Buscar

697590.ppt textos.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Gêneros e modos textuais
Aula 2
*
*
Formatos e modos textuais
Gênero textual - é definido e caracterizado por três fatores básicos: pelo formato típico; pelo predomínio ou combinação dos modos textuais e pelas características da linguagem usada.
Modos textuais – são como se fossem modelos abstratos em stand by, cada um deles com seus “ingredientes” e dos quais você se serve para compor qualquer gênero de texto.
*
*
Gêneros textuais
*
*
Organização textual
Dissertação: é a exposição de ideias, opiniões, pontos de vista, fundamentados em argumentos e raciocínios baseados em nossa experiência de mundo, nossas leituras, nossas abstrações.
Descrição: é o retrato verbal daquilo que vemos ou sentimos.
Narração: é o relato de um acontecimento, em que há personagens atuando em determinado tempo e espaço.
*
*
Dissertação
Tem como centro as ideias. Ela pode ser: expositiva ou argumentativa.
A dissertação divide-se em três componentes significativos que se desdobram e interligam-se: introdução ou exórdio, desenvolvimento e conclusão ou peroração.
*
*
Exemplo:
		Todo especialista em marketing e em propaganda sabe que a cor é fundamental na apresentação e na aceitação do produto e, mais ainda, que isto é também condicionado ao sexo, idade ou extrato sociocultural do comprador visado.
		Um produto que se destina, principalmente, ao mercado feminino deverá ter, por exemplo, embalagem em que predominem cores femininas, isto é, que lembrem suavidade e delicadeza; já naquele que busque despertar no homem o desejo de comprar, as cores serão masculinas, traduzindo agressividade e força. O efeito psicológico das cores pode, nesse campo, ter grandes implicações.
 		Não nos esqueçamos da pouca receptividade que, inicialmente, tiveram as geladeiras pintadas de vermelho, uma cor quente, pois as donas-de-casa não acreditavam que gelassem tão bem como as brancas.
(PLATÃO & FIORIN . Para Entender o Texto – Leitura e Redação)
*
*
Descrição
Tem como centro o objeto, a pessoa. Apresenta detalhes do ser. Pode ser: objetiva ou subjetiva.
“Pensou no bar. O bar antigo... aquele das mesas de pé de ferro e tampo de mármore. O velho e bom bar de outrora, quando ‘saideiras’ eram iniciadas e depois perpetuadas de melodias saturnais. Extrairia daquele hemisfério o sumo essencial da vida. A alma dos bares ele encontrara.”
(Memórias de bar, Nel de Moraes, fragmento)
*
*
“Pacífico sorria meio feio, meio pálido, entre poucos e cariados dentes, ao seu fraco ego indigente, que dele se alimentava, fazendo-se crescer no imaginário e sucumbir na falência das sensações reais. No que deveria ser real. Onde ele acreditava ser possível a vitória. Mas a glória que crescia era a mesma que o detinha, num paradoxo incompreensível a quem não conhece a luz.”
(A batalha, Nel de Moraes, fragmento)
“O aparelho fixo, negro como a noite sem luar, enfeitava ainda, com seu peso momesco, a mesinha lateral da sala de estar. Possuía um disco simples, barulhento, mas funcional e prático, diferente daquelas teclas iluminadas, ‘cheias de números, e letras, e apertadas, e minúsculas’. Não possuía mãos grandes e dedos longos, mas rechonchudos o suficiente para discar ao menos três vezes a cada simples tentativa”.
(O telefone, Nel de Moraes, fragmento) 
*
*
Exemplos:
	Alonso era um homem alto, os cabelos finos e escuros, rosto comprido e bem proporcionado, queixo bem desenhado guardando uma boca de lábios grossos que o bigode espesso imprimia delicadeza e sensualidade. O corpo atlético possuía um tórax musculoso, braços e pernas fortes, mas tudo dissimulado pela altura. A sensualidade era adequada e os olhos azuis aguados lhe davam um tom romântico que nunca falhava ao contato com suas freguesas de partitura. Por isso, nenhuma mulher lhe desdenhava uma sugestão, mesmo a mais lacônica, o que o deixava orgulhoso, embora ele fosse inocente quanto ao seu magnetismo viril e acreditasse que o invariável sucesso na venda de partituras se devia ao conhecimento que ele tinha de música.
(SOUZA, Márcio. Mas Maria. Rio de Janeiro, 1989)
*
*
O texto narrativo deve possuir determinados elementos e responder a seis perguntas:
O quê? – qual o acontecimento a ser narrado?
Quem? – quais as personagens envolvidas com a história?
Quando? – quando se passa a história? (época, parte do dia, tempo de duração)
Onde? - qual o local da narrativa?
Como? – como aconteceu tal fato?
Por quê? – qual a razão de ter ocorrido tal fato?
Narração
*
*
Narração
Centrada no fato, no acontecimento.
Elementos:
Personagens; direto 
Tempo; * Discurso indireto
Ambiente; indireto livre
Enredo;
Narrador presente 
 ausente 
*
*
Exemplo:
 
 
	Hoje pela manhã, Maria fez o que todos os dias sempre faz: acordou muito cedo, fez um café não muito forte para economizar pó de café, se arrumou sem muita preocupação em ficar bela e foi, sonolenta, trabalhar numa casa de chá. Chegando lá, tomou café digno, ou seja, comeu na cozinha o que as cozinheiras iam fazendo a mais de propósito: sempre sobrava um pouco de suco de laranja docinho, uns biscoitos amanteigados, fatias grossas de bolos. O dono da casa de chá não gostava da idéia, mas tudo era muito bem escondido. No final do dia, após servir mesas com pessoas elegantes e refinadas, passou pela última vez na cozinha e pegou alguns quitutes para comer em casa: o jantar estava garantido! Chegou em casa, já meio tarde, tomou banho, comeu o que trouxera da casa de chá, assistiu à novela. Depois foi para cama, lá rezou para Santa Rita e finalmente dormiu o sono dos justos.
*
*
Exemplo:
Personagem: Maria
Tempo: hoje pela manhã
Ambiente: sua casa e a casa de chá
Enredo: a vida simples de Maria entre sua casa e seu trabalho
Foco narrativo: 3ª pessoa
*
*
Discurso direto ( usa-se verbos dicendi: perguntar, responder, dizer, exclamar, questionar etc.).
“Altivo, dirigi-me aos amigos e perguntei desafiador:
-Só eu vi o crime? Vocês não?”
Discurso indireto (narrador “fala” pelo personagem)
“Altivo, dirigiu-se aos amigos e perguntou desafiador se fora o único a presenciar o crime.”
Discurso indireto livre (o narrador “intromete-se” ao emitir a respeito do fato narrado)
“Altivo, dirigiu-se aos amigos e – perguntei desafiador – se fora o único a presenciar o crime.”
Discurso
*
*
Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouviu um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que vieram uns passos. 
 
O Coveiro Millôr Fernandes 
*
*
O coveiro então gritou, desesperado: 
- Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrível! 
- Mas, coitado! - condoeu-se o bêbado - Tem toda razão de estar com frio. Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho! 
E, pegando a pá, encheu-a e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.
Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia: 
- O que é que há?
*
*
Características da narrativa
Narrativa objetiva: ausência de sentimento do narrador. A ótica da narrativa é meramente ilustrativa, sem envolvimentos passionais.
Narrativa subjetiva: há forte presença da emoção e sentimentos do narrador. Nesses casos, observa-se que a narrativa denota participação
passional, pessoal, emocional do narrador.
*
*
Por fim...
Não há como confundir estes três tipos de redação. Enquanto a descrição aponta os elementos que caracterizam os seres, objetos, ambientes e paisagens, a narração implica uma ideia de ação, movimento empreendido pelos personagens da história. Já a dissertação assume um caráter totalmente diferenciado, na medida em que não fala de pessoas ou fatos específicos, mas analisa certos assuntos que são abordados de modo impessoal.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando