Buscar

Processos Geológicos e Hidrológicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Intemperismo químico: principal agente é a água, que dissociam os minerais mudando a sua composição química, é influenciado pela temp., chuva, CO2 regiões de clima úmido.
Intemperismo físico: regiões de clima mais frio e com pouca quant. d água, fragmentação por processos mecânicos.
Chuva orográfica ou chuva de relevo ou de montanha: Massa úmida de ar vinda do oceano encontra um acidente geográfico, com relevo proeminente. Essa massa de ar então ascende, resfria, condensa e precipita. A massa com baixíssima umidade atravessa a cadeia fisiográfica e encontra do outro lado uma região seca de sotavento ou sombra pluvial. Por isso é mais comum de ocorrer chuvas no litoral do que no interior do estado.
Aqüífero: camadas que armazenam e transmitem a água subterrânea em quantidades suficientes para o abastecimento de poços. São dotados de grande permeabilidade e porosidade. Existem dois tipos de aqüíferos: os confinados e não - confinados. Nível freático é o nível atingido pela água na zona saturada de um aqüífero não – confinado. O aqüífero artesiano ocorre em aqüíferos confinados no qual a água está sob pressão e caso ocorra a perfuração a água flui espontaneamente. Esse tipo de poço, não necessita de energia para bombear a água até a superfície pois ela é levada para cima pela própria pressão.
Rios Meandrantes: possuem um único canal e seu curso é curvo e tortuoso. Sua sinuosidade é formada pela erosão, de um lado, e sedimentação, do outro. A partir de rios meandrantes formam-se lagos (lagos em ferradura). Rios entrelaçados: que o canal subdivide-se numa rede entrecruzada de canais, os quais se reencontram. O entrelaçamento tende a se formar em rios com grandes variações do fluxo combinada com uma grande carga sedimentar e margens facilmente erodíveis.
Rede de drenagem: Dendrítica- caracterizada pela ramificação similar aos galhos de uma árvore. Retangular- desenvolvida em um terreno rochoso e densamente fraturado. Treliça- em terreno de vales e cristas alternados. Radial- desenvolve-se em um grande cume isolado, tal como um grande vulcão.
Bacia hidrográfica área do terreno limitada por divisores que vertem toda a sua água para a rede de rio que a drenam. Um continente tem várias bacias hidrográficas importantes separadas pelos divisores de água.
Tipos de Dunas: Barcanas- são dunas com forma crescente, encontradas em grupo. São produtos de um suprimento de areia limitado e ventos unidirecionais. Transversais- são longas cristas em ângulo reto com a direção do vento. Formam-se em regiões áridas onde há abundância de areia e a vegetação é ausente. Parabólicas- são dunas que apresentam pequeno suprimento e o vento é unidirecional. Lineares: são longas cristas de areia orientadas paralelamente a direção do vento. Tem suprimento de areia moderado, um pavimento rugoso e ventos que sopram bidirecionais.
Margem continental- porção adjacente ao continente onde está a linha da costa. Plataforma continental- é uma extensa e plana plataforma que se estende desde a linha da costa até o começo do talude continental. Ela está construída sobre a crosta continental e em águas rasas são afetadas por ondas e correntes de maré e são cobertas por argila e areia. O talude continental- é uma rampa íngreme, tipicamente recoberta por lama, marca o limite da plataforma continental. O talude é marcado por fendas e cânions submarinos, que são profundos erodidos na plataforma e no talude. Em seguida, tem-se a elevação continental, que consiste num leque de sedimentos lamosos e arenosos que se estende para as bacias oceânicas principais. Posteriormente tem-se a planície abissal- que é uma grande área plana do fundo oceânico e são ocasionalmente interrompidas por vulcões submersos, chamados de montes submarinos. A elevação continental- depósito de sedimentos formados pela deposição de areias e argilas na base do talude continental.Pode incluir grandes leques submarinos.
Tipos de deformação: elástica- mudança temporária na forma ou tamanho que é anulada quando a força deformadora é removida.Dúctil- mudança permanente na forma ou tamanho que não é revertida quando o esforço é removido. Rúptil – perda de coesão de um corpo sob a ação de uma força deformante.
Stress são tipos de esforços direcionados que incluem: compressão- ação de forças de direções opostas atuando no mesmo sentido. Tensão- ação de forças coincidentes e opostas atuando em sentidos opostos. Cisalhamento- ação de forças coincidentes e de direção oposta atuando paralelamente a uma superfície.
Tipos de transporte sedimentar: carga suspensa- sedimentos de granulação fina (argila e silte) transportados em suspensão pela turbulência. Carga de fundo- Sedimentos de granulação grossa (areia e cascalho) transportados no fundo do canal por saltação e rolamento. Saltação- sedimentos por saltos intermitentes- intermediário entre carga de fundo e suspensa.
Deflação: processo pelo qual ventos promovem a retirada gradual dos materiais finos deixando os mais grosseiros.
Tempos Geológicos- Cretáceo, Jurássico, Tirássico, Permiano, Carbonífero.

Continue navegando