Buscar

Slide de seminário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Redação Publicitária: Mídias Audiovisuais
Adriano Oliveira
Aniele Lima
Suellen Elisabeth
Vanderlei Duarte
TELEVISÃO
 A mídia televisiva é um dos grandes instrumentos de comunicação massiva. Antes da internet tornar-se de fácil acesso a qualquer pessoa, em qualquer lugar, a TV era o meio de comunicação mais popular. A união de áudio e imagem a torna interativa . Quando chegou acabou provocando o desvio da atenção do público do rádio e também os próprios locutores que passaram a trabalhar com televisão.
 Depois do lançamento da transmissão ao vivo, apresentou ao mundo, o quesito velocidade de fornecimento de informações, ganhando ainda mais a admiração dos telespectadores. A chegada da internet desfocou a atenção desse fator.
 É ainda um dos meios mais utilizados e eficazes para publicidade, de forma que é a referencia leiga da nossa área, “Publicidade, são os comerciais de TV”. Tenho certeza que já ouviram tal comparação!
 E apesar das constantes críticas em torno de manipulação, a velha TV continua sendo a “queridinha” de muita gente. 
 
Breve abordagem Histórica
 Experimentos realizados em 1926 na Inglaterra, Japão e nos Estados Unidos marcaram o inicio das transmissões de imagens e sons.
Nessa época a resolução era de aproximadamente de 60 linhas, enquanto hoje em dia as TV’s analógicas tem resolução de aproximadamente 480 linhas.
A televisão teve seu boom em 1950, quando estreou em cores. Foi também nessa época que a TV chegou ao Brasil, mas ainda em preto e branco e apenas nos anos 70 a colorida.
O novo aparelho, foi de inicio uma grande tirada para o entretenimento. Somente após a chegada da cor, os programas esportivos e de noticias começaram a se destacar.
A primeira transmissão ao vivo ocorreu no dia 25 de junho de 1967, quando o canal inglês BBC se uniu a emissoras de 26 países para transmitir uma apresentação dos Beatles gravando ao vivo no Abbey Road Studios a música All You Need Is Love.
 
A televisão é um meio abrangente, completo, integra som, imagem e movimento, é capaz de atingir grande quantidade da massa por sua rapidez e agilidade . Com essas características, ela faz parte do dia-a-dia de muitas pessoas no mundo por ser um dos principais meios de comunicação massiva.
 VEJAMOS COMO É APLICADO NA TV.
É preciso analisar a programação de forma segmentada;
 A TV não é o monstro que pensamos ser, o grande vilão é a propaganda que, repetida milhões de vezes, cria desejos de consumo desnecessários;
 O setor que mais investe em publicidade em TV é o comércio varejista (alimentos, bebidas, produtos domésticos e bens duráveis).
 Maior concorrência hoje da TV está na Internet . Ações específicas.
 Como forma de sobreviver, investe-se em tecnologia, interatividade e merchandising
Sendo a TV em suas produções em veiculo fechado , mas que no seu contexto não mantém essa característica, pois a mesma inspira, transforma, informa ,amadurece , traz ibope etc.. Então a publicidade faz esta ponte entre o Estúdio e a vida trazendo amplitude e despertando desejos em quem assiste uma programação. Seja uma novela,filme,seriado,desenho animado ou comercial e até propaganda eleitoral ( trechos da novela Tieta, Titanic, chaves , pica pau ou terra do nunca , havaianas e Tirica )
 Um conjunto orquestrado por profissionais para que seu efeito principal aconteça o lucro ou seja o “ produto” tem que se vender .
Com a produção das mídias televisas a relação produto consumidor se tornou ainda mais próxima , pois os vt’s sendo elaborados detalhadamente , e com sinergia entre o texto e vídeo causam antes mesmo do consumidor experimentar o produto e um desejo de consumo.
A publicidade tem sido inserida indiretamente nos filmes, novelas e programas do gênero em alguns casos fortalecendo uma marca, ou divulgando um produto.
Existem varias maneiras de difundir um produto simples , mas de maneira composta , por isto a diversidade de anunciar,persuadir e convencer através da TV. As maneiras mais usadas ultimamnente são : 
 # Publicidade Humorística;
 # Publicidade Emotiva;
 # Publicidade Persuasiva;
 # Publicidade testemunhal.
Um anuncio de TV se caracteriza pela repetição de palavras importantes para facilitar o entendimento da mensagem através de textos curtos e objetivos , com imagens que evitem a redundância. 
O formato padrão é de 30 segundos. Com possibilidades de 15’’ e 60’’.
Os anúncios na televisão têm que se adaptar, por um lado às características visuais do meio, e por outro a personalidade que desejamos dar ao produto definido. Os padrões fundamentais com os quais se constroem os anúncios.
A TV ainda e considerada o melhor meio, uma vês que faz uma condenação dos outros meios de comunicação fazendo uma boa cobertura do grupo consumidor visado. 
Genericamente, podemos dizer que o melhor veículo para dada campanha é aquele que atinge maior número de consumidores visados, de modo mais impressivo, mais rapidamente e ao menor custo por cabeça.
Televisão
 •Transmissão acessível a toda população
•Cobertura geográfica e demográfica
•Grande penetração em todos os targets
•Grande concentração de audiência
•Segmentação
•Agilidade
•Meio dinâmico, demonstração
•Meio de cobertura local e nacional
•Custo absoluto pode ser alto
•Rapidez na programação da mensagem
•Criador de modismo
•Transfere status a mensagem
•Mensagens de vida curta
•Disponibilidade limitada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais