Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

MÉTODOS CONTÁBEIS
A finalidade da escrituração contábil é de fornecer aos gestores da empresa e demais informações sobre o patrimônio. Deve ser feito de imediato, logo após os fatos contábeis, o método é o de partidas dobradas, esta indica que, todo o crédito possui um ou débito de igual valor e todo o débito possui um crédito de igual valor.
Os fatos contábeis são registrados por meio dos lançamentos contábeis, para este deve-se seguir os seguintes passos:
· Local e data;
· Contas debitadas;
· Contas creditadas;
· Histórico;
· Valor.
A partir dos registros dos fatos contábeis podemos apurar os resultados da situação patrimonial, isso porque todos os fatos são escriturados no livro Diário. 
Sobre o saldo da conta, ele pode ser:
Devedor: Quando o valor do débito é maior que o valor do crédito (D>C)
Credor: Quando o valor do crédito é maior que o valor do débito (C>D)
Nulo: Quando o valor do débito é igual ao valor do crédito (D=C)
Nesse sistema é utilizado a lógica invertida, onde tudo que é credor está nas obrigações e PL (Débito) e tudo que devedor está nos bens e direitos (Crédito). No momento da escrituração, tudo que é devedor (Crédito) será registrado primeiro para depois registrar o que é credor (Débito). 
A origem e aplicação dos recursos nela o passivo e o pl demonstram como a entidade conseguiu os recursos e o ativo demonstra o que a entidade tem em posse e a receber. O recurso para terceiros pode ser classificado em dois:
· Dívida para funcionamento: obrigação com fornecedores, obrigações trabalhistas...
· Dívida para financiamento: recursos obtidos por empréstimos.
Os direitos dividem-se em:
· Crédito de funcionamento: obtido através das operações comerciais da empresa, são valores a receber ou mercadorias a receber.
· Crédito de financiamento: obtidos através das operações financeiras, são empréstimos concedidos, riqueza em poder de terceiros...
Os recursos próprios dividem-se em:
· Proprietários/ sócios: Capital investido na entidade.
· Lucro líquido: resultado positivo da operação da empresa, ele deve estar na conta de Lucros Acumulados ou Reservas.
O regime de caixa e de competência, nesse primeiro os eventos são registrados apenas quando a organização recebe ou efetua um pagamento, ou seja, sua escrituração. Já no regime de competência as receitas e despesas são registradas no momento da ocorrência, o que possibilita a apuração do resultado patrimonial, essa escrituração denomina-se apropriação ou provisão contábil. A provisão contábil é feita do registro de fatos que irão ocorrer em um momento posterior como o pagamento dos funcionários.
Balancetes de verificação é o famoso T registrado no final do ato social, ou seja, para cada movimentação é feito um registro e para cada conta um balancete individual, ele pode ser feito mensalmente também.

Mais conteúdos dessa disciplina