Buscar

FATORES QUE AFETAM A PRODUÇÃO DE LEITE NO BRASIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FATORES QUE AFETAM A PRODUÇÃO DE LEITE NO BRASIL
Preparado por:
Prof. Alexandre Notti Miranda
Produção de leite no Brasil
O Brasil apresenta alta produção de leite mas a sua produtividade é baixa quando comparada a de outros países.
 
A maioria do consumidor Brasileiro não se preocupa com a qualidade do leite que consome, desde que este seja mais barato, não de boa qualidade. 
Visando a redução de custos e riscos, muitos produtores investiram em rebanhos de dupla aptidão (produção de leite e carne), uma vez que o preço do leite e da carne são inversamente proporcionais. Resultado: baixa produtividade de ambos. 
O produtor também não se especializou, pois não tem o leite como principal atividade, na maioria dos casos. É como se fosse uma produção para subsistência. Além disso, o grande número de propriedades existentes (pequenas propriedades) dificulta a formação de associações capazes de representar os produtores com o mínimo de eficácia.
Para ocorrer a modernização do setor, seria certa a redução do número de produtores, porém isso teria um alto custo social, a não ser que a economia estivesse em crescimento para absorver tanta mão-de-obra.
 
Causas da baixa produtividade 
Rebanho
A maioria dos animais produtores de leite no Brasil não são especializados para essa atividade e portanto apresentam uma baixa produção.
 
A falta de assistência técnica, de controle leiteiro e de um manejo correto associados com a baixa utilização de inseminação artificial, o alto custo dos reprodutores e de medicamentos são alguns dos fatores responsávies pela baixa produtividade do rebanho brasileiro. 
Nutrição
Os animais são mantidos em pastagens que são utilizadas de forma contínua, sem reposição de nutrientes e que ficam sujeitas às variações climáticas ao longo do ano, como por exemplo, a falta de chuvas que provoca uma menor produção das forrageiras e conseqüentemente redução na produção de leite.
O alto custo dos concetrados, a falta de forragens conservadas e a ausência de mineralização comprometem a nutrição dos animais e a produtividade.
 Instalações
Bezerreiros, currais ou estábulos para ordenha inadequados  podem provocar alta mortalidade dos bezerros e uma higiene deficiente com alta transmissão de doenças.
 Mão de obra
A ausência de pessoas especializadas, com falta de aptidão e a subutilização de instalações e equipamentos também são responsáveis pela baixa produtividade.
Causas das variações da quantidade e qualidade do leite
 Raça
 
Algumas raças são mais especilaizadas para produção de leite que outras, influênciando principalmente quanto à qualidade e porcentagem de gordura
 Nutrição
A produção de cada animal é determinada pela sua genética e pelo ambiente. Portanto se um animal for alimentado em demasia não produzirá mais leite do que a sua capacidade permite, porém, uma alimentação deficiente, vai refletir numa produção bem abaixo do nível normal. Daí a necessidade de uma alimentação balanceada.
 Idade e número de parições
A produção de leite aumenta com o número de lactações atingindo o pico de produção na quarta lactação. 
 Tempo de lactação
A época da lactação (tempo decorrido após a parição) influi muito sobre a composição do leite de um animal. Atinge o pico de produção na lactação no segundo mês.
 Variações climáticas
Com relação a influência do ambiente na produção de leite, o frio, vindo repentinamente diminui a produção tanto do leite como em gordura.
Com o frio constante, as vacas produzirão mais ou menos o normal se forem bem alimentadas, apenas a gordura será um pouco reduzida.
 
Em situções de calor intenso os animais diminuem a ingestão de alimento o que também prejudica a produção de leite.
 Prática de ordenha
O número de ordenhas influi na produção. Vacas de primeira cria têem em média um aumento na sua produção de 50% quando são ordenhadas duas vezes ao dia ao invés de uma vez. E quando são realizadas três ordenhas a produção pode ter um acréscimo de aproximadamente 15%.
Composição do leite
O leite é uma emulsão de glóbulos de gordura, estabilizada por substâncias albuminóides num soro que contem em solução = um açúcar = a lactose, matérias protéicas, sais minerais, sais orgânicos e pequenas quantidades de vários produtos, tais como: lecitina, uréia, ácido láctico, vitaminas, enzimas, etc. 
Higiene do leite
Com o objetivo de manter a qualidade do leite deve-se tomar alguns cuidados como: o colostro assim como o leite de vacas com mastite ou que tenham recebido recentemente antibióticos não deve ser utilizado;o leite deve ser armazenado em recipientes limpos ; não deve-se misturar leites de diferentes ordenhas; e o leite deve ser resfriado de 4 a 5 ° C

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais