Buscar

Aula 4 - Estudo de caso

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
PROFA. Cláudia Lehnemann Tannhauser
CASO 1*
*Elaborado por Cláudia L. Tannhauser
Marlene Xavier foi recém admitida como gerente de um Hotel em Porto Alegre. Ela já trabalhou em vários hotéis, portanto tem bastante experiência, fala fluentemente, além do português, inglês, francês, espanhol e alemão. É formada em Hotelaria pela PUCRS, e tem pós-graduação em Hotelaria em uma das mais conceituadas universidades no setor. Fez seu pós na Europa, onde ficou por dois anos. 
Este hotel localiza-se em área nobre de Porto Alegre a aproximadamente 10/15 minutos do centro. O hotel funciona em sistema de “flat” (180 apartamentos) e pretende atender principalmente executivos a viagens de negócios, caracterizando-se no atendimento às classes “A” e “B”. Além do hotel, haverá uma sala de convenções para aproximadamente 1.500 pessoas com o que há de mais moderno em material de apoio. Este hotel tem outras filiais bem sucedidas em Gramado (região serrana) e na praia de Torres, obviamente que nestes casos tem como objetivo o atendimento de outro tipo de população.
Como a inauguração do hotel está prevista para daqui há três meses, Marlene começará o processo seletivo para contratar as pessoas para trabalhar no hotel. Em um primeiro momento, ela pensa em contratar (e o superintendente deu-lhe total liberdade para isso) pessoas para trabalhar diretamente com ela e pessoas que trabalharão nas gerências:
- Um auxiliar da gerência - Funcionará como seu “braço direito”. De preferência formado (a) em Turismo ou Hotelaria, não precisa ter experiência anterior porque Marlene dispõe-se a treinar, mas seria bom se tivesse feito alguns estágios na área. Tem que falar no mínimo espanhol e seria aconselhável falar outra língua estrangeira. Imprescindível conhecimentos de informática (como usuário). Disponibilidade para fazer plantões à noite e finais de semana.
- Uma secretária – com experiência mínima de 5 anos, bilíngüe, bons conhecimentos de informática.
- Um gerente da área financeira – com experiência mínima de 5 anos no setor, bilíngüe, bons conhecimentos de informática.
- Um gerente para cuidar dos eventos da sala de convenções – Formado (a) em Relações Públicas, de preferência com pós-graduação na área, domínio dos idiomas inglês e espanhol, no mínimo, bons conhecimentos de informática.
- Um gerente da área operacional (principalmente para o atendimento de manutenção, camareiras e área da limpeza). De preferência formado (a) em Hotelaria, com experiência de 5 anos na área, bilíngüe.
- Um gerente do restaurante – que será responsável pelo café e pelos serviços de restaurante (almoço e janta). De preferência formado (a) em Nutrição, com pós-graduação na área, com conhecimentos de cardápio internacional. Este gerente trabalhará com um chefe de cozinha que está vindo diretamente da França para assumir a cozinha do hotel.
OBS: Todos os gerentes terão que ter capacidade de liderança, inter-relacionamento e capacidade de trabalhar em equipe.
Como o grupo programaria o recrutamento para as funções citadas?
CASO 2*
*Elaborado por Cláudia L. Tannhauser
Pensemos que o/a gerente do restaurante já esteja selecionado (a). Ele (a) então terá que selecionar:
- 15 garçons – para trabalhar nos 3 turnos (manhã, tarde e noite), com curso no SENAC, com experiência mínima de 1 ano, ensino médio completo, com conhecimentos básicos de inglês e espanhol.
- 5 cozinheiras (os) – com experiência mínima de 5 anos em cozinha internacional, ensino básico completo.
- 8 auxiliares de cozinha – não precisa ter experiência, ensino básico completo.
Como o grupo programaria o recrutamento para as funções citadas?

Continue navegando