Buscar

I - Principios Fundamentais (DC)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CONSTITUCIONAL
I. Princípios fundamentais


1
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Determina a estrutura do Estado;
Vincula as demais leis e atos legislativos.
Constituição: sistema de normas jurídicas, escritas ou costumeiras, que regula a forma de Estado, a forma de Governo, o modo de aquisição e o exercício do poder, o estabelecimento de seus órgãos e os limites de sua ação.
Legislação Infra Constitucional: leis federais, estaduais, municipais, decretos, tratados internos, medidas provisórias, etc.
Normas Regulamentares: resoluções, instruções normativas, portarias, etc.
2
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CF
Tais princípios apresentam-se entre os artigos 1º ao 4º, encampando uma gama substancial de definições e objetivos a serem respeitados, mantidos e alcançados dentro de todo território nacional.
3
ARTIGO 1º
A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
1º) a soberania: é o poder supremo e independente que não admite outro que lhe seja superior ou mesmo concorrente dentro de um mesmo território. Em todos os casos a soberania pressupõe um poder superior a todos (poder do Estado)
2º) a cidadania: exercer os inúmeros direitos assegurados pela CF (direitos civis e políticos). O que participa ativamente da vida do Estado é chamado de cidadão (quem VOTA).
3º) a dignidade da pessoa humana: é a garantia de condições mínimas para que o ser humano viva de maneira digna. É a qualidade distintiva de cada ser humano, que o faz merecedor de respeito e consideração por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que asseguram à pessoa condições existenciais mínimas para uma vida saudável e digna, além de propiciar e promover sua participação ativa nos destinos da própria existência e da vida em comunhão com os demais seres humanos. 
Proíbe todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano.
4º) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa: A Constituição procura equilibrar valores sociais com valores capitalistas, pois ao mesmo tempo se preocupa com o trabalhador, mas também admite a importância do empresário, da livre iniciativa e da concorrência. 
5º) o pluralismo político: convivência harmônica dos interesses contraditórios e das diversas ideologias. O caráter pluralista da sociedade se traduz no pluralismo social, político (art. 1º), partidário (art. 17), religioso (art. 19), econômico (art. 170, de ideias e de instituições de ensino (art. 206, III), cultural (arts. 215 e 216) e de meios de informação (art. 220).
4
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Art. 1º, parágrafo único da Constituição Federal. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Características:
República:
Forma de Governo
Representantes eleitos pelo povo
Qualquer pessoa, do povo, pode vir a governar
Mandatos eletivos temporários
Determinada em Plebiscito (1993)
O plebiscito determinou a Forma de Governo (República) e o Sistema de Governo (presidencialista).
Federativa:
Forma de Estado
Composto por 26 estados + Distrito Federal
Descentralização do poder:
União	 \	 /
Estados	 | Entes | Independentes
Municípios	 | Federativos | e autônomos
Distrito Federal / 	 \
Vedada a secessão (separação para formação de um estado novo)
 ↘ indissolubilidade dos entes federativos
5
ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
A República Federativa do Brasil é um Estado Democrático de Direito
Estado de Direito:
Todos estão submetidos à lei confeccionada por representantes do povo, inclusive o próprio Estado;
Os poderes do Estado estão repartidos, e exercem mútuo controle entre si;
Os direitos e garantias individuais são solenemente enunciados.
Estado Democrático:
Fundado no princípio da soberania popular, ou seja, o povo tem participação efetiva e operante nas decisões do governo;
Fundado na ideia da defesa dos direitos sociais, ou seja, busca de superação das desigualdades sociais e regionais e realização de justiça social;
Pluralidade partidária.
6
ARTIGO 2º
São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
O segundo artigo apresenta a clássica divisão estatal em três poderes, idealizada por Montesquieu.
A independência e a harmonia assinalam a inexistência de hierarquia ou subordinação entre os Poderes. São aspectos que sempre andam juntos, mas que não podem ser considerados sinônimos.
A independência ressalta a capacidade que cada Poder tem de exercer suas próprias atribuições sem precisar da iniciativa dos outros e sem interferências dos demais, ressalvados todos os mecanismos de “freios e contrapesos” (cada poder controla e limita os demais, assegurando o respeito à ordem jurídica).
A harmonia significa que cada Poder deve atuar respeitando as atribuições dos demais, apenas interferindo naquilo que é determinado pelos mecanismos de freios e contrapesos.
A Teoria dos freios e contrapesos trata-se de um mecanismo de controle recíproco constitucionalmente previsto, onde um poder vai controlar e fiscalizar o outro.
7
PODERES DA UNIÃO
8
PODER EXECUTIVO
ÂMBITO
CHEFE
FEDERAL
PRESIDENTE DA REPÚBLICA
ESTADUAL
GOVERNADOR
MUNICIPAL
PREFEITO
DISTRITAL
GOVERNADOR
9
PODER LEGISLATIVO
ÂMBITO
ÓRGÃO
MEMBRO
FEDERAL
CONGRESSO NACIONAL(Câmara dos Deputados e Senado Federal)
DEPUTADOS FEDERAIS
ESENADORES
ESTADUAL
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
DEPUTADOS
ESTADUAIS
MUNICIPAL
CÂMARA MUNICIPAL
VEREADORES
DISTRITAL
CÂMARA LEGISLATIVA
DEPUTADOS DISTRITAIS
10
PODER JUDICIÁRIO
11
ARTIGO 3º
Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
1º) construir uma sociedade livre, justa e solidária:
Coincidem com os princípios da revolução francesa de 1789 (liberdade, igualdade e fraternidade). A CF/88 é orientada, além dos direitos e garantias individuais, por valores sociais.
2º) garantir o desenvolvimento nacional:
O poder público é parceiro importante no processo produtivo.
3º) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais:
Atua diretamente na atividade econômica de modo subsidiário (art.173, produzindo bens e serviços) e indiretamente (art.174, como agente regulador e normatizador definindo e executando políticas públicas socioeconômicas, regionais e setoriais, além das nacionais).
4º) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação:
Qualquer espécie de preconceito deve ser combatida. As formas de discriminação podem até mesmo constituir crime (art.150 do Código Penal, por exemplo). No entanto, admite-se a discriminação positiva (também chamada de ação afirmativa) que são medidas compensatórias temporárias.
12
ARTIGO 4º
A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
13
DÚVIDAS FINAIS
César Pires de Aquino
	czar.cpa@gmail.com
14

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando