Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

A EXPERTISE DO FISIOTERAPEUTA E A RELAÇÃO COM O PACIENTE 
Nome Completo: Ailton Almeida Farias
Matrícula: 03099630
Curso: Educação Física - Bacharelado
As evidências científicas têm um papel fundamental na fisioterapia, mensurando a eficácia das mais variadas técnicas para cada público-alvo específico. Podendo ser como: 
1. Estudos clínicos controlados que são ensaios clínicos randomizados (ECR) podem ser realizados para comparar a eficiência de diferentes intervenções em determinadas condições ou grupos demográficos. 
2. Abordagem individualizada onde as evidencias cientificas auxiliam na identificaçao das caracteristicas que podem ser influenciadas na resposta ao tratamento, tais como: idade, sexo, comorbidades e nivel de atividade fisica. 
3. A avaliação de resultados por meio da coleta de dados pode mostrar a eficiência das intervenções em pacientes reais dando condições aos fisioterapeutas ajustarem suas abordagens. Além da educação contínua que ajudam aos fisioterapeutas ao utilizarem técnicas mais atualizadas e eficazes.
Ter expertise dispõe aos fisioterapeutas adequar as intervenções às características de cada paciente, podendo personalizar um tratamento e ter melhor adesão. Com um amplo conhecimento sobre diferentes técnicas e sua aplicabilidade, o fisioterapeuta por experiência tem como selecionar as melhores condições, evitando tratamentos desnecessários ou ineficazes, além disso otimizar o tempo e garantir que o paciente receba atenção necessária sem desperdício de recursos. 
Para prevenir a recorrência de lesões ou agravamentos, os fisioterapeutas integram novas tecnologias e ferramentas baseadas em evidências, melhorando a qualidade do atendimento e utilizando os recursos financeiros em benefícios tanto do paciente quanto das instituições de saúde.
A relação entre o fisioterapeuta e o paciente é importante na adesão ao tratamento, podendo influenciar na motivação e no compromisso do paciente. O fisioterapeuta que tem empatia e compreende as preocupações do paciente cria confiança e faz com que sinta mais confortável em compartilhar suas dificuldades e dúvidas. Esclarecer o diagnóstico, as metas do tratamento e as técnicas utilizadas de forma clara e acessível ajuda os pacientes a se sentirem motivados e a aumentar a sensação de sucesso, evitando frustrações. Ter um feedback regular do progresso ajuda o paciente a ver sua evolução e reforça a importância de continuar o tratamento. Dito isso, a relação entre o fisioterapeuta e o paciente não apenas melhora a expectativa do paciente sobre o tratamento, mas é também um fator importante na adesão e nos resultados do tratamento.

Mais conteúdos dessa disciplina