Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

NOME do ALUNO: Ana Julia Dias Marcolino
RA: 8167378
Nome da Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Tipo de trabalho: Portfólio 1
	Tutor: Lilian Paula Degobbi Bergamo 
 Claretiano – Centro Universitário 
 2024
Com base nas leituras do Capítulo 3: Aprendizagem, do Capítulo 4: Desenvolvimento, do livro: Fundamentos Psicológicos da Educação, bem como da Unidade 3 da obra Psicologia da Educação, estudados no primeiro e segundo ciclos de aprendizagem, elabore um texto de, no máximo duas páginas (sem contar capa e referências), buscando responder as seguintes questões:
1)Quais os parâmetros definidores do desenvolvimento? Cite e explique dois parâmetros do desenvolvimento.
2)Escolha uma das fases da infância (primeira, segunda ou terceira) e aponte e explique duas características do desenvolvimento cognitivo e social nesta fase. (ler a Unidade 3 do CRC de Psicologia da Educação)
3)Quais as formas de aprendizagem existentes? Escolha uma forma e a apresente, indicando sua relevância no processo educacional. Lembre-se não são tipos, mas formas pelas quais aprendemos!
4)Os processos de discriminação e generalização estão envolvidos na formação de conceitos. Dê um exemplo de discriminação e outro de generalização. (ler sobre a formação de conceitos no Capítulo 3: Aprendizagem, do livro: Fundamentos Psicológicos da Educação)
 
De acordo com Carmo J. S. Fundamentos psicológicos da educação; os parâmetros definidores do desenvolvimento são: Desenvolvimento e mudanças quantitativas e qualitativas; Desenvolvimentos e sequências ordenadas; Desenvolvimento e maturação; Desenvolvimento e períodos críticos ou sensíveis; Desenvolvimento e a interação hereditariedade e ambiente; Eventos biológicos compartilhados, eventos culturais compartilhados, eventos individuais não compartilhados; Períodos de desenvolvimento socialmente determinados. Dentre esses destaco o Desenvolvimento e mudanças quantitativas e qualitativas e o Desenvolvimento e a interação hereditariedade e ambiente, o primeiro diz respeito as mudanças quantitativas que são um aumento de informações e as qualitativas é o desenvolvimento de determinadas habilidades, o segundo desenvolvimento destaca a parte genética no desenvolvimento, questões que podem ser herdadas dos pais e, a questão ambiental (família, cultura, localidade) como também influente no desenvolvimento do ser.
Falando do desenvolvimento na infância existem três fases: a primeira (0 a 2 anos), a segunda ( 2 a 7 anos), porém destaco aqui a terceira infância, também conhecida como "meninice", que inicia geralmente no início do Ensino Fundamental e se estende até os 11 ou 12 anos, as características cognitivas dessa fase são: a capacidade de inverter uma mudança e adquirir pensamento apropriado para o acontecimento (reversibilidade) e também as habilidades de memória evoluem; no âmbito do desenvolvimento social podemos dizer que a criança se relaciona com diferentes pessoas e diferentes graus de conhecimentos, e a segunda característica é a necessidade de amizades mais duráveis e conviver com seus amigos.
Diante as formas de aprendizagens: ensaio-e-erro, por insight, por observação e imitação, por seguimento de regras, por condicionamento respondente e por condicionamento operante. Falando sobre a aprendizagem por observação e imitação, ela auxilia crianças no processo de desenvolvimento, onde a criança passa a repetir diversos comportamentos que observam dos pais; no âmbito educacional esse tipo de aprendizagem deve ser composto por estímulos positivos, em casa e na escola.
Exemplo: O professor faz um comentário negativo sobre um determinado aluno, com isso, outros alunos passam a fazer esse comentário para ele.
Com isso, gerando uma insegurança e constrangimento para o aluno afetado, por isso a aprendizagem deve ser composta por estímulos positivos.
Para a formação de conceitos estão presentes a generalização e a discriminação, a primeira se diz respeito a identificar as mesmas características básicas para as coisas.
Exemplo: Chocolate, pode ser denominado chocolate apesar de ter algumas diferenças, como: ser ao leite, branco ou meio amargo, todos podem ser generalizados como chocolate. 
A discriminação diz respeito ao comportamento em uma situação especifica.
Exemplo: Chocolate denominamos de chocolate e não com outros nomes, balas, bolo ou amendoim. 
Contudo a discriminação consiste em diferenciar elementos que estão ao nosso redor.
Referências: 
· CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2012. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 10 abr. 2024.
· CRC – Psicologia da Educação, Unidades 3 e 4.

Mais conteúdos dessa disciplina