Buscar

Semana 05 - Empresarial III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 05:
CASO CONCRETO
Augusto emite uma letra de câmbio em face de Bernardo e a favor de Cardoso, que a endossa em preto para Danilo, o qual também endossa em preto para Eduardo que, porém, endossa em branco para Fernando. Este repassa o título por tradição a Gustavo, e assim vai por Hernani, Ivo, João e Karine. A esta foi exigida por Luiz, no momento da transferência, que fosse realizada por endosso, o que foi feito, porém, em preto.
Indaga-se:
Determine a legalidade da cadeia de transferência do título e quais são os obrigados pelo pagamento.
 Não há impedimento, o endosso pode ser em branco ou em preto. No primeiro caso, o ato de transferência da titularidade do crédito não identifica o endossatário; no segundo, identifica. Por isso os obrigados pelo pagamento são: Augusto (sacador, quem dá a ordem de pagamento), Bernardo (sacado, pessoa para quem a ordem é dada), Cardoso (tomador, beneficiário da ordem; e endossante, credor do título que resolve transferi-lo a outra pessoa), Danilo (endossante, credor do título que resolve transferi-lo a outra pessoa), Eduardo (endossante, credor do título que resolve transferi-lo a outra pessoa) e Karine (endossante, credor do título que resolve transferi-lo a outra pessoa).
Especifique o principal efeito do endosso realizado por Karine.
 O Principal efeito do endosso em preto é a coobrigação, tornando a endossante solidariamente responsável pelo aceite e pelo pagamento. (Art. 15 LUG)
TJ-RS - Apelação Cível AC 70045306792 RS (TJ-RS)
Data de publicação: 31/10/2011
Ementa: APELAÇÃO CÍVEL. EMBARGOS DO DEVEDOR. AÇÃO DE EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL. CHEQUES. LEGITIMIDADE ATIVA. FACTORING. CESSÃO DE DIREITOS. ENDOSSO EM PRETO A TERCEIRO NÃOCARACTERIZADO. AUSENTE ASSINATURA DO FATURIZADOR EM FAVOR DO TERCEIRO. TÍTULO NÃO ENTREGUE. IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO. NEGADO PROVIMENTO À APELAÇÃO. UNÂNIME. (Apelação Cível Nº 70045306792, Décima Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Nara Leonor Castro Garcia, Julgado em 27/10/2011)
 QUESTÃO OBJETIVA
Quanto à nota promissória já protestada por falta de pagamento:
B) O endosso não impede que o devedor oponha ao endossatário as exceções pessoais que tinha contra o endossante. 
 ART.20 LUG. Pois após o protesto o endosso passa a ter efeito de cessão civil de crédito (endosso póstumo / tardio), assim pode haver oposição de exceção pessoal, pois perde os efeitos cambiais.

Outros materiais