Buscar

RESUMO LITERATURA INFANTOJUVENIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Literatura tanto é a arte da palavra como também aborda a preocupação estética.Arte do deleite (excesso de satisfação).
Literatura infantil: contribui para o desenv. Do aluno através dela formamos alunos leitores do mundo,da vida e compreende mensagem. Ela não precisa ensinsar somente conteúdos acadêmicos, na ed.infant. forma – se nº, qtd, germinação pode ensinar muito mais ate o conhecimento da vida.
Literatura infanto-juvenil: instrumento que possibilita o desenvolvimento de múltiplas competências e habilidades, dentre elas: a criatividade, afetividade, vocabulário, aprendizado constante.
Enfoque do movimento da literatura: 1-em determinada personalidade 2-epóca histórica 3- país.
sentido denotativo: sentido real.ex: a fruta é doce 	sentido conotativo: sentido figurado. Ex: o beijo é doce
a literatura é um instrumento forte de comunicação e interação social transmite valores ao ser humano :conhecimento (saber) e sua cultura. Artifícios de Prazer ao ser humano: imagem,som,ritmos,palavras e cores.
Função da literatura na sociedade: 1-estética: foco na arte da palavra e na expressão do belo.2-Lúdica-tem por objetivo provocar o riso,o prazer. 3-catartica: focaliza a forma de conhecimento de uma realidade objetiva ou mesmo pscicologica. 4- evasiva (evasão): a contrução de um mundo imaginário q permite ao ser humano fugir das pressões.5-ideológica: movimento da literatura da vida social.6-estética: foco na arte, nossa capacidade de apreciação e de sentir e saber.7-Cognitiva: diz respeito a aquisição de conhecimento q impulsionam a considerar seu conhecimento do mundo.8- político social: fato da obra atuar como uma ferramenta de conscientização capaz de transformar a sociedade via reflexão.
literatura infantil com a pedagogia: 1-surgimento das narrativas de viagens: trata se de uma mescla de aventura da historias dos povos.2-tradição oral: diz respeito as histórias inventadas pelo povo.3-narrativas medievais: histórias nas quais encontramos honra pessoal,coragem,amor.
diferença literatura x folclore: literatura 1-consiste na manifestação artística da palavra escrita/2-é criação erudita/3-tem autor definido. Folclore: 1-não tem características estéticas,decorre de um impulso explicativo.2-é criação popular.3-não tem autor é anônimo. Recursos de processos de contrução de textos: 1-estilo de escrita/2-associação de realidade e fantasia/3-autonomia temática e estética/4-literatura denunciadora/5-crítica e problemas do país/6-exploração de conflitos pscicológicos/ 7-diálogo intextetual. Contaçao de histórias: desenvolve autonomia, interesse,curiosidade,comunicação, atenção. 	Lenda x mito: lenda: narrativa popular passada de geração a geração. Mito: explicação mais logica, q a ciência q pode comprovar ou não.
Interesse dos alunos: pré escolar ate 3 anos (fase pré mágica) história de bichinhos e brinquedos. 3 a 6 anos(fase mágica) hist. De repetição acumulativas. Escolar 7 anos: hist. De crianças,animais,fadas, aventuras. 9 anos: hist. Vinculadas a realidade/ 10 anos em diante: aventuras narrativas de viagens,fábulas.
fase pré mágica 0 a 3 anos: hist.. contadas q tenham muita ação e repetição. 4 aos 7 anos: imaginação criadora, simbolismo se faz presente. fase escolar: 6 a 8 anos: história q contem contos de encantamento. Fábula: tipo de história cujos personagens quase sempre são animais e ensina o leitor a como se sair bem em situações difícil na vida.
Contação de histórias: 1-evitar descrições cheias de detalhes;2-usar as possibilidades;3-saber começar o momento da fábulas e lendas, é a maneira + ideal de estimular a criatividade.2-LIVRO: narrador vai contando a historia com suas palavras.3-AS GRAVURAS: permite q as crianças observem detalhes,contribui para a organização do pensamento.4- FLANELÓGRAFO: cada personagem é fixado individualmente.5-AVENTAL: o prof tem a oportunidade de ir mudando as ggravuras de lugar.6-DESENHOS: unir fantasia oralizada com estética so pode gerar encantamento para a criança.
Elementos q compõem uma história: título: 1º elemento do texto; enredo: são sucessivos/ações sucessivas do episódio deve ser narrado em uma sequencia ordenada. Clímax: ápice da hist.. todos os acontecimentos converge nesse momento (valorizar as ações e emoções q a hist.. pede, dando ênfase na voz). Detalhes: desfeixo, o término da hist.. os alunos são convidados a sair da fantasia e voltar para o mundo real.
LER: A história é contada preservando as palavras escolhidas do autor. Objetivo: desenvolver o comportamento leitor da criança. Preparação: selecione os livros pensando na qualidade literária e na faixa etária. Organização da turma: grupo sentado próximo a vc. Inicio da atividade: apresentar o titulo do livro,de onde veio os personagens...cuidados: ser fiel nas palavras do autor , o q fazer depois: comentar a hist.. com a turma.
CONTAR: a trama sempre sofre alterações pq o contador tem a liberdade de improvisar. Objetivo: ampliar o repertório da cultura oral. Preparação: conhecer bem a hist.. pois ira contar sem auxilio de texto. Organização: acomodar perto de vc. Inicio da ativ. Fazer introdução rápida do enredo e falar a opção de contar a hist.. cuidado: contar a hist.. preservando os detalhes,postura para enriquecer a histo. O q fazer depois: crianças expor suas opiniões e a narração.
aspectos pertinentes de utilização da voz: 1-intensidade: timbre da voz deve variar conforme a emoção.2-clareza: ter uma boa dicção,livre de repetições desnecessárias.3-conhecimento: construir conhecimentos referentes a lit.infantil.4- conhecer i seu público: narrador conhecer o local e a clientela.5- contar hist. Em hr apropriados: hr prováveis para as crianças.

Continue navegando