Buscar

Exercícios Aula 6 - Tipologia Textual e Gêneros Textuais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Leia a texto a seguir.
Coxinhas: uma nova geração de mauricinhos, ou apenas um novo nome para eles?
A cada tanto aparecem "novos" tipos. Não estou falando, necessariamente, sobre segmentos novos, daqueles que fazem época e mudam o modo de pensar, como os hippies, os punks e alguns outros grupos, que sintetizaram o comportamento de uma época, mudaram o modo de ser e foram incorporados de tal forma que, passadas décadas de seu surgimento, ainda são relevantes no modo de vida atual. Outros são menos expressivos, como, por exemplo, o metrossexual que, apesar de não "mudarem o mundo", passaram a ter maior compreensão sobre o "lado feminino" do homem. [...] Segue então a "novidade" atual: os coxinhas. Em minha opinião, apenas uma evolução dos "janotas", almofadinhas, burgueses, mauricinhos e outras denominações em geral para um grupo de pessoas que normalmente tem dinheiro - ou aspira ter e se comporta como se já tivesse, e que incorpora os modismos dos "alternas". O ponto alto da matéria é quando o entrevistado diz que "Agora tem uma marca que é a do coxinha que pensa que é descolado, que ainda está "no armário", que é a Osklen." Será que é isso mesmo? ROBIC, André. (Adaptado).
O projeto argumentativo do texto é construído e apresentado por meio de recursos linguísticos e ortográficos, em torno de um argumento nuclear, segundo o qual:
	a nomeação de grupos promove mudanças sociais significativas.
 Certo	os nomes dos grupos sociais mudam, mas os conceitos permanecem.
 	os grupos listados no texto tem diferentes impactos na sociedade.
	a banalização dos nomes dos grupos enfraquece os movimentos sociais.
	os coxinhas foram equiparados aos hippies, pois sintetizam o comportamento de uma época.
2. Podemos definir a argumentação como sendo:	
	Uma narrativa que pretende convencer ao leitor
 Certo	Um conjunto de afirmações encadeadas de tal forma que se pretende que uma delas, a que chamamos a conclusão (ou tese), seja apoiada por outras afirmações (os argumentos propriamente ditos).
	Uma tese que que apoia as afirmações do texto
	Uma explanação dos assuntos as ser defendido
 	Um conjunto de explanações encadeadas de tal forma que se pretende que uma delas, a que chamamos a conclusão (ou tese), seja apoiada por outras afirmações (os argumentos propriamente ditos).
3. "Existe um ambiente de extrema formalidade em que o autor do texto precisa convencer, persuadir o outro a pensar como ele, pois, assim, ele ganhará a causa.". Esse é o ambiente jurídico e o texto pode ser uma:	
	Conto.
 Certo	Petição.
	Crônica.
	Ficção científica.
	Romance.
4. "Os gêneros textuais surgem em decorrência da necessidade que o homem tem de se comunicar de acordo com as circunstâncias em que se encontra. Assim, ele não pode levar apenas em consideração a modalidade linguística, deve adequar o seu texto ao receptor, ao conteúdo de sua mensagem, ao objetivo que pretende alcançar e mesmo ao veículo que servirá de canal de comunicação.". Assinale a alternativa que corresponde a um gênero textual:	
	Injunção
	Argumentação
	Narração
 Certo	Crônica
	Descrição
5. Os tipos textuais são formas de composição. Os gêneros textuais são formas de textos adequadas a determinadas situações de uso. O texto a seguir conta um fato acontecido em Veneza. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta quanto ao tipo textual e quanto ao gênero.
Conta à lenda que um velho funcionário público de Veneza noite e dia, dia e noite rezava e implorava para o seu Santo que o fizesse ganhar sozinho na loteria cujo valor do premio o faria realizar todos seus desejos e vontades. Assim passavam os dias, as semanas, os meses e anos. E nada acontecia. Até que no dia do Santo, de tanto que seu fiel devoto chorava e implorava, o Santo surgiu do nada e numa voz de desespero e raiva gritou:
Pelo menos meu filho compra o bilhete!!!
	Descritivo/ conto
	Narrativo/ notícia
 	Expositivo/ artigo
 Certo	Narrativo / crônica
 	Argumentativo/ notícia
6. Leia o texto a seguir.
Fico admirado como é que você, morando nesta cidade, consegue escrever uma semana inteira sem reclamar, sem protestar, sem espinafrar! E meu amigo falou da água, telefone, Light em geral, carne, batata, transporte, custo de vida, buracos na rua, etc. etc. etc. Meu amigo está como dizem as pessoas exageradas, grávido de razões. Mas que posso fazer? Até que tenho reclamado muito isto e aquilo. Mas se eu for ficar rezingando todo dia, estou roubado: quem é que vai aguentar me ler? Acho que o leitor gosta de ver suas queixas no jornal, mas em termos. Além disso, a verdade não está apenas nos buracos das ruas e outras mazelas. Não é verdade que as amendoeiras neste inverno deram um show luxuoso de folhas vermelhas voando no ar? E ficaria demasiado feio eu confessar que há uma jovem gostando de mim? Ah, bem sei que esses encantamentos de moça por um senhor maduro duram pouco. São caprichos de certa fase. Mas que importa? Esse carinho me faz bem; eu o recebo terna e gravemente; sem melancolia, porque sem ilusão. Ele se irá como veio, leve nuvem solta na brisa, que se tinge um instante de púrpura sobre as cinzas de meu crepúsculo. E olhem só que tipo de frase estou escrevendo! Tome tenência, velho Braga. Deixe a nuvem, olhe para o chão - e seus tradicionais buracos. (Rubem Braga)
Assinale a opção que NÃO corresponde ao gênero apresentado no texto acima:
	O texto, por ser uma crônica, conta fatos do cotidiano, reais: necessita que o tempo, as personagens e o local sejam esclarecidos, porque não traz um contexto pronto. Logo, precisa do contexto da situação, exatamente por lidar com fatos do cotidiano.
 Certo	Por ser uma crônica, as ações do texto transcorrem num longo tempo e os personagens são analisados e/ou caracterizados, havendo maior densidade dramática e um conflito resolvido no desfecho.
	O texto é uma crônica, pois apresenta uma situação cotidiana. A narrativa é informal e a linguagem utilizada é coloquial.
 	Um grande propósito do texto da crônica é aproveitar o fato para fazer comentários e até apresentar aspectos divertidos da situação.
	No texto, encontramos aspectos comuns às crônicas como o de analisar, comentar, argumentar, criticar determinadas situações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais