Buscar

NERVOS CRANIANO1

Prévia do material em texto

NERVOS CRANIANOS
Os 12 pares de nervos cranianos: 
1-OLFATÓRIO
Fibra: sensitiva
Função: olfação
2-ÓPTICO
Fibra: sensitiva
Função: visão
3-OCULOMOTOR
Fibra: motora
Função: Controle da movimentação do globo ocular, da pupila e do cristalino.
4-TROCLEAR
Fibra: motora
Função: Controle da movimentação do globo ocular. 
5-TRIGÊMEO
Fibra: sensitiva
Função:Controle dos movimentos da mastigação (ramo motor);
Percepções sensoriais da face, seios da face e dentes (ramo sensorial).
6-ABDUCENTE
Fibra: motora
Função: Controle da movimentação do globo ocular
7-FACIAL
Fibra: mista
Função:Controle dos músculos faciais – mímica facial (ramo motor);
Percepção gustativa no terço anterior da língua (ramo sensorial).
8-VESTÍBULO-COCLEAR
Fibra: sensitiva
Função: Ouvido interno
9-GLOSSOFARÍNGEO
Fibra: mista
Função: Percepção gustativa no terço posterior da língua, percepções sensoriais da faringe, laringe e palato.
10-VAGO
Fibra: mista
Função:Percepções sensoriais da orelha, faringe, laringe, tórax e vísceras. Inervação das vísceras torácicas e abdominais.
11-ACESSÓRIO
Fibra: motora
Função: Músculos do pescoço
12-HIPOGLOSSO
Fibra: motora
Função: Motricidade dos músculos da língua (exceto o músculo palato glosso).
Sistema Nervoso Central (SNC)
O Sistema Nervoso Central é dividido em duas partes principais: o encéfalo e a medula espinhal (não confundir com medula óssea).
Numa pessoa adulta, o encéfalo pesa 1.3 de 1.4 kg. O encéfalo contém aproximadamente 100 bilhões de células nervosas (neurônios) e trilhões de "células de suporte" chamadas de glia.
A medula espinhal tem 43 cm de comprimento numa pessoa adulta do sexo feminino; 45 cm numa do sexo masculino e pesa cerca de 35 a 40 gramas. A coluna vertebral, a coleção de vértebras que protege a medula espinhal, tem cerca de 70 cm de comprimento. Assim a medula espinhal é bem mais curta que a coluna vertebral.
A estrutura do encéfalo
O encéfalo se parece com uma noz grande, de cor rosa clara. Sua superfície é profundamente enrugada e cheia de dobras, e sua parte superior está quase dividida em duas partes por um sulco muito profundo. Essa superfície enrugada ocupa a maior parte do encéfalo e é chamada de cérebro. Na maioria dos animais o cérebro é bem pequeno, mas no homem ele cresceu tanto que cobre todo o resto do encéfalo.
A medula espinhal
A medula espinhal é uma extensão do cérebro, estendendo-se da base do crânio até logo abaixo das costelas.
Como o cérebro, a medula espinhal precisa de proteção. Enquanto o cérebro está seguramente encerrado em um crânio rígido, a medula espinhal está cercada por um conjunto de ossos chamados vértebras.
Estes formam a coluna vertebral, que é capaz de flexionar-se quando nos dobramos ou movemos. Ao mesmo tempo, a coluna vertebral tem que ser forte o suficiente para suportar o peso do corpo e dar proteção segura à coluna espinhal.
Visão das meninges cerebrais: pia-máter; aracnóide e dura-máter:
Sistema Nervoso Periférico (SNP)
O Sistema Nervoso Periférico é constituído pelos nervos (12 pares de nervos cranianos e 31 pares espinais) e gânglios nervosos e sua função é conectar o sistema nervoso central às diversas partes do corpo humano
O Sistema Nervoso Periférico é dividido em duas partes principais: sistema nervoso somático e sistema nervoso autonômo.
1.Sistema Somático
O sistema nervoso somático é constituído de fibras nervosas periféricas que mandam informações para o Sistema Nervoso Central além de fibras motoras que inervam os músculos esqueléticos (que tem movimento voluntário).
2. Sistema Nervoso Autonômo
O sistema nervoso autonômo é dividido em 2 outras partes : o sistema simpático, o sistema parasimpático.
O sistema nervoso autonômo controla os músculos lisos dos órgãos internos e as glândulas do nosso corpo acelerando ou diminuindo as atividades desses rgãos.
Rotas através do sistema nervoso
A atividade dos neurônios não tem lugar apenas no cérebro. Os nervos espalham-se pelo corpo todo desde o alto da cabeça até a ponta dos dedos dos pés.
Nervos são feixes de axônios, ou fibras nervosas, dividindo-se e tomando-se mais finos quanto mais afastados estão do cérebro ou da medula espinhal.
As mensagens dos órgãos dos sentidos, situados nos olhos, nariz, ouvidos e boca, dos órgãos do tato, espalhados por toda a superfície do corpo, e até mesmo em alguns órgãos internos, chegam ao cérebro através do sistema nervoso.
Os neurônios que carregam essas mensagens para o cérebro são chamados neurônios sensoriais. Outros sinais passam do cérebro e da medula espinhal de volta para todo o corpo, sendo carregados pelos chamados neurônios motores.
O Neurônio (célula nervosa)
Células que fazem parte do sistema nervoso são chamadas de neurônios e são especializadas em transmitir "mensagens" através de um processo que mistura a transmissão elétrica e química.
O cérebro humano tem aproximadamente 100 bilhões de neurônios.
Sinapse – passagem do impulso nervoso entre neurônios (através dos mediadores químicos – neurotransmissores)

Continue navegando