Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Trabalho
 de
 Sociologia
 
 ALUNA: GEOVANNA FERREIRA LOPES SÉRIE: 3° B
HUH PROFESSORA: THAIZA DATA: 02/05/2024 
Émile Durkheim 
Nascido em 15 de abril de 1858, em Épinal, cidade da região da Alsácia que correspondia ao território francês, David Émile Durkheim era membro de uma família judaica tradicional. Completou seus estudos básicos no tradicional Liceu Louis-Le-Grand e cursou direito e economia na Escola Normal Superior de Paris. Segundo o sociólogo, as universidades e a educação básica francesas precisavam de uma nova estrutura, pois elas estavam amplamente embasadas na literatura e na filosofia, mas pouco importavam-se com a ciência. Essa ideia de valorização científica esteve com ele em sua trajetória acadêmica pela sociologia, pois o teórico visava, ao criar o método sociológico, a uma ciência humana que, de fato, tivesse o mesmo rigor das ciências da natureza.
No início de sua trajetória acadêmica, o pensador foi influenciado, além do direito da economia, pela filosofia (foi professor de filosofia na educação básica francesa), pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt, que criou um centro de pesquisa psicológica chamado de Laboratório de Psicologia Experimental. Durkheim também foi influenciado pela antropologia, que surgiu na Europa no século XIX por meio das teorias do biólogo inglês Herbert Spencer.
Em 1887, Durkheim entra para a Universidade de Bordéus como encarregado de cursos. Foi nessa instituição que ele criou a primeira cadeira de sociologia no ensino superior. A disciplina era ensinada, inicialmente, como parte do currículo estruturante dos cursos de direito, economia, psicologia e pedagogia. Durkheim produziu toda a sua obra sociológica entre 1887 e 1917.
Em novembro de 1917, o sociólogo morreu na cidade de Paris, vítima de um acidente vascular cerebral.
Alguns dos pontos principais de sua vida e carreira incluem:
Formação acadêmica: Durkheim estudou filosofia e sociologia na École Normale Supérieure, em Paris, e se tornou professor universitário em 1887.
Teorias sociológicas: Durkheim desenvolveu várias teorias importantes sobre a sociedade, incluindo a ideia de que as pessoas são moldadas pelas estruturas sociais que as cercam, e que essas estruturas podem ser estudadas objetivamente pela sociologia.
Legado: A obra de Durkheim continua a ser estudada e debatida nos dias de hoje, sendo considerada uma contribuição importante para a compreensão da sociedade e do comportamento humano. Suas teorias também influenciaram o desenvolvimento de outras áreas da sociologia, como a sociologia da religião e a sociologia da educação.
Obras de Émile Durkheim
A seguir, listamos os livros de sociologia escritos por Durkheim. Eles compreendem grande parte do trabalho teórico que compõe a sociologia clássica:
· Elementos de Sociologia (1889)
· A Divisão do Trabalho Social (1893)
· As Regras do Método Sociológico (1895)
· O Suicídio (1897)
· As Formas Elementares da Vida Religiosa (1912)
· Educação e Sociologia (1922 – publicação póstuma)
· Sociologia e Filosofia (1924 – publicação póstuma)
· A Educação Moral (1925 – publicação póstuma)
· O Socialismo (1928 – publicação póstuma)
contribuições para a Sociologia
Sobre o impacto da Revolução Francesa para as Ciências, este autor teria dito que a partir do momento em que “a tempestade da revolucionárias passou, constituiu-se como que por encanto a noção de ciência social”.
Ou seja, durante a Era das Revoluções (impulsionada pela Industrial e Francesa), era praticamente inevitável o aparecimento de um tipo de pensamento científico preocupado com as questões sociais.
Disse o “nosso” primeiro sociólogo:
“a principal tarefa do sociólogo é descobrir os diferentes aspectos do meio social que podem exercer alguma influência sobre o desenvolvimento dos fenômenos sociais”.
Seguindo os passos do positivismo de August Comte, o pensador francês Émile Durkheim foi quem mais desenvolveu a sistematização teórica e metodológica de pesquisa da sociedade a partir de fatos observáveis.
Assim como Comte, Durkheim buscou princípios universais do comportamento e das relações sociais. Para tanto, ele adotou uma postura cientifica de distanciamento dos objetos e fatos a serem estudados.
Pode-se dizer que, dentre as obras de Émile Durkheim, a de maior impacto para a construção da Sociologia como campo do conhecimento foi As regras do método sociológico. É nesse livro que Durkheim expõe boa parte dos conceitos que utiliza para construir suas análises.
Nesse sentido, em As regras do método sociológico, Émile Durkheim, ao considerar que é social todo evento que é geral, isto é, aquela situação que se repete para a maioria dos indivíduos (genérica), Durkheim define o que é um fato social.
Fato social é a situação ou fenômeno social formado:
· Pela coerção social, porque é imposto aos indivíduos independentemente de sua vontade
· Por ser exterior ao indivíduo, ou seja, por existir independentemente da existência do indivíduo
· Por ser geral, ou seja, não ser um fato isolado e sim genérico a ponto de ocorrer com regularidade na sociedade

Mais conteúdos dessa disciplina