Buscar

AULA 1 – TERMINOLOGIA DOENÇAS INFECTOPARASITARIAS – DIP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 1 – TERMINOLOGIA DOENÇAS INFECTOPARASITARIAS – DIP E DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA
Cristiano Alves
Agosto - 2013
Os maiores assassinos da humanidade ao longo da nossa história recente - varíola, tuberculose, gripe, malária, peste, sarampo, cólera, sida - são doenças infecto-contagiosas, atualmente chamadas transmissíveis, que evoluíram a partir de doenças dos animais, apesar de muitos dos micróbios responsáveis pelos nossos próprias doenças epidêmicas (que atingem grande número de pessoas ao mesmo tempo) estarem agora, quase só confinados aos humanos.
Em virtude das condições sanitárias das cidades e do desconhecimento da etiologia das doenças infecciosas, grandes epidemias assolaram as Nações no passado, dizimando suas populações, limitando o crescimento demográfico, e mudando, muitas vezes, o curso da história.  Tais epidemias foram genericamente rotuladas de peste, embora muitas delas não tenham sido causadas pelo bacilo da peste (Yersinia pestis) e fossem, provavelmente, epidemias de varíola, tifo exantemático, cólera, malária ou febre tifóide. 
TRANSMISSIBILIDADE
As doenças infecciosas são divididas em doenças transmissíveis e não transmissíveis.
Doenças infecciosas transmissíveis podem se espalhar DIRETAMENTE do indivíduo infectado, através de:
Secreções e fluidos corpóreos
pele ou mucosas,
OU INDIRETAMENTE, quando a pessoa infectada:
contamina o ar através da respiração ou um objeto inanimado ou comida, como de costume com a gripe e hepatite A.
Em doenças infecciosas NÃO TRANSMISSÍVEIS o organismo (parasita) não é transmitido de uma pessoa para outra, dependendo de circunstâncias especiais, seja ambiental, acidental, etc, para a transmissão. Nestes casos, as pessoas infectadas não transmitem a doença. Estas doenças necessitam de espécie vetora intermediárias ou fluidos de transferência.
Devido à natureza das doenças não-transmissíveis, como a febre amarela e filariose, por exemplo, a sua propagação é pouco afetada pelo isolamento de quarentena. Deste modo, uma "doença contagiosa" pode ser assim definida, se o isolamento ou quarentena são utilizados como uma resposta de saúde pública.
GRUPOS DE PATÓGENOS BIOLÓGICOS
Uma classificação útil é o agrupamento de acordo com as características biológicas do patógeno que as produzem. Estes são os seguintes:
BACTERIANO
VIRAL
INFECÇÕES FÚNGICAS
Candidíase, Cromomicose 
DOENÇAS INFECCIOSAS POR PROTOZOÁRIOS
Leishmaniose, Malária, Criptosporidiose, Toxoplasmose, Amebíase, 
DOENÇAS CAUSADAS POR PRÍONS
Doença de Creutzfeldt-Jakob
CLASSIFICAÇÃO
CARACTERÍSTICAS GERAIS DE DOENÇAS INFECCIOSAS
Eles caracterizam-se pelo aparecimento de sintomas diferentes, entre os quais podemos citar a febre, mal-estar e deterioração. Qualquer doença infecciosa cursa em de fases:
 O PERÍODO DE INCUBAÇÃO. O tempo entre a entrada do agente até ao aparecimento dos primeiros sintomas. Aqui, o patógeno pode multiplicar e dividir por suas áreas de ataque. Tempo varia, dependendo da doença.
 O PERÍODO PRODRÔMICO: Os sintomas surgiram mas são inespecíficos
 PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO. Os sintomas característicos aparecem.
 CONVALESCENÇA. O corpo venceu a doença e o organismo se recupera. 
Fonte de Infecção é o foco, local onde se origina o agente infeccioso, permitindo-lhe passar diretamente para um hospedeiro, podendo localizar-se em pessoas, animais, objetos, alimentos, água, etc.
Penetração Passiva: ocorre com a penetração de formas de parasitos, como ovos de Enterobius, cistos de protozoários intestinais e demais infecciosos como bactérias ou vírus. Ocorre por via oral, mediante a ingestão de alimentos (com bactérias e toxinas) ou água, bem como por inalação ou picadas de insetos (vetores) - caso da Leishmania e do Plasmodium, causador da malária.
Penetração Ativa: ocorre com a participação de larvas de helmintos que penetram ativamente através da pele ou mucosa do hospedeiro, como o Schistosoma mansoni, Ancilostomídeos e o Strongyloides stercoralis.
NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA
11
Notificação compulsória é um registro que obriga e universaliza as notificações, visando o rápido controle de eventos que requerem pronta intervenção. Para a construir o Sistema de Doenças de Notificação Compulsória (SDNC), cria-se uma Lista de Doenças de Notificação Compulsória (LDNC), cujas doenças são selecionadas através de determinados critérios como: magnitude, potencial de disseminação, transcendência, vulnerabilidade, disponibilidade de medidas de controle, compromisso internacional com programas de erradicação, etc. 
Devido as alterações no perfil epidemiológico, a implementação de outras técnicas para o monitoramento de doenças, o conhecimento de novas doenças ou a re-emergência de outras, tem a necessidade de constantes revisões periódicas na LDNC no sentido de mantê-la atualizada.
Em média são processados anualmente no SINAN NET/RO 70.000 setenta mil notificações compulsórias
portaria_2011_notificação.pdf
Lista de Notificação Compulsória Portaria nº104.wmv
FICHA_violencia.pdf
18
LINKS E REFERÊNCIAS
http://www.sms.rio.rj.gov.br/coe/GTSINAN/Documenta%E7%E3o%20SINAN/Documenta%E7%E3o%20do%20sistema/Instrucionais%20de%20preenchimento%20das%20fichas/Malaria.pdf
http://portal2.saude.gov.br/saudelegis/LEG_NORMA_PESQ_CONSULTA.CFM
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt0104_25_01_2011.html
http://www.youtube.com/watch?v=SJav1qaq4gU
http://www.agevisa.ro.gov.br/?page_id=1619
http://dtr2004.saude.gov.br/sinanweb/
http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/epidemias.htm
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABkJQAC/terminologias-enfermagem?part=2
http://pt.wikipedia.org/wiki/Enterovirus
https://www.google.com.br/search?q=prions&newwindow=1&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=zhIBUqXTKofVrgG624HQDQ&ved=0CEAQsAQ&biw=1777&bih=887
https://www.google.com.br/search?newwindow=1&biw=1777&bih=887&tbm=isch&sa=1&q=tracoma&oq=tracoma&gs_l=img.3..0l6j0i24l4.49585.53380.0.53740.13.11.0.0.0.0.293.1461.4j1j4.9.0....0...1c.1.24.img..7.6.971.DoyxqrUbnqc
http://pt.wikipedia.org/wiki/Criptosporid%C3%ADase

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais