Buscar

Estudo Dirigido - (11) BAUMAN. No começo era o projeto ou o refugo da construção da ordem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE \* MERGEFORMAT�3�
ESTUDOS DIRIGIDOS
Estudo Dirigido - (11) BAUMAN. No começo era o projeto ou o refugo da construção da ordem
1) Relacione a nova configuração social às angústias da modernidade líquida.
Para Bauman, a modernidade líquida se inicia no final da década de 1970 com o fim do Estado-nação ou Estado do bem-estar social na Europa, que deu ensejo ao aumento do desemprego, da instabilidade social, da insegurança e, por consequência, ao maior número de diagnósticos de doenças psíquicas (depressão, ansiedade, pânico) e de vício em drogas, entre outros males. Diferentemente do mal-estar descrito por Freud no início do século XX, as angústias da atualidade, segundo Bauman, estão enraizadas na busca desenfreada pela satisfação de mais e mais desejos e com o grande medo de se tornar redundante em uma sociedade de consumo, o que causa substanciais impactos na subjetividade humana.
2) Explique: o maior perigo é o de tornar-se redundante.
Para o Bauman, as angústias de muitas pessoas na atualidade ocorrem também pelo medo da redundância, ou de se tornarem supérfluas, dispensáveis, “refugos sociais”, inclusive pela incapacidade de consumir.
3) Qual a distinção entre as condições sociais da modernidade sólida e da modernidade líquida?
Modernidade sólida. Trata-se de uma sociedade gerida pelo Estado-nação, que fazia planejamentos, controles e previsões, buscando o crescimento e a estabilidade social, pelo envolvimento dos cidadãos na produção e em caminhos de crescimento. O valor estava na produção, e as pessoas eram valorizadas porque participavam desse movimento. O “novo” se configurava como o projeto de sociedade melhor.
Modernidade líquida. Ao se descortinar a modernidade líquida, passa-se de uma condição em que havia relativa estabilidade e controle para o estado da globalização, da desresgulamentação, o que gerou grande instabilidade e insegurança, de modo que se perdeu a ideia de projeto, tanto de nação quanto dos indivíduos. Surgiu, assim, a sociedade de consumidores, em que o valor individual está na capacidade de consumo.
4) Por que o consumidor falho torna-se refugo social?
Com a modernidade líquida, o jogo social adquire nova configuração, a do consumo, na qual o valor da pessoa está em sua capacidade de consumo. Caso não faça parte dos privilegiados em consumir, a pessoa torna-se supérflua ou “refugo social”.
5) Explique: a modernidade se caracteriza por uma obsessão pela mudança.
A modernidade dá valor ao novo simplesmente por ser novo, o que se configura em uma obsessão. Não basta ser bom, tem de se experimentar somente porque é novo, apenas por um critério de mercado.
6) Explique: na modernidade sólida o refugo social é uma consequência dos projetos de construção da ordem.
Nos projetos da modernidade de uma sociedade considerada ideal não havia espaço para determinados indivíduos, como, por exemplo, os negros em uma sociedade racista. Assim, os rejeitados eram o refudo do próprio projeto de nação gerido pelo Estado.
7) Explique: o excluído está fora da lei em vários sentidos.
O fora da lei não é apenas o marginal, o criminoso, mas também aqueles que estão abaixo da linha de proteção dos direitos humanos, ou seja, da proteção do Estado, pois “alguns são mais iguais do que outros”.
8) Explique: o Estado-nação é o árbitro da inclusão e da exclusão social
Na modernidade líquida, o Estado é o árbitro da exclusão apenas por se omitir em protelar os direitos de alguns cidadãos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais