Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Projetos Elétricos Prediais 2
Um ventilador de parede não está funcionando. Os pontos de acesso para testes são os dois pinos do plugue (I e II), os dois terminais da chave (III e IV) e os dois terminais do enrolamento do motor (V e VI), conforme o esquema abaixo:  Com o plugue desligado da tomada, os testes foram realizados por um multímetro digital na escala de 200 Ω, cujos resultados encontram-se na tabela abaixo. O provável problema do ventilador é:
R: A resposta correta se da por analisar o circuito de forma em que o infinito ou OL significa que o circuito está aberto e quando haver algum sinal de resistência o circuito está fechado.
Um transformador possui a especificação (110 V – 220 V / 15 + 15 V – 2 A). A figura abaixo representa os voltímetros V1, V2 e V3 na escala de 200 V (AC) e medindo as tensões do secundário.  Dois testes serão realizados: o primeiro ligando os terminais preto e amarelo do primário em uma rede de 110 V – 60 Hz, e o segundo ligando os terminais preto e vermelho do primário em uma rede de 220 V – 60 Hz. As medidas esperadas de V1, V2 e V3 nesses dois testes estão expressas em:
Essa estou com dúvidas
A figura a seguir mostra parte do esquema de ligação de DPS no quadro principal de uma edificação que possui dispositivo DR. Conforme a norma NBR 5410, o uso da configuração de instalação de DPS da figura acima é obrigatório quando a instalação for:*
	R: de acordo com a NBR5410, essa instalação garante que o disjuntor não desarme indevidamente.
Sendo TT, e os DPS estiverem acima do DR.
Desde a concepção  até a execução final do projeto de uma instalação elétrica, diversos elementos são especificados para proteção. O aterramento, por exemplo, é um sistema de proteção formado por um conjunto de componentes, os quais interligam com o solo as partes metálicas da instalação ou os equipamentos conectados aos componentes (tomadas, luminárias, caixas, tubulações, quadros, ...), denominados “massas”. A partir disto, é estabelecido com o aterramento um referencial de potencial zero. Em um dos cenários mais comuns, o aterramento do neutro da fonte (rede da concessionária) é separado do aterramento dos componentes da instalação como apresentado na figura a seguir, ou seja, existem hastes exclusivas para as massas. Este tipo de aterramento é denominado:*
R: Esquema TT, pois está com dois aterramentos para a terra individualmente.
Para efeito de dimensionamento dos condutores do circuito de alimentação de um chuveiro elétrico pelo critério da capacidade de condução de corrente, considere os dados abaixo. − Potência do chuveiro: 5.400 W− Tensão: 220 V− Fator de potência: 1,0− Fator de correção de temperatura: 1,0− Fator de correção de agrupamento: 0,65 Nesse caso, a corrente de projeto corrigida a ser usada na tabela de condutores vale, aproximadamente:*
R: 38ª, pois utilizando a formula I= P x V e corrigindo pelo fator de potencia se chega ao resultado.
Considere a instalação elétrica e as curvas de proteção do disjuntor (D) e de fusíveis (F) representadas, respectivamente, no diagrama e nos gráficos a seguir. Qual fusível deve ser utilizado para que a proteção seja seletiva?
R: Para chegar nessa resposta, deve-se analisar o gráfico com comparação com o tempo e a corrente.
De acordo com a NBR 5410:2004, as dimensões internas dos eletrodutos e seus acessórios de ligação devem permitir a instalação e a retirada fácil de condutores ou cabos. Por isso, a taxa máxima de ocupação em relação à área da seção transversal dos eletrodutos NÃO deve ser superior a:*
R: Essa questão eu errei, e quando fiz a prova em grupo descobri que era 53%, 31% e 40%.
As descargas atmosféricas causam sérias perturbações nas redes aéreas de transmissão de energia elétrica, além de provocarem danos materiais nas construções atingidas por elas, sem contar os riscos de vida a que pessoas e animais ficam submetidos. Tais danos e riscos poderiam ser evitados caso essas construções estivessem protegidas por Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA).” (MAMEDE FILHO, 2007, p.605- adaptado). Sobre SPDA, o que é correto afirmar:*
Tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis, metálicos ou n ão, devem possuir captores e condutores de descida como meio de prover um caminho de condução isolado de sua estrutura.
Um SPDA projetado e instalado conforme a norma pertinente – NBR5419 – não pode assegurar a proteção absoluta de uma estrutura, de pessoas e bens.
 
O tipo e o posicionamento do SPDA devem ser estudados cuidadosamente, devendo tal estudo ser iniciado tão logo a construção da edificação esteja finalizada.
Caso o raio de proteção dos captores não seja atingido através de meios convencionais, admite-se o uso de meios artificiais destinados a aumentar esse raio, tais como os captores com formatos especiais, os de metais de alta condutividade ou, ainda, o emprego de materiais ionizantes.
R: As instalações de SPD podem ser compartilhadas com a estrutura metálica do prédio se houver uma segurança, porém nenhum sistema SPDA assegura a segurança absoluta.
Os disjuntores termomagnéticos são dispositivos utilizados para a proteção das instalações elétricas, sendo amplamente empregados nas instalações elétricas prediais e industriais. Em instalações elétricas de baixa tensão, o dimensionamento adequado dos disjuntores:*
Resposta correta
Deve garantir que a capacidade de condução de corrente dos condutores seja maior que a corrente nominal dos disjuntores.
R: Pois com a questão das curvas dos disjuntores, a corrente pode passar um pouco a corrente nominal dos condutores, porém com a fiscalização do disjuntor essa curva não fica por muito tempo.
image1.png
image2.png
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina