Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Curso: Licenciatura em Matemática EAD
Disciplina: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Polo São José dos campos/SP
 2017
Hércules, herói da mitologia grega, filho de Zeus e Alcmena. Zeus encantado com a beleza de Alcmena a possuiu, tomando a forma de Anfitrião, seu esposo. Sua força divina se manifestou muito cedo. Hera, esposa de Zeus enviou duas serpentes ao seu berço, mas o bebê pegou cada uma com uma mão e as estrangulou ante os aterrorizados mãe e padrasto. 
Anfitrião pressentia algo de especial naquela criança. Chamou Tirésias, o profeta de Zeus, que anunciou que ele livraria a terra e os mares de muitos monstros, venceria os gigantes e, ao final de sua vida, seria recebido no Olimpo. Orgulhoso de seu pretenso filho, Anfitrião encarregou-se de dar-lhe a melhor educação possível e, desde muito cedo, Héracles aprendeu artes marciais.
Hércules se tornou o homem mais forte de toda a Grécia.
É considerado um campeão e grande guerreiro, ficou famoso por ter deixado o mundo seguro para a humanidade, ao destruir diversos monstros perigosos.Destacam-se em suas histórias, os doze trabalhos de Hércules:
1. matar o leão da Neméia
2. matar a Hidra de Lerna
3. capturar o javali de Erimanto
4. capturar a corça de Cerinia
5. expulsar as aves do lago Estinfalis
6. limpar as estrebarias de Aúgias
7. capturar o touro de Creta
8. capturar os cavalos de Diómedes
9. obter o cinturão de Hipólita, rainha das Amazonas
10. buscar os bois de Gerião
11. buscar os pomos de ouro do jardim das Hespérides
12. capturar o cão Cérbero
Educação homérica:
O período homérico leva este nome em homenagem a Homero, poeta escritor de Ilíada e Odisseia, esses poemas são importantes pois relatam o modo de vida e costumes da civilização grega daquela época.
A educação era baseada na religião, onde os deuses possuíam características humanas. Tanto físicas como comportamentais.
Os deuses eram imortais e os homens também poderiam ser, bastava se tronarem heróis, buscando a perfeição.
A educação era voltada para a competição. Principalmente pela criação dos jogos olímpicos.
A educação espartana era voltada para a guerra, em Atenas era voltada para o equilíbrio entre o corpo e a mente.
Esses aspectos da educação homérica, são narrados nas histórias dos mitos gregos. Sua educação voltada para guerra. Personagens, heróis com características e vícios humanos. Realeza, servidão. Jogos e competições, a cultura do corpo.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina