Buscar

A Origem da Filosofia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
A Origem da Filosofia
Profa Rosana Angelo
*
*
*
Filosofia
Philo – philia – amizade, amor fraterno, respeito entre iguais.
Sophia – sophos – sábio.
Filosofia – amizade pela sabedoria, amor e respeito ao saber.
Filósofo – o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.
*
*
*
Atribui-se à Pitágoras de Samos (Séc. V a C) a invenção da palavra Filosofia – “ A sabedoria plena e completa pertence aos Deuses. Os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se filósofos.”
*
*
*
Grécia Antiga
*
*
*
A Filosofia é Grega
A Filosofia entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, das origens e das causas das ações humanas e do próprio pensamento é um fato considerado tipicamente grego.
*
*
*
*
*
*
Influências da Filosofia Grega.
A Filosofia é um modo de pensar e exprimir os pensamentos que surgiu com os gregos que tornou-se predominante na chamada cultura européia ocidental e, logo, portuguesa e brasileira.
*
*
*
 Cariátides
*
*
*
 Atlas.
*
*
*
Através da Filosofia os gregos definiram os princípios da Razão, da ciência, da ética, da política, das artes, das técnicas, para o ocidente.
*
*
*
Principais traços que definem a atividade filosófica na época de seu nascimento: 
Tendência à racionalidade (princípios e regras são os critérios para explicar as coisas); recusa a explicações preestabelecidas; tendência à argumentação e ao debate; capacidade de generalização/ síntese (água); capacidade de diferenciação/análise (Caras pintadas)
*
*
*
Legado da Filosofia Grega para o Ocidente
Contribuições:
A idéia de que a natureza opera obedecendo Leis e princípios necessários e universais, ou seja, os mesmos em toda a parte e em todos os tempos. 
*
*
*
A idéia de que as leis universais podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento – não são segredos ou mistérios divinos.
*
*
*
O nosso pensamento opera obedecendo leis, regras e normas universais – o nosso pensamento é Lógico. Somos seres racionais.
*
*
*
A idéia de que as práticas humanas, ou seja, a ação moral, a política, as técnicas, as artes dependem das escolhas humanas (emocionais ou racionais), dos valores, dos padrões estabelecidos pelos homens e não por imposições misteriosas, divinas e secretas.
*
*
*
A Filosofia surge quando se descobriu que a verdade do mundo e dos homens não era algo secreto, que só poderia ser revelado por divindades e por poucos escolhidos – ela poderia ser conhecida por todos através da razão e do pensamento e, por esse motivo, pode ser ensinada e transmitida por todos.
*
*
*
Os acontecimentos podem ser necessários ou contingenciais – não são fatalidades – decisão humana, deliberação voluntária, existência de leis naturais.
*
*
*
O Necessário-o que não pode ser senão como é. ( A pedra cai)
O Contingente -o que pode ser ou não ser, o que pode ser de uma maneira ou da maneira oposta: Acaso é a contingência nos acontecimentos da natureza (tempestade) e o Possível é a contingência nos acontecimentos humanos.(Beber e dirigir embriagado) 
*
*
*
*
*
*
Bibliografia
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. SP: Ática, 2012.
ARANHA & MARTINS. Temas de Filosofia. SP: Moderna, 2005.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais