BQ Biologia Celular - AV1
2 pág.

BQ Biologia Celular - AV1


DisciplinaBiologia Celular14.487 materiais605.258 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Data: 20/04/2015 22:50:52 (Finalizada)

	

	 1a Questão (Ref.: 201505097674)
	Pontos: 0,1  / 0,1

	Sabendo que os íons K+ apresentam-se mais concentrados no interior da célula, de que forma esses íons movem-se contra o gradiente de concentração?

		

	
	Por causa da bomba K+-ATPase.

	 
	Pela ação da bomba de sódio e potássio  ATPase. 

	
	Por forças elétricas atrativas que contrabalançam o gradiente de concentração.

	
	Através de canais de vazamento para os íons K+.

		

	

	

	 2a Questão (Ref.: 201505121096)
	Pontos: 0,0  / 0,1

	A membrana plasmática não é uma estrutura estática, existem moléculas que se movem proporcionando uma fluidez à membrana. Em relação à observação é correto afirmar que:

		

	
	As proteínas podem girar em torno de seu próprio eixo, podem difundir-se lateralmente na monocamada, migrar de uma monocamada para outra (flip-flop) que acontece raramente, e movimentos de flexão por causa das cadeias de hidrocarbonetos.

	 
	Os lipídios podem girar em torno de seu próprio eixo, podem difundir-se lateralmente na monocamada, migrar de uma monocamada para outra (flip-flop) que acontece raramente, e movimentos de flexão por causa das cadeias de hidrocarbonetos.

	
	Os lipídios podem girar em torno de seu próprio eixo, podem difundir-se lateralmente na monocamada e movimentos de flexão por causa das cadeias de hidrocarbonetos.

	
	As moléculas de colesterol podem girar em torno de seu próprio eixo, podem difundir-se lateralmente na monocamada, migrar de uma monocamada para outra (flip-flop) que acontece raramente, e movimentos de flexão por causa das cadeias de hidrocarbonetos.

	 
	Os carboidratos podem girar em torno de seu próprio eixo, podem difundir-se lateralmente na monocamada, migrar de uma monocamada para outra (flip-flop) que acontece raramente, e movimentos de flexão por causa das cadeias de hidrocarbonetos.

		

	

	

	 3a Questão (Ref.: 201505676368)
	Pontos: 0,1  / 0,1

	Com base no seu conhecimento sobre a estrutura nuclear, assinale a proposição INCORRETA:

		

	 
	O núcleo é uma característica fundamental das células procariontes. Nele se encontra o DNA delimitado pelo envoltório nuclear.

	
	Os poros nucleares são constituídos por um conjunto de proteínas transmembranas.

	
	Poros nucleares são orifícios na membrana nuclear com função de transporte seletivo de moléculas, tanto para fora quanto para dentro do núcleo.

	
	A heterocromatina consiste em DNA inativo e que parece ter funções estruturais durante o ciclo celular.

	
	A eucromatina consiste em DNA ativo, ou seja, que pode se expressar como proteínas e enzimas.

		

	

	

	 4a Questão (Ref.: 201505097671)
	Pontos: 0,1  / 0,1

	Sabemos que as vitaminas A, D , E e K são chamadas de lipossolúveis e, portanto:

		

	
	Necessitam ser hidratadas para penetrar nas células

	
	Têm maior dificuldade em entrar nas células

	 
	Passam diretamente pela membrana celular

	
	Penetram nas células pelos poros das membranas

		

	

	

	 5a Questão (Ref.: 201505154623)
	Pontos: 0,0  / 0,1

	A administração oral do soro caseiro é uma das formas mais baratas de se evitar a mortalidade infantil causada pelo cólera. Esta solução tem como componentes a glicose (C6H12O6), o cloreto de sódio (NaCl) e a água (H2O); sendo todos absorvidos na região apical (luminal) das células epiteliais do intestino delgado. Sobre o transporte destes componentes é CORRETO AFIRMAR:

		

	
	e) No processo conhecido como osmose, o cloreto de sódio é transportado espontaneamente.

	
	b) O movimento espontâneo da água, através da membrana, é denominado pinocitose.

	
	d) O movimento de glicose, através da região apical, é denominado osmose.

	 
	a) A glicose entra nas células epiteliais do intestino delgado por difusão facilitada.

	 
	c) O cloreto de sódio é transportado de forma passiva.

		

	

	

	 

	

	Simulado: SDE0906_SM_201505081645 V.1 
	 Fechar

	Aluno(a): HOSANA DOS SANTOS BESERRA
	Matrícula: 201505081645

	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 25/05/2015 23:47:10 (Finalizada)

	

	 1a Questão (Ref.: 201505343523)
	Pontos: 0,1  / 0,1

	Ao analisar a figura abaixo, pode-se afirmar que:
 

		

	 
	a cromatina é basicamente constituída por DNA e que o envelope nuclear apresenta os poros nucleares que permitem que existam trocas entre o núcleo e o citoplasma.  

	
	a cromatina é basicamente constituída por RNAm e que o envelope nuclear apresenta os poros nucleares que permitem que existam trocas entre o núcleo e o citoplasma.

	
	a cromatina é basicamente constituída por RNAm e que o envelope nuclear apresenta os ribossomos que permitem que existam trocas entre o núcleo e o citoplasma.

	
	a cromatina é basicamente constituída por RNAr e que o envelope nuclear apresenta os ribossomos que permitem que existam trocas entre o núcleo e o retículo endoplasmático rugoso.

	
	a cromatina é basicamente constituída por DNA e que o envelope nuclear apresenta os ribossomos que permitem que existam trocas entre o núcleo e o citoplasma.

		

	

	 2a Questão (Ref.: 201505110783)
	Pontos: 0,0  / 0,1

	Em relação á membrana plasmática é correto afirmar que:

		

	
	A membrana celular, também conhecida por plasmalema, é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas, com exceção para as bactérias. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma e o meio extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.

	
	A membrana celular, também conhecida por plasmalema, é a estrutura que delimita as células eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o meio extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.

	 
	A membrana celular, também conhecida por plasmalema, é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o meio extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.

	 
	A membrana celular, também conhecida por plasmalema, é a estrutura que delimita as células animais, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma e o meio extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.

	
	A membrana celular, também conhecida por plasmalema, é a estrutura que delimita as células vegetais, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma e o meio extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.

		

	

	

	 3a Questão (Ref.: 201505154229)
	Pontos: 0,1  / 0,1

	As células eucarióticas, também chamadas de eucélulas, são mais complexas que as células procarióticas (protocélulas). Estas, por sua vez, possuem o núcleo protegido por uma membrana lipoproteica porosa denominada carioteca ou envelope nuclear. Dentro do núcleo encontra-se o material genético da célula (DNA). Sobre esta molécula é INCORRETO afirmar:

		

	
	d) É um polímero que se apresenta em fita dupla.

	 
	c) É um polímero que se apresenta em fita simples.

	
	e) É um polímero encontrado exclusivamente no núcleo.

	
	a) É um polímero responsável pela codificação da informação genética.

	
	b) É um polímero formado por nucleotídeos.

		

	

	

	 4a Questão (Ref.: 201505110768)
	Pontos: 0,1  / 0,1

	Em nível de biologia molecular, sabe-se que a síntese de proteínas ocorre com o auxílio de determinadas organelas granulares (x), que promovem a síntese a partir da leitura de uma molécula de ácido nucleico (y). Em relação ao parágrafo, X e Y referem-se, respectivamente, a: