Logo Passei Direto
Buscar

eletroterapia

User badge image
Keila Vidal

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É sabido que as principais indicações do uso da eletroestimulação por meio da corrente Aussie estão relacionadas com alterações na força, na ativação e no controle muscular.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta corretamente as principais indicações para o uso da corrente Aussie:
a. Fortalecimento muscular em pessoas com lesão neurológica.
b. Fortalecimento de músculos atrofiados ou potencialmente atrofiados devido ao desuso.
c. Inibição do controle motor e diminuição da amplitude de movimento articular.
d. Estimulação elétrica funcional: para auxiliar as órteses, substituir o movimento e controlar espasticidade.
e. Evitar mudanças na estrutura e nas propriedades do músculo com a estimulação elétrica crônica; diminuição do fluxo venoso e linfático em tecidos adjacentes.

Considerando as implicações clínicas dos principais parâmetros ajustáveis dos aparelhos de eletroestimulação: intensidade, duração de pulso, frequência e tempo de subida do pulso, sobre a duração do pulso, podemos afirmar: Assinale a alternativa correta:
a. Quanto maior a duração do pulso, mais fibras são estimuladas.
b. Quanto menor a duração do pulso, mais forte é o estímulo.
c. Quanto maior a duração do pulso, maior é a intensidade necessária para produzir contração muscular.
d. Quanto maior a duração de pulso, menor é a força produzida pelo músculo, já que a contração muscular está acontecendo de forma passiva, sem que haja participação ativa do indivíduo.
e. Todas as alternativas estão corretas.

É sabido que o manuseio da dor aguda é um tema desafiador, pois tem alta prevalência, se tornando um fator que gera impacto no cotidiano de médicos e fisioterapeutas.
Sendo primordial a avaliação completa e individual de cada paciente, isso por quê? Assinale a alternativa correta:
a. Apesar de apresentar mecanismos individuais, a dor não é uma experiência única e subjetiva para cada indivíduo, pois é possível de encontrar a mesma descrição de dor em vários pacientes, isso comprova que a dor não depende apenas da natureza e da intensidade do estímulo sofrido, mas também é influenciada por fatores emocionais e neuromotores.
b. Apesar de apresentar mecanismos universais, a dor é uma experiência única e subjetiva para cada indivíduo, não dependendo apenas da natureza e da intensidade do estímulo sofrido, sendo também influenciada por fatores psicossociais e neurossensitivos.
c. Por apresentar mecanismos individuais, a dor é uma experiência única e subjetiva para cada indivíduo, dependendo apenas da natureza e da intensidade do estímulo sofrido, não sendo influenciada por fatores psicossociais e neurossensitivos.
d. Apesar de apresentar mecanismos universais, a dor não é uma experiência única e nem subjetiva para cada indivíduo, sendo dependente muito mais de fatores da natureza humana do que da intensidade do estímulo sofrido, não recebendo influência de fatores psicossociais e/ou neurossensitivos.
e. Por apresentar mecanismos gerais, a dor é uma experiência única e subjetiva para cada indivíduo, não dependendo de fatores da natureza e da intensidade do estímulo sofrido, mas sim, influenciada por fatores psicossociais e neurossensitivos.

O enfrentamento da dor visa a reduzir o valor de ameaças vindas dos estímulos e das emoções associadas, reduzindo também o valor de ameaça da suposta alteração biológica.
Entre os efeitos do processo de educação e compreensão da dor musculoesquelética podemos afirmar: Assinale a alternativa correta:
a. Diminuição da dor e redução do movimento, do desempenho físico, da função.
b. Enfatiza as limitações físicas e sociais proporcionadas pela presença da dor.
c. Atenua os fatores psicossociais e reduz a utilização da rede de cuidados de saúde.
d. Causa desconforto e aumento da ansiedade por parte do indivíduo.
e. Melhora do conhecimento que o paciente tem sobre sua dor; e aumento da catastrofização e a percepção da deficiência.

É raro ter a incidência precisa da dor crônica, isso acontece porque os pacientes geralmente não se lembram quando os sintomas iniciaram e procuram atendimento médico quando a dor está presente há algum tempo.
Utilizando como referência os dados deste estudo, os locais mais frequentes de dor relatados pelos pacientes são: Assinale a alternativa correta:
a. De todas as regiões apontadas no estudo, a maior porcentagem de queixa de dor crônica está relacionada com membros inferiores (18%).
b. As queixas de dor crônica em região de ombros são mais frequentes (15%) do que queixas de dor na cabeça (9%).
c. As queixas de dor crônica em região de coluna lombar são mais frequentes (18%) do que queixas de dor em membros inferiores (14%).
d. As queixas de dor crônica em região de coluna cervical e quadril são mais frequentes (18%) do que queixas de dor na região da coluna lombar (8%).
e. As queixas de dor crônica em região da coluna dorsal são mais frequentes (14%) do que queixas em membros inferiores (6%).

Um dos assuntos de extrema relevância na prática do fisioterapeuta é o estudo da dor.
Segundo a International Association for the Study of Pain (Associação Internacional para o Estudo da Dor), qual é definição de dor atualizada em 2020? Assinale a alternativa correta:
a. É uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real.
b. É uma experiência totalmente sensitiva desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial.
c. É uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial.
d. É uma experiência totalmente emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial.
e. É uma experiência sensitiva e emocional desagradável semelhante àquela associada a uma lesão tecidual potencial.

Para que a descrição da corrente elétrica seja ainda mais específica, além dos termos qualitativos, é importantíssimo conhecer as características quantitativas das correntes elétricas pulsadas e alternadas.
Considerando as características quantitativas das correntes elétricas pulsadas e alternadas, assinale a alternativa correta:
a. As formas de onda de corrente pulsada ou correntes alternadas são classificadas qualitativamente com base em variáveis relacionadas tanto à amplitude quanto ao tempo.
b. A amplitude máxima é a corrente ou voltagem máxima que é alcançada por um pulso monofásico ou para cada uma das fases de um pulso bifásico. Enquanto a amplitude entre picos é mensurada a partir das amplitudes máximas das duas fases de um pulso bifásico.
c. Amplitude máxima e amplitude entre picos são características independentes da amplitude.
d. Duração de pulso é o tempo existente entre o início e o término de uma fase. Já a duração de fase é o tempo decorrido entre o início e o término de todas as fases de um pulso único.
e. Frequência é o número de pulsos emitidos em várias unidades de tempo. Se a unidade de tempo escolhida for o segundo, o número de pulsos emitidos neste tempo será contabilizado em pulsos por segundo ou Hertz.

A dor crônica pode ocasionar grande impacto na vida do indivíduo, em aspectos pessoais, sociais, psicológicos, emocionais e ocupacionais.
Diante das informações apresentadas abaixo, sobre os efeitos da dor crônica nos diferentes aspectos de vida de um indivíduo, assinale a alternativa correta:
a. As emoções negativas, a irritabilidade e a raiva, causadas pela dor persistente, apresentam um impacto negativo nas relações interpessoais e causam estresse nas relações familiares. A vida profissional, social e diária dos familiares também acaba sendo afetada. Admite-se que algumas regiões cerebrais que fazem parte da matriz dolorosa estejam implicadas nesse processo (amígdala, ínsula e córtex cingulado anterior).
b. A dor crônica não afeta a vida social e as atividades de lazer do indivíduo, pois os indivíduos conseguem manter a realização de suas atividades pessoais e sociais sem impedimentos por causa da dor.
c. Alterações do sono não são frequentes em portadores de doenças. Pois já foi comprovado que não há aumento no nível de estresse, consequentemente não prejudicando as funções cognitivas.
d. Estudos mostram que a dor não é responsável por grande aumento do absenteísmo, apontando que não há necessidade da mudança de função e muito menos de desemprego. Os trabalhadores que mantiveram a atividade de trabalho apesar da dor não apresentaram efeitos adversos, mantendo nível de produtividade.
e. Estudos demonstram que uma noite com alterações do sono (decorrente da dor crônica) não interfere nas atividades a serem realizadas dia seguinte, o indivíduo realiza suas tarefas sem prejuízos.

Outro tipo de eletroestimulação é a corrente Russa, que foi relatada na década de 1970, com características de uma corrente interrompida de média frequência investigada pela primeira vez pelo Dr. Kots.
Assinale a alternativa que descreve corretamente algumas características da corrente Russa:
a. A corrente original usada pelos pesquisadores é descrita como uma corrente alternada, simétrica, com pulsos sinusoidais ou retangulares, de 1.500 Hz de frequência (média frequência), que era modulada por burst a cada 20 ms, fornecendo 100 bursts por segundo.
b. Embora seja uma corrente de média frequência, os nervos são estimulados, pois ela é interrompida para produzir uma estimulação de alta frequência de 200 Hz. Os seus pulsos curtos (de fase de 0,2 ms) fazem com que a corrente passe com mais dificuldade através da pele, dificultando a estimulação de nervos motores de forma efetiva.
c. A escolha de um ciclo de trabalho de 80%, ou seja, 16 ms de corrente e 16 ms sem corrente, aconteceu decorrente de observarem pouca diferença no torque máximo induzido eletricamente entre a variação contínua, porém com um ciclo de 80%, pouca energia é fornecida e, portanto, há menos risco de danos teciduais. Atualmente, o ciclo de trabalho dos aparelhos não é fixo em 80% e podem ser modulados pelo fisioterapeuta.
d. O nome de corrente Russa tornou-se popular pelo fato de atletas russos utilizarem a corrente para treinamento, porém é comum encontrar na literatura mais atual a descrição de “corrente alternada modulada em burst”, ou sua sigla BMAC (com descrição do propósito de utilização), originária do termo em inglês: burst modulated alternating current.
e. Diferentes modelos de aparelhos de diferentes marcas estão no mercado atualmente, encontramos a corrente Russa em aparelhos únicos, não tendo como opção, no mesmo aparelho, outras correntes.

A parametrização da frequência é muito importante durante a aplicação da eletroestimulação neuromuscular, pois tem uma relação direta com capacidade de contração do músculo e tipo de fibras estimuladas. Vários potenciais de ação realizados em sequência produzem aumento ainda maior da força muscular, no entanto, frequências mais baixas (3 a 20 estímulos por segundo) fazem com que ocorra uma contração tetânica não fundida, e o perfil da força ocorre como oscilações. Com o aumento da frequência (>30 estímulos por segundo), a força isométrica também aumenta, as oscilações na força desaparecem e a contração torna-se uniforme.
Sobre a frequência da corrente e os tipos de fibra muscular é correto afirmar que:
a. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de contração lenta, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força muscular e performance ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 30-50 Hz. As fibras de contração lenta, que são explosivas e as primeiras a se tornarem ativas durante um movimento, respondem a uma frequência de 100-150 Hz.
b. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular primeiro as fibras de contração rápida e depois as fibras de contração lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para modular a rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 150-200 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as últimas a se tornarem ativas, respondem a uma frequência de 20-30 Hz.
c. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força muscular e rapidez ao movimento, respondem somente a frequências muito altas na faixa de 200-400 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência mais baixa entre 60-100 Hz.
d. Na prática clínica, devemos utilizar frequências semelhantes com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta ao mesmo tempo. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar explosão e rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 100-150 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência baixa de 10-15 Hz.
e. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força muscular e rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 50-150 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência de 20-30 Hz.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É sabido que as principais indicações do uso da eletroestimulação por meio da corrente Aussie estão relacionadas com alterações na força, na ativação e no controle muscular.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta corretamente as principais indicações para o uso da corrente Aussie:
a. Fortalecimento muscular em pessoas com lesão neurológica.
b. Fortalecimento de músculos atrofiados ou potencialmente atrofiados devido ao desuso.
c. Inibição do controle motor e diminuição da amplitude de movimento articular.
d. Estimulação elétrica funcional: para auxiliar as órteses, substituir o movimento e controlar espasticidade.
e. Evitar mudanças na estrutura e nas propriedades do músculo com a estimulação elétrica crônica; diminuição do fluxo venoso e linfático em tecidos adjacentes.

Considerando as implicações clínicas dos principais parâmetros ajustáveis dos aparelhos de eletroestimulação: intensidade, duração de pulso, frequência e tempo de subida do pulso, sobre a duração do pulso, podemos afirmar: Assinale a alternativa correta:
a. Quanto maior a duração do pulso, mais fibras são estimuladas.
b. Quanto menor a duração do pulso, mais forte é o estímulo.
c. Quanto maior a duração do pulso, maior é a intensidade necessária para produzir contração muscular.
d. Quanto maior a duração de pulso, menor é a força produzida pelo músculo, já que a contração muscular está acontecendo de forma passiva, sem que haja participação ativa do indivíduo.
e. Todas as alternativas estão corretas.

É sabido que o manuseio da dor aguda é um tema desafiador, pois tem alta prevalência, se tornando um fator que gera impacto no cotidiano de médicos e fisioterapeutas.
Sendo primordial a avaliação completa e individual de cada paciente, isso por quê? Assinale a alternativa correta:
a. Apesar de apresentar mecanismos individuais, a dor não é uma experiência única e subjetiva para cada indivíduo, pois é possível de encontrar a mesma descrição de dor em vários pacientes, isso comprova que a dor não depende apenas da natureza e da intensidade do estímulo sofrido, mas também é influenciada por fatores emocionais e neuromotores.
b. Apesar de apresentar mecanismos universais, a dor é uma experiência única e subjetiva para cada indivíduo, não dependendo apenas da natureza e da intensidade do estímulo sofrido, sendo também influenciada por fatores psicossociais e neurossensitivos.
c. Por apresentar mecanismos individuais, a dor é uma experiência única e subjetiva para cada indivíduo, dependendo apenas da natureza e da intensidade do estímulo sofrido, não sendo influenciada por fatores psicossociais e neurossensitivos.
d. Apesar de apresentar mecanismos universais, a dor não é uma experiência única e nem subjetiva para cada indivíduo, sendo dependente muito mais de fatores da natureza humana do que da intensidade do estímulo sofrido, não recebendo influência de fatores psicossociais e/ou neurossensitivos.
e. Por apresentar mecanismos gerais, a dor é uma experiência única e subjetiva para cada indivíduo, não dependendo de fatores da natureza e da intensidade do estímulo sofrido, mas sim, influenciada por fatores psicossociais e neurossensitivos.

O enfrentamento da dor visa a reduzir o valor de ameaças vindas dos estímulos e das emoções associadas, reduzindo também o valor de ameaça da suposta alteração biológica.
Entre os efeitos do processo de educação e compreensão da dor musculoesquelética podemos afirmar: Assinale a alternativa correta:
a. Diminuição da dor e redução do movimento, do desempenho físico, da função.
b. Enfatiza as limitações físicas e sociais proporcionadas pela presença da dor.
c. Atenua os fatores psicossociais e reduz a utilização da rede de cuidados de saúde.
d. Causa desconforto e aumento da ansiedade por parte do indivíduo.
e. Melhora do conhecimento que o paciente tem sobre sua dor; e aumento da catastrofização e a percepção da deficiência.

É raro ter a incidência precisa da dor crônica, isso acontece porque os pacientes geralmente não se lembram quando os sintomas iniciaram e procuram atendimento médico quando a dor está presente há algum tempo.
Utilizando como referência os dados deste estudo, os locais mais frequentes de dor relatados pelos pacientes são: Assinale a alternativa correta:
a. De todas as regiões apontadas no estudo, a maior porcentagem de queixa de dor crônica está relacionada com membros inferiores (18%).
b. As queixas de dor crônica em região de ombros são mais frequentes (15%) do que queixas de dor na cabeça (9%).
c. As queixas de dor crônica em região de coluna lombar são mais frequentes (18%) do que queixas de dor em membros inferiores (14%).
d. As queixas de dor crônica em região de coluna cervical e quadril são mais frequentes (18%) do que queixas de dor na região da coluna lombar (8%).
e. As queixas de dor crônica em região da coluna dorsal são mais frequentes (14%) do que queixas em membros inferiores (6%).

Um dos assuntos de extrema relevância na prática do fisioterapeuta é o estudo da dor.
Segundo a International Association for the Study of Pain (Associação Internacional para o Estudo da Dor), qual é definição de dor atualizada em 2020? Assinale a alternativa correta:
a. É uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real.
b. É uma experiência totalmente sensitiva desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial.
c. É uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial.
d. É uma experiência totalmente emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial.
e. É uma experiência sensitiva e emocional desagradável semelhante àquela associada a uma lesão tecidual potencial.

Para que a descrição da corrente elétrica seja ainda mais específica, além dos termos qualitativos, é importantíssimo conhecer as características quantitativas das correntes elétricas pulsadas e alternadas.
Considerando as características quantitativas das correntes elétricas pulsadas e alternadas, assinale a alternativa correta:
a. As formas de onda de corrente pulsada ou correntes alternadas são classificadas qualitativamente com base em variáveis relacionadas tanto à amplitude quanto ao tempo.
b. A amplitude máxima é a corrente ou voltagem máxima que é alcançada por um pulso monofásico ou para cada uma das fases de um pulso bifásico. Enquanto a amplitude entre picos é mensurada a partir das amplitudes máximas das duas fases de um pulso bifásico.
c. Amplitude máxima e amplitude entre picos são características independentes da amplitude.
d. Duração de pulso é o tempo existente entre o início e o término de uma fase. Já a duração de fase é o tempo decorrido entre o início e o término de todas as fases de um pulso único.
e. Frequência é o número de pulsos emitidos em várias unidades de tempo. Se a unidade de tempo escolhida for o segundo, o número de pulsos emitidos neste tempo será contabilizado em pulsos por segundo ou Hertz.

A dor crônica pode ocasionar grande impacto na vida do indivíduo, em aspectos pessoais, sociais, psicológicos, emocionais e ocupacionais.
Diante das informações apresentadas abaixo, sobre os efeitos da dor crônica nos diferentes aspectos de vida de um indivíduo, assinale a alternativa correta:
a. As emoções negativas, a irritabilidade e a raiva, causadas pela dor persistente, apresentam um impacto negativo nas relações interpessoais e causam estresse nas relações familiares. A vida profissional, social e diária dos familiares também acaba sendo afetada. Admite-se que algumas regiões cerebrais que fazem parte da matriz dolorosa estejam implicadas nesse processo (amígdala, ínsula e córtex cingulado anterior).
b. A dor crônica não afeta a vida social e as atividades de lazer do indivíduo, pois os indivíduos conseguem manter a realização de suas atividades pessoais e sociais sem impedimentos por causa da dor.
c. Alterações do sono não são frequentes em portadores de doenças. Pois já foi comprovado que não há aumento no nível de estresse, consequentemente não prejudicando as funções cognitivas.
d. Estudos mostram que a dor não é responsável por grande aumento do absenteísmo, apontando que não há necessidade da mudança de função e muito menos de desemprego. Os trabalhadores que mantiveram a atividade de trabalho apesar da dor não apresentaram efeitos adversos, mantendo nível de produtividade.
e. Estudos demonstram que uma noite com alterações do sono (decorrente da dor crônica) não interfere nas atividades a serem realizadas dia seguinte, o indivíduo realiza suas tarefas sem prejuízos.

Outro tipo de eletroestimulação é a corrente Russa, que foi relatada na década de 1970, com características de uma corrente interrompida de média frequência investigada pela primeira vez pelo Dr. Kots.
Assinale a alternativa que descreve corretamente algumas características da corrente Russa:
a. A corrente original usada pelos pesquisadores é descrita como uma corrente alternada, simétrica, com pulsos sinusoidais ou retangulares, de 1.500 Hz de frequência (média frequência), que era modulada por burst a cada 20 ms, fornecendo 100 bursts por segundo.
b. Embora seja uma corrente de média frequência, os nervos são estimulados, pois ela é interrompida para produzir uma estimulação de alta frequência de 200 Hz. Os seus pulsos curtos (de fase de 0,2 ms) fazem com que a corrente passe com mais dificuldade através da pele, dificultando a estimulação de nervos motores de forma efetiva.
c. A escolha de um ciclo de trabalho de 80%, ou seja, 16 ms de corrente e 16 ms sem corrente, aconteceu decorrente de observarem pouca diferença no torque máximo induzido eletricamente entre a variação contínua, porém com um ciclo de 80%, pouca energia é fornecida e, portanto, há menos risco de danos teciduais. Atualmente, o ciclo de trabalho dos aparelhos não é fixo em 80% e podem ser modulados pelo fisioterapeuta.
d. O nome de corrente Russa tornou-se popular pelo fato de atletas russos utilizarem a corrente para treinamento, porém é comum encontrar na literatura mais atual a descrição de “corrente alternada modulada em burst”, ou sua sigla BMAC (com descrição do propósito de utilização), originária do termo em inglês: burst modulated alternating current.
e. Diferentes modelos de aparelhos de diferentes marcas estão no mercado atualmente, encontramos a corrente Russa em aparelhos únicos, não tendo como opção, no mesmo aparelho, outras correntes.

A parametrização da frequência é muito importante durante a aplicação da eletroestimulação neuromuscular, pois tem uma relação direta com capacidade de contração do músculo e tipo de fibras estimuladas. Vários potenciais de ação realizados em sequência produzem aumento ainda maior da força muscular, no entanto, frequências mais baixas (3 a 20 estímulos por segundo) fazem com que ocorra uma contração tetânica não fundida, e o perfil da força ocorre como oscilações. Com o aumento da frequência (>30 estímulos por segundo), a força isométrica também aumenta, as oscilações na força desaparecem e a contração torna-se uniforme.
Sobre a frequência da corrente e os tipos de fibra muscular é correto afirmar que:
a. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de contração lenta, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força muscular e performance ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 30-50 Hz. As fibras de contração lenta, que são explosivas e as primeiras a se tornarem ativas durante um movimento, respondem a uma frequência de 100-150 Hz.
b. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular primeiro as fibras de contração rápida e depois as fibras de contração lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para modular a rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 150-200 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as últimas a se tornarem ativas, respondem a uma frequência de 20-30 Hz.
c. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força muscular e rapidez ao movimento, respondem somente a frequências muito altas na faixa de 200-400 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência mais baixa entre 60-100 Hz.
d. Na prática clínica, devemos utilizar frequências semelhantes com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta ao mesmo tempo. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar explosão e rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 100-150 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência baixa de 10-15 Hz.
e. Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força muscular e rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 50-150 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência de 20-30 Hz.

Prévia do material em texto

1. Eletroterapia
2. Questionário Online
Questionário Online
	Iniciado em
	quinta-feira, 26 out. 2023, 13:27
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta-feira, 26 out. 2023, 13:48
	Tempo empregado
	20 minutos 59 segundos
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover marcação
Texto da questão
É sabido que as principais indicações do uso da eletroestimulação por meio da corrente Aussie estão relacionadas com alterações na força, na ativação e no controle muscular. Assinale abaixo a alternativa que apresenta corretamente as principais indicações para o uso da corrente Aussie:
Escolha uma opção:
a.
Evitar mudanças na estrutura e nas propriedades do músculo com a estimulação elétrica crônica; diminuição do fluxo venoso e linfático em tecidos adjacentes.
b.
Fortalecimento de músculos atrofiados ou potencialmente atrofiados devido ao desuso.
c.
Inibição do controle motor e diminuição da amplitude de movimento articular.
d.
Fortalecimento muscular em pessoas com lesão neurológica.
e.
Estimulação elétrica funcional: para auxiliar as órteses, substituir o movimento e controlar espasticidade.
Questão 2
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover marcação
Texto da questão
Considerando as implicações clínicas dos principais parâmetros ajustáveis dos aparelhos de eletroestimulação: intensidade, duração de pulso, frequência e tempo de subida do pulso, sobre a duração do pulso, podemos afirmar: Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
Quanto maior a duração do pulso, maior é a intensidade necessária para produzir contração muscular.
b.
Quanto menor a duração do pulso, mais forte é o estímulo.
c.
Todas as alternativas estão corretas.
d.
Quanto maior a duração de pulso, menor é a força produzida pelo músculo, já que a contração muscular está acontecendo de forma passiva, sem que haja participação ativa do indivíduo.
e.
Quanto maior a duração do pulso, mais fibras são estimuladas.
Questão 3
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover marcação
Texto da questão
É sabido que o manuseio da dor aguda é um tema desafiador, pois tem alta prevalência, se tornando um fator que gera impacto no cotidiano de médicos e fisioterapeutas. Nos serviços de pronto atendimento é uma queixa frequente, em mais de 60% dos casos. Além disso, é a principal causa de readmissão hospitalar após procedimentos cirúrgicos. Deve-se destacar a importância da abordagem multidisciplinar integrada para o tratamento da dor, que também considera preferências e experiências prévias vividas pelo paciente. Sendo primordial a avaliação completa e individual de cada paciente, isso por quê? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
Apesar de apresentar mecanismos individuais, a dor não é uma experiência única e subjetiva para cada indivíduo, pois é possível de encontrar a mesma descrição de dor em vários pacientes, isso comprova que a dor não depende apenas da natureza e da intensidade do estímulo sofrido, mas também é influenciada por fatores emocionais e neuromotores.
b.
Apesar de apresentar mecanismos universais, a dor é uma experiência única e subjetiva para cada indivíduo, não dependendo apenas da natureza e da intensidade do estímulo sofrido, sendo também influenciada por fatores psicossociais e neurossensitivos.
c.
Por apresentar mecanismos individuais, a dor é uma experiência única e subjetiva para cada indivíduo, dependendo apenas da natureza e da intensidade do estímulo sofrido, não sendo influenciada por fatores psicossociais e neurossensitivos.
d.
Apesar de apresentar mecanismos universais, a dor não é uma experiência única e nem subjetiva para cada indivíduo, sendo dependente muito mais de fatores da natureza humana do que da intensidade do estímulo sofrido, não recebendo influência de fatores psicossociais e/ou neurossensitivos.
e.
Por apresentar mecanismos gerais, a dor é uma experiência única e subjetiva para cada indivíduo, não dependendo de fatores da natureza e da intensidade do estímulo sofrido, mas sim, influenciada por fatores psicossociais e neurossensitivos.
Questão 4
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover marcação
Texto da questão
O enfrentamento da dor visa a reduzir o valor de ameaças vindas dos estímulos e das emoções associadas, reduzindo também o valor de ameaça da suposta alteração biológica. Enfrentar de forma ativa a dor e muitos outros problemas de saúde (e de vida) é melhor do que lidar de forma passiva com essas adversidades. Dessa forma, podemos trabalhar com algumas ferramentas para enfrentamento da dor, entre elas a educação e compreensão da dor. Pessoas sem qualquer formação na área de saúde podem entender a fisiologia da dor (apesar de alguns profissionais de saúde pensarem que não). Aprender sobre a neurociência da dor reduz o valor ameaça de dor. A redução da ameaça diminui a ativação dos nossos sistemas de proteção: simpático, endócrino e motor, e isso ajuda a restaurar função imune normal. Combinar educação em neurociência da dor com a prática gradual de exercícios pode reduzir a dor, aumentar sua capacidade física e melhorar sua qualidade de vida. Entre os efeitos do processo de educação e compreensão da dor musculoesquelética podemos afirmar:
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
Diminuição da dor e redução do movimento, do desempenho físico, da função.
b.
Enfatiza as limitações físicas e sociais proporcionadas pela presença da dor.
c.
Atenua os fatores psicossociais e reduz a utilização da rede de cuidados de saúde.
d.
Causa desconforto e aumento da ansiedade por parte do indivíduo.
e.
Melhora do conhecimento que o paciente tem sobre sua dor; e aumento da catastrofização e a percepção da deficiência.
Questão 5
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover marcação
Texto da questão
É raro ter a incidência precisa da dor crônica, isso acontece porque os pacientes geralmente não se lembram quando os sintomas iniciaram e procuram atendimento médico quando a dor está presente há algum tempo. Segundo dados de um estudo realizado com indivíduos na Europa e em Israel, cerca de 20% das pessoas sofrem de dor crônica com duração igual ou superior a 6 meses, com pelo menos 2 episódios por semana e intensidade maior ou igual a 5 em uma escala de 1 a 10. Utilizando como referência os dados deste estudo, os locais mais frequentes de dor relatados pelos pacientes são: Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
De todas as regiões apontadas no estudo, a maior porcentagem de queixa de dor crônica está relacionada com membros inferiores (18%).
b.
As queixas de dor crônica em região de ombros são mais frequentes (15%) do que queixas de dor na cabeça (9%).
c.
As queixas de dor crônica em região de coluna lombar são mais frequentes (18%) do que queixas de dor em membros inferiores (14%).
d.
As queixas de dor crônica em região de coluna cervical e quadril são mais frequentes (18%) do que queixas de dor na região da coluna lombar (8%).
e.
As queixas de dor crônica em região da coluna dorsal são mais frequentes (14%) do que queixas em membros inferiores (6%).
Questão 6
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover marcação
Texto da questão
Um dos assuntos de extrema relevância na prática do fisioterapeuta é o estudo da dor. Isso porque é muito comum o atendimento de pacientes com queixa clássica de dor, então, dessa forma, é necessário entender todos os aspectos da dor, para que ela seja tratada da forma mais efetiva possível. Contudo, antes de estudar sobre a dor é necessário saber sua definição. Segundo a International Association for the Study of Pain (Associação Internacional para o Estudo da Dor), qual é definição de dor atualizada em 2020? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
É uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real.
b.
É uma experiência totalmente sensitiva desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial.
c.
É uma experiência sensitiva e emocional desagradávelassociada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial.
d.
É uma experiência totalmente emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial.
e.
É uma experiência sensitiva e emocional desagradável semelhante àquela associada a uma lesão tecidual potencial.
Questão 7
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover marcação
Texto da questão
Para que a descrição da corrente elétrica seja ainda mais específica, além dos termos qualitativos, é importantíssimo conhecer as características quantitativas das correntes elétricas pulsadas e alternadas. Esse conhecimento é muito importante, porque além de ajudar no reconhecimento exato da corrente sobre a qual se fala, também, por meio dessas características quantitativas, que será possível interpretar e registrar as doses das correntes eletroterapêuticas utilizadas na prática clínica. Considerando as características quantitativas das correntes elétricas pulsadas e alternadas, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
A amplitude máxima é a corrente ou voltagem máxima que é alcançada por um pulso monofásico ou para cada uma das fases de um pulso bifásico. Enquanto a amplitude entre picos é mensurada a partir das amplitudes máximas das duas fases de um pulso bifásico.
b.
Duração de pulso é o tempo existente entre o início e o término de uma fase. Já a duração de fase é o tempo decorrido entre o início e o término de todas as fases de um pulso único.
c.
Frequência é o número de pulsos emitidos em várias unidades de tempo. Se a unidade de tempo escolhida for o segundo, o número de pulsos emitidos neste tempo será contabilizado em pulsos por segundo ou Hertz.
d.
As formas de onda de corrente pulsada ou correntes alternadas são classificadas qualitativamente com base em variáveis relacionadas tanto à amplitude quanto ao tempo.
e.
Amplitude máxima e amplitude entre picos são características independentes da amplitude.
Questão 8
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover marcação
Texto da questão
A dor crônica pode ocasionar grande impacto na vida do indivíduo, em aspectos pessoais, sociais, psicológicos, emocionais e ocupacionais. Acarretando em inúmeros efeitos dentro destes aspectos, a dor crônica contribui para modificações da qualidade de vida do indivíduo, por isso a extrema importância de reconhecê-la e tratá-la adequadamente. Diante das informações apresentadas abaixo, sobre os efeitos da dor crônica nos diferentes aspectos de vida de um indivíduo, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
As emoções negativas, a irritabilidade e a raiva, causadas pela dor persistente, apresentam um impacto negativo nas relações interpessoais e causam estresse nas relações familiares. A vida profissional, social e diária dos familiares também acaba sendo afetada. Admite-se que algumas regiões cerebrais que fazem parte da matriz dolorosa estejam implicadas nesse processo (amígdala, ínsula e córtex cingulado anterior).
b.
A dor crônica não afeta a vida social e as atividades de lazer do indivíduo, pois os indivíduos conseguem manter a realização de suas atividades pessoais e sociais sem impedimentos por causa da dor.
c.
Alterações do sono não são frequentes em portadores de doenças. Pois já foi comprovado que não há aumento no nível de estresse, consequentemente não prejudicando as funções cognitivas.
d.
Estudos mostram que a dor não é responsável por grande aumento do absenteísmo, apontando que não há necessidade da mudança de função e muito menos de desemprego. Os trabalhadores que mantiveram a atividade de trabalho apesar da dor não apresentaram efeitos adversos, mantendo nível de produtividade.
e.
Estudos demonstram que uma noite com alterações do sono (decorrente da dor crônica) não interfere nas atividades a serem realizadas dia seguinte, o indivíduo realiza suas tarefas sem prejuízos.
Questão 9
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover marcação
Texto da questão
Outro tipo de eletroestimulação é a corrente Russa, que foi relatada na década de 1970, com características de uma corrente interrompida de média frequência investigada pela primeira vez pelo Dr. Kots, ganhando grande repercussão na literatura russa, pois o time olímpico russo, muito bem-sucedido, estava utilizando a corrente em complemento aos métodos de treinamento usuais. Assinale a alternativa que descreve corretamente algumas características da corrente Russa:
Escolha uma opção:
a.
Diferentes modelos de aparelhos de diferentes marcas estão no mercado atualmente, encontramos a corrente Russa em aparelhos únicos, não tendo como opção, no mesmo aparelho, outras correntes.
b.
A corrente original usada pelos pesquisadores é descrita como uma corrente alternada, simétrica, com pulsos sinusoidais ou retangulares, de 1.500 Hz de frequência (média frequência), que era modulada por burst a cada 20 ms, fornecendo 100 bursts por segundo.
c.
O nome de corrente Russa tornou-se popular pelo fato de atletas russos utilizarem a corrente para treinamento, porém é comum encontrar na literatura mais atual a descrição de “corrente alternada modulada em burst”, ou sua sigla BMAC (com descrição do propósito de utilização), originária do termo em inglês: burst modulated alternating current.
d.
A escolha de um ciclo de trabalho de 80%, ou seja, 16 ms de corrente e 16 ms sem corrente, aconteceu decorrente de observarem pouca diferença no torque máximo induzido eletricamente entre a variação contínua, porém com um ciclo de 80%, pouca energia é fornecida e, portanto, há menos risco de danos teciduais. Atualmente, o ciclo de trabalho dos aparelhos não é fixo em 80% e podem ser modulados pelo fisioterapeuta.
e.
Embora seja uma corrente de média frequência, os nervos são estimulados, pois ela é interrompida para produzir uma estimulação de alta frequência de 200 Hz. Os seus pulsos curtos (de fase de 0,2 ms) fazem com que a corrente passe com mais dificuldade através da pele, dificultando a estimulação de nervos motores de forma efetiva.
Questão 10
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover marcação
Texto da questão
A parametrização da frequência é muito importante durante a aplicação da eletroestimulação neuromuscular, pois tem uma relação direta com capacidade de contração do músculo e tipo de fibras estimuladas. Vários potenciais de ação realizados em sequência produzem aumento ainda maior da força muscular, no entanto, frequências mais baixas (3 a a 20 estímulos por segundo) fazem com que ocorra uma contração tetânica não fundida, e o perfil da força ocorre como oscilações. Com o aumento da frequência (>30 estímulos por segundo), a força isométrica também aumenta, as oscilações na força desaparecem e a contração torna-se uniforme. Sobre a frequência da corrente e os tipos de fibra muscular é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de contração lenta, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força muscular e performance ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 30-50 Hz. As fibras de contração lenta, que são explosivas e as primeiras a se tornarem ativas durante um movimento, respondem a uma frequência de 100-150 Hz.
b.
Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular primeiro as fibras de contração rápida e depois as fibras de contração lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para modular a rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 150-200 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as últimas a se tornarem ativas, respondem a uma frequência de 20-30 Hz.
c.
Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força muscular e rapidez ao movimento, respondem somente a frequênciasmuito altas na faixa de 200-400 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência mais baixa entre 60-100 Hz.
d.
Na prática clínica, devemos utilizar frequências semelhantes com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta ao mesmo tempo. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar explosão e rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 100-150 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência baixa de 10-15 Hz.
e.
Na prática clínica, podemos utilizar diferentes frequências com o intuito de estimular fibras de contração rápida ou lenta. As fibras musculares de contração rápida, que são fásicas e recrutadas para acrescentar força muscular e rapidez ao movimento, respondem melhor a frequências na faixa de 50-150 Hz. As fibras de contração lenta, que são posturais e as primeiras a se tornarem ativas, respondem a uma frequência de 20-30 Hz.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina