Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Distúrbios 
Algumas chinchilas submetidas a algum/vários tipos de estresse acabam apresentando alguns distúrbios psicológicos e apresentam comportamentos anormais como:
 Morder e arrancar o próprio pelo (tricofagia), roer grades, jogar a tigela de alimento e bebedouro, andar em círculos, movimenta-se para frente e para trás e automutilação.
Ato de arrancar o próprio pelo
O ato de arrancar o próprio pelo, chama-se Tricofagia, é quando a chinchila arranca ou morde o próprio pelo ou o de outra chinchila. Geralmente o pelo é roído nas laterais da parte inferior do corpo, mas também abdome, tórax, genitais, cauda e área de trás dos pés. Esse comportamento, além de desagradável esteticamente, pode causar outros problemas como a ingestão excessiva de pelos levando até a uma obstrução do sistema gastro intestinal que pode ser fatal, preste muita atenção nas fezes.
 
Existem três causas para tricofagia são:
   
 Problemas Comportamentais:
 Estresse por dor, mudanças importantes no ambiente inclusive da gaiola, ambiente barulhento (por exemplo, construção, musica TV e gritos), morte ou separação de outra chinchila, mudança brusca na rotina, falta de banho, novo companheiro, animais de espécie diferente no ambiente, parto, aborto, gestações frequentes, parceiro muito nervoso, falta de acesso ao banheiro, mudança de gaiola, falta de exercícios, tédio, saudades do tutor, transferência de estresse do tutor ou de outra pessoa, eles também podem reagir a estresse psicológico em humanos, falta de distração e brinquedos para roer, alojamento sujo, mudanças muito frequentes de parceiro, falta de passeio ou passeios curtos, gaiolas pequenas ou muito lotadas (uma das principais causas), o enriquecimento ambiental é muito importante para a felicidade deles.
Primeiro verifique se essas não são as causas do problema e tente eliminar o fator de estresse. 
 Se não encontrou a causa é preciso levar ao veterinário para investigar se não está relacionado a problema de saúde ou problema nutricional.
 
Problemas Nutricionais:
Mudanças na alimentação, fome devida pouca ou nenhuma comida, desnutrição por alimentação errada (por exemplo, pouca fibra crua, como feno, erva e folhas, ração errada), bem como carência de vitaminas ou minerais.
 O veterinário irá avaliar se a alimentação está adequada e caso seja necessário ele irá prescrever uma suplementação das vitaminas e minerais necessários. Lembrando que só deve dar suplementos vitamínicos e minerais com a indicação do veterinário. Não só a falta, mas também os excessos podem causar problemas de saúde nas chinchilas. 
 
 Existem casos que a tricofagia não é causada por problemas nutricionais e nem comportamentais. Nesses casos a causa costuma ser genética.
 Tricofagia Genética:
 Esse é um problema mais complexo e não tem cura. A chinchila que apresenta esse problema não deve reproduzir para evitar passar o problema a seus descendentes, distúrbios hormonais estão relacionados a problemas geneticos.
 A mesma sempre irá precisar de um cuidado maior e acompanhamento de um veterinário a fim de minimizar os efeitos.
É importante que a causa seja investigada e tratada, pois essa é uma condição muito desconfortável e causa sofrimento ao animal.
Algumas medidas para evitar e tratar se faz necessário como:
 Gaiola grande, com muitos acessórios e enriquecimento ambiental, além de dar muita atenção e soltar a chinchila diariamente por no mínimo três horas para que a mesma possa se exercitar e brincar.  Manter a chinchila ocupada e relaxada é a melhor forma de diminuir e evitar esse problema, nesses casos. Outra coisa que costuma auxiliar um pouco é oferecer o feno à vontade com camomila.  A camomila é um calmante natural e um ótimo petisco, pode ser acrescentadas folhas de maracujá, dente de leão, cidreira, malva, capim limão, macela e melissa. Mastigar o feno e outras folhas faz com que ela se mantenha ocupada e relaxe, pois o organismo libera substancias relacionadas ao prazer e calmantes durante a mastigação.
 
 
Nota: Antes do inverno, algumas chinchilas sofre uma pequena queda de pelos na área de cima e laterais das costas e parte traseira das patas, que podem parecer pelos mordidos, porém é apenas uma mudança de pelos que deve desaparecer em pouco tempo.
Fonte: Chinchilla-Scientia

Mais conteúdos dessa disciplina