Buscar

Trypanossoma cruzi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A doença de chagas é causada pelo Trypanossoma cruzi, transmitido ao homem pelo triatomíneo. O ciclo de vida do parasita depende do seu hospedeiro com isso a doença possui fases crônicas e agudas e apresenta sintomas como eritema e edema ( chagoma ), conjutivite caso a picada seja proxima ao olho com edema palpebral caracterizando assim o sinal de Romanã, febre, linfadenite, anorexia, hepatoesplenomegalia, meningoencefalite e miocardite.
Existe diversas formas de contaminação: vetorial, oral, transfusão de sangue, transmissão congênita e sexual. Dentre essas formas de transmissão será especificada a contaminação por via oral pelo caldo de cana, onde o parasita tem um tempo de vida aproximado de 24 horas em temperatura ambiente, logo sabe-se que a contaminação por esse meio se da a ingestão do parasita que no caso da cana de açucar ocorre no momento da moagem, deve-se levar em consideração o uso da higienização com a cana antes de qualquer processo e isso inclui descasca-la, retirar todos os brotos e lava-la bem antes de qualquer tipo de consumo. 
O diagnóstico é feito apartir de exames sorologicos e parasitológicos, caso o resultado seja positivo o tratamento é feito principalmente a base de Benzonidazol.
Ainda pode-se adotar como medida profilática evitar criatórios do inseto, iniciando com a conscientização da população e o controle do barbeiro, evitando domicilios rurais, casas de pau a pique, além de peridomicílios que são locais como galinheiros, currais e depósitos, qualquer parede feita de barro que ao rachar transforma-se em esconderijo do besouro, ao apresentar sintomas deve-se procurar o serviço de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde no ano de 2007, havia grandes indicadores de contaminação nos município de Itabaianinha, Umbaúba, Simão Dias, Pinhão, Itabaiana, Indiaroba. Os município de Itabaianinha foram registrado 70 casos entre 2005 e 2009, seguido por Estância e Simão Dias com 06 casos, Indiaroba com 04, Boquim 03, Umbaúba e Tomar do Geru 02, São Cristovao, Itabaiana, Pedrinhas, Pedra Mole, Pinhão, São Domingos e Canindé de São Francisco com um caso . 
Referências: 
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E LABORATORIAL DA DOENÇA DE CHAGAS EM ÁREA RURAL DE SERGIPE
OBSERVAÇÕES SOBRE A VIABILIDADE DO TRYPANOSSOMA CRUZI NO CALDO DA CANA
PLANTANDO SAÚDE: RESOLUÇÃO ESTABELECE NORMAS DE HIGIENE PARA ALIMENTOS E BEBIDAS A BASE DE VEGETAIS

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes