Logo Passei Direto
Buscar

TRABALHO DA PR2 DIR URBANÍSTICO

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

O património cultural urbano refere-se aos bens culturais tangíveis e intangíveis localizados na área urbana que possuem valor histórico, artístico, arquitetónico, social ou científico. Este património é constituído por elementos que representam a identidade, a memória e a história da cidade e contribuem para o desenvolvimento da cultura da cidade e da qualidade de vida dos seus habitantes.
 A cidade, se entendida com a dupla contradição de trabalho e produto, carrega em sua constituição a condição de ser um recurso humano, fruto do trabalho social. Por ser uma conquista humana, rompe com o conceito de natureza e passa para o conceito de história, o conceito de transformação. Portanto, a cidade pode ser vista como conquistada pela lei, na medida em que a lei revela algo contraditório, fruto de ações políticas e aparentemente portadora de história. O direito à cidade é, portanto, uma condição da cidade como obra e produto artificial e humano.
 O estatuto das cidades refere-se nas suas orientações gerais à proteção do património cultural e natural como participante da política municipal, que tem por objetivo o pleno desenvolvimento das funções sociais e do património municipal da cidade relacionados com esse assunto, dentro dos direitos que garantem o direito à cidade. Assim, a proteção do património cultural, 
com ênfase no património urbano, torna-se importante para garantir que as cidades sejam tratadas pelo seu valor de uso e que sejam tratadas como obras propriedade dos cidadãos. Como destacou Milton Santos, as relações criadas pelos homens dependem do grau de envolvimento e do sentimento de pertencimento a que pertencem.
 A patrimonização do bem deve basear-se não só na sua materialidade ou 
no seu significado histórico-artístico, mas sobretudo nas possibilidades e no poder de estar presente, de participar na vida quotidiana, de forma permanente e na sociedade, todos os dias, sem esquecer de considerar que o que se chama "sociedade" não é um todo harmonioso, e que dá o mesmo significado a um determinado bem, a um determinado conjunto de bens, ou mesmo a uma determinada classificação e valor. desses bens. Ou seja, a preservação se faz nesses meandros da relação entre o objeto e o sujeito, nas dimensões material e imaterial do patrimônio, na sua presença física e nos significados, valores e funções que a sociedade lhe concede.

Mais conteúdos dessa disciplina