Buscar

Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Gêneros textuais: a propaganda e a notícia presentes no contexto escol...

Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Gêneros textuais: a propaganda e a notícia presentes no contexto escolar sobre o ensino da tipologia textual e dos gêneros textuais de acordo com autores como Dolz e Schneuwly, é correto afirmar que:


a. Pesquisas mostram que, atualmente, todos os ambientes escolares trabalham com a tipologia e com os gêneros textuais de forma não equivocada.
b. As atividades escolares com a língua portuguesa devem trabalhar exclusivamente com a tipologia textual, e não com os gêneros textuais.
c. Os gêneros textuais devem ser trabalhados na escola sem deixar de lado a sua função social.
d. Como o gênero textual é visto como um instrumento que não é utilizado para a comunicação, ele não precisa ter relevância no ensino/aprendizagem.
e. A tipologia textual, por ser vista como um instrumento de comunicação, deve ter maior enfoque no ensino/aprendizagem do que os gêneros textuais.

Essa pergunta também está no material:

Leitura e Compreensão de Textos Não-Literários Avaliação 2
6 pág.

Letras Universidade Cruzeiro do SulUniversidade Cruzeiro do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) Os gêneros textuais devem ser trabalhados na escola sem deixar de lado a sua função social. Isso porque, de acordo com os autores Dolz e Schneuwly, os gêneros textuais são instrumentos de comunicação que possuem uma função social específica, e por isso devem ser trabalhados na escola de forma a desenvolver a capacidade dos alunos de compreender e produzir textos adequados a diferentes situações comunicativas. Além disso, a letra a) está incorreta, pois ainda há muitos ambientes escolares que não trabalham com a tipologia e os gêneros textuais de forma adequada; a letra b) está incorreta, pois a tipologia e os gêneros textuais são complementares e devem ser trabalhados juntos; a letra d) está incorreta, pois os gêneros textuais são sim utilizados para a comunicação e possuem uma função social específica; e a letra e) está incorreta, pois tanto a tipologia quanto os gêneros textuais devem ter relevância no ensino/aprendizagem.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais