade cultural, econômi-</p><p>ca e social.</p><p>21</p><p>6º SIMULADO – CNU – CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS BLOCOS (EXCETO BLOCO 8) (PÓS-EDITAL)</p>em 
cada ente da Federação.
Assinale a alternativa que trata corretamente de uma das 
atribuições da LOA.
(A) Anexo de riscos fiscais.
(B) Anexo com previsão de agregados fiscais e a propor-
ção dos recursos para investimentos.
(C) Anexo de metas fiscais.
(D) Diretrizes, objetivos e metas da administração pública.
(E) Previsões de despesas para exercícios seguintes, 
com a especificação dos investimentos plurianuais e 
daqueles em andamento.
Letra e.
Assunto abordado: Noções de orçamento público – Lei 
Orçamentária Anual (LOA). (Prof. Anderson Ferreira)
(A) Errada. Esse conteúdo é da LDO, conforme o art. 
4º, § 3º, da LRF. Veja:
Art. 4º (...)
§ 3º A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo 
de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passi-
vos contingentes e outros riscos capazes de afetar 
as contas públicas, informando as providências a se-
rem tomadas, caso se concretizem.
(B) Errada. Também é conteúdo da LDO, nos termos 
do § 12 do art. 165 da Constituição. Veja:
Art. 165. (...)
§ 12. Integrará a lei de diretrizes orçamentárias, para 
o exercício a que se refere e, pelo menos, para os 
2 (dois) exercícios subsequentes, anexo com previ-
são de agregados fiscais e a proporção dos recursos 
para investimentos que serão alocados na lei orça-
mentária anual para a continuidade daqueles em 
andamento. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 
102, de 2019) (Produção de efeito)
(C) Errada. Mais uma vez, conteúdo da LDO, com base 
no art. 4º, § 1º, da LRF. Veja:
Art. 4º (...)
§ 1º Integrará o projeto de lei de diretrizes orça-
mentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão 
estabelecidas metas anuais, em valores correntes 
e constantes, relativas a receitas, despesas, resulta-
dos nominal e primário e montante da dívida pública, 
para o exercício a que se referirem e para os dois 
seguintes. (Vide ADI 7064)
(D) Errada. O referido conteúdo é da PPA, conforme o 
§ 1º do art. 165 da Constituição. Veja:
Art. 165. (...)
§ 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelece-
rá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e 
metas da administração pública federal para as des-
pesas de capital e outras delas decorrentes e para 
as relativas aos programas de duração continuada.
(E) Certa. Esse conteúdo pertence à LOA, de acordo 
com o § 14 do art. 165 da Constituição. Veja:
Art. 165. (...)
§ 14. A lei orçamentária anual poderá conter previ-
sões de despesas para exercícios seguintes, com 
a especificação dos investimentos plurianuais e da-
queles em andamento. (Incluído pela Emenda Cons-
titucional nº 102, de 2019) (Produção de efeito)
20 
Em relação ao federalismo fiscal, as afirmativas abaixo 
estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
(A) Procura estabelecer parâmetros de racionalidade 
e eficiência econômica que orientem os ajustes na 
organização das federações, à medida que o pro-
cesso político permita tais alterações.
(B) É o modo de organização política de um país que pos-
sibilita o exercício do poder em países com territórios 
pequenos, geralmente com pouca diversidade cultu-
ral, econômica e social.
(C) Busca expressar-se na alocação – distribuição – das 
receitas e despesas públicas entre os diferentes níveis 
de governo.
(D) Quanto maior for a área do território nacional, maiores 
tendem a ser os ganhos de eficiência com a descen-
tralização.
(E) A função alocativa do setor público está diretamente 
associada à questão da descentralização.
Letra b.
Assunto abordado: Federalismo fiscal. (Prof. Ge-
raldo Goés)
A opção “b” é a incorreta, pois o federalismo possibilita 
o exercício do poder em países com grandes territórios, 
geralmente com grande diversidade cultural, econômi-
ca e social.
21
6º SIMULADO – CNU – CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS BLOCOS (EXCETO BLOCO 8) (PÓS-EDITAL)

Mais conteúdos dessa disciplina