Buscar

ABEP+APRESENTA+CRITÉRIO+BRASIL+2015

Prévia do material em texto

ABEP APRESENTA CRITÉRIO BRASIL 2015
Novo modelo de classificação social será aplicado a partir de janeiro e permite identificar o real potencial de consumo das famílias brasileiras
São Paulo, dezembro de 2014 - A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) apresenta o Novo Critério de Classificação Econômica Brasil, que passará a ser aplicado a partir de 1º de janeiro de 2015. Dentre as principais diferenças para o critério utilizado atualmente, estão a substituição da renda declarada por variáveis indicadoras de renda permanente e o uso da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE que amplia a abrangência da ferramenta. O novo Critério Brasil identifica de forma mais realista o potencial de consumo dos lares no Brasil.
O novo modelo foi formulado pelos professores brasileiros Wagner Kamakura (Rice University) e José Afonso Mazzon (FEA-USP). Para o seu desenvolvimento foram usadas 35 variáveis indicadoras de renda permanente (como educação, condições de moradia, acesso a serviços públicos, posse de bens duráveis a composição familiar, o porte dos municípios e a região onde estão localizados como parâmetros fundamentais para a segmentação e comparação entre os padrões de consumo dos brasileiros.) que permitiram a segmentação dos domicílios brasileiros em estratos e o posterior estudo da relação entre nível sócio-econômico e potencial de consumo dos domicílios em relação a 20 categorias de produtos e serviços (dentre elas, alimentação no domicílio e fora de casa, artigos de limpeza, vestuário e saúde e medicamentos).
A partir do modelo original foi desenvolvida uma regra simplificada de classificação para uso em projeto de pesquisa cujo questionário e instruções se encontram em http://www.abep.org/new/criterioBrasil.aspx 
A nova regra de classificação divide a população brasileira em seis estratos socioeconômicos denominados A, B1, B2, C1, C2 e DE. As estimativas de tamanhos dos estratos para 2015 estarão disponíveis em meados de dezembro.
O Critério Brasil é uma evolução do indicador criado pela Associação Brasileira de Anunciantes, no final da década de 1960, para definir uma segmentação mais apropriada da população em classes econômicas para fins relacionados ao consumo - como a avaliação do poder de compra de grupos homogêneos de pessoas para a determinação de públicos-alvo mais fieis para os diferentes mercados de produtos de massa e dos preços de anúncios em veículos de mídia.

Continue navegando