Buscar

Ativos Ambientais - trabalho

Prévia do material em texto

Ativos Ambientais
Definição:
São todos os bens e direitos adquiridos pela companhia que tenham capacidade de geração de benefícios econômicos em períodos futuros e que têm como finalidade controle, preservação e recuperação ambiental, ou seja, são todos os bens e direitos destinados ou provenientes da atividade de gerenciamento ambiental, podendo estar na forma de capital circulante ou capital fixo.
Estoques: quando relacionados com insumos do processo de eliminação dos níveis de poluição; componentes representados por empregos e impostos gerados; e obras de infraestrutura local, escolas, creches, áreas verdes e ajardinadas, que busquem o desenvolvimento e a valorização da região e que, eliminando o passivo ambiental, a empresa produz ativos no local; a empresa criaria uma subdivisão que poderia denomina-se como Almoxarifado e Insumos Ambientais; 
Permanentes (imobilizado ou diferido): gastos ambientais que podem beneficiar períodos futuros. O subgrupo investimentos, como, participação acionária em outras companhias, etc. que visam retornos em termo de responsabilidade ambiental devem ser revelados pela própria natureza, por isso não cabe no Ativo Permanente, a figura Investimento Ambiental, mas sim do Imobilizado Ambiental e Diferido Ambiental. Podem ser classificados como Permanente, os gastos de tratamento de contaminação ambiental, quando: forem recuperáveis; proporcionarem aumento de vida útil e de capacidade, e também forem incorridos durante o preparo do ativo para a venda;
Imobilizado: se refere aos equipamentos adquiridos, visando a eliminação ou redução de agentes poluentes, entre outros, com vida útil superior a um ano, estes deveriam ser destacados na conta Imobilizado Técnico Ambiental. Podem ser classificados como Imobilizado quando: estiverem relacionados com antecipação de benefícios ambientais, aumento da capacidade, melhoria de segurança e eficiência dos ativos da organização; e propiciarem a redução ou prevenção da contaminação ambiental que possa ocorrer como resultado de operações futuras.
Os Ativos Ambientais, todos decorrentes de investimentos na área do meio ambiente, deverão ser classificados em títulos contábeis específicos, identificando, de forma adequada, os estoques ambientais, o ativo permanente imobilizado ambiental e o diferido ambiental.
As características dos ativos ambientais são diferentes de uma organização para outra, pois a diferença entre os vários processos operacionais das distintas atividades econômicas devem compreender todos os bens utilizados no processo de proteção, controle, conservação e preservação do meio ambiente.
Dani, não sei como a Camila começou o item da Capitalização ai não sabia como finalizar o meu item na forma de continuação com o dela porque o no final do meu item tbm é o inicio sobre o item dela.

Continue navegando

Outros materiais