Buscar

Teoria Contábil na Escrituração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teoria Contábil na Escrituração
Obrigatoriedade
1
Para legislação comercial, a contabilidade è obrigatória. A Lei nª 10.406/2002 (Código Civil) exige dos empresários e das sociedades empresariais sua elaboração, independente do porte e forma de tributação da empresa
O que é teoria
É um conjunto de conceitos, definições e proposições relacionadas entre si
Sua finalidade é explicar e prever fenômenos da realidade. 
O porque, como, quando e de que maneira os fenômenos ocorrem.
definição
A contabilidade é uma ciência que tem o objetivo de controlar o patrimônio das instituições, acompanhando suas mudanças e produzindo informações que retratam sua situação.
Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.
Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.
No Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
Princípios contábeis
Entidade
Continuidade
Oportunidade
Registro pelo valor original
Competência
Prudência
Entidade
A contabilidade deve ter distinção e separação entre pessoa física e pessoa jurídica. 
Continuidade
A empresa deve ser avaliada na suposição que a entidade nunca será extinta. Seu ativos são avaliados visando benefícios futuros.
Oportunidade
O registros dos fatos contábeis devem ser feitos imediatamente, e de forma integral.
Registro pelo valor original
Os elementos patrimoniais devem ser registrados pelo seu valor original. Valor da Nota Fiscal.
competência
As receitas e despesas devem ser contabilizadas no relativas ao momento de sua existência independente do seu pagamento.
Prudência
Sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas que alterem o patrimônio líquido deve-se considerar o menor valor para os componentes do ATIVO e o maior para os do PASSIVO. 
NUNCA antecipar lucros
SEMPRE prever prejuízos
"Aquele que se enamora da prática, sem a ciência, é como o navegante que entra no navio sem timão e bússula, que jamais tem a certeza de onde vai. Sempre a prática deve ser edificada sobre uma boa teoria." 
 (Leonardo Da Vinci)
Conclusão	
A atuação dos profissionais contábeis tem se mostrado cada vez mais imprescindível à sociedade, pois é fato notório que a contabilidade é capaz de assegurar a veracidade e de atestar a confiabilidade de informações que dizem respeito ao interesse coletivo. A credibilidade para atuar como guardiã dos bens públicos, porém, não chegou à classe contábil por imposição e, muito menos, por obra do acaso. O agir ético e fundamentado nos preceitos legais vigentes é um dos principais responsáveis pela posição a qual foi alçada o profissional contábil

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando