Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

UniCesumar
Leia este excerto.

Ler e escrever textos literários não são competências equivalentes na escola. Não é de responsabilidade do ensino no nosso país ensinar a escrever literatura, ou o é apenas secundária e tangencialmente em relação à leitura literária, essa sim considerada matéria escolar por excelência. Se a leitura vai, em tese, voltando-se para textos cada vez mais complexos até que se chega às grandes obras da literatura nacional, a escrita, por outro lado, vai perdendo lugar à medida que os estudantes avançam na escolaridade e o lúdico cede ao conhecimento dito sério.
No início do processo de aquisição da linguagem, a literatura infantil é aliada poderosa e oferece sua força de atração para a escrita. Primeiramente, porque a tradição ocidental de transmissão de ensinamentos morais e éticos serve-se de narrativas exemplares, cuja síntese interpretativa é algum tipo de preceito ou saber proveitoso. Dessa forma, as histórias teriam a dupla função de ensinar a língua e uma visão correta de mundo. A força dessa herança parece ser responsável pela permanência do ensino de narrativas nos anos iniciais, mesmo que o tempo tenha aliviado o peso moralizante do ensino.

Fonte: REZENDE, Neide Luzia de. Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/D3KspN7ZRdC6VL7HnhTY5dP/. Acesso em: 1 de ago. 2025.


Com base no excerto e considerando as suas características tipológicas e de gênero textual, avalie as afirmações a seguir.

I. A tipologia predominante do texto é a dissertativo-argumentativa, pois o autor apresenta um ponto de vista crítico, sustentado por justificativas e por exemplificações.
II. O texto apresenta características típicas do gênero artigo de opinião, por ser escrito em linguagem subjetiva, com forte apelo emotivo e voltado à opinião pública em geral.
III. O excerto apresenta linguagem formal, exposição de ideias e aprofundamento crítico sobre uma questão educacional: leitura e escrita literária no contexto escolar.
IV. A estrutura do texto revela um predomínio da narração, com sequência de ações e de personagens, marcando uma tipologia narrativa com função estética.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I e III, apenas.

Alternativa 3:
II e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.
User badge image
Rita Valdenes de Souza

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. A tipologia predominante do texto é a dissertativo-argumentativa, pois o autor apresenta um ponto de vista crítico, sustentado por justificativas e por exemplificações. Verdadeiro, o texto realmente apresenta um ponto de vista crítico sobre a leitura e a escrita literária, com justificativas. II. O texto apresenta características típicas do gênero artigo de opinião, por ser escrito em linguagem subjetiva, com forte apelo emotivo e voltado à opinião pública em geral. Falso, embora o texto tenha um ponto de vista, ele não é predominantemente subjetivo ou emotivo, mas sim crítico e analítico. III. O excerto apresenta linguagem formal, exposição de ideias e aprofundamento crítico sobre uma questão educacional: leitura e escrita literária no contexto escolar. Verdadeiro, o texto é formal e aborda criticamente a questão educacional. IV. A estrutura do texto revela um predomínio da narração, com sequência de ações e de personagens, marcando uma tipologia narrativa com função estética. Falso, o texto não é narrativo e não apresenta uma sequência de ações ou personagens, mas sim uma análise crítica. Com base nas análises, as afirmações corretas são I e III. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 2: I e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina