Buscar

Émile Durkheim e o Fato Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociologia
Émile Durkheim: Fato Social
DURKHEIM E O FUNCIONALISMO
⤞ “Sociedade é um organismo vivo”.
↯ O todo define as partes. 
↯ A sociedade define o indivíduo.
⤞ Solidariedade = coesão
↯ Solidariedade Mecânica: sociedades pré-capitalistas.
↯ Solidariedade Orgânica: sociedades capitalistas.
FATO SOCIAL
⤞ Fato social é toda forma (socialmente aceita) de agir, pensar e sentir que define o comportamento dos indivíduos no interior de uma cultura. 
↯ Fato social é um conceito sociológico desenvolvido por Émile Durkheim, um sociólogo, antropólogo e cientista político francês. De acordo com Durkheim, o fato social diz respeito aos modos de agir e interagir dos indivíduos de um determinado grupo ou sociedade em geral. 
⤞ Segundo a teoria do sociólogo, os fatos sociais agem como forças externas, moldando maneiras de agir, pensar e sentir dos indivíduos, obrigando-os a se adaptarem às normas da sociedade em que vivem. 
↯ Dessa forma, a estrutura social, os valores e as regras podem ser consideradas fatos sociais. Todo o conjunto de hábitos praticados pelas pessoas, que possibilitam a identificação de uma consciência coletiva e também influenciam suas ações de alguma forma, pode ser entendido como um fato social. 
⤞ Isso significa que os fatos sociais são gerais, no sentido de que eles afetam toda a sociedade; são exteriores ao sujeito, porque quando as pessoas nascem, a sociedade já está estabelecida com normas, regras, hábitos, padrões e cabe ao indivíduo aprendê-los; e são coercitivos a medida em que atuam como uma força sobre a sociedade e obrigam os indivíduos a cumprir o que já está estabelecido.

Continue navegando