Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UniRios
	Centro Universitário Do Rio São Francisco - UniRios
Av. Vereador José Moreira, 1000 - Fone: 75-3501-0777
48603-004 - Paulo Afonso – Bahia
www.unirios.edu.br
	
	Data
	Valor
	Nota
	
	
	
	__/__/__
	10,0
	
	
Aluno(a): _________________________________________ 
 
Período: 4º Turno: Noturno 
	Disciplina: Anestesiologia 
Professor (a): Carlos Henrique Oliveira Braga
Curso: Odontologia
Atividade Prática - Técnicas Anestésicas 
1º Quais as técnicas anestésicas utilizadas?
R: Bloqueio do nervo alveolar inferior, bloqueio do nervo lingual, bloqueio do nervo bucal e bloqueio do nervo mentual.
2º Qual a área anestesiada (quais estruturas)?
R: Bloqueio do nervo alveolar inferior: alveolar inferior, divisão posterior da divisão mandibular do nervo trigêmeo, incisivos, mentual, lingual; 
Bloqueio do nervo bucal: tecidos moles bucais adjacentes aos molares mandibulares;
Bloqueio do nervo mentual: tecidos moles bucais situados anteriormente ao forame e aos tecidos moles do lábio inferior e do queixo do lado da injeção.
3º Descreva as técnicas. (mais detalhada possível)
R: Bloqueio do nervo alveolar inferior: em pacientes adultos, usa-se uma agulha longa de calibre 25 ou 27, inserindo-a em direção a membrana mucosa do lado medial (lingual) do ramo da mandíbula, tendo como alvo o nervo alveolar inferior ao descer em direção ao forame mandibular. O bloqueio é realizado ao colocar o dedo indicador ou o polegar de sua mão esquerda na incisura coronoide para localizar a área de inserção onde será determinada a altura da injeção. É feita a introdução de toda a agulha onde deve ter o contato com o osso (onde logo deve-se retrair a agulha) e então a aspiração. Se negativa, é injetado o anestésico lentamente. Depois, é feita a retirada de metade da agulha lentamente e aspirar novamente, em seguida é realizado o bloqueio do nervo lingual em uma única injeção. 
Bloqueio do nervo bucal: Realizada com uma agulha longa de calibre 25 ou 27, inserindo na membrana mucosa distal e bucal em relação ao dente molar mais distal no arco (normalmente 2 molares) onde a seringa é direcionada com o bisel com a face para baixo em direção ao osso e alinhada paralelamente ao plano oclusal do lado da injeção. A agulha deve ser penetrada lentamente, numa profundidade de 1 ou 2 mm, onde, com aspiração negativa, deve ser depositado 0,3 ml do anestésico. 
Bloqueio do nervo mentual: É uma técnica supraperiosteal onde é colocado odedo indicador na prega mucobucal e localiza o forame mentual na região de pré-molares. Move-se o dedo devagar em sentido anterior até que o osso sob seu dedo tenha uma aparência irregular e algo côncava, inserindo a agulha bem devagar até chegar ao forame. 
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina