Buscar

Cibercultura Hipertexto Convergência de mídias

Prévia do material em texto

O que é cibercultura?
O próprio termo Cibercultura tem vários sentidos. Mas se pode entender por Cibercultura a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade , a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática. A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo. Este termo se relaciona diretamente com à dinâmica Política, Antropo-social, Econômica e Filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita. A Cibercultura não deve ser entendida como uma cultura pilotada pela tecnologia. Na verdade, o que há na era da cibercultura é o estabelecimento de uma relação íntima entre as novas formas sociais surgidas na década de 60 (a sociedade pós-moderna)e as novas tecnologias digitais. Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. Ela é o que se vive hoje. Home banking, cartões inteligentes, voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc. provam que a Cibercultura está presente na vida cotidiana de cada indivíduo.
O que é hipertexto?
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
“A mente humana trabalha por associação, e não por indexação”
Hiperetxto é o tipo de texto lido de forma não linear, permitindo um maior número de associações
Exemplo no cinema: Pulp Fiction (não linearidade)
Convergência de mídias
Trabalhar no micro, ouvindo rádio e falando ao telefone, com as revistas espalhadas sobre a mesa. Ser informado das notícias pelo jornal de manhã, pela internet à tarde e pela TV à noite. A convergência de mídias já é um fato.
Na rede mundial de computadores temos acesso rápido e atualizado a todas as formas do saber humano, à informação em tempo real e a possibilidade de interagir com quer que seja (conhecidos ou desconhecidos) em qualquer parte do planeta. Temos ainda a possibilidade de entretenimento. É fato consumado que não poderíamos mais caminhar sem a internet. Ela é o grande saldo da humanidade em direção a informação. Ninguém erra ao pensar que o mundo está radicalmente divido em ‘antes e depois do advento da internet’.
O desconhecimento ou a má fé será nominar de ‘CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS’ a proposta de trazer todas as informações de todas as mídias para a internet e afirmar que só através dela o homem terá acesso ao saber.
As redes de comunicação, as escolas, as universidades, as editores de discos e livros etc, na verdade deverão disponibilizar tudo na internet e, independentemente disso, divulgar nas mídias próprias e possíveis as informações de forma a que sejam rápida e facilmente absorvidas pelos grupos da sociedade em seu entorno, bem como viabilizar políticas de que essa sociedade tenha mecanismos para interagir e se manifestar e ainda, principalmente, que essa manifestação individual ou de grupos seja analisada e repensada pelo emissor original, seja ele quem for.
Insistir em que a humanidade não pode prosseguir sem a internet não invalida a oralidade, o jornal impresso, os livros, as rádios, tvs, os cd roms, teatros, reuniões, grupos de discussão, escolas, bibliotecas, museus, etc, etc.
Convergir as mídias significa compreender, aceitar e trabalhar para que cada grupo tenha o acesso possível através do meio que dispõe hoje. Nada mais do que isso.

Continue navegando