Logo Passei Direto
Buscar

Questionário Online - Eletroterapia

User badge image
José Ivo

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É raro ter a incidência precisa da dor crônica, isso acontece porque os pacientes geralmente não se lembram quando os sintomas iniciaram e procuram atendimento médico quando a dor está presente há algum tempo. Segundo dados de um estudo realizado com indivíduos na Europa e em Israel, cerca de 20% das pessoas sofrem de dor crônica com duração igual ou superior a 6 meses, com pelo menos 2 episódios por semana e intensidade maior ou igual a 5 em uma escala de 1 a 10. Utilizando como referência os dados deste estudo, os locais mais frequentes de dor relatados pelos pacientes são:
Assinale a alternativa correta:
a. As queixas de dor crônica em região de coluna cervical e quadril são mais frequentes (18%) do que queixas de dor na região da coluna lombar (8%).
b. As queixas de dor crônica em região de coluna lombar são mais frequentes (18%) do que queixas de dor em membros inferiores (14%).
c. As queixas de dor crônica em região da coluna dorsal são mais frequentes (14%) do que queixas em membros inferiores (6%).
d. As queixas de dor crônica em região de ombros são mais frequentes (15%) do que queixas de dor na cabeça (9%).
e. De todas as regiões apontadas no estudo, a maior porcentagem de queixa de dor crônica está relacionada com membros inferiores (18%).

Como observado ao longo dos nossos estudos, a dor interfere em diversas funções orgânicas, levando ao sofrimento pelo aumento gradativo das incapacidades físicas. Diversos estudos relacionam a dor crônica com diminuição da atividade física. A intensidade, duração e localização da dor têm papel decisivo na atividade física, levando à sua diminuição e determinando limitações físicas que afetam a vida diária. Diante de tais acontecimentos, é papel do fisioterapeuta:
Assinale a alternativa correta:
a. Como a intenção e a motivação de mudar são os pontos principais para a mudança comportamental, de acordo com modelos teóricos, faz parte da conduta fisioterapêutica conscientizar os pacientes do seu comportamento para que eles adotem um estilo de vida mais saudável, tornando-se mais ativos e diminuindo as limitações causadas pela dor.
b. Como a intenção e a motivação de mudar são os pontos principais para a mudança comportamental, de acordo com modelos teóricos, faz parte da conduta fisioterapêutica conscientizar os pacientes do seu comportamento para que eles adotem um estilo de vida mais leve, tornando-se menos ativos e contribuindo para a diminuição das limitações causadas pela dor.
c. Como a intenção e a motivação de mudar são os pontos principais para a mudança comportamental, de acordo com modelos teóricos, faz parte da conduta fisioterapêutica conscientizar os pacientes do seu comportamento para que eles adotem um estilo de vida mais saudável e totalmente ativo, não se restringindo a nenhuma atividade, afinal as dores podem ser eliminadas com uso de medicação.
d. Como a intenção e a motivação de mudar são os pontos principais para a mudança comportamental, de acordo com modelos teóricos, faz parte da conduta fisioterapêutica conscientizar os pacientes do seu comportamento para que eles adotem um estilo de vida totalmente passivo, tornando-se o menos ativos quanto possível, com objetivo de prevenir o aumento da dor.
e. Como a intenção e a motivação de mudar são os pontos principais para a mudança comportamental, de acordo com modelos teóricos, faz parte da conduta fisioterapêutica conscientizar os pacientes do seu comportamento para que eles adotem um estilo de vida mais saudável, com a prática de atividades de alto impacto, tornando-se extremamente ativos e diminuindo as limitações causadas pela dor.

A parametrização da frequência é muito importante durante a aplicação da eletroestimulação neuromuscular, pois tem uma relação direta com capacidade de contração do músculo e tipo de fibras estimuladas. Vários potenciais de ação realizados em sequência produzem aumento ainda maior da força muscular, no entanto, frequências mais baixas (3 a 20 estímulos por segundo) fazem com que ocorra uma contração tetânica não fundida, e o perfil da força ocorre como oscilações. Com o aumento da frequência (>30 estímulos por segundo), a força isométrica também aumenta, as oscilações na força desaparecem e a contração torna-se uniforme.
Sobre a frequência da corrente e os tipos de fibra muscular é correto afirmar que: Assinale a alternativa correta:
a. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força muscular e rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 50-150 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência de 20-30 Hz.
b. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força muscular e rapidez ao movimento, respondem somente a frequências muito altas na faixa de 200-400 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência mais baixa entre 60-100 Hz.
c. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular primeiro as fibras de contração rápida e depois as fibras de contração lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para modular a rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 150-200 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as últimas a se tornarem ativas, respondem a uma frequência de 20-30 Hz.
d. Na prática clínica, devemos utilizar frequências semelhantes com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta ao mesmo tempo. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar explosão e rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 100-150 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência baixa de 10-15 Hz.
e. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de contração lenta, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força muscular e performance ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 30-50 Hz. As fibras de contração lenta, que são explosivas e as primeiras a se tornarem ativas durante um movimento, respondem a uma frequência de 100-150 Hz.

A dor crônica pode ocasionar grande impacto na vida do indivíduo, em aspectos pessoais, sociais, psicológicos, emocionais e ocupacionais. Acarretando em inúmeros efeitos dentro destes aspectos, a dor crônica contribui para modificações da qualidade de vida do indivíduo, por isso a extrema importância de reconhecê-la e tratá-la adequadamente. Diante das informações apresentadas abaixo, sobre os efeitos da dor crônica nos diferentes aspectos de vida de um indivíduo, assinale a alternativa correta:
a. A dor crônica não afeta a vida social e as atividades de lazer do indivíduo, pois os indivíduos conseguem manter a realização de suas atividades pessoais e sociais sem impedimentos por causa da dor.
b. Alterações do sono não são frequentes em portadores de doenças. Pois já foi comprovado que não há aumento no nível de estresse, consequentemente não prejudicando as funções cognitivas.
c. As emoções negativas, a irritabilidade e a raiva, causadas pela dor persistente, apresentam um impacto negativo nas relações interpessoais e causam estresse nas relações familiares. A vida profissional, social e diária dos familiares também acaba sendo afetada. Admite-se que algumas regiões cerebrais que fazem parte da matriz dolorosa estejam implicadas nesse processo (amígdala, ínsula e córtex cingulado anterior).
d. Estudos demonstram que uma noite com alterações do sono (decorrente da dor crônica) não interfere nas atividades a serem realizadas dia seguinte, o indivíduo realiza suas tarefas sem prejuízos.
e. Estudos mostram que a dor não é responsável por grande aumento do absenteísmo, apontando que não há necessidade da mudança de função e muito menos de desemprego. Os trabalhadores que mantiveram a atividade de trabalho apesar da dor não apresentaram efeitos adversos, mantendo nível de produtividade.

O equilíbrio entre as ondas bifásicas está relacionado à carga elétrica conduzida por cada uma das fases desta corrente. Por isso, é necessário saber como identificar a carga elétrica no gráfico. Para isso, basta olhar para a área da forma que representa a onda ou o pulso elétrico no gráfico. Durante a leitura do gráfico, é possível observar:
Assinale a alternativa correta:
a. Um quadrado e um triângulo sempre apresentarão áreas iguais.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Em uma determinada corrente elétrica, poderemos ter uma primeira fase no formato quadrado, em uma segunda fase, num formato triangular.
d. As formas de onda dos pulsos das correntes eletroterapêuticas mais utilizadas normalmente são: quadrada, retangular, senoidal, sinusoidal, triangular, exponencial ou pontiaguda e redondas.
e. Quando as cargas elétricas das fases forem diferentes, teremos uma corrente equilibrada. Mas quando as cargas elétricas das fases forem iguais teremos uma corrente elétrica desequilibrada.

Outro tipo de eletroestimulação é a corrente Russa, que foi relatada na década de 1970, com características de uma corrente interrompida de média frequência investigada pela primeira vez pelo Dr. Kots, ganhando grande repercussão na literatura russa, pois o time olímpico russo, muito bem-sucedido, estava utilizando a corrente em complemento aos métodos de treinamento usuais.
Assinale a alternativa que descreve corretamente algumas características da corrente Russa:
a. A corrente original usada pelos pesquisadores é descrita como uma corrente alternada, simétrica, com pulsos sinusoidais ou retangulares, de 1.500 Hz de frequência (média frequência), que era modulada por burst a cada 20 ms, fornecendo 100 bursts por segundo.
b. Embora seja uma corrente de média frequência, os nervos são estimulados, pois ela é interrompida para produzir uma estimulação de alta frequência de 200 Hz. Os seus pulsos curtos (de fase de 0,2 ms) fazem com que a corrente passe com mais dificuldade através da pele, dificultando a estimulação de nervos motores de forma efetiva.
c. A escolha de um ciclo de trabalho de 80%, ou seja, 16 ms de corrente e 16 ms sem corrente, aconteceu decorrente de observarem pouca diferença no torque máximo induzido eletricamente entre a variação contínua, porém com um ciclo de 80%, pouca energia é fornecida e, portanto, há menos risco de danos teciduais. Atualmente, o ciclo de trabalho dos aparelhos não é fixo em 80% e podem ser modulados pelo fisioterapeuta.
d. O nome de corrente Russa tornou-se popular pelo fato de atletas russos utilizarem a corrente para treinamento, porém é comum encontrar na literatura mais atual a descrição de “corrente alternada modulada em burst”, ou sua sigla BMAC (com descrição do propósito de utilização), originária do termo em inglês: burst modulated alternating current.
e. Diferentes modelos de aparelhos de diferentes marcas estão no mercado atualmente, encontramos a corrente Russa em aparelhos únicos, não tendo como opção, no mesmo aparelho, outras correntes.

Como o principal objetivo da eletroestimulação é produzir contração muscular, ela apresenta como benefícios os mesmos efeitos que a contração muscular voluntária pode causar.
Assinale a alternativa correta que apresenta estes benefícios:
a. Aumento na captação de oxigênio e produção de dióxido de carbono, ácido láctico e outros metabólitos, assim como um aumento na temperatura local e maior fluxo sanguíneo local. Outro efeito é que a contração e o relaxamento muscular promovem uma ação de bombeamento muscular e isso produz um aumento do fluxo nas veias, podendo auxiliar, terapeuticamente, a controlar o edema dos membros inferiores, aumentando o fluxo nos vasos venosos e linfáticos.
b. Aumento na captação de oxigênio e consequentemente diminuição da produção de dióxido de carbono, ácido láctico e outros metabólitos, assim como diminuição na temperatura local e menor fluxo sanguíneo local. Outro efeito é que a contração e o relaxamento muscular promovem uma ação de bombeamento muscular e isso produz uma diminuição do fluxo nas veias, podendo auxiliar, terapeuticamente, a controlar o edema dos membros inferiores, diminuindo o fluxo nos vasos venosos e linfáticos.
c. Aumento na captação de oxigênio e produção de dióxido de carbono, ácido láctico e outros metabólitos, assim como redução na temperatura local, ocasionando fluxo sanguíneo local mais lento. Outro efeito é o relaxamento muscular que promove uma ação de bombeamento muscular e isso produz um redirecionamento do fluxo sanguíneo para as veias de membros superiores, podendo auxiliar, terapeuticamente, a controlar o edema presente em membros inferiores, causado pela dificuldade do retorno sanguíneo.
d. Diminuição na captação de oxigênio e aumento da produção de dióxido de carbono, ácido láctico e outros metabólitos, assim como diminuição na temperatura local e maior fluxo sanguíneo local. Outro efeito é que a contração promove uma ação de bombeamento muscular e isso produz um aumento do fluxo nas veias, podendo auxiliar, terapeuticamente, enquanto o relaxamento muscular controla o edema dos membros inferiores, redirecionando o fluxo para os vasos venosos e linfáticos.
e. Aumento na captação de oxigênio e produção de dióxido de carbono, ácido láctico e outros metabólitos, assim como um aumento na temperatura local e maior fluxo sanguíneo local. Outro efeito é que a contração e o relaxamento muscular promovem uma ação de bombeamento muscular e isso produz um aumento acelerado do fluxo.

Para que a descrição da corrente elétrica seja ainda mais específica, além dos termos qualitativos, é importantíssimo conhecer as características quantitativas das correntes elétricas pulsadas e alternadas. Esse conhecimento é muito importante, porque além de ajudar no reconhecimento exato da corrente sobre a qual se fala, também, por meio dessas características quantitativas, que será possível interpretar e registrar as doses das correntes eletroterapêuticas utilizadas na prática clínica.
Considerando as características quantitativas das correntes elétricas pulsadas e alternadas, assinale a alternativa correta:
a. As formas de onda de corrente pulsada ou correntes alternadas são classificadas qualitativamente com base em variáveis relacionadas tanto à amplitude quanto ao tempo.
b. A amplitude máxima é a corrente ou voltagem máxima que é alcançada por um pulso monofásico ou para cada uma das fases de um pulso bifásico. Enquanto a amplitude entre picos é mensurada a partir das amplitudes máximas das duas fases de um pulso bifásico.
c. Amplitude máxima e amplitude entre picos são características independentes da amplitude.
d. Duração de pulso é o tempo existente entre o início e o término de uma fase. Já a duração de fase é o tempo decorrido entre o início e o término de todas as fases de um pulso único.
e. Frequência é o número de pulsos emitidos em várias unidades de tempo. Se a unidade de tempo escolhida for o segundo, o número de pulsos emitidos neste tempo será contabilizado em pulsos por segundo ou Hertz.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É raro ter a incidência precisa da dor crônica, isso acontece porque os pacientes geralmente não se lembram quando os sintomas iniciaram e procuram atendimento médico quando a dor está presente há algum tempo. Segundo dados de um estudo realizado com indivíduos na Europa e em Israel, cerca de 20% das pessoas sofrem de dor crônica com duração igual ou superior a 6 meses, com pelo menos 2 episódios por semana e intensidade maior ou igual a 5 em uma escala de 1 a 10. Utilizando como referência os dados deste estudo, os locais mais frequentes de dor relatados pelos pacientes são:
Assinale a alternativa correta:
a. As queixas de dor crônica em região de coluna cervical e quadril são mais frequentes (18%) do que queixas de dor na região da coluna lombar (8%).
b. As queixas de dor crônica em região de coluna lombar são mais frequentes (18%) do que queixas de dor em membros inferiores (14%).
c. As queixas de dor crônica em região da coluna dorsal são mais frequentes (14%) do que queixas em membros inferiores (6%).
d. As queixas de dor crônica em região de ombros são mais frequentes (15%) do que queixas de dor na cabeça (9%).
e. De todas as regiões apontadas no estudo, a maior porcentagem de queixa de dor crônica está relacionada com membros inferiores (18%).

Como observado ao longo dos nossos estudos, a dor interfere em diversas funções orgânicas, levando ao sofrimento pelo aumento gradativo das incapacidades físicas. Diversos estudos relacionam a dor crônica com diminuição da atividade física. A intensidade, duração e localização da dor têm papel decisivo na atividade física, levando à sua diminuição e determinando limitações físicas que afetam a vida diária. Diante de tais acontecimentos, é papel do fisioterapeuta:
Assinale a alternativa correta:
a. Como a intenção e a motivação de mudar são os pontos principais para a mudança comportamental, de acordo com modelos teóricos, faz parte da conduta fisioterapêutica conscientizar os pacientes do seu comportamento para que eles adotem um estilo de vida mais saudável, tornando-se mais ativos e diminuindo as limitações causadas pela dor.
b. Como a intenção e a motivação de mudar são os pontos principais para a mudança comportamental, de acordo com modelos teóricos, faz parte da conduta fisioterapêutica conscientizar os pacientes do seu comportamento para que eles adotem um estilo de vida mais leve, tornando-se menos ativos e contribuindo para a diminuição das limitações causadas pela dor.
c. Como a intenção e a motivação de mudar são os pontos principais para a mudança comportamental, de acordo com modelos teóricos, faz parte da conduta fisioterapêutica conscientizar os pacientes do seu comportamento para que eles adotem um estilo de vida mais saudável e totalmente ativo, não se restringindo a nenhuma atividade, afinal as dores podem ser eliminadas com uso de medicação.
d. Como a intenção e a motivação de mudar são os pontos principais para a mudança comportamental, de acordo com modelos teóricos, faz parte da conduta fisioterapêutica conscientizar os pacientes do seu comportamento para que eles adotem um estilo de vida totalmente passivo, tornando-se o menos ativos quanto possível, com objetivo de prevenir o aumento da dor.
e. Como a intenção e a motivação de mudar são os pontos principais para a mudança comportamental, de acordo com modelos teóricos, faz parte da conduta fisioterapêutica conscientizar os pacientes do seu comportamento para que eles adotem um estilo de vida mais saudável, com a prática de atividades de alto impacto, tornando-se extremamente ativos e diminuindo as limitações causadas pela dor.

A parametrização da frequência é muito importante durante a aplicação da eletroestimulação neuromuscular, pois tem uma relação direta com capacidade de contração do músculo e tipo de fibras estimuladas. Vários potenciais de ação realizados em sequência produzem aumento ainda maior da força muscular, no entanto, frequências mais baixas (3 a 20 estímulos por segundo) fazem com que ocorra uma contração tetânica não fundida, e o perfil da força ocorre como oscilações. Com o aumento da frequência (>30 estímulos por segundo), a força isométrica também aumenta, as oscilações na força desaparecem e a contração torna-se uniforme.
Sobre a frequência da corrente e os tipos de fibra muscular é correto afirmar que: Assinale a alternativa correta:
a. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força muscular e rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 50-150 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência de 20-30 Hz.
b. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força muscular e rapidez ao movimento, respondem somente a frequências muito altas na faixa de 200-400 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência mais baixa entre 60-100 Hz.
c. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular primeiro as fibras de contração rápida e depois as fibras de contração lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para modular a rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 150-200 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as últimas a se tornarem ativas, respondem a uma frequência de 20-30 Hz.
d. Na prática clínica, devemos utilizar frequências semelhantes com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta ao mesmo tempo. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar explosão e rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 100-150 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência baixa de 10-15 Hz.
e. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de contração lenta, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força muscular e performance ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 30-50 Hz. As fibras de contração lenta, que são explosivas e as primeiras a se tornarem ativas durante um movimento, respondem a uma frequência de 100-150 Hz.

A dor crônica pode ocasionar grande impacto na vida do indivíduo, em aspectos pessoais, sociais, psicológicos, emocionais e ocupacionais. Acarretando em inúmeros efeitos dentro destes aspectos, a dor crônica contribui para modificações da qualidade de vida do indivíduo, por isso a extrema importância de reconhecê-la e tratá-la adequadamente. Diante das informações apresentadas abaixo, sobre os efeitos da dor crônica nos diferentes aspectos de vida de um indivíduo, assinale a alternativa correta:
a. A dor crônica não afeta a vida social e as atividades de lazer do indivíduo, pois os indivíduos conseguem manter a realização de suas atividades pessoais e sociais sem impedimentos por causa da dor.
b. Alterações do sono não são frequentes em portadores de doenças. Pois já foi comprovado que não há aumento no nível de estresse, consequentemente não prejudicando as funções cognitivas.
c. As emoções negativas, a irritabilidade e a raiva, causadas pela dor persistente, apresentam um impacto negativo nas relações interpessoais e causam estresse nas relações familiares. A vida profissional, social e diária dos familiares também acaba sendo afetada. Admite-se que algumas regiões cerebrais que fazem parte da matriz dolorosa estejam implicadas nesse processo (amígdala, ínsula e córtex cingulado anterior).
d. Estudos demonstram que uma noite com alterações do sono (decorrente da dor crônica) não interfere nas atividades a serem realizadas dia seguinte, o indivíduo realiza suas tarefas sem prejuízos.
e. Estudos mostram que a dor não é responsável por grande aumento do absenteísmo, apontando que não há necessidade da mudança de função e muito menos de desemprego. Os trabalhadores que mantiveram a atividade de trabalho apesar da dor não apresentaram efeitos adversos, mantendo nível de produtividade.

O equilíbrio entre as ondas bifásicas está relacionado à carga elétrica conduzida por cada uma das fases desta corrente. Por isso, é necessário saber como identificar a carga elétrica no gráfico. Para isso, basta olhar para a área da forma que representa a onda ou o pulso elétrico no gráfico. Durante a leitura do gráfico, é possível observar:
Assinale a alternativa correta:
a. Um quadrado e um triângulo sempre apresentarão áreas iguais.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Em uma determinada corrente elétrica, poderemos ter uma primeira fase no formato quadrado, em uma segunda fase, num formato triangular.
d. As formas de onda dos pulsos das correntes eletroterapêuticas mais utilizadas normalmente são: quadrada, retangular, senoidal, sinusoidal, triangular, exponencial ou pontiaguda e redondas.
e. Quando as cargas elétricas das fases forem diferentes, teremos uma corrente equilibrada. Mas quando as cargas elétricas das fases forem iguais teremos uma corrente elétrica desequilibrada.

Outro tipo de eletroestimulação é a corrente Russa, que foi relatada na década de 1970, com características de uma corrente interrompida de média frequência investigada pela primeira vez pelo Dr. Kots, ganhando grande repercussão na literatura russa, pois o time olímpico russo, muito bem-sucedido, estava utilizando a corrente em complemento aos métodos de treinamento usuais.
Assinale a alternativa que descreve corretamente algumas características da corrente Russa:
a. A corrente original usada pelos pesquisadores é descrita como uma corrente alternada, simétrica, com pulsos sinusoidais ou retangulares, de 1.500 Hz de frequência (média frequência), que era modulada por burst a cada 20 ms, fornecendo 100 bursts por segundo.
b. Embora seja uma corrente de média frequência, os nervos são estimulados, pois ela é interrompida para produzir uma estimulação de alta frequência de 200 Hz. Os seus pulsos curtos (de fase de 0,2 ms) fazem com que a corrente passe com mais dificuldade através da pele, dificultando a estimulação de nervos motores de forma efetiva.
c. A escolha de um ciclo de trabalho de 80%, ou seja, 16 ms de corrente e 16 ms sem corrente, aconteceu decorrente de observarem pouca diferença no torque máximo induzido eletricamente entre a variação contínua, porém com um ciclo de 80%, pouca energia é fornecida e, portanto, há menos risco de danos teciduais. Atualmente, o ciclo de trabalho dos aparelhos não é fixo em 80% e podem ser modulados pelo fisioterapeuta.
d. O nome de corrente Russa tornou-se popular pelo fato de atletas russos utilizarem a corrente para treinamento, porém é comum encontrar na literatura mais atual a descrição de “corrente alternada modulada em burst”, ou sua sigla BMAC (com descrição do propósito de utilização), originária do termo em inglês: burst modulated alternating current.
e. Diferentes modelos de aparelhos de diferentes marcas estão no mercado atualmente, encontramos a corrente Russa em aparelhos únicos, não tendo como opção, no mesmo aparelho, outras correntes.

Como o principal objetivo da eletroestimulação é produzir contração muscular, ela apresenta como benefícios os mesmos efeitos que a contração muscular voluntária pode causar.
Assinale a alternativa correta que apresenta estes benefícios:
a. Aumento na captação de oxigênio e produção de dióxido de carbono, ácido láctico e outros metabólitos, assim como um aumento na temperatura local e maior fluxo sanguíneo local. Outro efeito é que a contração e o relaxamento muscular promovem uma ação de bombeamento muscular e isso produz um aumento do fluxo nas veias, podendo auxiliar, terapeuticamente, a controlar o edema dos membros inferiores, aumentando o fluxo nos vasos venosos e linfáticos.
b. Aumento na captação de oxigênio e consequentemente diminuição da produção de dióxido de carbono, ácido láctico e outros metabólitos, assim como diminuição na temperatura local e menor fluxo sanguíneo local. Outro efeito é que a contração e o relaxamento muscular promovem uma ação de bombeamento muscular e isso produz uma diminuição do fluxo nas veias, podendo auxiliar, terapeuticamente, a controlar o edema dos membros inferiores, diminuindo o fluxo nos vasos venosos e linfáticos.
c. Aumento na captação de oxigênio e produção de dióxido de carbono, ácido láctico e outros metabólitos, assim como redução na temperatura local, ocasionando fluxo sanguíneo local mais lento. Outro efeito é o relaxamento muscular que promove uma ação de bombeamento muscular e isso produz um redirecionamento do fluxo sanguíneo para as veias de membros superiores, podendo auxiliar, terapeuticamente, a controlar o edema presente em membros inferiores, causado pela dificuldade do retorno sanguíneo.
d. Diminuição na captação de oxigênio e aumento da produção de dióxido de carbono, ácido láctico e outros metabólitos, assim como diminuição na temperatura local e maior fluxo sanguíneo local. Outro efeito é que a contração promove uma ação de bombeamento muscular e isso produz um aumento do fluxo nas veias, podendo auxiliar, terapeuticamente, enquanto o relaxamento muscular controla o edema dos membros inferiores, redirecionando o fluxo para os vasos venosos e linfáticos.
e. Aumento na captação de oxigênio e produção de dióxido de carbono, ácido láctico e outros metabólitos, assim como um aumento na temperatura local e maior fluxo sanguíneo local. Outro efeito é que a contração e o relaxamento muscular promovem uma ação de bombeamento muscular e isso produz um aumento acelerado do fluxo.

Para que a descrição da corrente elétrica seja ainda mais específica, além dos termos qualitativos, é importantíssimo conhecer as características quantitativas das correntes elétricas pulsadas e alternadas. Esse conhecimento é muito importante, porque além de ajudar no reconhecimento exato da corrente sobre a qual se fala, também, por meio dessas características quantitativas, que será possível interpretar e registrar as doses das correntes eletroterapêuticas utilizadas na prática clínica.
Considerando as características quantitativas das correntes elétricas pulsadas e alternadas, assinale a alternativa correta:
a. As formas de onda de corrente pulsada ou correntes alternadas são classificadas qualitativamente com base em variáveis relacionadas tanto à amplitude quanto ao tempo.
b. A amplitude máxima é a corrente ou voltagem máxima que é alcançada por um pulso monofásico ou para cada uma das fases de um pulso bifásico. Enquanto a amplitude entre picos é mensurada a partir das amplitudes máximas das duas fases de um pulso bifásico.
c. Amplitude máxima e amplitude entre picos são características independentes da amplitude.
d. Duração de pulso é o tempo existente entre o início e o término de uma fase. Já a duração de fase é o tempo decorrido entre o início e o término de todas as fases de um pulso único.
e. Frequência é o número de pulsos emitidos em várias unidades de tempo. Se a unidade de tempo escolhida for o segundo, o número de pulsos emitidos neste tempo será contabilizado em pulsos por segundo ou Hertz.

Prévia do material em texto

Questão 2 
Completo 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
É raro ter a incidência precisa da dor crônica, isso acontece porque os 
pacientes geralmente não se lembram quando os sintomas iniciaram e 
procuram atendimento médico quando a dor está presente há algum 
tempo. Segundo dados de um estudo realizado com indivíduos na 
Europa e em Israel, cerca de 20% das pessoas sofrem de dor crônica com 
duração igual ou superior a 6 meses, com pelo menos 2 episódios por 
semana e intensidade maior ou igual a 5 em uma escala de 1 a 10. 
Utilizando como referência os dados deste estudo, os locais mais 
frequentes de dor relatados pelos pacientes são: Assinale a alternativa 
correta: 
Escolha uma opção: 
a. 
As queixas de dor crônica em região de coluna lombar são mais 
frequentes (18%) do que queixas de dor em membros inferiores (14%). 
b. 
As queixas de dor crônica em região de coluna cervical e quadril são 
mais frequentes (18%) do que queixas de dor na região da coluna lombar 
(8%). 
c. 
De todas as regiões apontadas no estudo, a maior porcentagem de 
queixa de dor crônica está relacionada com membros inferiores (18%). 
d. 
As queixas de dor crônica em região de ombros são mais frequentes 
(15%) do que queixas de dor na cabeça (9%). 
e. 
As queixas de dor crônica em região da coluna dorsal são mais 
frequentes (14%) do que queixas em membros inferiores (6%). 
Questão 3 
Completo 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Como observado ao longo dos nossos estudos, a dor interfere em 
diversas funções orgânicas, levando ao sofrimento pelo aumento 
gradativo das incapacidades físicas. Diversos estudos relacionam a dor 
crônica com diminuição da atividade física. A intensidade, duração e 
localização da dor têm papel decisivo na atividade física, levando à sua 
diminuição e determinando limitações físicas que afetam a vida diária. 
Diante de tais acontecimentos, é papel do fisioterapeuta: Assinale a 
alternativa correta: 
Escolha uma opção: 
a. 
Como a intenção e a motivação de mudar são os pontos principais para 
a mudança comportamental, de acordo com modelos teóricos, faz parte 
da conduta fisioterapêutica conscientizar os pacientes do seu 
comportamento para que eles adotem um estilo de vida mais leve, 
tornando-se menos ativos e contribuindo para a diminuição das 
limitações causadas pela dor. 
b. 
Como a intenção e a motivação de mudar são os pontos principais para 
a mudança comportamental, de acordo com modelos teóricos, faz parte 
da conduta fisioterapêutica conscientizar os pacientes do seu 
comportamento para que eles adotem um estilo de vida mais saudável, 
tornando-se mais ativos e diminuindo as limitações causadas pela dor. 
c. 
Como a intenção e a motivação de mudar são os pontos principais para 
a mudança comportamental, de acordo com modelos teóricos, faz parte 
da conduta fisioterapêutica conscientizar os pacientes do seu 
comportamento para que eles adotem um estilo de vida mais saudável, 
com a prática de atividades de alto impacto, tornando-se extremamente 
ativos e diminuindo as limitações causadas pela dor. 
d. 
Como a intenção e a motivação de mudar são os pontos principais para 
a mudança comportamental, de acordo com modelos teóricos, faz parte 
da conduta fisioterapêutica conscientizar os pacientes do seu 
comportamento para que eles adotem um estilo de vida totalmente 
passivo, tornando-se o menos ativos quanto possível, com objetivo de 
prevenir o aumento da dor. 
e. 
Como a intenção e a motivação de mudar são os pontos principais para 
a mudança comportamental, de acordo com modelos teóricos, faz parte 
da conduta fisioterapêutica conscientizar os pacientes do seu 
comportamento para que eles adotem um estilo de vida mais saudável 
e totalmente ativo, não se restringindo a nenhuma atividade, afinal as 
dores podem ser eliminadas com uso de medicação. 
Questão 4 
Completo 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
A parametrização da frequência é muito importante durante a aplicação 
da eletroestimulação neuromuscular, pois tem uma relação direta com 
capacidade de contração do músculo e tipo de fibras estimuladas. 
Vários potenciais de ação realizados em sequência produzem aumento 
ainda maior da força muscular, no entanto, frequências mais baixas (3 a 
a 20 estímulos por segundo) fazem com que ocorra uma contração 
tetânica não fundida, e o perfil da força ocorre como oscilações. Com o 
aumento da frequência (>30 estímulos por segundo), a força isométrica 
também aumenta, as oscilações na força desaparecem e a contração 
torna-se uniforme. Sobre a frequência da corrente e os tipos de fibra 
muscular é correto afirmar que: 
Assinale a alternativa correta: 
Escolha uma opção: 
a. 
Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito 
de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de 
contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força 
muscular e rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na 
faixa de 50-150 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as 
primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência de 20-30 
Hz. 
b. 
Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito 
de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de 
contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força 
muscular e rapidez ao movimento, respondem somente a frequências 
muito altas na faixa de 200-400 Hz. As fibras de contração lenta, que são 
posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma 
frequência mais baixa entre 60-100 Hz. 
c. 
Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito 
de estimular primeiro as fibras de contração rápida e depois as fibras de 
contração lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são 
fásicas e recrutadas para modular a rapidez ao movimento, respondem 
melhor a frequências na faixa de 150-200 Hz. As fibras de contração 
lenta, que são posturais e as últimas a se tornarem ativas, respondem a 
uma frequência de 20-30 Hz. 
d. 
Na prática clínica, devemos utilizar frequências semelhantes com o 
intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta ao mesmo 
tempo. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e 
recrutadas para acrescentar explosão e rapidez ao movimento, 
respondem melhor a frequências na faixa de 100-150 Hz. As fibras de 
contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, 
respondem a uma frequência baixa de 10-15 Hz. 
e. 
Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito 
de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de 
contração lenta, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força 
muscular e performance ao movimento, respondem melhor a 
frequências na faixa de 30-50 Hz. As fibras de contração lenta, que são 
explosivas e as primeiras a se tornarem ativas durante um movimento, 
respondem a uma frequência de 100-150 Hz. 
Questão 5 
Completo 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
A dor crônica pode ocasionar grande impacto na vida do indivíduo, em 
aspectos pessoais, sociais, psicológicos, emocionais e ocupacionais. 
Acarretando em inúmeros efeitos dentro destes aspectos, a dor crônica 
contribui para modificações da qualidade de vida do indivíduo, por isso a 
extrema importância de reconhecê-la e tratá-la adequadamente. Diante 
das informações apresentadas abaixo, sobre os efeitos da dor crônica 
nos diferentes aspectos de vida de um indivíduo, assinale a alternativa 
correta: 
Escolha uma opção: 
a. 
Estudos demonstram que uma noite com alterações do sono 
(decorrente da dor crônica) não interfere nas atividades a serem 
realizadas dia seguinte, o indivíduo realiza suas tarefas sem prejuízos. 
b. 
As emoções negativas, a irritabilidade e a raiva, causadas pela dor 
persistente, apresentam um impacto negativo nas relações interpessoais 
e causam estresse nas relações familiares.A vida profissional, social e 
diária dos familiares também acaba sendo afetada. Admite-se que 
algumas regiões cerebrais que fazem parte da matriz dolorosa estejam 
implicadas nesse processo (amígdala, ínsula e córtex cingulado 
anterior). 
c. 
Alterações do sono não são frequentes em portadores de doenças. Pois 
já foi comprovado que não há aumento no nível de estresse, 
consequentemente não prejudicando as funções cognitivas. 
d. 
A dor crônica não afeta a vida social e as atividades de lazer do 
indivíduo, pois os indivíduos conseguem manter a realização de suas 
atividades pessoais e sociais sem impedimentos por causa da dor. 
e. 
Estudos mostram que a dor não é responsável por grande aumento do 
absenteísmo, apontando que não há necessidade da mudança de 
função e muito menos de desemprego. Os trabalhadores que 
mantiveram a atividade de trabalho apesar da dor não apresentaram 
efeitos adversos, mantendo nível de produtividade. 
Questão 6 
Completo 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
O equilíbrio entre as ondas bifásicas está relacionado à carga elétrica 
conduzida por cada uma das fases desta corrente. Por isso, é necessário 
saber como identificar a carga elétrica no gráfico. Para isso, basta olhar 
para a área da forma que representa a onda ou o pulso elétrico no 
gráfico. Durante a leitura do gráfico, é possível observar: Assinale a 
alternativa correta: 
Escolha uma opção: 
a. 
Todas as alternativas estão corretas. 
b. 
Quando as cargas elétricas das fases forem diferentes, teremos uma 
corrente equilibrada. Mas quando as cargas elétricas das fases forem 
iguais teremos uma corrente elétrica desequilibrada. 
c. 
Em uma determinada corrente elétrica, poderemos ter uma primeira fase 
no formato quadrado, em uma segunda fase, num formato triangular. 
d. 
As formas de onda dos pulsos das correntes eletroterapêuticas mais 
utilizadas normalmente são: quadrada, retangular, senoidal, sinusoidal, 
triangular, exponencial ou pontiaguda e redondas. 
e. 
Um quadrado e um triângulo sempre apresentarão áreas iguais. 
Questão 7 
Completo 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Outro tipo de eletroestimulação é a corrente Russa, que foi relatada na 
década de 1970, com características de uma corrente interrompida de 
média frequência investigada pela primeira vez pelo Dr. Kots, ganhando 
grande repercussão na literatura russa, pois o time olímpico russo, muito 
bem-sucedido, estava utilizando a corrente em complemento aos 
métodos de treinamento usuais. Assinale a alternativa que descreve 
corretamente algumas características da corrente Russa: 
Escolha uma opção: 
a. 
Embora seja uma corrente de média frequência, os nervos são 
estimulados, pois ela é interrompida para produzir uma estimulação de 
alta frequência de 200 Hz. Os seus pulsos curtos (de fase de 0,2 ms) 
fazem com que a corrente passe com mais dificuldade através da pele, 
dificultando a estimulação de nervos motores de forma efetiva. 
b. 
Diferentes modelos de aparelhos de diferentes marcas estão no 
mercado atualmente, encontramos a corrente Russa em aparelhos 
únicos, não tendo como opção, no mesmo aparelho, outras correntes. 
c. 
O nome de corrente Russa tornou-se popular pelo fato de atletas russos 
utilizarem a corrente para treinamento, porém é comum encontrar na 
literatura mais atual a descrição de “corrente alternada modulada em 
burst”, ou sua sigla BMAC (com descrição do propósito de utilização), 
originária do termo em inglês: burst modulated alternating current. 
d. 
A escolha de um ciclo de trabalho de 80%, ou seja, 16 ms de corrente e 16 
ms sem corrente, aconteceu decorrente de observarem pouca diferença 
no torque máximo induzido eletricamente entre a variação contínua, 
porém com um ciclo de 80%, pouca energia é fornecida e, portanto, há 
menos risco de danos teciduais. Atualmente, o ciclo de trabalho dos 
aparelhos não é fixo em 80% e podem ser modulados pelo fisioterapeuta. 
e. 
A corrente original usada pelos pesquisadores é descrita como uma 
corrente alternada, simétrica, com pulsos sinusoidais ou retangulares, de 
1.500 Hz de frequência (média frequência), que era modulada por burst a 
cada 20 ms, fornecendo 100 bursts por segundo. 
Questão 9 
Completo 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Como o principal objetivo da eletroestimulação é produzir contração 
muscular, ela apresenta como benefícios os mesmos efeitos que a 
contração muscular voluntária pode causar. Assinale a alternativa 
correta que apresenta estes benefícios: 
Escolha uma opção: 
a. 
Aumento na captação de oxigênio e produção de dióxido de carbono, 
ácido láctico e outros metabólitos, assim como um aumento na 
temperatura local e maior fluxo sanguíneo local. Outro efeito é que a 
contração e o relaxamento muscular promovem uma ação de 
bombeamento muscular e isso produz um aumento do fluxo nas veias, 
podendo auxiliar, terapeuticamente, a controlar o edema dos membros 
inferiores, aumentando o fluxo nos vasos venosos e linfáticos. 
b. 
Aumento na captação de oxigênio e consequentemente diminuição da 
produção de dióxido de carbono, ácido láctico e outros metabólitos, 
assim como diminuição na temperatura local e menor fluxo sanguíneo 
local. Outro efeito é que a contração e o relaxamento muscular 
promovem uma ação de bombeamento muscular e isso produz uma 
diminuição do fluxo nas veias, podendo auxiliar, terapeuticamente, a 
controlar o edema dos membros inferiores, diminuindo o fluxo nos vasos 
venosos e linfáticos. 
c. 
Aumento na captação de oxigênio e produção de dióxido de carbono, 
ácido láctico e outros metabólitos, assim como redução na temperatura 
local, ocasionando fluxo sanguíneo local mais lento. Outro efeito é o 
relaxamento muscular que promove uma ação de bombeamento 
muscular e isso produz um redirecionamento do fluxo sanguíneo para as 
veias de membros superiores, podendo auxiliar, terapeuticamente, a 
controlar o edema presente em membros inferiores, causado pela 
dificuldade do retorno sanguíneo. 
d. 
Diminuição na captação de oxigênio e aumento da produção de dióxido 
de carbono, ácido láctico e outros metabólitos, assim como diminuição 
na temperatura local e maior fluxo sanguíneo local. Outro efeito é que a 
contração promove uma ação de bombeamento muscular e isso produz 
um aumento do fluxo nas veias, podendo auxiliar, terapeuticamente, 
enquanto o relaxamento muscular controla o edema dos membros 
inferiores, redirecionando o fluxo para os vasos venosos e linfáticos. 
e. 
Aumento na captação de oxigênio e produção de dióxido de carbono, 
ácido láctico e outros metabólitos, assim como um aumento na 
temperatura local e maior fluxo sanguíneo local. Outro efeito é que a 
contração e o relaxamento muscular promovem uma ação de 
bombeamento muscular e isso produz um aumento acelerado do fluxo 
nas veias e artérias, contudo, se não for moderado pode aumentar o 
edema dos membros inferiores, decorrente do aumento do fluxo nos 
vasos venosos e linfáticos. 
Questão 10 
Completo 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Para que a descrição da corrente elétrica seja ainda mais específica, 
além dos termos qualitativos, é importantíssimo conhecer as 
características quantitativas das correntes elétricas pulsadas e 
alternadas. Esse conhecimento é muito importante, porque além de 
ajudar no reconhecimento exato da corrente sobre a qual se fala, 
também, por meio dessas características quantitativas, que será 
possível interpretar e registrar as doses das correntes eletroterapêuticas 
utilizadas na prática clínica. Considerando as características 
quantitativas das correntes elétricas pulsadas e alternadas, assinale a 
alternativa correta: 
Escolha uma opção: 
a. 
A amplitude máxima é a corrente ou voltagem máxima que é alcançada 
por um pulso monofásico ou para cada uma das fases de um pulso 
bifásico. Enquanto a amplitude entre picos é mensurada a partir das 
amplitudes máximas das duas fases de um pulso bifásico. 
b. 
Duração depulso é o tempo existente entre o início e o término de uma 
fase. Já a duração de fase é o tempo decorrido entre o início e o término 
de todas as fases de um pulso único. 
c. 
Frequência é o número de pulsos emitidos em várias unidades de tempo. 
Se a unidade de tempo escolhida for o segundo, o número de pulsos 
emitidos neste tempo será contabilizado em pulsos por segundo ou 
Hertz. 
d. 
As formas de onda de corrente pulsada ou correntes alternadas são 
classificadas qualitativamente com base em variáveis relacionadas 
tanto à amplitude quanto ao tempo. 
e. 
Amplitude máxima e amplitude entre picos são características 
independentes da amplitude.

Mais conteúdos dessa disciplina