Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Aluna: Rosiane Ribeiro Ferreira
Turma: FAR5NA
Perguntas de compreensão
1. Como escolher o método analítico correto?
Método deve ser eficiente e, sempre que possível simples e rápido; Não deve causar danos ao recipiente no qual a amostra será tratada; Não deve causar qualquer perda do constituinte de interesse; Não deve permitir ou promover contaminação dos constituintes a serem determinados, inserções de interferentes, a não ser que a possam ser facilmente removidos; Máxima de segurança operacional;
2. Um resultado de uma análise como obter resultados confiáveis e precisos?
Análise química: medir a concentração do analito em várias alíquotas idênticas (replicadas) para avaliar a incerteza da análise. Para cada método devem ser verificadas todas variáveis que afetam a análise propriamente dita, além dos interferentes químicos ou não, para que não haja comprometimento do resultado; Tratamento de dados: métodos de calibração (instrumentais), comparação com padrões analíticos certificados e tratamento estatístico sempre que necessário, para validar os resultados; Apresentação dos resultados obtidos: o cuidado com todo processo de análise é muito importante, porque o resultado obtido é um número. Este número muitas vezes pode gerar ações imediatas de órgãos oficias de saneamento básico, saúde pública ou ainda controle ambiental, (ex: retirada de produto do mercado, fechamento de industrias, etc.)
3. O que seria eliminação de interferências na análise de uma amostra?
A eliminação de interferência na análise de uma amostra refere-se ao processo de remover ou minimizar os efeitos de substâncias ou componentes presentes na amostra que possam afetar a precisão e a exatidão dos resultados da análise. Essas interferências podem distorcer ou mascarar os sinais dos analitos (substâncias que estão sendo analisadas), levando a resultados incorretos.
4. Qual a importância da preparação para uma análise?
A preparação correta da amostra é vital para garantir que os resultados da análise sejam precisos, exatos, reprodutivos e representativos do que se deseja medir ou estudar. Fundamental em qualquer análise, pois permite remoção de interferências, ajustes das condições da amostra, aumento da sensibilidade e precisão, facilitar e análise e evita a contaminação.
5. Qual seria o procedimento para coleta e tratamento da amostra de sangue para determinação da glicemia?
Preparação do paciente (jejum e instruções ao paciente); Equipamento necessário; Coleta da amostra (coleta, escolha e antissepsia do local); Transporte da amostra (se necessário); análise da amostra; interpretação dos resultados; cuidados pós coletas.
6. Quais as diferenças dos métodos de espectroscopia de absorção molecular e infravermelho?
A espectroscopia de absorção molecular é uma técnica que analisa a absorção de energia por moléculas e átomos, pode ser ultravioleta, visível ou infravermelha e seu espectro de absorção é caracterizado por bandas largas. Enquanto que a espectroscopia infravermelho usa radiação infravermelha para analisar amostras é uma técnica rápida e confiável para medidas, controle de qualidade e análises dinâmicas, muito usada na indústria e na pesquisa científica, o espectrômetro registra o resultado na forma de bandas de absorção. 
 
7. Qual o princípio da cromatografia gasosa?
O princípio da cromatografia gasosa (CG) baseia-se na separação de compostos voláteis em uma mistura através de sua interação com uma fase estacionária e uma fase móvel gasosa. Aqui estão os principais pontos do funcionamento da cromatografia gasosa: fase móvel, fase estacionária, separação e detecção. Esse método é amplamente utilizado na análise de substâncias voláteis em áreas como química ambiental, farmacêutica, petroquímica e alimentos.
8. Qual o princípio da cromatografia líquida de alta performa (HPLC)?
A cromatografia líquida de alta performance (HPLC) é uma técnica analítica que permite a separação, identificação e quantificação de compostos em uma mistura líquida. O princípio da HPLC envolve a interação de componentes da amostra com uma fase estacionária e uma fase móvel.
9. Qual o princípio da espectrometria de massa atômica?
A espectrometria de massa atômica é uma técnica analítica utilizada para identificar e quantificar elementos químicos em uma amostra, com base nas massas dos átomos e na sua abundância relativa. O princípio fundamental da espectrometria de massa envolve várias etapas principais: ionização, análise de massa, detecção e interpretação dos dados. 
10. Qual o princípio da espectrometria de massa molecular?
A espectrometria de massa molecular é uma técnica analítica utilizada para determinar a massa molecular de compostos químicos, principalmente moléculas orgânicas e biomoléculas, como proteínas e ácidos nucleicos. O princípio fundamental da espectrometria de massa molecular envolve várias etapas importantes: ionização por impacto eletrônico (EI), iIonização química (CI), eletrospray (ESI), matriz assistida por laser na desorção/ ionização (MALDI), análise de massa, detecção, interpretação dos dados.

Mais conteúdos dessa disciplina