Buscar

Resumo ciclo da ornitina

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Degradação de aminoácidos – Ciclo da uréia.
O excesso de aminoácidos pode ser convertido em energia ou armazenado, porém o corpo não armazena compostos nitrogenados e por isso os aminoácidos precisam perder seu grupamento amina de modo que, sua cadeia carbônica será utilizada para armazenar ou gerar energia.
O primeiro passo nesse processo é a transaminação que transfere o grupamento amina do aminoácido para uma outra molécula chamada alfa-cetoglutarato, formando glutamato e alfa-cetoácido (cadeia R do aminoácido). A enzima responsável por esse processo é a aminotransferase (PLP).
A partir dai o glutamato pode sofrer dois processos distintos: Desaminação ou Transaminação.
Desaminação: O glutamato perde o grupo amina voltando ao estado de alfa-cetoglutarato e liberando amônia. Utilizando um NAD+ ou NADP+ para gerar um NADH+ ou NADPH+.
Transaminação: O glutamato transfere seu grupo amina para uma molécula de Oxaloacetato convertendo-se em Aspartato.
Ambos produtos entraram no ciclo da ureia, pois amônia é tóxico e hidrofílico, sendo assim; não pode ficar livre na corrente sanguinea.
O ciclo começa unindo CO2 á amônia (que veio da desaminação). Essa reação utiliza 2 ATPs, um para fornecer energia pra reação e outro ATP fornece 1 fosfato para preparar a amônia para a próxima reação que ocorrerá. Essas reações formam uma molécula chamada Carbamoil fosfato. 
O próximo passo ocorre na união da molécula de carbamoil fosfato a uma proteína chamada Ornitina. O fosfato do carbamoil fornece energia na saída, para que a união ocorra, formando Citrulina e essas reações ocorrem dentro da mitocôndria.
A citrulina se une ao aspartato (que veio da transaminação) formando Argininosuccinato, essa reação ocorre fora da mitocôndria, para que essa união ocorra utiliza-se 1 ATP que é reduzido a AMP (conta-se como gasto de 2ATP's). O argininosuccinato se divide em Fumarato (antigo carbamoil) e Arginina. A arginina também se divide formando Ureia, e o resto da molécula é a ornitina, que retorna ao ciclo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando