Buscar

Direito - A natureza Jurídica do Insper

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A natureza Jurídica do Insper
Segundo o contrato de renovação de bolsas, a baixo apresentado, o Insper Instituto de ensino e pesquisa é uma associação civil sem fins lucrativos mantenedora da faculdade Insper Instituto de ensino e pesquisa.
“ RENOVAÇÃO DE
CONTRATO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS
Nº BI 2012 1/010
Pelo presente instrumento particular e na melhor forma de direito, de um lado, INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA, associação civil sem fins lucrativos mantenedora da Faculdade INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA, com inscrição no CNPJ/MF sob nº. 06.070.152/0001-47, com sede no Estado de SÃO PAULO, na Rua Quatá, 300, Vila Olímpia, SÃO PAULO – SP, CEP 04546-042, neste ato devidamente representado na forma de seu estatuto social, doravante denominado Insper ...”
Acredita-se que o Insper definiu-se como associação civil sem fins lucrativos, pois tal status permite ao mesmo gozar de imunidade sobre imposto de renda. Há três anos, o Insper segregou-se do grupo IBMEC e tornou-se uma entidade sem fins lucrativos, sabemos que segundo lei os dirigentes de uma associação civil sem fins lucrativos não podem receber, por qualque forma, remuneração no entanto o principal dirigente do Insper, Claudio Haddad é proprietário do prédio que sedia a instituição e por tanto tem remuneração relativa ao aluguel do mesmo. 
O Insper é uma instituição de ensino e pesquisa, sem fins lucrativos, que reverte todo o resultado da sua operação na realização de sua missão. Sendo que a missão do Insper é “Desenvolvemos pessoas identificadas com a nossa proposta educacional, geramos e difundimos conhecimento e estimulamos sua aplicação nas áreas de negócios e economia. Nossa proposta educacional visa ao desenvolvimento dos alunos, da graduação às demais etapas de sua vida profissional, por meio de uma forte dedicação e participação do corpo discente no processo de aprendizagem. Valorizamos a pesquisa rigorosa, fundamentada em problemas reais e que contribua para o aprimoramento de políticas públicas e práticas organizacionais.” Sendo assim a isenção de impostos contribui para total aplicação do superávit para aplicar na difusão do conhecimento.
O não pagamento de impostos é reafirmado no relatório anual da empresa de 2010, página 53/58, 
“(...) 9. Imposto sobre prestação de serviços
O Instituto possui todas as características
para obtenção da imunidade quanto à cobrança
de ISS, conforme artigo 150, inciso VI, item
c, da Constituição Federal. Para a obtenção
desta imunidade é necessário pedido formal de
reconhecimento dessa condição junto a Prefeitura
do Município de São Paulo.
Durante o ano de 2010, a Secretaria Municipal
de Finanças da Prefeitura de São Paulo
realizou diligência fiscal relacionada aos
pedidos de reconhecimento de imunidade
tributária impetrados pelo Instituto que
abrangem os exercícios de 2004 a 2009. A diligência
foi concluída em 1º de dezembro de 2010 (...)”
Além disso, vale ressaltar que associações tem autonomia de decisões, é regida pelo código civil e deve prestar contas ao estado apenas para cumprimento da legislação que a classifica dentro dos padrões de associação civil. Diferente de fundações que tem uma dependência muito maior de alinhamento de interesse com o estado pois este influencia diretamente nas decisões da fundação. “Tendo em vista o interesse social na atividade desenvolvida pelas fundações, cabe ao Ministério Público Estadual a função de órgão fiscalizador das mesmas, que analisa os atos de seus administradores, as contas de gestão, podendo anulá-los sempre que estiverem em desacordo com a vontade do instituidor.”²
	Associações
	Fundações
	 
	fins próprios(dos sócios)
	fins alheios (do instituidor)
	fins alteráveis
	fins imutáveis
	patrimônio:
sócios vão formando 
só instrumento 
	patrimônio:
fornecido pelo instituidor 
essencial 
	deliberações livres
	deliberações delimitadas pelo instituidor e fiscalizadas pelo Ministério Público
	órgãos dominantes
	órgã,os servientes
Figura 1: Tabela de relação entre Associações e fundações, disponibilizado no site: http://www.terceirosetor.org.br/suaong/index.cfm?page=2
Portanto, embora não tenha sido possível obter informações diretas da Instituição sobre o porquê de sua natureza jurídica, entende-se que para ter maior autonomia em suas decisões acompanhadas por imunidade sobre os impostos de renda foi adotada a Associação civil sem fins lucrativos.
Parágrafos retirados do site da receita federal:
 “Define-se como entidade sem fins lucrativos, a instituição de educação e de assistência social que não apresente superávit em suas contas ou, caso o apresente em determinado exercício, destine referido resultado integralmente à manutenção e ao desenvolvimento dos seus objetivos sociais (Lei no 9.532, de 1997, art.12 § 3o, alterado pela Lei no 9.718, de 1998, art. 10, e Lei Complementar no 104, de 2001).”
“Consideram-se isentas as instituições de caráter filantrópico, recreativo, cultural e científico e as associações civis que prestem os serviços para os quais houverem sido instituídas e os coloquem à disposição do grupo de pessoas a que se destinam, sem fins lucrativos (Lei nº 9.532, de 1997, art.15).”
“Considera-se entidade sem fins lucrativos a que não apresente superávit em suas contas ou, caso o apresente em determinado exercício, destine referido resultado, integralmente, à manutenção e ao desenvolvimento dos seus objetivos sociais (Lei nº 9.532, de 1997, art. 15, § 3º, alterado pela Lei nº 9.718, de 1998, art. 10).”
Bibliografia
Receita federal, entidades imunes e isentas : http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/dipj/2005/pergresp2005/pr24a31.htm
http://www.terceirosetor.org.br/suaong/index.cfm?page=2
Relatório anual do Insper de 2010: http://www.insper.edu.br/sites/default/files/RA_portugues_completo.pdf

Continue navegando