A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Anatomia aplicada a enfermagem - SNC

Pré-visualização | Página 1 de 1

Faculdade Mauricio de Nassau – UNINASSAU
Luiz Renato Torres da Silva
Anatomia aplicada a enfermagem
Sistema nervoso central e periférico
Funções: 
Sensitiva
Integradora
Motora
Disfunções Neurológicas
Acidente Vascular Encefálico [AVC ou AVE]
Isquêmico
Ocorre quando há uma obstrução da artéria, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, quando a obstrução ocorre por um coágulo de sangue, dizemos que é um AVC Trombótico. 
Hemorrágico
 
	
Quando há um rompimento de um vaso cerebral, fazendo com que haja uma hemorragia e o sangue se acumule e cause um aumento da PIC [pressão intracraniana]
ANEURISMA
O sangue tem uma direção de fluxo, mas com uma fragilidade patológica do tecido da artéria forma-se uma elevação na artéria que atrapalha esse fluxo sanguíneo, fazendo com que a pressão do sangue aumente e que essa elevação rompa-se e haja uma hemorragia.
TRAUMATISMO CRANIANO ENCEFÁLICO E RAQUIMEDULAR
Traumatismo craniano
Ocorre pelo aumente ou diminuição da PIC, ocasionado por uma pancada na caixa craniana que mesmo sendo um osso de grande resistência onde no interior encontramos o cérebro que é constituído por um tecido muito frágil, que sofre lesão com muita facilidade, com pancada ou até mesmo um abalo violento; o cérebro pode ser afetado sem que frature a caixa e nem se quer afunde-a e além disso na maioria das vezes pode causar hemorragia que pode agravar o caso.
Traumatismo Raquimedular
Ocorre com uma lesão na coluna vertebral em uma das vertebras que dependendo do local pode causar perca ou déficit de alguma ação do sistema nervoso provocada por pancadas na maioria das vezes muito fortes. 
ESCLEROSE MULTIPLA
É uma doença autoimune, pois as células de defesa deste afetado, reconhecem a bainha de mielina como um organismo estranho e começa a degenera-la com o intuito de defender o corpo, com isso as sinapses nervosas tem interferências para serem transmitidas.