Buscar

Temas Transversais Final

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Um dos temas transversais apresentados pelos PCN é ?Orientação Sexual?. Para que as atividades pedagógicas sobre esse tema sejam significativas, pressupõe-se que haja uma relação de confiança entre os estudantes e os professores. Nesta perspectiva, qual das situações a seguir seria a mais adequada, pensando na atitude do(a) professor(a) na sala de aula?
	 a)
	As discussões devem manter-se em condições de ?assexuadas?, reprimindo as manifestações da sexualidade infantil.
	 b)
	O professor pode discutir a questão abordando os diferentes tabus, preconceitos, crenças e atitudes existentes na sociedade, impondo valores considerados politicamente corretos.
	 c)
	Este tipo de trabalho requer que a família seja mantida afastada das atividades desenvolvidas na escola.
	 d)
	O tema deve ser trabalhado dentro do limite da ação pedagógica, sem invadir a intimidade e o comportamento dos alunos ou professores.
	2.
	Segundo Jacobi (2003, p. 192), ?Nestes tempos em que a informação assume um papel cada vez mais relevante, ciberespaço, multimídia, internet, a educação para a cidadania representam a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação na defesa da qualidade de vida. [...]?. Pensando nos PCN e na proposta de educação para a cidadania, analise as sentenças a seguir:
I- Educa-se para a cidadania quando se permite que diferentes etnias, classes sociais, opção sexual ou credo religioso, entre outras diferenças, possam ser expressas com liberdade.
II- Faz parte da educação para a cidadania o respeito ao outro, como igual em seus valores, apesar das diferenças existentes entre os seres humanos.
III- Inicia-se somente o trabalho de educação para a cidadania nos anos iniciais do Ensino Fundamental, aprofundando os conteúdos abordados de acordo com as fases do desenvolvimento infantil.
FONTE: JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 118, p. 189-205, mar. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2012.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Conforme Moura, Castro e Campos (2008, p. 2), ?Por meio de Histórias em Quadrinhos (HQs), várias mensagens de Educação Ambiental são difundidas, como os conceitos sobre preservação, poluição, desmatamento, ética e cidadania, que contribuem para a preservação do meio e a manutenção de condições de vida saudável. [...]?. A respeito do trabalho pedagógico com Histórias em Quadrinhos, analise as sentenças a seguir:
I- As Histórias em Quadrinhos podem auxiliar o professor na conscientização das crianças sobre a responsabilidade ambiental do ser humano.
II- Histórias em Quadrinhos são consideradas pedagogicamente válidas como forma de incentivar o aprendizado.
III- A História em Quadrinho deve ser vista como material pedagógico, não interessando a forma como é utilizada.
IV- Durante algum tempo, as Histórias em Quadrinhos foram consideradas prejudiciais para o desenvolvimento intelectual infantil.
FONTE: MOURA, Valdivani Sousa de; CASTRO, Rosemara Aparecida R. de; CAMPOS, Marcelo Luciano P. Educação ambiental nas histórias em quadrinhos. 2008. Disponível em: <http://www.ie.ufmt.br/semiedu2008/gts/gt3/Poster/VALDIVANI%20SOUSA%20DE%20MOURA.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2012.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	TEXTO 1 
Tomar como partida as crianças enquanto sujeitos de direitos, os quais são garantidos por leis e diretrizes nacionais, relaciona-se com a preocupação em prover o atendimento adequado em uma instituição educativa, que não seja apenas assistencial, mas promotora de educação, voltada para o desenvolvimento integral da criança.
FONTE: MONTEIRO,M.I.; VOLTARELI, M.A. Concepções de professoras de educação infantil sobre as práticas docentes para a primeira infância. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br. Acesso em: 5 set.2017 (adaptado)
TEXTO 2 
Faz-se necessário superar aquela educação reprodutora, que didatiza o lúdico, patologiza a infância e reduz à educação ao ensino, e promover uma educação que valorize o convívio com as diferenças, que priorize as expressões infantis, que agregue as famílias nas creches e que opte por considerar o ato de brincar como um favorecedor  de descobertas.
FONTE: FARIA, A.L.G.; FINCO, D. Apresentação. In: FARIA, A.L.G.; FINCO, D. (Org.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011 (adaptado). 
A partir dos fragmentos de texto apresentados, analise as sentenças a seguir:
I- A formação docente para atuação na educação infantil é desenvolvida em conjunto com a formação que habilita o docente a atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que, nos dois níveis, são exigidos os mesmos conhecimentos e são iguais os objetivos formativos.
II- Cuidar e educar são princípios norteadores da educação infantil e a prática educativa nesse segmento deve abordá-los sem que haja sobreposição entre eles.
III- No trabalho docente na educação infantil, deve-se considerar o brincar como forma específica de manifestação da criança e, portanto, elemento fundamental no desenvolvimento do trabalho educativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, o termo ?meio ambiente? é utilizado para descrever um espaço e seus componentes (bióticos e abióticos) que ali vivem e se desenvolvem, interagindo com esse espaço. A respeito dos componentes bióticos e abióticos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Componente biótico.
II- Componente abiótico.
(    ) Vegetais.
(    ) Água.
(    ) Seres humanos.
(    ) Fungos.
(    ) Sais minerais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - II - II - I.
	 b)
	II - I - I - II - II.
	 c)
	I - II - I - I - II.
	 d)
	I - I - I - II - II.
	6.
	A sociedade e a educação passaram por muitas transformações, e, por conta disso, movimentam todas as esferas da sociedade. Sobre o desafio que a educação possui junto ao processo educacional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Transformar o processo educacional em um movimento que vincule somente o conhecimento.
	 b)
	Transformar o processo educacional em um movimento que considere o espaço escolar e o conhecimento.
	 c)
	Transformar o processo educacional em um movimento que utiliza o espaço escolar em suas peculiaridades.
	 d)
	Transformar o processo educacional em um movimento que desconsidere o espaço escolar.
	7.
	Compreende-se que "princípios" são as ideias e referenciais que fundamentam, sustentam determinadas teorias, ciências, disciplinas etc. No caso dos Temas Transversais, os princípios são instrumentos que têm por objetivo proporcionar uma sociedade mais justa e cidadã. Sendo assim, sobre os princípios que orientam os Temas Transversais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Dignidade da Pessoa Humana, Igualdade de Direitos, Corresponsabilidade pela vida social, Participação.
	 b)
	Participação, Ética, Pluralidade Cultural e Igualdade.
	 c)
	Corresponsabilidade pela vida social, Participação, Ética, Pluralidade e Igualdade.
	 d)
	Dignidade da Pessoa Humana, Igualdade de Direitos, Meio Ambiente e Ética.
	8.
	Presente em todas as relações humanas, ética e moral fazem referências à maneira de se comportar na sociedade do ponto de vista do bem e do mal, que são estabelecidos pelo grupo social. A expressão ética surge do gregoethos, que significa hábitos, costumes, condutas, enquanto que a palavra moral surge do latim mores, que também significa costumes, condutas. Sobre os temas, analise as sentenças a seguir:
I- A ética, ou a filosofia moral, aponta sempre para aspectos gerais, diz respeito ao campo da teoria, da ciência que estuda a questão moral, e disso derivam os princípios universais para o comportamento.
II- A moral, por sua vez, refere-se mais ao modo de comportar-se segundo os costumes de um grupo social a que se pertence, diz respeito a um universo mais restrito e eminentemente prático, ligado ao que se faz. 
III- É indiscutível que há uma ligação entre ética e moral, por isso, podemos simplesmente inverter sua posição. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	Siegel (2001) sugere que para que se tenha um melhor entendimento acerca da Pluralidade Cultural, devemos levar em consideração também os diferentes significados da palavra "cultura". Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:
I- A palavra cultura está relacionada aos saberes elaborados, eruditos, dos quais as pessoas são portadoras.
II- A arte em geral, ou seja, a produção artística, também está relacionada ao conceito de cultura.
III- A cutura é fruto das produções sociais, ou seja, os grupos vão estabelendo sua cultura ao longo da história.
IV- A cultura não envolve questões simples, tais como linguagem, tradições e culinária.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	De acordo com Siegel (2012, p. 30), "a metáfora do rizoma subverte a ordem da metáfora arbórea, tomando como paradigma imagético aquele tipo de caule radiciforme de alguns vegetais, formado por uma miríade de pequenas raízes emaranhadas em meio a pequenos bulbos armazenatícios, colocando em questão a relação intrínseca entre as várias áreas do saber, representadas cada uma delas pelas inúmeras linhas fibrosas de um rizoma, que se entrelaçam e se engalfinham formando um conjunto complexo no qual os elementos remetem necessariamente uns aos outros e mesmo para fora do próprio conjunto". O rizoma é administrado por seis princípios básicos: princípio de conexão; heterogeneidade; multiplicidade; ruptura assignificante; cartografia; decalcomania. Sobre o princípio de heterogeneidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No princípio da heterogeneidade, toda conexão é possível de ocorrer, tendo a heterogeneidade como o guia do rizoma.
(    ) No princípio da heterogeneidade, o rizoma é multiplicado e é reduzido a uma unidade da árvore.
(    ) No princípio da heterogeneidade, as relações devem estar sempre mediatizadas, obedecendo a uma classe.
(    ) No princípio da heterogeneidade, o rizoma pode ser mapeado, podendo ser acessado em diversos pontos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SIEGEL, Norberto. Temas transversais. 2. ed. Indaial: Uniasselvi, 2012.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	11.
	(ENADE, 2011) A escola delimita espaços. Servindo-se de símbolos e códigos, ela afirma o que cada um pode (ou não pode) fazer, ela separa e institui. Informa o "lugar" dos pequenos e dos grandes, dos meninos e das meninas. Através dos seus quadros, crucifixos, santas ou esculturas, aponta aqueles/as que deverão ser modelos e permite, também, que os sujeitos se reconheçam (ou não) nesses modelos. [...] Currículos, normas, procedimentos de ensino, teorias, linguagem, materiais didáticos, processo de avaliação são, seguramente, loci das diferenças de gênero, sexualidade, etnia, classe - são constituídos por essas distinções e, ao mesmo tempo, seus produtores. Todas essas dimensões precisam, pois, ser colocadas em questão. É indispensável questionar não apenas o que ensinamos, mas o modo como ensinamos e que sentidos nossos/as alunos/as dão ao que aprendem. Atrevidamente é preciso, também, problematizar as teorias que orientam nosso trabalho (incluindo, aqui, até mesmo aquelas teorias consideradas "críticas"). Temos de estar atentas/os, sobretudo, para nossa linguagem, procurando perceber o sexismo, o racismo e o etnocentrismo que ela frequentemente carrega e institui (LOURO, 1997, p. 58 e 64). Com base no texto, analise as sentenças a seguir:
I- A escola define os espaços que cada um deve ocupar socialmente, visto que reproduz modelos e condiciona os alunos a segui-los.
II- Os espaços delimitados pela escola representam a sala de aula em si, visto que é o ambiente predominante em que acontece o processo de aprendizagem. 
III- A delimitação de espaços pela escola só acontece no espaço escolar, visto que o(a) aluno(a) o ignora nos momentos em que não está inserido no contexto educacional. 
IV- Os espaços delimitados pela escola representam a rotulação e o estabelecimento de papéis e padrões de comportamento. 
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
	 a)
	I e II.
	 b)
	I e IV.
	 c)
	I, III e IV.
	 d)
	II e III.
	12.
	(ENADE, 2011) A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses "valores" se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. 
O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura:
FONTE: LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p. 3 (adaptado).
	 a)
	Representa uma modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.
	 b)
	Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
	 c)
	Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.
	 d)
	Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando