Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO
João foi contratado pela empresa “BomDrink S/A” para ocupar o cargo de vendedor externo. No contrato de trabalho, fora previsto o pagamento de um salário fixo de R$2.500 mensais, acrescido de remuneração variável calculada sobre o total de vendas efetivadas no mês. Ainda, mensalmente João recebia sem custos 12 garrafas da bebida alcoólica produzida pela empresa, cujo valor era discriminado em seu holerite como pagamento adicional. Para o desempenho das funções, João contou também com um carro fornecido pela empresa, tudo devidamente formalizado no aludido contrato empregatício.
Extinto o contrato sem justa causa por iniciativa do empregador, João procura seu escritório de advocacia alegando incorreção no cálculo das verbas rescisórias, pois segundo ele a empresa utilizou apenas o salário fixo como base de cálculo dos haveres, quando deveria ter incluído também as comissões, bem como os valores referentes às bebidas e ao carro fornecidos.
Como advogado de João, elabore um parecer sobre a pertinência ou não de tal irresignação.
RESOLUÇÃO:
A CLT, em seu Artigo 457, é clara ao dizer que:
Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.  
§ 1o - Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.      
Assim, correto dizer que o empregador deveria ter utilizado para calculo rescisório tanto o salário fixo, bem como a remuneração variável calculada sobre o total de vendas efetivadas no mês, que se configura como comissões pagas pelo empregador, na letra do paragrafo 1º do Artigo 457.
Com relação as bebidas, remetemos ao conceito de “salário in natura”, trazido no texto II:
“Entende-se que o salário é pago in natura quando, em lugar de dinheiro, o empregador disponibiliza UTILIDADES EM FAVOR DE SEUS EMPREGADOS. Não é a forma preferencial, e somente se oferece o pagamento in natura quando há AJUSTE CONTRATUAL ESPECÍFICO NESSE SENTIDO.”
Verifica-se que, havia prévia estipulação formalizada no contrato, então, o correto é utilizar esses valores, também para fins de cálculo rescisório.
Por fim, sobre o carro fornecido, é correto dizer que se o mesmo era usado estritamente para o desempenho das atividades de vendedor, é uma FERRAMENTA DE TRABALHO e, por isso, não possui caráter salarial. 
Conclui-se que, em suma, o alegado por João é PARCIALMENTE PROCEDENTE, devendo-se considerar o salário fixo, as comissões e o valor das bebidas para o cálculo das verbas rescisórias, excluindo o carro.

Mais conteúdos dessa disciplina