Buscar

ciencias_do_ambiente_ar_questionario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
Ciências do Ambiente – 2012
Questionário sobre a Parte II – Meio Ar Atmosférico
Nome: Leonardo Gonzaga Xavier
RGU: 08200315
Trabalho sobre o Ar Atmosférico
O Efeito Estufa é um fenômeno natural, existe na natureza e proporciona a vida no planeta Terra. Explique esse fenômeno natural e suas implicações em relação à intensificação dos gases do efeito estufa como poluentes na camada atmosférica.
R: O Efeito Estufa é o acréscimo constante da temperatura da terra devido à absorção da radiação infravermelha terrestre por gases. E é vital para a manutenção de temperaturas adequadas para a vida na Terra.
Porém a intensificação gera diversos problemas como elevação do nível do mar, secas persistentes, inundações, temperaturas extremamente altas no verão e baixas no inverno e derretimento de geleiras.
A Camada de Ozônio presente na estratosfera protege o planeta da incidência direta dos raios ultravioleta. Quais são as causas da diminuição da camada de ozônio? Que fatores implicam na redução da camada de ozônio?
R: Liberação de compostos químicos industriais na atmosfera, manufatura de espumas de plástico e sprays enlatados são algumas das causas da redução da camada de ozônio.
Com a diminuição da camada de ozônio os raios ultravioletas atingem a Terra de forma mais brusca, provocando graves doenças no ser humano e também pode contribuir com o derretimento de parte do gelo da calota polar.
Outro fator causado pela poluição do ar atmosférico é a chuva ácida. Como ocorre a chuva ácida e quais os seus danos?
R: Ocorre sob a forma de chuva, neve, geada ou neblina.
Decorre da queimada de combustíveis fósseis produzindo liberação de gases. O CO2 provoca a chuva ácida quando se combina com a água presente na atmosfera, sob a forma de vapor. As gotículas de ácido sulfúrico resultantes dessa combinação geram sérios danos às áreas atingidas.
Além de danos ao meio ambiente, as chuvas ácidas também constituem séria ameaça ao patrimônio cultural da humanidade, corroendo as obras de arte talhadas em mármore.
Observa-se o aumento da temperatura média do nosso planeta segundo pesquisas realizadas no laboratório de Mauna Loa no Hawai e publicadas pela comunidade científica pertinente a esta área. Descreva sobre este fenômeno do aquecimento global e suas conseqüências em relação não só a população do planeta Terra, como também animais, vegetação, monumentos de arte e obras públicas em geral.
R: O Aquecimento Global, não só gera doenças e outros tipos de problemas, como também é incomodo e desconfortável. O que não agrada a quem vive e certamente a quem ainda viverá por aqui.
Na questão do incomodo, todos os seres vivos serão afetados. Os animais, assim como nós, poderão enfrentar problemas de escassez de alimento e ainda passarem por mutações e extinções. Estão sujeitos a doenças ligadas a todas as consequências que isto poderá ainda trazer. A Vegetação pode não suportar e morrer aos poucos ou serem inundadas por derretimento de geleiras que podem também inundar cidade inteiras destruindo povos de diversos locais e culturas diferentes.
Obviamente, tudo que foi dito até aqui afeta de alguma forma a todos os tipos de vida existentes, mas não só a vida será prejudicada, como também patrimônios que serão degradados por estes efeitos (chuva ácida por exemplo, pode corroer monumentos de arte).

Outros materiais