Buscar

SÍNTESE DA AULA 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

19/08/13 - Aspectos Antropológicos e Sociológicos 
da Educação
Aula 03- ÉMILE DURKHEIM E O FUNCIONALISMO
* Émile Durkheim ( 1858 – 1917 ) Sociólogo defendia os fatos sociais, a ciência defendia os fatos sociais. Sociedade: Amadurecimento(normas,leis,etc). 
Reino Moral: Influência do Positivismo, acreditava ser possível descobrir o que poderia ser definido como leis naturais da sociedade humana.
* O Conceito de Fato Social: Afirma que o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais. Eles seriam o modo de agir, pensar, sentir que exercem sobre os indivíduos uma coerção externa e que possuem existência própria. Presente na Sociedade de maneira generalizada.
* Características dos Fatos Sociais: - Generalidade: Precisa ser percebido de modo coletivo. – Exterioridade: Independentemente de suas vontades particulares. – Poder de Coesão: “Pressão” . Deve exercer algum poder de coesão sobre os indivíduos.
* O fato social Patológico(fato que ameaça a coesão do grupo): Todo fato que extrapola os limites de uma determinada sociedade.
* A consciência Coletiva: Modo como a sociedade se vê. Através de lendas, mitos, concepções religiosas, crenças morais,etc. Sistema de representações coletivas presente em determinada sociedade.
* Solidariedade Social: Modo de Coperar
* Solidariedade Mecânica: Predomina nas sociedades pré-capitalistas. União do grupo se dá através da identidade entre os indivíduos(costumes,religião, laços de família). A consciência coletiva é forte.
* A solidariedade Orgânica: Predomina nas sociedades capitalistas. Interdependência entre os indivíduos do trabalho social. Consciência Coletiva(fraca).

Outros materiais