Buscar

A HIPÓTESE DO PERÍODO CRÍTICO NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA

Prévia do material em texto

Trabalho: Sobre HPC e Casos
A Linguagem pode ser considerada um sistema organizado de símbolos linguísticos (palavras). Ela é considerada não só com um meio de comunicação, mas como a expressão da subjetividade.
Nos casos aqui citados: Genie, Vitor, Chelsea, Isabelle,Helen, Oxara, Edik, Pedro e João.
O que tem em comum é o atraso de vocalização e socialização. Fica claro, uma dificuldade de aprendizagem de linguagem: Caracterizado pela não aquisição de fala ou expressão oral na época considerada “a normal”.
Pode ser causado tanto por problemas orgânicos (Surdez Congênita, Lesões Cerebrais). Como por problemas funcionais (modelos inadequados para o desenvolvimento da fala).
Muitas vezes o afastamento da linguagem com o mundo pode ser resultado da ansiedade gerada por conflitos internos inconscientes que, de alguma forma levam a uma identificação com o suspeito incapacitado. Tratasse dos pais, reação, adaptação, nova visão sobre o que representa,para os pais. Como por exemplo, “O caso Genie em que ela não teve nenhuma interação\acesso a língua, foi trancada no sótão da casa, e só quem tinha acesso a ela era o pai, que nunca falava nada, apenas alimentava. A irritação que seu pai tinha a barulhos,era tão grande a ponto de não ter televisão e nem rádio.
Uma atitude que acreditasse ser primordial e fundamental em relação dos indivíduos isolados e com pouca exposição a vocalização que se desviam do grupo chamado “Padrão Falantes e Sociáveis”, fica visível a privações e a segregações que foram abandonados,jogados e tratados de forma diferente em suas relações familiares. Esta atitude pode ter várias explicações; uma delas é que o indivíduo divergente, pela sua própria condição, constitui uma incapacidade de valores insignificantes estabelecidos por poucos estímulos, a casos de falta de afeto, outros de problemas congênitos e de até erro médico ‘diagnóstico’ como por exemplo: como no caso de Chelsea.
Um dos fatores no caso da linguagem isolado pode ser a pobreza de estímulos e a ausência de interações.

Continue navegando