Buscar

TEREZA DJANE ARRAIS RA 9608505387 - DESAFIO PROFISSIONAL - 1.º BIM 2015

Prévia do material em texto

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA
POLO: TABOÃO DA SERRA/SP
TEREZA DJANE ARRAIS 	RA 9608505387
DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE
DISCIPLINAS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E
CONTABILIDADE BÁSICA
PROFESSOR-TUTOR A DISTANCIA ELIENE ANDRADE
TABOÃO DA SERRA/SP
15/04/2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO										3
PASSO 01 											4
SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS E BUSCA DE INFORMAÇÕES 
BÁSICAS MUNICIPAIS...........................................................................................4
PASSO 02 											10
IDENTIFICANDO CANAIS DE PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE
NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL....................................................................10
PASSO 03											12
ACOMPANHANDO AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO 
E A EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO 	12
PASSO 04											17
SISTEMATIZANDO AS INFORMAÇÕES OBTIDASE A EXECUÇÃO 
DO ORÇAMENTO 	17
PASSO 05											19
REFLEXÃO 	19
REFERÊNCIAS										20
INTRODUÇÃO
O desafio profissional foi desenvolvido a partir da seleção de dois municípios localizados na região metropolitana de São Paulo, utilizando como critério o número de habitantes (máximo de 200 mil), tendo sido escolhidas as cidades de Taboão da Serra/SP e Embu das Artes/SP. A pesquisa foi realizada através da busca de informações básicas sobre os municípios, canais de participação da sociedade na administração municipal e as informações contábeis das prefeituras municipais, como a execução do orçamento.
Com os dados obtidos foi realizado um levantamento apontando as fragilidades de cada município no que diz respeito à disponibilidade de informações para a sociedade.
A partir das fragilidades encontradas, foi realizado um programa para os municípios visando melhorar os meios de participação e controle social.
Por fim, com base no seguinte texto: 
“Revista Veja: A Lei de acesso à informação brasileira está completando dois anos. Até agora, apenas 933 dos 5570 municípios aderiram ao Brasil Transparente, programa lançado para ajudar na implementação da nova Lei. Dos 27 estados, só dezesseis sancionaram a lei. Porque tanta dificuldade? 
Peter Eigen: O decreto da lei é o primeiro passo. Esse tipo de legislação requer transformações em todos os níveis do aparato do Estado. As agências do governo precisam oferecer um serviço ao público ao qual não estavam acostumados, que é divulgar a informação em termos compreensíveis a qualquer cidadão. Precisam melhorar o mecanismo de organização da informação ou criar novos mecanismos, já que a maioria das agências nunca teve arquivos organizados, ou diretrizes para lidar com dados. O agente de mudança mais importante é a própria sociedade. Quando ela passa a exigir mais informações públicas, o governo tem que reagir. Mas isso também leva tempo, porque representa uma mudança profunda de como os cidadãos se relacionam com o governo e com seu direito de saber (MEDIDAS DURAS..., 2014, p. 17-19) ), foi desenvolvida uma reflexão que levasse em consideração a Reforma Gerencial do Aparelho do Estado, bem como o papel que o Estado deve exercer perante a sociedade, no sentido de fortalecer a transparência no uso de recursos públicos.
PASSO 1
SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS E BUSCA DE INFORMAÇÕES BÁSICAS MUNICIPAIS
Conforme enunciado desse trabalho, selecionei dois municípios da região metropolitana de São Paulo, que possuem características com até 200.000 habitantes, onde segue uma breve descrição de cada um deles, a respeito das seguintes informações:
a) População;
b) Número de eleitores;
c) Localização;
d) Características econômicas (vocação industrial, agrícola, serviços, turismo);
e) Características geográficas.
MUNICIPIOS:
1 - TABOÃO DA SERRA:
A) POPULAÇÃO:
Com população de 244 719 hab - Censo IBGE/20104
B) ELEITORES:
 Números de Eleitores: 161.120 dados do IBGE (2000)
C) LOCALIZAÇÃO:
 Esta Localizado na Região Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Grande São Paulo, está a oeste da capital paulista, na Microrregião de Itapecerica da Serra, também denominada de Conisud.
D) CARACTERISTICAS ECONOMICAS:
Tem características econômicas que vem se adequando as mudanças de sua população e mão de obra: Até meados da década de 1990, a cidade mantinha o perfil industrial como principal atividade econômica. O parque industrial da cidade, no entanto, não era suficientemente robusto para absorver toda a mão-de-obra da cidade, que acabava se deslocando até São Paulo para encontrar emprego. No início dos anos 2000, o caráter econômico passou por mudanças. Com o encarecimento dos custos e os problemas de tráfego, muitas indústrias deixaram a cidade e o município passou a ter características mais comerciais, passando a ocupar em poucos anos o posto de pólo de atração de serviços da região sudoeste da Grande São Paulo. Nessa época, grandes varejistas – como o Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Wal Mart e a Nacional Iguatemi (administradora do Shopping Taboão) – realizaram investimentos na cidade, o que consolidou o perfil terciário da cidade.
A vinda de grandes varejistas abriu novas frentes de emprego e oportunidades para os habitantes. Com a chegada dessas empresas, a cidade passou a contar com serviços que não existiam na cidade, como cinemas e supermercado aberto 24 horas. Isso consolidou a cidade como pólo de atração de cidades vizinhas – como Embu das Artes e Itapecerica da Serra – e de bairros paulistanos próximos – como o Butantã, Vila Sônia, Portal do Morumbi, Campo Limpo e Capão Redondo.
E) CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS:
 Localizado na Região Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Grande São Paulo, está a oeste da capital paulista, na Microrregião de Itapecerica da Serra, também denominada de Conisud. A população estimada pelo IBGE em 2008 era de 227.343 habitantes8 e a área é de 20 km², o que gera uma densidade demográfica de 10.704,17 hab/km².
Taboão da Serra é o quarto menor município, em área geográfica, do Estado de São Paulo, atrás apenas de Poá,com área de 17,1 km2, São Caetano do Sul com 15 km² e Águas de São Pedro, com área de 3,5 km²
Relevo
O relevo da região de Taboão da Serra faz parte de duas unidades geomorfológicas, que são a Província do Planalto Atlântico e a Zona do Planalto Paulistano. Assim como toda a região Metropolitana, a cidade se desenvolveu ao longo da Bacia Sedimentar de São Paulo onde existe um relevo suave na parte central com colinas e áreas de morros cristalinos, como na divisa de município, onde se localiza a Morraria do Embu. Taboão da Serra está localizada na Latitude 23º 37' 34" Sul e na Longitude 46º 47' 30" Oeste. A cidade fica a 747 metros acima do nível do mar.
Clima
O clima em toda a Região é classificado como tipo "C", ou seja, subtropical, o que propicia fortes chuvas durante o verão e um inverno seco. A temperatura média anual em Taboão da Serra é de 20,0 °C.
2 - EMBU DAS ARTES:
A) POPULAÇÃO:
Com população de 240.007 habitantes - Censo IBGE/2010³
B) ELEITORES:
Números de Eleitores: 161.120 dados do IBGE (2000);
C) LOCALIZAÇÃO:
Está localizado na Região Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Grande São Paulo, está a oeste da capital paulista, na Microrregião de Itapecerica da Serra. Situado no oeste da Grande São Paulo, o município tem os seguintes limites: a sudoeste, oeste e norte, com Cotia; a noroeste, Taboão da Serra; a sul, com o Itapecerica da Serra e o bairro paulistano de Capão Redondo.
D) CARACTERISTICAS ECONOMICAS:
É considerado, oficialmente, uma estância turística. Embu das Artes é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidospor lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
E) CARACTERÍSTICAS GEOGRAFICAS
Situado no oeste da Grande São Paulo, o município tem os seguintes limites: a sudoeste, oeste e norte, com Cotia; a noroeste, Taboão da Serra; a sul, com o Itapecerica da Serra e o bairro paulistano de Capão Redondo.
Clima
O clima é tipo C, segundo a Classificação de Köppen, subtropical ou mesotérmico de latitudes médias e com grande quantidade de chuvas no verão, o índice pluviométrico anual fica em torno de 1300 mm. 
A região possui altitude média, juntamente com ilhas de vegetação de Mata Atlântica, que amenizam a temperatura. Essa possui média em torno dos dezoito graus centígrados, sendo o mês mais frio julho (média de catorze graus centígrados) e o mais quente fevereiro (média de 22 graus centígrados).
Sua população estimada em 2009 era de 248 722 habitantes. A sua área é de 70,1 km², o que resulta em uma densidade demográfica de 3 508,3 hab/km².
Hidrografia
A rede hidrográfica do Município é distribuída por áreas de três bacias principais, todas tributárias do Rio Tietê:
• Sub-bacia do Rio Embu-Mirim (40,80 km²);
• Sub-bacia do Rio Cotia (16,70 km²);
• Sub-bacia do Rio Pirajussara (12,50 km²).
Cinqüenta e nove por cento do território do Município encontra-se em Área de Proteção aos Mananciais, sendo o rio Embu-Mirim um dos principais contribuintes da Represa Guarapiranga, que abastece cerca de 3 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo.
Com a aprovação da legislação de mananciais do Estado de São Paulo, o comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê dividiu-a em 5 sub-regiões, estando o Município de Embu situado na sub-região Cotia-Guarapiranga. Estas sub-regiões terão lei específica que regulamentará projetos emergenciais de recuperação das áreas degradadas em decorrência de ocupações predatórias, bem como ações indutoras de usos e atividades compatíveis com a preservação dos mananciais.
Relevo
Região de Embu faz parte, das seguintes unidades geomorfológicas:
• Província do Planalto Atlântico;
• Zona do Planalto Paulistano;
• Morraria do Embu.
Conforme esta configuração, a região apresenta-se, quanto aos sistemas de relevo predominantes, subdividida em três porções da Morraria, de características geomorfológicas distintas:
Porção Oeste: chamados Morros Paralelos;
Porção Leste: chamados Morretes Alongados e Paralelos;
Porção Oeste: chamados Morros Paralelos;
Porção Leste: chamados Morretes Alongados e Paralelos;
Obs.:Estas duas porções, acima citadas, correspondem a relevos de degradação em planaltos dissecados.
• Porção Central: trechos centrais do território municipal com relevos de agradação, do sistema de Planícies Aluviais. Sua topografia é bastante problemática com morretes isolados em áreas relativamente planas e mal drenadas, uma declividade acentuada nas encostas, bastante recortadas por linhas de drenagem natural. Morretes - Pequenos morros
Morraria - Série de morros
Vegetação
A cobertura florestal é composta por pequenos fragmentos isolados de Mata Atlântica, reflorestamentos de eucaliptos e pinus.
Não há dados atuais disponíveis sobre a extensão destas áreas, sabe-se apenas que os proprietários particulares de 7,2% da extensão do município requerem isenção de IPTU por conservar a vegetação existente.
PASSO 2
IDENTIFICANDO CANAIS DE PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Abaixo segue tabela com as informações e as observações necessárias para um diagnóstico das Prefeituras dos municípios de Taboão da Serra e Embu das Artes, escolhidos para este estudo:
	INFORMAÇÃO
	TABOÃO DA SERRA
	EMBU DAS ARTES
	OBSERVAÇÕES
	A Prefeitura possui site? 
	Sim
	Sim
	
	Ele funciona corretamente? 
	Sim
	Sim
	
	É fácil de ser utilizado? 
	Sim
	Sim
	
	Saiu fora do ar durante a utilização ou apresentou erro?
	Não saiu fora do ar e nem apresentou erro
	Não saiu fora do ar e nem apresentou erro
	
	 A prefeitura está presente em redes sociais? (facebook, twitter, instagram)
	Não
	Sim. facebook, twitter, Blog, Google+, Youtube.
	
	 Existe interação com o cidadão e como ela é feita?
	Sim. Por telefone, Ouvidoria, Webmail de contato, Outro tipo de interação é o Ponto do Atende uma espécie de praça de atendimento ao cidadão.
	Sim. Através de desenvolvimento de campanhas publicitárias divulgadas em outdoor* e jornais; elaboração de convites, folders, banners, cartaz e todo tipo de material necessário para ações do governo. Envio de SMS e mensagem de voz à população sobre serviços e eventos em geral.
	
	 O município possui Orçamento participativo? Se sim, qual o percentual do orçamento é destinado a essa iniciativa?
	Não. O percentual para o ano vigente foi (zero)
	Sim. O Valor estimado em Receita e Despesas para o periodo foi de para o período é de R$ 510.914.207,00
	
	O site disponibiliza informações sobre como participar dos Conselhos Municipais? 
	Não . a página esta em construção
	Sim
	
	O site disponibiliza serviços on-line ao cidadão? Quais? 
	Sim. 2ª Via de IPTU, 2ª Via de ISS/Taxas, 2ª Via de ISS, Mensal, Certidão Valor Venal, Certidão Negativa Imobiliário, Veracidade das Certidões, Serviços Cartoriais.
	Sim. 2ª Via de IPTU, Parcelamento, ISS Fixo, Taxa de Licença, Taxa de Manutenção, Taxa de Bombeiro.
Solicitar Serviços
Certidão de Valor Venal, Certidão de Débitos.
Ouvidoria
Reclamações, Denuncias, sugestões, Elogios
	
	O site disponibiliza informações sobre as secretarias, autarquias, telefones, eventos, notícias atualizadas e um chat para o cidadão? 
	Para as Secretárias e Eventos sim. Para as Autarquias não há um link sequer para informação sobre as existentes neste Município.
	Sim
	
	Foi possível identificar alguma ferramenta de participação e acesso à informações que mereça destaque? 
	No Site da Prefeitura de Taboão da Serra as informações são muito complexas e não correspondem ao anseio dos usuários
	No Site da Prefeitura de Embu das Artes as informações são boas e não atendem minimamente aos anseios dos usuários
	
 
PASSO 3
ACOMPANHANDO AS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS DO MUNICÍPIO E A EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO
A seguir apresento perguntas e respostas das informações disponibilizadas os sites das Prefeituras dos municípios de Embu das Artes e Taboão da Serra: 
A) QUAIS SÃO AS DEMONSTRAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS DISPONIBILIZADAS? 
EMBU DAS ARTES:
A Prefeitura de Embu das Artes disponibiliza as demonstrações orçamentárias em seu site em PDF para possível impressão.
TABOÃO DA SERRA
A Prefeitura Taboão da Serra disponibiliza as demonstrações orçamentárias em seu site no formato de Tabulação e janelas, facilitando o acesso aos munícipes;
B) QUAIS AS PEÇAS ORÇAMENTÁRIAS DISPONIBILIZADAS?
EMBU DAS ARTES
LDO - (LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS);
PPA - (PLANO PLURIANUAL);
LOA - (lEI ORÇAMENTARIA ANUAL)
TABOÃO DA SERRA
LDO - (LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS);
PPA - (PLANO PLURIANUAL);
LOA - (lEI ORÇAMENTARIA ANUAL)
C) É POSSÍVEL ACOMPANHAR A EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO? COM QUE PERIODICIDADE?
EMBU DAS ARTES - Sim, no site possui link especifico para acompanhamento do orçamento mensal e bimestralmente.
TABOÃO DA SERRA - Sim, no site possui link especifico para acompanhamento do orçamento mensal e bimestralmente.
D) SALVO AS DESPESAS COM PERCENTUAL PRÉ-FIXADO (SAÚDE E EDUCAÇÃO), QUAIS AS ÁREAS COM MAIOR VOLUME DE GASTOS NO ÚLTIMO EXERCÍCIO DISPONÍVEL NO SITE? E A ÁREA COM MENOR VOLUME DE INVESTIMENTOS? QUAIS OS RESPECTIVOS PERCENTUAIS? 
EMBU DAS ARTES
Na Prefeitura de Embu das Artes as Áreas com maior gastos no últimoexercício foram as Secretarias de Finanças - 44.428.000,00 - 0%
Secretaria de Obras e Edificações - Orçado: 48.647.000,00 e Atualizado: 45.824.000,00 Percentual de -5,81% 
O Menor investimento foi com a Ouvidoria - 405.000.00 
TABOÃO DA SERRA
O Site da Prefeitura do Taboão da Serra é muito confuso e não se consegue identificar a peça Orçamentária e as definições claras do Orçamento das Secretarias nem o que cada uma consegue alcançar. Todo o material que consegui identificar foi com dados soltos que não apresentam as informações buscadas. 
E) CONSIDERANDO O ÚLTIMO BALANÇO FINANCEIRO DISPONÍVEL NO SITE, O ORÇAMENTO PREVISTO PARA O EXERCÍCIO SUBSEQUENTE FOI ATINGIDO? SE HOUVE DIFERENÇAS, QUAIS RECEITAS TIVERAM MAIOR IMPACTO NESSA DIFERENÇA? 
Na Prefeitura de Embu das Artes o último balanço financeiro completo no site é do exercício do 1º Bimestre de 2015, que teve uma arrecadação maior do que o Orçamento previsto, ocorrendo um aumento significativo nas receitas, contudo a de maior impacto foi “Receitas de Valores Mobiliarios”, que teve uma diferença a maior de R$ 3.334.951,00.
Na Prefeitura de Taboão da Serra o último balanço financeiro completo no site é do exercício de 2012, que teve uma arrecadação menor do que o Orçamento previsto, ocorrendo uma variável significativa entre as receitas, contudo a de maior impacto foi “receita de capital”, que teve uma diferença a menor de R$ 9.303.306,56.
F) QUAIS SÃO OS PERCENTUAIS DE ARRECADAÇÃO PRÓPRIA? E DE TRANSFERÊNCIA? QUE LEITURA É POSSÍVEL FAZER A PARTIR COMPARANDO ESSES DOIS TIPOS DE RECEITAS DISPONÍVEIS PARA OS MUNICÍPIOS?
EMBU DAS ARTES
No exercício de 2014 a arrecadação própria correspondeu a 44%, enquanto as transferências intergovernamentais 66%, o que mostra que boa parte do orçamento do município depende do governo.
TABOÃO DA SERRA
No exercício de 2014 a arrecadação própria correspondeu a 37,34% do orçamento, enquanto as transferências intergovernamentais 60,60%, o que mostra que boa parte do orçamento do município depende do governo. 
 G) QUAIS AS PRINCIPAIS FRAGILIDADES IDENTIFICADAS NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS ANALISADOS? E ASPECTOS POSITIVOS, FORAM IDENTIFICADOS? 
A fragilidade identificada nos Relatórios da Prefeitura do Embu das Artes é ha um passo longo para Identificar onde localizar esses relatórios porém os relatórios contábeis estão bem atualizados, e são ótimos para análise contábil.
Já na Prefeitura de Taboão da Serra a fragilidade identificada é que os relatórios contábeis não estão atualizados, inviabilizando portanto análise contábil.
PASSO 4
SISTEMATIZANDO AS INFORMAÇÕES OBTIDAS
1 - RELATORIO DE FRAGILIDADES E AÇÕES NOS MUNICIPIOS:
EMBU DAS ARTES 
TABOÃO DA SERRA
Analisando os dados obtidos através das pesquisas feitas podemos constatar que se tratam de municípios de porte Médio da região Metropolitana de São Paulo, com razoável número de habitantes, possuem uma arrecadação que vem crescendo através dos novos modelos de parcerias que vem sendo implantadas nessa gestão, mesmo que dependendo significativamente de transferências do governo a região cresce. Apesar das semelhanças esses dois municípios que escolhi possuem características próprias bem diversas, principalmente na parte econômica, uma vez que o município de Embu das Artes tem inclinação para o turismo, por ser uma Estância Turística e ter sua economia volta para o Turismo, hoje ela também investe na mão de obra industrial e comercial por meio da Lei de Incentivo Fiscal de 2009, que estabelece diretrizes e incentivos fiscais para o desenvolvimento econômico, social e cultural. Taboão da Serra passou por uma mudança no tocante a sua economia Até meados da década de 1990, a cidade mantinha o perfil industrial como principal atividade econômica. O parque industrial da cidade, no entanto, não era suficientemente robusto para absorver toda a mão-de-obra da cidade, que acabava se deslocando até São Paulo para encontrar emprego. No início dos anos 2000, o caráter econômico passou por mudanças a cidade perde um grande número de indústrias e passa a desenvolver sua economia nas áreas comerciais.
Os municípios aqui citados, disponibilizam em seus sites poucas informações ou estão com links em construção aos cidadãos como é o caso de Taboão da Serra que traz em evidencia eventos e notícias da cidade, tendo destaque somente para links onde se tem relatórios contábeis, mas com ressalva por não estarem atualizados. Ressalto ainda que no site do município verificamos que no da Prefeitura de Taboão da Serra - SP não há nada sobre a gestão do prefeito e a administração de suas secretarias, já no Site de Embu das Artes – SP disponibiliza mais informações de suas secretarias, planos de ações a serem melhorados, está mais presente nas redes sociais.
A Transparência das informações sobre a gestão dos prefeitos dos municípios aqui destacados e o cuidado para disponibilizar informações sobre suas respectivas gestões ainda precisa melhorar e muito, pois, omitindo-se indiretamente informações que poderiam ser relevantes para os cidadãos há um descompasso muito grande entre uma gestão participativa e uma gestão burocrata. Outro sintoma muito claro nessas duas ferramentas e que elas não interagem com os munícipes, isso talvez seja o reflexo do medo da participação popular.
Neste contexto podemos observar que os municípios têm problemas apresentados por seu modelo de gestão uma traz uma participação popular um pouco mais atuante e que esta se preparando para os avanços por ter na gestão do Prefeito um entendimento de que se adequar aos anseios de seus munícipes (clientes) este é o caso de Embu das Artes, no quesito gestão Burocrática Taboão da Serra ainda esta patinando, sobre o olhar de uma nova batuta que não tem em sua característica como exemplo o Orçamento Participativo, modelo adotado por Embu das Artes, não apresenta uma ferramenta de transparência clara e falta muita informação e interação com os munícipes (clientes), portanto deve desenvolver programas com objetivo de realizar uma melhor administração, com transparência não só financeira, mas também dos atos e fatos ocorridos em suas respectivas secretarias, mas, sobretudo se aproximar dos munícipes através de redes sociais e adotar orçamento participativo, ou seja, passar a tratar os cidadãos como clientes.
Vislumbrando uma Gestão Participativa e de transparência estes dois municípios precisam apontar ações de politicas publicas e para obter esses resultados é necessário implementar uma gestão pública gerencial, com intuito de acabar com o clientelismo, estimular a competitividade econômica, alterar o modo de intermediação, promover eficiência e eficácia e aplicar valores políticos austeros, respeitando sempre os hábitos e cultura de cada cidade.
Para isso seria necessário envolver todas as secretarias do município, em especial os agentes políticos, além de contratar empresas para realizar cursos de capacitação aos servidores municipais, os quais deveriam ser realizados periodicamente. A previsão é que todo o custo de desenvolver esse projeto não ultrapasse a importância de 1,5% (um e meio por cento) do orçamento do município.
PASSO 5
REFLEXÃO
O Brasil iniciou timidamente nos anos 90 a Reforma do Estado, com intuito de reduzir o “custo Brasil”, ou seja, diminuir os gastos públicos, privatizar as empresas estatais e abrir o mercado brasileiro para a economia globalizada que estava se formando.
Desde então foram criados mecanismos e leis para promover a transparência no uso dos recursos públicos e para que os cidadãos passassem a ser vistos com clientes.
Muito embora essas medidas tenham sido um passo significativo, a população ainda hoje não tem cobrado com afinco esses direitos de seus governantes, não só sobre os recursos públicos, mas também sobre os atos e fatos ocorridos na administração pública.
Neste contexto, cabe a sociedade se conscientizar e entender que os governantes estão lá paratrabalhar para eles, portanto nada mais natural do que exigir transparência total sobre administração pública, para que cada um possa fiscalizar os trabalhos desenvolvidos, lembrando inclusive que os candidatos eleitos devem cumprir suas promessas de campanha.
Esta conscientização ainda levará algum tempo, porque se trata de uma mudança profunda na sociedade, mas quando ela aflorar e os cidadãos passarem a se sentir clientes, consequentemente passarão a cobrar não só a transparência de seus agentes políticos, como uma boa administração.
Por fim, tal mudança cultural na sociedade deverá inibir muitos políticos picaretas, pois saberão que quando estiverem no poder serão continuamente fiscalizados e cobrados em suas gestões. 
REFERÊNCIAS:
SERRA, WIKIPEDIA: TABOÃO DA. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Taboao_da_Serra
ARTES, WIKIPEDIA: EMBU DAS. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Embu_das_Artes
2015, EMBU DAS ARTES-SP, Município, Site oficial da Prefeitura de Embu das Artes [Online]. Embu das Artes. Disponível em: <www.embudasartes.sp.gov.br>. Acesso em abr. 2015.
2014, TABOÃO DA SERRA-SP, Município, Site oficial da Prefeitura de Taboão da Serra [Online]. Taboão da Serra. Disponível em: <www.taboaodaserra.sp.gov.br>. Acesso em abr. 2015.
p. 01-09, STRELEC, Thamara C. Desafio Profissional de Administração Pública e Contabilidade Básica [Online]. Valinhos, 2014. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em Nov. 2014.
Informação, BRASIL. Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Brasília, DF, 2011. Controladoria Geral da União. Lei de acesso à. Disponível em: <http://www.acessoainformacao.gov.br/assuntos/conheca-seu-direito>. Acesso em: 14 nov. 2014.
�PAGE \* MERGEFORMAT�3�

Continue navegando