Buscar

Fórum - FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL 
1 - O artigo 966 do CC - apresenta a definição de empresário - Empresário é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços. Ele pode ser pessoa natural ou jurídica. Esclareça quais as atividades que não são considerados empresários.
Segundo o Art. 966, do CC: não são considerados empresários os profissionais de atividade intelectual de natureza científica, literária ou artística. Com exceção se o sujeito deixar o exercício da profissão intelectual para administrar uma empresa que tenha por finalidade o exercício da profissão intelectual.
Segundo o Art. 971, do CC: não são considerados empresários quem pratica atividade rural e não se inscreveu na Junta Comercial.
	
2 - Os profissionais de "atividades intelectual, de natureza científica, ...." não são considerados empresários, mas compõe um tipo de sociedade?
Compõe a Sociedade de tipo Simples. Segundo o Art. 982, do CC, a sociedade simples não cumpre atividade própria de empresário como expresso no Art. 966 do Código.
Por outro lado, de acordo com o parágrafo único do mesmo Art. 966, serão sempre classificadas como sociedades simples a sociedade não organizada empresarialmente, a cooperativa e a sociedade com atividade de natureza intelectual, científica, literária, artística ou técnica, ainda que com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
Classificam-se como sociedade simples, por força de disposição expressa contida no Código Civil, a sociedade não organizada empresarialmente, a cooperativa e a sociedade com atividade de natureza intelectual, científica, literária, artística ou técnica, ainda que com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
A sociedade simples é caracterizada, segundo o art. 982 do Código Civil, como aquela que não exerce atividade própria de empresário, a teor do conceito impresso no art. 966 do Código.
Por outro lado, de acordo com o que se extrai do parágrafo único do mesmo art. 966, serão sempre classificadas como sociedades simples as que desempenhem atividades de natureza intelectual, científica, literária ou artística, mesmo que estas contem com a colaboração de terceiros, não sócios, na qualidade de auxiliares ou colaboradores, exceto se o exercício da profissão constituir elemento de empresa. São também consideradas sociedades simples as cooperativas, por força do disposto no art. 982, parágrafo único, do novo Código Civil.
 Assim sendo, todas as sociedades que exerçam atividade intelectual, nas quais o exercício da profissão não constitua elemento de empresa, assim como as cooperativas, devem necessariamente ser registradas no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, mesmo que se constituam em conformidade com um dos tipos de sociedade empresária.
http://www.irtdpjbrasil.com.br/NEWSITE/ParecerWald.pdf.
3 - A Sociedade denominada ATENÇÃO - SIMPLES. O artigo 966 paragráfo único do NCC , fala sôbre a Sociedade simples. quem compõe as atividades civil. Agora peço que você fale que compôe as atividades civis? Quais os profissionais que compõe as atividades civis, além da sociedade simples?
4 - Vamos apresentar para sua avaliação quem são considerados no direito empresarial as atividades civis?
5 - São quatro tipos de atividades civis que tem suas diferenças de atividade empresárias. Quais são os quatro requsitos de empresários. Peço esclarecimento, inforno que existe mais uma modalidade que não é considerado empresário ,e, sim atividades civis. Peço ainda que esclareça - Quem compõe as atividades empresariais.
6 - Só que posso lhe acrescentar que as atividades civis são compostas, por demais espécies de atividades ... Aguardo sua parte de complementação,colocando as demais modalidades.
7 - Como observamos na aula nº 01 existem diferenças entre moral, ética e direito. Você observou, dá para apresentar.
8 - Que bom que você pode verificar a distinções entre pessoa física - pessoa jurídica - sociedade. Dava para apresentar uma postagem falando essas diferenças.
9 - Vamos retornar aos estudos aula nº 03. Que fala sôbre o assunto também de contrato sociais. E seu elementos comuns e especifícos. Peço sua defiinição de cada elementos comuns do contrato sociais.
10 - O significado de normas de direito privado? Atividades econômica daqules que atuam na circulação ou produção de bens e prestação de serviços?
11 - Peço que comente sobre as atividades civis e quem compõe essa atividades.
12 - Peço que visualize a aula nº 01 e 02. Veja e após apresente uma definição de direito objetivo e subjetivo, bem como, os dois grandes ramos do direito privado e direito público e quem compõe.
13 - No seu contexto menciona que o direito empresarial está no ramo do direito Privado, qual a razão?
14 - Retornando sua postagem aborando a aula nº 02, tem no contexto de sua postagem que:" ...Como foi dito não é considerado empresário uma pessoa que exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.” Então: Questiono, Eles podem compor que tipo de sociedade?
15 - A aula nº 03, tem vários assunto ineressante, como: Os elementos dos contrato sociais. Peço que informe e apresente as definições. Tem também os impedimentos como: O menor pode ser empresário? E o marido e mulher podem ser sócios da mesma sociedade?
Sobre o Contrato Social
As sociedades contratuais são constituídas mediante um contrato firmado entre os sócios, denominado contrato social. Nele, os sócios que tem a mesma finalidade, convergem suas vontades através da celebração de um contrato. Em decorrência, todos os princípios de ordem contratual possuem aplicabilidade no ato constitutivo desta sociedade.
O Contrato Social deve estar preenchido dos requisitos dispostos nos art. 46 e art. 496 do Código Civil, mas é livre a estipulação de outras cláusulas que também regularão a sociedade. Neste instrumento contratual, devem estar presentes todos os sócios que assumirão obrigações entre si.
Pertencem a esta classificação as sociedades simples, em nome coletivo, em comandita simples e limitada.
Sócio Remisso e Sócio Ostensivo
Sócio Remisso (art. 1, 058, do CC): é aquele que não cumpre com os seus deveres de sócio previstos em lei ou em contrato social. Verificada a sua mora, poderão os demais sócios tomar suas cotas para si ou transferi-las a terceiros, hipótese em que o remisso será expulso da sociedade.
Sócio Ostensivo é aquele que exerce a atividade constitutiva do objeto social e se obriga perante terceiros.
O sócio remisso está ligado com a sociedade limitada e o sócio ostensivo, está ligado com qual sociedade? Faça um breve comentário sobre essa sociedade.
A sociedade em conta de participação tem previsão legal no artigo 991 do Código Civil de 2002 e não possui personalidade jurídica , e por isso pode ser desprovida do registro de seu ato constitutivo. Os seus sócios integrantes estão divididos em duas classes: sócio ostensivo e o sócio participante. As ações desse modelo social se desdobram apenas sobre a pessoa do sócio ostensivo, que em seu próprio nome e sob sua responsabilidade única se obriga perante terceiros. Aos sócios participantes caberá as respectivas participações nos resultados correspondentes.
Exclusão por justa causa: art. 1.085, do CC: é a hipótese de dissolução parcial da sociedade limitada, de forma extrajudicial (simples alteração do contrato). Para tanto, é necessário o preenchimento de 3 requisitos: aprovação de sócio ou sócios detentores da maioria do capital social; prática de ato de inegável gravidade; e expressa previsão no contrato social.
Observação: o sócio majoritário jamais poderá ser excluído por simples alteração contratual (extrajudicialmente).
As sociedadeslimitadas, podem ocorrer a responsabilidade subsidiária? Como e quando ocorrer?
As sociedades limitadas são o tipo societário mais encontrado nas atividades empresariais. Isto se dá por dois motivos: a grande vantagem oferecida aos sócios, que possuem responsabilidade subsidiária limitada ao valor do investimento feito à formação do capital social, e o fato de terem estas uma estruturação jurídica de menor complexidade, comparada à das sociedades anônimas.
Com relação às perdas, todos os sócios deverão responder subsidiariamente às obrigações da sociedade, quando não restar patrimônio social para responder pelas obrigações contraídas pela sociedade. Como já vimos, esta responsabilidade subsidiária poderá ser ilimitada ou limitada, sendo esta restringida proporcionalmente ao capital investido pelo sócio.
Porém, por força da lei, todos os sócios têm responsabilidade subsidiária com relação às obrigações da sociedade. Este preceito está contido no art. 1.0248 do Código Civil e no art. 5969 do Código de Processo Civil.
A responsabilidade subsidiária dos sócios importa em:
• responder pelas obrigações da sociedade depois de exaurido o patrimônio social (art. 1.024 do Código Civil);
• valer-se do benefício de ordem, indicando bens livres e desembaraçados da sociedade para serem executados (art. 596 do Código de Processo Civil).
Em nosso sistema brasileiro existe sociedade unipessoal.
São exceções, mas existem. A Sociedade Unipessoal pode ser : empresa pública; e subsidiária integral - é sociedade unipessoal que tem todas as ações representativas de seu capital detidas por um único acionista, pessoa jurídica sediada no Brasil (art. 251, da LSA). Exemplo:a Transpetro (100% da Petrobrás).
Fonte: Material online - Fundamentos de Direito Empresarial
Livro Proprietário - Fundamentos de Direito Empresarial
Então vamos falar das sociedades simples,em nome coletivo, em comandita simples
As sociedades simples são as que estão previstas no artigo 966 paragráfo único NCC.
Em oposição às sociedades empresárias, estão as sociedades simples, que são as sociedades que não exercem "profissionalmente atividade econômica organizada" (art. 966). 
Sociedade em Nome Coletivo (N/C): responsabilidade ilimitada (arts. 1.039 a 1.44, do CC).
Sociedade em Comandita Simples (C/S): responsabilidade limitada e ilimitada para alguns sócios (arts. 1.045 a 1.51, do CC).
Fonte: http://www.brunosilva.adv.br/exibir.php?id=81 
Material online - Fundamentos de Direito Empresarial
Vejo que apresentou as sociedades , falta somente o empresário individual. Estou dão um impulso. O empresário individual, que antes da vigência do Código Civil de 2002 chamava-se firma individual, é pessoa física que exerce pessoalmente atividade de empresário, assume responsabilidade ilimitada e em caso de falência responde com seus bens pessoais. O empresário individual não tem personalidade jurídica, ou seja, mesmo tendo registro no CNPJ, não é considerado pessoa jurídica.
Qual a diferença da Recuperação Judicial para Extra Judicial.
A Recuperação Judicial é de uma ação que viabiliza a superação da situação de crise econômico-financeira da empresa, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, promovendo a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.
A Recuperação Extrajudicial é um acordo celebrado entre o devedor e seus credores no âmbito privado, que deve ser homologado judicialmente quando da adesão de todos os credores ao plano ou de pelo menos três quintos de cada classe de credores sujeitos ao plano.
As principais diferenças são que na extrajudicial não podem ser inclusas dívidas trabalhistas e por acidente de trabalho, não há suspensão das demandas judiciais em face da empresa e dos sócios, após a distribuição para homologação do plano de recuperação pelo juízo os credores não poderão desistir, há caso em que é facultativa a homologação judicial do plano de recuperação, tudo ao contrário do que ocorre na recuperação judicial.
Fontes: http://www.ccj.adv.br/ccj/servicos/perguntas-frequentes/recuperacao-judicial-e-falencia-de-empresa/
http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10243
Estou tirando parte da postagem para fazer uma solicitação. Os Contratos são classificados em: Unilateral, Bilateral, Real, Solene, Aleatório, Típico, Consensual, Cumulativo e Atípico.
Dê o conceito de cada classificação dos contratos.

Outros materiais