Buscar

Apol 1 - Matemática Aplicada e Ética Empresarial

Prévia do material em texto

Atividade Pedagógica Online 01
(Versão para impressão)
ALEXANDRE DE CASTRO PERRONI - RU: 1173362 Nota: 100 PROTOCOLO: 20150901117336242A10D
Disciplina(s):
ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE
MATEMÁTICA BÁSICA
Data de início:	01/09/2015 17:02
Prazo máximo entrega:	- 
Data de entrega:	07/09/2015 13:29
Questão 1/5
Um dos importantes conceitos da matemática é o de conjunto. Este é considerado um conceito primitivo, isto é, tem o sentido usual de coleção ou totalidade de elementos, não precisando, portanto, ser definido a partir de outros conceitos matemáticos.
Analise as proposições, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
No que se refere ao conceito e notação de conjuntos, é correto afirmar que:
( ) O conjunto é um conceito fundamental em todos os ramos da matemática e, intuitivamente, pode-se defini-lo como uma lista, coleção ou classe de objetos bem definidos.
( ) Os objetos, em um conjunto, podem ser qualquer entidade abstrata: números, variáveis, equações, operações, algoritmos, sentenças e nomes, sendo esses objetos chamados elementos ou membros de um conjunto.
( ) Um conjunto pode ser definido como um agrupamento, independente de seus componentes apresentarem alguma característica em comum.
( ) Geralmente denotamos os conjuntos por letras maiúsculas: A, B, C, X, Y; e os elementos de um conjunto por letras minúsculas: a, b, c, x, y.
	A	
V – V – V – V 
	B	
F – V – V – F 
 
	C	
V – V – F – V 
Você acertou!
O conjunto é um conceito fundamental em todos os ramos da Matemática. Intuitivamente, um conjunto é uma lista, coleção ou classe de objetos bem definidos. Os objetos em um conjunto podem ser qualquer entidade abstrata: números, variáveis, equações, operações, algoritmos, sentenças, nomes etc. Esses objetos são chamados elementos ou membros de um conjunto. Os elementos de um conjunto são os objetos que estão no conjunto. Por exemplo, um advogado é um elemento do conjunto de todas as pessoas, mas uma cadeira não é. O elemento de um conjunto também é chamado de membro desse conjunto. Geralmente denotamos os conjuntos por letras maiúsculas: A, B, C, X, Y etc. e os elementos de um conjunto por letras minúsculas: a, b, c, x, y etc.
MACEDO L.R.D; CASTANHEIRA; N.P.; ROCHA, A. Tópicos em Matemática Aplicada, Curitiba, Intersaberes, 2013; p. 10
	D	V – V – F – F
Questão 2/5
Assinale a alternativa que descreve corretamente o princípio da responsabilidade mencionado no texto a seguir. 
Ao que se sabe, o universo da empresa se deixará sempre guiar pelos cálculos da eficácia e da rentabilidade. Agora, porém, sai ao encalço da alma, da business ethics (ética nos negócios), última moda nos meios empresariais. Mas o que seria essa alma que as empresas estão procurando? Seria uma busca espiritual ou um alinhamento a esta tendência pós-moderna que é a responsabilidade em relação às gerações futuras? Estariam as nossas empresas finalmente compreendendo o princípio da responsabilidade elaborado pelo famoso filósofo Hans Jonas ou querem apenas sobreviver diante de uma sociedade cada vez mais preocupada e exigente em relação às atitudes empresariais?
	A	
Não aja de modo a que os efeitos da tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma autêntica vida humana sobre a Terra.
	B	
Aja de modo a que os efeitos da tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma autêntica vida humana sobre a Terra.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.2, p.59), Hans Jonas (1903-1993) foi o autor do famoso Princípio da Responsabilidade, literalmente: aja de modo a que os efeitos da tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma autêntica vida humana sobre a Terra.
	C	
Aja de modo a que os efeitos da tua ação não sejam compatíveis com a permanência de uma autêntica vida humana sobre a Terra.
	D	
Aja de modo a que os efeitos da tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma inautêntica vida humana sobre a Terra.
Questão 3/5
Na linguagem corrente as palavras “ética” e “moral” são, muitas vezes, usadas de maneira indistinta, praticamente como sinônimos, mas na linguagem filosófica adquirem significados mais precisos. Historicamente, os romanos optaram pelo termo mores, que significa “costumes”, para traduzir os termos gregos relativos à ética, tendo, assim, surgido a palavra moral. Talvez esteja aí a origem da confusão, já que a língua portuguesa incorporou tanto a palavra de origem grega (ética) quanto de origem latina (moral), atribuindo às duas, praticamente, o mesmo sentido.
Tendo como base as contribuições da filosofia, assinale a alternativa que indica a sequência correta dos fenômenos descritos a seguir.
I. Disciplina ou ciência que tem por foco o estudo das normas morais.
II. Relacionada aos costumes e às normas de comportamento, internalizadas e aceitas no interior de uma determinada comunidade humana.
III. Estudo de uma forma específica de comportamento humano.
	A	
I – Ética, II – Moral, III – Ética.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p. 32-33), no campo da filosofia é apropriado utilizar a palavra ética para designar a disciplina, ou a ciência, que tem por foco o estudo das normas morais. Enquanto a moral fica relacionada aos costumes e às normas de comportamento, internalizadas e aceitas no interior de uma determinada comunidade humana. A ética é o estudo de uma forma específica do comportamento humano, uma ciência que tem por objeto a moral.
	B	
I – Ética, II – Ética, III – Moral.
	C	
I – Moral, II – Ética, III – Moral.
	D	
I – Moral, II – Moral, III – Ética.
Questão 4/5
.
	A	
O número três representa a intersecção dos três conjuntos
	B	
Formar o conjunto D com a diferença de A – C teríamos: D = {2; 3; 5. 6 ; 7} 
	C	
O conjunto A é: A = {2; 3; 5. 6 ; 7}
Você acertou!
Estão erradas
O número três representa a intersecção dos três conjuntos – correto é a Intersecção de A e C apenas
Formar o conjunto D com a diferença de A – C teríamos: D = {2; 3; 5. 6 ; 7} - correto é D= {2; 5; 6 e 7}
O conjunto B é : B = {2; 3; 5. 6 ; 7} – correto é B = {2; 6}
MACEDO L.R.D; CASTANHEIRA; N.P.; ROCHA, A. Tópicos em Matemática Aplicada, Curitiba, Intersaberes, 2013; p. 13.
 
	D	O conjunto B é : B = {2; 3; 5. 6 ; 7}
Questão 5/5
Sabe-se que a união ou reunião dos conjuntos A e B é um novo conjunto formado pelos elementos de E, que pertencem ao conjunto A ou ao conjunto B.
Analise as proposições, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A interseção dos conjuntos A e B é o conjunto dos elementos de E, que pertencem, simultaneamente, aos dois conjuntos.
Desta forma, dados os conjuntos a seguir, analise o resultado apresentado, verificando a veracidade ou não, de suas informações.
( ) A = {4, 5, 6} e B = {2, 4, 0, 6} logo: A n B = {0, 2, 4, 6}
( ) A = {4, 5, 6} e B = {2, 4, 0, 6} logo: A U B = {0, 2, 4, 4, 6}
( ) A = {4, 5, 6} e B = {2, 4, 0, 6} logo: A n B = {4,6}
( ) A = {4, 5, 6} e B = {2, 4, 0, 6} logo: A n B = {Ø}
	A	
F – F – V – F 
Você acertou!
“A = {4, 5, 6} e B = {2, 4, 0, 6} logo A n B = {0, 2, 4, 6} ” está incorreta, porque na interseção os elementos devem pertencer simultaneamente aos 2 conjuntos – 0 e 2 não pertencem aos 2 conjuntos.
 “A = {4, 5, 6} e B = {2, 4, 0, 6} logo A U B = {0, 2, 4, 4, 6} ” está incorreta, porque além de estarmos falando em interseção, a união entre as duas está incorreta, não se deve repetir elementos.
“A = {4, 5, 6} e B = {2, 4, 0, 6} logo: A n B = {4,6} ” está correta, pois os elementos pertencem aos 2 conjuntos, simultaneamente.
“A = {4, 5, 6} e B = {2, 4, 0, 6} logo: A n B = {Ø} ” está incorreta, pois temos os números 4 e 6 repetindo-se nos 2 conjuntos.
MACEDO L.R.D; CASTANHEIRA; N.P.; ROCHA, A. Tópicos em Matemática Aplicada, Curitiba, Intersaberes, 2013; p. 12

Continue navegando