Buscar

ex aula 4 EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
		  EDUCAÇÃO AMBIENTAL
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	Retornar 
	Exercício: CEL0502_EX_A4
	
	Aluno(a): 
	Data: 21/09/2015 14:42:43 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201504701129)
	Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" (Artigo 225 da Constituição Federal). 
Com base no princípio constitucional acima indique a resposta correta: 
		
	
	O meio ambiente está muito mais relacionado com a questão social e cultural, do que somente definições biológicas.
	
	O ambiente ecologicamente equilibrado é uma definição legal e política.
	
	Cabe somente ao poder público, a defesa do ambiente para as gerações futuras.
	
	Não há relação entre meio ambiente, sociedade e cultura.
	
	Todos devem ter o mesmo padrão de vida social e econômico.
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505326365)
	Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	Em relação à Conferência Internacional sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente/RIO-ECO 92: 
I- Marcou uma mudança nos paradigmas que orientam a leitura das realidades sociais e dos problemas que envolvem a esfera produtiva e o consumo; 
II- Abordou a reforma e/ou substituição de instituições de representação e participação política, e a transformação dos espaços de formação e educação; 
III- Nesta Conferência foi elaborado o documento "Estratégia Internacional de Ação em Matéria de Educação e Formação ambiental para o Decênio de 1990". 
Logo, é correto afirmar: 
		
	
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505238480)
	Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	O ser humano, historicamente, em função de sua sobrevivência precisou transferir matéria e energia do ambiente natural para a sua vida diária. Entretanto, o acelerado processo de sua ação devastadora em relação a estes hábitos, vem suscitando questionamentos uma vez que coloca em risco o futuro do planeta e de sua própria espécie. A esse respeito, vale registrar o alerta da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente da ONU (1992): Muitos dos atuais esforços para manter o progresso humano, para atender as necessidades humanas, e para realizar as ambições humanas são simplesmente insustentáveis - tanto nas nações ricas como nas pobres. Elas retiram demais, e a um ritmo acelerado demais, de uma conta de recursos ambientais já a descoberto, e no futuro não poderão esperar outra coisa que não a insolvência dessa conta. As discussões por ocasião dos quinhentos anos de Brasil remetem ao debate de que entre os ganhos há também conseqüências, provenientes deste processo. Uma delas é o modelo de desenvolvimento econômico baseado na monocultura agrícola com a exploração até o esgotamento dos recursos naturais. Entretanto um longo caminho foi percorrido até chegar a essa mudança de mentalidade. Em função desse problema identificado como crise ambiental decorre a inserção da Educação Ambiental percebida como uma das importantes estratégias na construção de uma nova mentalidade e um novo modelo de desenvolvimento com utilização sustentada dos recursos naturais, levando em conta no seu processo à concepção de crescimento com equidade social e equilíbrio ecológico. Podemos então concluir que: 
		
	
	Todas as afirmações são corretas. 
	
	Não é possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de preservar os recursos naturais. 
	
	É possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de preservar os recursos naturais. 
	
	É possível observar que a educação tem papel fundamental como agente portadora dos valores humanos no sentido de limitar o indivíduo a um papel de inatividade na sociedade. 
	
	É possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de depredar os recursos naturais. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504892414)
	Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba (0) 
	
	Nesse cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma. Segundo Luzzi (2009), um novo modelo de desenvolvimento. Marque a resposta errada:
		
	
	Coloque o ser humano no centro do desenvolvimento.
	
	Considere o crescimento econômico como um fim e não um meio.
	
	Considere o crescimento econômico como um meio e não um fim.
	
	Respeite os sistemas naturais do qual dependem todos os seres vivos. 
	
	Proteja a vida das futuras gerações e igualmente a das atuais.
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504889589)
	Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba (0) 
	
	Sobre as consequências da desigualdade social, que produz tantos flagelos, é CORRETO afirmar que:
		
	
	O processo de globalização liderado pelo livre mercado gera o crescimento ordenado da economia e o aumento das oportunidades de emprego.
	
	Os frutos do crescimento econômico desordenado beneficiam principalmente os mais pobres, por meio da política de livre mercado.
	
	O processo de globalização cultural unidirecional, liderado pelo livre mercado, não tem relação com as pautas culturais, nem com as raízes dos povos.
	
	Com o crescimento econômino distorcido, crescem as economias e também se fortalecem as democracias, no que se refere à participação das pessoas no progresso das nações.
	
	A não ser que os governos adotem oportunamente medidas corretivas, o crescimento econômico pode ficar distorcido, o que decerto contribui para a destruição da diversidade biológica e cultural e para o esgotamento dos recursos naturais não renováveis.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504734797)
	Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	O talento físico e mental das pessoas que fornecem trabalho, inovação, cultura e organização estão relacionados a
		
	
	recursos culturais
	
	recursos humanos
	
	recursos manufaturados
	
	recursos econômicos
	
	recursos naturais
	
	Gabarito Comentado
	
	
	Retornar 
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais