Buscar

Questão 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
O conceito de consciência em Vygotsky está claramente associado à sua tentativa de construção dc uma “nova psicologia”, para superar a chamada crise na psicologia do início do século. O reducionismo comportamentalista, por um lado, procurava explicar processos elementares sensoriais e reflexos, propondo a eliminação da psicologia científica. A psicologia idealista, por outro lado, tomava a consciência como substância, como um “estado interior” preexistente, uma realidade subjetiva primária. “Vygotsky argumentava que era possível evitar esse dilema concebendo a consciência como organização objetivamente observável do comportamento, que é imposta aos seres humanos através da participação em práticas sócio-culturais.” [...] 
OLIVEIRA, MARTA Kohl de. O problema da afetividade em Vygotsky. In.: LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. (p. 78) 
Pensando em Vygotsky e suas reflexões para a construção de uma nova psicologia, leia e analise as afirmativas a seguir: 
I – A proposta de criação de uma nova psicologia, por Vygotsky está fundamentada nos princípios do materialismo histórico e dialético, teoria de  Karl Marx.
II –  O fundamento da nova psicologia de Vygotsky está na epistemologia  bem como na genética, o que possibilitou ao teórico uma compreensão total do indivíduo.
III – O fundamento de toda a sua teoria está nos anos que passou atuando como médico, dedicando-se ao trabalho com crianças deficientes e suas psicopatologias.
IV – A nova psicologia de Vygotsky permitiu a compreensão da constituição dos sujeitos sociais, bem como da subjetividade, no seu estudo sobre sistemas psicológicos. 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I e IV apenas.
	
	C
	II e IV apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	III e IV apenas.

Outros materiais